Escola EBI/JI Padre Joaquim Flores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia Eólica - Andreia Ribeiro nº4 8ºC - Diana Cardoso nº7 8ºC
Advertisements

EBI/JI Pe. Joaquim Flores
Escola EBI Padre Joaquim Flores
Energia Termonuclear Área de Projecto Março 2009
Professora: Helena Felgueiras
BIOMASSA Caroline F. Teles - 1º A – 13/08/08.
Política e meio ambiente
E.B.I/JI Padre Joaquim Flores
E.B.I Padre Joaquim Flores
EBI/JI Pe. Joaquim Flores
A Energia das Marés Área de Projecto Trabalho elaborado por:
BIOMASSA Energia alternativa.
FONTES DE ENERGIA.
Estimativa do Potencial Energético
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Escola Padre Vítor Melícias
Física – 1º ano EM Eixo temático I: ENERGIA NA TERRA
Energias renováveis.
Olá eu sou o Sr. energético
Projecto de Aquacultura de Micro-algas
Central Termoeléctrica
Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5.
Biomassa.
Gestão Sustentável dos Recursos
Estudos de Contemporaneidade
Empresas de biomassa.
Maria Carla Belchior Rodolfo Vescovi
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
BIOMASSA.
Poluição do Ar Trabalho realizado por: Daniel Martins; Filipe Aires; Fernanda Silva; Rita ribeiro.
Energias renováveis e não-renováveis
ENERGIA.
Energia.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
Recursos Energéticos Renováveis
FONTES DE ENERGIA.
Naíde Domingos Nº ºD.
Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens.
Petróleo e Gas Natural.
Correcção da 3.ª ficha de avaliação
Energia Renovável Biomassa.
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Escola: COOPEN Alunos: Marina, Yasmin e Miguel Série:4º ano A
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Gás Carbônico Biomassa CO2 Efeito estufa Poluição CO2 Petróleo
Energia Termoelétrica
Queima de Combustíveis fósseis
Ambiente & Energia Estatísticas Energéticas Valentim M B Nunes Unidade Departamental de Engenharias Instituto Politécnico de Tomar, Setembro, 2014.
Biomassa vegetal como fonte de energia e novos materiais
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Energia das Biomassas.
Energias não renováveis Energias Renováveis
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
Desmatamento: A principal causa de incêndios na floresta tropical é a ação desordenada provocada pelo homem que, ao promover o desmatamento e utilizar.
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
Consumo energético e meio ambiente
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
Uso da energia Proveniente da Biomassa
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Termelétricas
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
Geração e distribuição de energia elétrica
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Transcrição da apresentação:

Escola EBI/JI Padre Joaquim Flores Área de Projecto Energias Renováveis Biomassa Fevereiro 2009

Introdução Introdução Neste trabalho que realizamos vamos falar em tópicos sobre a Biomassa. Vamos falar sobre o que é a Biomassa, a sua origem, história, vantagens e desvantagens. Gostamos muito de realizar este trabalho e ficamos a saber mais sobre a Biomassa.

O que é a Energia Em geral, o conceito e uso da palavra Energia refere-se ao movimento. Para que este movimento aconteça, tem que haver Energia. Como por exemplo combustão da madeira ou carvão na caldeira é uma reacção química que produz calor, obtendo vapor que dá energia à locomotiva.

História Uma das primeiras utilizações da biomassa pelo homem para obtenção de energia iniciou-se com a utilização do fogo para cozimento e iluminação. O domínio do fogo permitiu ao homem a exploração dos metais, marcando novo período antropológico. A madeira foi por muito tempo a principal fonte energética para a cocção, siderurgia e cerâmica. O grande salto no consumo da Biomassa deu-se com a lenha na siderurgia, no período da revolução industrial.

História/Origens A Biomassa resulta do aproveitamento da matéria vegetal viva (resíduos de culturas agrícolas, explorações pecuárias detritos das florestas, etc.), obtendo-se vapor através da sua queima em caldeiras com água, que pode produzir energia eléctrica.

Do ponto de vista da geração de energia, o termo Biomassa abrange os derivados de organismos utilizados como combustíveis ou para a sua produção.

… Do ponto de vista da ecologia, Biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.

Vantagens É uma fonte de energia renovável e limpa, que pode melhorar a qualidade do ambiente. Pode contribuir também positivamente para a economia, na medida em que há menos desperdício de matéria, e porque fornece ao mesmo tempo vários postos de trabalho. É uma energia segura e com grande potencial.

Desvantagens Por enquanto, o uso da Biomassa, em termos de preço/competitividade é ainda, no presente, menos rentável do que outras fontes de energia mais poluidoras tais como os combustíveis fósseis. Por último, a combustão da Biomassa produz 3,5 milhões de toneladas de carbono todos os anos, chegando a contribuir com 40% da produção mundial anual de dióxido de carbono.

A Biomassa em Portugal Portugal não está de costas viradas para este importante recurso energético. A PROEP, empresa do grupo EDP, contará a médio prazo com uma central de produção de energia eléctrica a partir do aproveitamento de recursos florestais situada em Mortágua.

A Biomassa no mundo O uso da Biomassa (para fins energéticos) pela população mundial é, no presente, de apenas 7% da Biomassa total produzida anualmente. Há, no entanto, alguns casos da sua utilização, a nível internacional, que podemos apontar:

Países como o Brasil e a China, que têm vindo a utilizar cada vez mais a Biomassa como combustível e como gás para uso doméstico e industrial. Na Europa, onde cerca de 2% do consumo total de energia eléctrica provem da biomassa. De acordo com algumas estimativas, até ao ano 2020, a produção de energia eléctrica através de Biomassa assegurará 15% do total consumido.

Com o aparecimento da máquina a vapor, a Biomassa passou a ter aplicação também para obtenção de energia mecânica com aplicações na industria e nos transportes. Mesmo com o início da exploração dos combustíveis fósseis - carvão mineral e petróleo - a lenha continuou a desempenhar um importante papel energético, principalmente nos países tropicais.

Conclusão Após concluirmos o trabalho verificamos que aprendemos muito com ele. Ficamos a perceber melhor o que é a Biomassa, a sua função, vantagens e desvantagens.

Trabalho elaborado por: Adriana nº1 Gilberto nº9 Manuel nº18 8ºC

Bibliografia Wikipedia Google- pesquisa de imagens