Amaro de Sousa Instituto de Telecomunicações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comunicações Industriais
Advertisements

Sistemas Distribuídos
Redes de Computadores II
Alunos: Giancarlo Régis Tiago Pasqualotto. O artigo descreve de forma detalhada como foi implementada uma nova configuração da rede da Universidade do.
Sistemas Distribuídos
Redes de computadores I
Redes de Computadores Wandreson Luiz Brandino
Rede Local - Instalação
Rede Local - Instalação
1 A Experiência da PT Inovação com a tecnologia WiMAX Álvaro Gomes Covilhã 4/10/05 WorkShop IP Móvel e Redes Wimax Aplicações da Teoria da Informação.
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos
Plataforma Farol 1º workshop TELESAL 23/11/07 Financiado por: Plataforma FAROL.
© 2005, it - instituto de telecomunicações. Todos os direitos reservados. LOcalização de PESsoas em Ambientes Interiores 1º Workshop TELESAL 23 de Novembro.
Aveiro, 23/11/07 1. Sumário Objectivos Plano e Estratégia Requisitos Concepção e Realizações Demonstração e Impacto 2.
Aveiro, 5-6/06/08 1. Sumário Objectivos e Cenários de Aplicação Requisitos, Plano e Grau de Realização Aplicações Especificas Demonstração Planos para.
1º workshop TELESAL 23/11/07 Sistema de monitorização e controlo baseado em IEEE /ZigBee e TCP/GPRS. Financiado por: Sistema de Monitoria.
STP Spanning Tree Protocol
VLAN - DEFINIÇÃO Grupo de PCs, Servidores e outros recursos de redes que estão localizados em qualquer parte da rede, mas comunicam-se como se estivessem.
DLINK Características Gerais:
VLANs Ethernet Edgard Jamhour
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
SPANNING TREE PROTOCOL
Introdução Ligações inter-redes.
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
CAPÍTULO Sistemas concentrados e distribuídos
Arquitetura de Redes Enquadramento da IEEE na Interligação de Equipamentos e Redes Locais.
USB – Universal Serial Bus
ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
Protocolos de Mobilidade para Terminais IP
3 – Projeto Lógico da Rede
Conceito de Rede de Computadores Aula 1
ETHERNET - Engenharia de Tráfego em Redes Ethernet baseadas na Norma IEEE 802.1s MSTP Amaro de Sousa Instituto de Telecomunicações DETI, Universidade de.
Equipamentos Switch.
Virtual Local Area Network
Sistema de monitorização e controlo baseado em módulos Zigbee
Switched Ethernet Fast Ethernet Gigabit Ethernet
1 Programa de Engenharia Elétrica - PEE/COPPE/UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Extending OpenFlow for Unified Management and Control of Cloud.
Francisco M. M. Fontes (Eng. Elect. e de Telecomunicações)
Como escrever um Documento de Projecto para Redes Informáticas
Objectivos Implementação de um sistema de controlo no ATLASCAR Implementação de um sistema de navegação autónoma: Navegação assistida Manobras de navegação.
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão IST/INESC-ID Contactos: IST/Tagus-Park.
Open Source Software Alexandre João Petetim Leal Ferreira Comunicação e Profissão 2004/2005 Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra.
CCNA 1 – Comutação Ethernet
Grupo: Gabriel, Wagner, Vicente e Filipe
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos
Redes de Computadores Aula Inaugural.
Gerenciamento de Redes Utilizando Agentes Móveis
CYBER PRINCESS-LAN HOUSE
Topologias e Classificação das RC
SISTEMAS OPERATIVOS UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULDADE DE ENGENHARIA ENGENHARIA INFORMÁTICA – PÓS LABORAL 2012 CADEIRA DE INFORMÁTICA.
AULA 3 – ELEMENTOS DE INTERCONEXÃO DE REDES
Uma plataforma aberta para experimentação de redes
ESTRATÉGIAS E TOPOLOGIAS DE SEGURANÇA LÓGICA MARCELO DOS SANTOS SOUSA LUIS HENRIQUE R DE SOUZA GILSON SOUZA Sup. Tec. Redes de Computadores UMC /2009.
Projecto/Estágio2005/2006 Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica Bruno Lameiro.
Resilient Packet Ring Eudes Raphael de Sá Santana.
Virtualização/Hipervisão/Servidores Microsoft
Implementando o Protocolo Spanning Tree
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Enquadramento e Estruturação da Gestão 2004/2005 Teresa Vazão IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Conceitos fundamentais Modelos de estruturação da Gestão (parte 2) Arquitectura genérica.
TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos ???? Sumário  Arquitectura de Gestão SNMP  Arquitectura de Gestão OSI/TMN  Novas Arquitecturas.
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
Pontes Transparentes Luiz Peralta Prof. Ronaldo Alves Ferreira
Redes e Manutenção de Computadores
Conceitos de Monitoramento
Tecnologias de rede Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário Final Uso da ferramenta Dude.
Transcrição da apresentação:

ETHERNET - Engenharia de Tráfego em Redes Ethernet baseadas na Norma IEEE 802.1s MSTP Amaro de Sousa Instituto de Telecomunicações DETI, Universidade de Aveiro asou@av.it.pt , asou@ua.pt Workshop TELESAL IT, Aveiro, 23 Novembro 2007

Motivação A tecnologia Ethernet é tradicionalmente usada em redes de área local (LANs) IEEE 802.1d Spanning Tree Protocol – encaminhamento do tráfego baseado numa árvore abrangente IEEE 802.1q VLAN Protocol – possibilidade de criar LANs virtuais por forma a separar uma mesma rede física em diferentes redes lógicas Dois protocolos recentes melhoram a eficiência das redes Ethernet: IEEE 802.1w Rapid Spanning Tree Protocol – reduz os tempos de reconvergência da árvore abrangente após falhas de rede IEEE 802.1s Multiple Spanning Tree Protocol – permite criar múltiplas árvores abrangentes e escolher para cada VLANs qual a sua árvore de encaminhamento

Motivação A tecnologia Ethernet torna-se apelativa para as redes de área metropolitana (MANs) Baixo custo Constante crescimento da capacidade das portas dos switches (10 Mbps, 100 Mbps, 1Gbps, 10 Gbps...) Tempos de reconvergência baixos (RSTP) Engenharia de tráfego (MSTP) A determinação da melhor configuração de rede é uma tarefa impossível de fazer manualmente É necessário criar sistemas de engenharia de tráfego que permitam optimizar a configuração da rede monitorizar e reconfigurar a rede de uma forma rápida e eficiente

Objectivos Implementação de um servidor de engenharia de tráfego para redes Metro Ethernet Desenvolvimento de algoritmos de optimização adequados à engenharia de tráfego Avaliação do desempenho do sistema na rede laboratorial do IT

Estado Actual Em Julho, foi finalizado um primeiro protótipo do servidor com os seguintes módulos interface web baseada em ASP.NET módulo SNMP de comunicação com os switches para leitura e configuração remota dos parâmetros do protocolo MSTP base de dados MS SQL Server 2005 para guardar o estado da rede bem como o seu histórico

Funcionalidades do Protótipo Actual Gestão de redes Ethernet baseadas no protocolo STP Interacção com diferentes algoritmos de optimização Monitorização do estado da rede Visualização da topologia da rede e das cargas das ligações Determinação dos parâmetros optimizados do STP Comparação entre os parâmetros optimizados e o estado actual da rede Configuração remota dos switches com os parâmetros optimizados da rede Objectivo: adquirir experiência com as ferramentas de software necessárias ao desenvolvimento do sistema final sem a complexidade do protocolo MSTP

Sistema Final Gestor de engenharia de tráfego autónomo dos restantes módulos Alarmes e reconfiguração automática da rede Detecção automática da topologia da rede

Serviços e Actores Serviços para o mercado empresarial (baseados em largura de banda): Circuitos virtuais Virtual LANs Serviços para o mercado residencial (baseados nos conteúdos): Acesso à Internet Triple Play Actores no negócio: Empresas de software Fabricantes de equipamento Operadores Empresas de investigação operacional