Conhecendo o Disco Rígido ou HD (Hard Disk). O que é HD? O Hd é o dispositivo de armazenamento de dados mais usado nos computadores. Nele, é possível.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arquitetura e organização de computadores
Advertisements

MATERIAIS MAGNÉTICOS Fundamentos iniciais
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
Introdução à Computação
Dispositivos de Entrada/Saída
Por Dentro do HD INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO
Dispositivos de Entrada/Saída Permitem a comunicação homem-máquina Dispositivos de entrada: Teclado, mouse Dispositivos de saída: Monitor de vídeo, impressora.
Esquema básico do hardware
Discos rígidos. Os discos tem uma superfície superior e uma inferior. A informação é, geralmente, armazenada em ambas as superfícies. O tamanho e o número.
Professor Victor Sotero
Professor Victor Sotero
Hard disk – disco rígido – winchester.
Discos Sata Miguel Costa
O Portal do Estudante de Computação
Arquitetura de computadores
Curso Técnico de Informática Disciplina: Hardware
Arquitetura de Computadores
Sistemas Operacionais
Professor Felipe Monteiro Lima
PROF. PAULO NAJAR
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 2)
A História do Disco Rígido
Armazenamento secundário (Discos)
Sistemas Operacionais-E/S 1 Grupo: Danniel S. Dias Daniel M. Mello Vinícius R. Fuzetti Victor Nascimento Matheus Cintra Guilherme Pilon.
Fundamentos da Arquitetura de Computadores
Sistemas Operacionais
© 2004 by Pearson Education © 2004 by Pearson Education Introdução à Informática Capítulo 6 Armazenamento e Multimídia: Detalhes e Outras Coisas Mais.
Dispositivos magnéticos DISCO FLEXÍVEL. O Equipamento O Equipamento.
Componentes de um computador
Sistemas Operacionais
Montagem e Manutenção de Computador I
Montagem e Manutenção de Computador I
Bios –Basic Input Output System
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Agenda Memória Secundária Disco Magnético.
Informática Aplicada Conceitos de Hardware e Software
Armazenamento em disco Disquetes
Componentes de um computador
Bios –Basic Input Output System
Organização e Arquitetura de Computadores
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado para inserir sua própria.
Disco Óptico CD – Compact Disk
Capítulo 5 Entrada/Saída 5.1 Princípios do hardware de E/S
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Introdução à INFORMÁTICA
ADS-1º Semestre. ADS – 1º Semestre - Noite  O HD é a parte do computador onde fica armazenado os dados.  O HD é uma memória não volátil, ou seja, as.
Componentes de um computador
IMM Disco Duro 9ºG – EB23 Rainha Santa Isabel IMM Pedro Amaro.
Sistemas Operacionais Entrada e Saída – Aula II Prof. Galvez.
Componentes básicos de um computador
ARQUITETURA DE COMPUTADORES II
Arquitetura de Computadores
Discos rígidos Adinan Southier Soares Senai – São Lourenço do Oeste.
Trabalho realizado por: Ricardo Costa 12ºL
Introdução à Informática
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel
Bruno Iran Ferreira Maciel
DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação. DSC/CEEI/UFCG 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações.
Arquitetura básica de um Computador
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Computação Eletrônica 2
Disciplina: SDAC Nome/ano/turma: Nuno bandola 12ºL
Manutenção e Suporte de Hardware I
Introdução a Informática
Sistemas Operacionais IV – Gerenciamento de E/S
Hd.
Sistemas Operacionais Multimídia. Sistemas de Arquivos Multimídia Duas abordagens para tratar mídias contínuas em sistemas de arquivos: –1a.: organização.
Hardware Luis Felipe, Marlon Fagundes, Natan Machado TI Mód III.
Sistemas de Arquivos.
Memórias Secundárias Dispositivos de Armazenamento.
Transcrição da apresentação:

Conhecendo o Disco Rígido ou HD (Hard Disk)

O que é HD? O Hd é o dispositivo de armazenamento de dados mais usado nos computadores. Nele, é possível guardar não só arquivos como também todos os dados do seu sistema operacional.

Surgimento O 1º HD: – Um dos primeiros HDs que se tem notícia é o IBM 305 RAMAC (1956). Tinha capacidade de arazenamento de até 5 MB de dados. Eram enormes possuía dimensões 14 x 8 polegadas e eram extremamente caros (30 mil dólares). Com o passar dos anos, os HDs foram aumentando sua capacidade de armazenamento,se tornaram menores, mais baratos e mais confiáveis.

Foto ao lado mostra um disco rígido utilizado pelo Metrô de São Paulo em seus primeiros anos.

Componentes de um HD Placa lógica: – Abriga chips responsáveis por diversas tarefas do HD. Motor: – Responsável por fazer girar os pratos(discos onde os dados são armazenados)

Componentes de um HD Buffer: – Armazena pequenas quantidades de dados durante a comunicação com o computador. Esse chip consegue lidar com os dados de maneira mais rápida que os discos rígidos, com isso agiliza o processo de transferência de informações. É comum encontrar HDs que possuíam buffers de 2 MB e 8 MB. Controladora : – Gerencia uma série de itens do HD, como a movimentação dos discos e das cabeças de leitura/gravação, o envio e recebimento de dados entre os discos e o computador, e até rotinas de segurança.

Componentes de um HD Pratos: Discos onde os dados são armazenados. São feitos de alumínio recoberto por um material magnético e por uma camada de material protetor. Quanto mais denso for o material magnético maior é a capacidade de armazenamento do disco. HDs com grande capacidade contam com mais de um prato, um sobre o outro.

Componentes de um HD Cabeça e braço: – Cabeça (ou cabeçote) é um dispositivo muito pequeno de leitura e gravação. Nela esta presente uma bobina que utiliza impulsos magnéticos para manipular as moléculas da superfície do disco, e assim gravar dados. Há uma cabeça para cada lado dos discos. Se localizado na ponta de um dispositivo denominado braço, que tem a função de posicionar os cabeçotes sob a superfície dos pratos. A cabeça de leitura e gravação não toca nos discos porém a distância entre ambos é extremamente pequena. Foto de um braço e cabeça de um HD

Componentes de um HD Atuador: – É o responsável por mover o braço sob a superfície dos pratos, e assim permitir que as cabeças façam o seu trabalho. Para que a movimentação ocorra, o atuador contém em seu interior uma bobina que é "induzida" por imãs. Foto de um Atuador desmontado

Gravação e Leitura A superfície de gravação dos pratos é composta de materiais sensíveis ao magnetismo (geralmente, óxido de ferro). O cabeçote de leitura e gravação manipula as moléculas desse material através de seus pólos. Para isso, a polaridade das cabeças muda numa freqüência muito alta: quando está positiva, atrai o pólo negativo das moléculas e vice-versa. De acordo com essa polaridade é que são gravados os bits (0 e 1). No processo de leitura de dados, o cabeçote simplesmente "lê" o campo magnético gerado pelas moléculas e gera uma corrente elétrica correspondente, cuja variação é analisada pela controladora do HD para determinar os bits.

Gravação e Leitura Para a "ordenação" dos dados no HD, é utilizado um esquema conhecido como "geometria dos discos". Nele, o disco é "dividido" em cilindros, trilhas e setores.

Gravação e Leitura As Trilhas: – São círculos que começam no centro do disco e vão até a sua borda, como se estivesse um dentro do outro. Essas trilhas são numeradas da borda para o centro, isto é, a trilha que fica mais próxima da extremidade do disco é denominada trilha 0, a trilha que vem em seguida é chamada trilha 1, e assim por diante, até chegar à trilha mais próxima do centro.

Gravação e Leitura Os Setores: – Cada trilha é dividida em trechos regulares chamados de setor. Cada setor possui uma determinada capacidade de armazenamento (geralmente, 512 bytes).

Gravação e Leitura Imagem ilustrativa mostrando os setores e as trilhas de um dos Pratos de um Hd