SISTEMÁTICA MODERNA PROF: DAVIS POSSO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal do Espírito Santo
Advertisements

Geometria Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como.
Karla Yotoko – DBG Universidade Federal de Viçosa
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
Evolução e Sistemática
Teorias Evolucionistas
QUANTAS BOLINHAS? JOGAR UMA DUAS ME AJUDE! TRÊS QUATRO CINCO SEIS SETE
Profa. Adriana Quintella Lobão
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS.
FILOGENÉTICA Genilson Lima Biologia
O SER HUMANO NA TERRA.
. A evolução do pensamento biogeográfico pode ser dividido em dois enfoques principais: a biogeografia ecológica e a biogeografia histórica. . A Biogeografia.
SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA
FILOGENIA DAS ANGIOSPERMAS: PRIMEIROS PASSOS
Artrópodes – os mais numerosos
Histórico da Sistemática
Evolução e Sistemática
O que você deve saber sobre
HISTÓRIA DOS VERTEBRADOS.
SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA
Classificação dos seres vivos BIOLOGIA. Taxonomia taxis = ordem / nomo = lei Taxonomia ( taxis = ordem / nomo = lei ) Sistemática ou Classificação Biológica.
ESPECIAÇÃO.
Caráter e estrutura.
DIALÉTICA EVOLUTIVA E EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
Professor Guilherme Ferreira de Lima Filho
Introdução a Sistemática
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Classificação dos seres vivos
Classificação Biológica
Classificação dos Seres Vivos
Animais invertebrados
Classificação biológica
Espécies Disciplina: Biologia Animal Acadêmicas: Bruna Basso
Classificação dos seres vivos
Introdução a Geometria Espacial
As outras Classes dos artrópodes
Profª. Roberta Fontoura
Cryptotethya crypta (Cryptotheca crypta, Cryptotethia crypta, and Tectitethya crypta)
Professor Antônio Ruas
Biodiversidade Ana Clara Ciências.
Filogenia e Árvore da Vida
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Evolução e Sistemática
Evolução e Sistemática
Cursinho Vitoriano Prof. Bruna M. Ferraz Frente: Zoologia.
BIOGEOGRAFIA.
Regras de Nomenclatura
Artrópodes.
2ª série do E.M Disciplina: Biologia Profª. Roberta Fontoura
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS SERES VIVOS
Evolução e Sistemática
Sistemática Filogenética ou Cladística Distingue-se de outros sistemas taxonômicos(de classificação) porque seu foco está na evolução, e não na simples.
Ciências da Natureza e suas tecnologias
Classificação dos seres vivos
AULA 25 - ESPECIAÇÃO Prof. Alan Alencar.
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS.
Introdução a Geometria Euclideana
Invertebrados.
Profª Adriana Braz Moreira
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
ARTRÓPODES.
PROFESSORA: Ms. Leonor de Maria R. Melo
Arthropoda. INTRODUÇÃO DOS ARTHROPODAS  Os artrópodes possuem corpo segmentado (corpo metamerizado), apêndices articulado (patas, antenas e palpos etc.)
Filos – Reino Animália Beatriz Melo Nunes – 04 Kauê Caetano Lopes - 19
Taxonomia.
Crustáceos Reino: Reino: Animalia Filo: Arthrópoda Classe: Crustáceos
O CONCEITO DE ESPÉCIE (baseada em IB – UFMG) -Species = tipo. - Espécies representam a unidade básica da sistemática, evolução, genética e outras áreas.
A classificação biológica
SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO
Aula 4 Sistemática Filogenética no ensino de Zoologia
Transcrição da apresentação:

SISTEMÁTICA MODERNA PROF: DAVIS POSSO

Sistemática moderna Atualmente utiliza-se 3 tipos de representações gráficas para as relações evolutivas entre os seres vivos.: Filogenia; Cladística; Chaves dicotômicas.

Filogenia Filogenia (ou filogênese) (grego: phylon = tribo, raça e genetikos = relativo à gênese = origem) é o termo comumente utilizado para hipóteses de relações evolutivas (ou seja, relações filogenéticas) de um grupo de organismos, isto é, determinar as relações ancestrais entre espécies conhecidas (ambas as que vivem e as extintas).

Árvores filogenéticas É uma exibição em forma de uma árvore das relações evolutivas entre várias espécies ou outras entidades que podem ter um antepassado em comum.

Árvores filogenéticas

Árvores filogenéticas

Cladística Cladística se assenta no princípio fundamental de que os organismos devem ser classificados de acordo com as suas relações evolutivas e que a forma de descobrir essas relações é analisando aquilo que se designa como caracteres ancestrais (“primitivos”) e caracteres derivados (“evoluídos”).

Cladística Em cladística, um clado ou ramo é um grupo de organismos originados de um único ancestral comum. Já no nó representa o ponto de diversificação (momento da formação de novos grupos acima dele).

Cladística Caráter Plesiomórfico: Condição primitiva de um caráter; Caráter Apomórfico: Condição derivada de um caráter; Caráter Sinapomorfico: Apomorfia compartilhada por dois clados irmãos

Cladística Grupo monofilético: Contém todos os descendentes de um ancestral comum e nenhum outro organismo.

Grupo monofilético

Cladística Grupo polifilético: Contém membros que não compartilham o mesmo ancestral.

Grupo polifilético

Cladística Grupo parafilético: Inclui um grupo de descendentes de um ancestral comum em que estão incluídos vários descendentes desse ancestral porém não todos eles.

Grupo parafilético

Cladograma

Chaves dicotômicas As descrições sistemáticas que permitem identificar os nomes dos taxa pertencentes a um grupo de organismos, geralmente numa determinada região geográfica ou ecológica. Como seu nome sugere ela trabalha oferecendo duas (ou às vezes mais) alternativas em cada destinação e a escolha de uma das alternativas determina a etapa seguinte.

Chaves dicotômicas

1 - Artrópodes com dez ou mais patas ....... vá para o item 2 As "Chaves Analíticas" são utilizadas pelos taxonomistas para a identificação de diferentes grupos de animais (ou outros seres vivos). A seguir temos o exemplo de uma chave usada para a identificação das diferentes classes do filo 'Arthropoda'. Nestes exemplos, cada classe está representada por uma letra (A, B, C, D e E). Identifique cada uma das cinco classes de acordo com as suas características e escreva seus nomes nos espaços reservados. 1 - Artrópodes com dez ou mais patas ....... vá para o item 2 - Artrópodes com seis ou oito patas ....... vá para o item 4 2 - Cabeça fundida ao tórax (cefalotórax); abdome com segmentação nítida; dois pares de antenas ....... A........ - Cabeça distinta do resto do corpo, que é formado por uma série de segmentos nítidos; um par de antenas ........ vá para o item 3 3 - Cada segmento do corpo com um par de patas ....... B ....... - Cada segmento do corpo com dois pares de patas ....... C ....... 4 - Oito patas; sem antenas e sem asas; cabeça indistinta por ser fundida ao tórax ..... D ....... - Seis patas; antenas sempre presentes, asas quase sempre presente; corpo constituído por três partes distintas: cabeça, tórax e abdome ....... E .......