TESTE SQ3R* * S urvery (Levantamento), Q uestion (Pergunta), R ead (Leitura), R ecite (Recitativo), R eview (Revisão).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
MÓDULO VII PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
4.º CONGRESSO EDUCAÇÃO HOJE – 1.º CICLO Ensinar a ler/ Formar leitores
Ensaiando um ensaio.
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
Metodologia Científica
Resumo.
Técnicas de Estudo ProFº. Caruso.
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
Desafio.
AULA 16 METODOLOGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS RESUMOS
1º Encontro de Monografia
Dicas para apresentação em banca
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
MATÉRIA 1.2 – Técnicas de leitura e de resumo Boa leitura  pré-requisito para um bom estudo Tarefa Inicial: 1) Examinar o livro (ou texto) no todo,
COLÉGIO EFETIVO EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Técnicas para audiodescrição: algumas dicas
Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
CRÔNICAS.
SEMINÁRIO SEMINÁRIO.
Referências e Citações
AULA 6 Como Estudar.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O PONTO NEGRO.
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Aceitação! Esse é o segredo!
Rodas de leitura, conversando sobre livros
A Ciência é metodológica
Leitura de Textos Científicos
Aula de leitura – COL Não basta ir às aulas para garantir êxito nas disciplinas, precisa-se ler e ler bem. Quem não sabe ler não saberá resumir, tomar.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Programador – Como Me tornar Um!
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Faculdade de Tecnologia Senac - Goiás
Construção de Itens de Avaliação de Impacto em Profundidade Grupo Impacto 2002.
Dicas para Apresentações
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Prof. G.A. Borges / ENE-FT-UnB1 Título do Artigo Autor 1, Autor 2,... Nome do Congresso Local e período de realização Laboratório.
COLÉGIO EFETIVO EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Revisão de literatura A revisão de literatura tem papel fundamental no trabalho acadêmico, pois é através dela que você situa seu trabalho dentro.
Preparação para as Provas Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino
Título do Trabalho Aluno : nome completo do aluno
Resumo.
Resumo.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
A palavra pede passagem...
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
Resumo.
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
FICHAMENTO.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Trabalho de Conclusão de Curso
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
ASPECTOS DA LEITURA NO TRABALHO CIENTÍFICO Leitor critico:  Procedimentos para proveitamento da leitura: 1.Determinar um objetivo para alcançar na leitura.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
DISSERTAÇÃO. LEITURA OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO.
7) Você é filiado a algum partido político? Sim ( ), Não ( ). 8) Vota nas eleições? Sim ( ), Não ( ). 9) Recorda-se do candidato para quem votou nas últimas.
Transcrição da apresentação:

TESTE SQ3R* * S urvery (Levantamento), Q uestion (Pergunta), R ead (Leitura), R ecite (Recitativo), R eview (Revisão).

D ESENVOLVIMENTO DA M EMÓRIA Uma estratégia de estudo largamente utilizada, conhecida como sistema SQ3R, promove participação ativa de forma sistemática. A sigla SQ3R (tipo de processo mnemônico de recodificação) provém das cinco etapas da técnica: S urvery (Levantamento), Q uestion (Pergunta), R ead (Leitura), R ecite (Recitativo), R eview (Revisão).

E TAPA 1: Levantamento. Os estudos de laboratório demonstram que as pessoas compreendem melhor um material verbal complexo quando informadas com antecedência a respeito de sua natureza. Se você compreender como foi organizado um capítulo, sabe o que esperar dele. Nesse caso você tem mais probabilidade de ver como os fatos se ajustam entre si e poder integrar novos materiais aos já existentes na memória a longo prazo. Para obter uma visão geral de um capítulo neste texto de lançar os olhos pelo roteiro, pelo material de introdução, e/ou pelo sumário.

E TAPA 2: Pergunta. As pessoas parecem lembrar-se melhor de materiais quando param para fazer e responder a perguntas. Essa prática concentra a atenção em informações importantes e estimula o processamento profundo. Se você pergunta e responde, tem maior probabilidade de pensar sobre a matéria.

E TAPA 3: Leitura ativa. Muitos estudantes limitam-se a correr os olhos pela página, enquanto a "cabeça" está em outro lugar. É importante ler ativamente, parando muitas vezes para formular e responder a perguntas.

E TAPA 4: Recitativo. Após ler cada seção de um texto, é útil procurar lembrar-se em voz alta ou escrever (com o livro fechado) as informações importantes. As pessoas retêm mais matéria quando o tempo é dividido igualmente entre a leitura e o recitativo, mais do que entre a leitura e a releitura. Se você se fiscaliza, voltando ao material original (esse controle é muito importante), o recitativo pode lhe dar imediatamente um feedback sobre o que você não lembra ou compreende. Então você pode corrigir os problemas que possam existir. O recitativo é importante também porque proporciona prática na recuperação, comportamento exigido nas discussões que processaram visualmente, podem estar depositando esse material num segundo sistema de memória.

E TAPA 5: Revisão. Após ler e recitar os pontos importantes de cada título, os alunos devem repassar o capítulo inteiro. Você pode reler trechos sublinhados ou notas feitas durante a leitura, fazer perguntar a si mesmo, definindo e descrevendo termos-chaves e semelhante e de muitas outras formas.

R EFERÊNCIA Desenvolvimento da memória Disponível em Acesso em 03 de fevereiro de 2014http://