Gêneros e formatos radiofônicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

Gêneros e formatos radiofônicos
Programa Nas Ondas do Rádio
Programa Nas Ondas do Rádio
PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO
EDIÇÃO DE ÁUDIO (fundamentos)
Podcast e transmissão de rádio via internet
Programa Nas Ondas do Rádio
Rádio: Gênero publicitário
Sonorização de Pátio Escolar
PAUTA e ROTEIRO (SCRIPT)
PORTIFÓLIO & MIDIATECA
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Linguagem Audiovisual
O Programa Nas Ondas do Rádio apresenta
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
O rádio e a lei Setembro
Exemplos de rádio-escola
Mapa Mural da Sustentabilidade
PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO
IMPLEMENTANDO RÁDIO ESCOLAR
Documentação de projetos
FORMATOS RADIOFÔNICOS DE CURTA DURAÇÃO Marciel Consani.
BLOG 3º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2011.
Breve manual educomunicativo para cobertura em foto & vídeo
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Blog Abril de 2010 Programa Nas Ondas do Rádio. O que é um blog? Blog é um site (fica hospedado em um endereço virtual, URL). O nome vem de web log. Sua.
Como elaborar um projeto
NAS ONDAS DO RÁDIO Reunião 16/12/09. Áreas Temáticas Gestão do Conhecimento Mediação de Comunicação Educomunicação.
Aprendendo a fazer BLOG
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Curso Rádio Escolar: Como Implementar
Fotografia 6º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2011.
EDIÇÃO DE ÁUDIO (com o Audacity 1.2.6)
Produzindo Rádio na Escola
COMO TRANSFERIR SUA CONTA DA PREFEITURA (HOTMAIL) PARA SEU PESSOAL
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
CRÔNICAS.
Rede Municipal de Educação
CRôNICA.
Professora: Aíla Rodrigues
Professora: Aíla Rodrigues
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
Origem do Teatro Português
Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas
Programação – Quando é onde...
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
GÊNERO MUSICAL.
IMPLEMENTANDO RÁDIO ESCOLAR
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO
Gêneros Teatrais.
CINEMA NA ESCOLA Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 Encontro 4.
VARIEDADES DE TEXTO E DE LINGUAGEM
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011.
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012.
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
Radiorrevista - conceitos
Metodologia em Educação Musical II Musica e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de Música - Vanda Lima Bellard.
Transcrição da apresentação:

Gêneros e formatos radiofônicos PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO OUTUBRO - 2010

Nesta aula: Distinção entre gêneros e formatos radiofônicos Classificação dos gêneros Tipos de formatos Dicas importantes

Gênero x Formato Podemos dizer que o gênero radiofônico define as características "gerais" do programa, ou seja, aquilo que o programa é. O formato é o contorno do programa, a estrutura na qual os conteúdos são encaixados. Em outras palavras, a forma como o gênero é apresentado. Os GÊNEROS são os "modelos abstratos". E os FORMATOS são os "moldes concretos" de realização.

Podemos ordenar os GÊNEROS a partir de 3 perspectivas: 1) SEGUNDO O MODO DE PRODUÇÃO DAS MENSAGENS Aqui aparecem os três grandes gêneros da radiodifusão, a classificação mais antiga dos programas de rádio: O GÊNERO DRAMÁTICO, o GÊNERO JORNALíSTICO e o GÊNERO MUSICAL.

2) SEGUNDO A INTENCÃO DO EMISSOR Partindo dos objetivos de quem produz o programa, podemos identificar os seguintes gêneros: INFORMATIVO - EDUCATIVO - ENTRETENIMENTO - PARTICIPATIVO - CULTURAL - RELIGIOSO - MOBILIZAÇÃO SOCIAL - PUBLICITARIO - ETC Esses gêneros não são excludentes. Um mesmo programa possa ter finalidade educativa e de entretenimento ao mesmo tempo.

3) SEGUNDO A SEGMENTAÇÃO DOS DESTINATÁRIOS (RECEPTORES) Levando-se em conta o público ao qual um programa é dirigido, podemos denominar o gênero de: INFANTIL - JUVENIL - FEMININO - TERCEIRA IDADE - CAMPONÊS - URBANO - SINDICAL - ETC Aqui o que determina a diversidade de gêneros é a diversidade de públicos que se pode atingir, levando-se em conta a idade, o grupo ou classe social, o sexo, a escolaridade, os hábitos e costumes, etc.

3) SEGUNDO A SEGMENTAÇÃO DOS DESTINATÁRIOS (RECEPTORES) Levando-se em conta o público ao qual um programa é dirigido, podemos denominar o gênero de: INFANTIL - JUVENIL - FEMININO - TERCEIRA IDADE - CAMPONÊS - URBANO - SINDICAL - ETC Aqui o que determina a diversidade de gêneros é a diversidade de públicos que se pode atingir, levando-se em conta a idade, o grupo ou classe social, o sexo, a escolaridade, os hábitos e costumes, etc.

EXERCÍCIO DE CLASSIFICAÇÃO JINGLE BOLETIM RADIONOVELA

FORMATOS Para pensar em formatos, vamos partir dos três gêneros que fundaram a linguagem radiofônica: o DRAMÁTICO ou ficcional. Inspira-se em fatos reais, mas trabalha com "o que poderia ser”. o JORNALÍSTICO ou documental. O objetivo é mostrar “o que aconteceu”. o MUSICAL, entretenimento e/ou cultural. Relaciona-se com a estética e com a expressão de sentimentos.

Quanto aos FORMATOS, o gênero dramático pode se apresentar: Na FORMA TEATRAL (radioteatros, radionovelas, seriados, sociodramas, diálogos e monólogos de personagens) Na FORMA NARRATIVA (contos, lendas, mitos, fábulas, parábolas, relatos históricos, piadas) Nas FORMAS COMBINADAS , ou seja, quando cruza com outros gêneros (notícias dramatizadas, cartas dramatizadas, poemas vivos, histórias de canções e radioclips, testemunhos com reconstrução de fatos)

O gênero musical pode ser dividido em diferentes SUBGÊNEROS: música popular, clássica, moderna, dance music, folclórica, instrumental, infantil, religiosa etc. Quanto aos FORMATOS do gênero musical podemos encontrar: 1) programas de VARIEDADES musicais e programas de UM SÓ RITMO; 2) FESTIVAIS e programas de UM SÓ INTÉRPRETE; 3) RECITAIS, ESTRÉIAS, FLASH BACK E RANKINGS.

DICAS IMPORTANTES Existem muitos formatos no ar e outros para serem criados! O melhor FORMATO será sempre:  - O QUE COMUNICA MAIS, isto é, aquele que consegue atingir o maior número de pessoas; - O MAIS ADEQUADO, isto é, o mais coerente com os objetivos do programa;   - O QUE ROMPE, isto é, o que inventa e inova.

Fonte: http://www.radialistas.net/portuindex.php

Equipe de Assessoria Programa Nas Ondas do Rádio Realização http://nasondasdoradio.ning.com midianaescola@gmail.com Realização Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Assessoria Alda Ribeiro Carlos Eduardo Fernandez Carmen Gattás Eveline Araujo Izabel Leão Marciel Consani Mauro Cordeiro Paola Prandini Salete Soares Silene Lourenço