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PublicouLuna Brás Ávila Alterado mais de 8 anos atrás
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Metodologia em Educação Musical II Musica e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de Música - Vanda Lima Bellard Freire. – 2. Ed. Ver. E ampl. -Florianópolis: Associação Brasileira de Educação Musical, 2010.
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Função de Validação das Instituições Sociais e dos Rituais Religiosos
7
Função de Expressão Emocional
10
Função de Comunicação
13
Função de Contribuição para a Continuidade e Estabilidade da Cultura
16
Função de Contribuição para a Integração da Sociedade
19
Função de Impor Conformidades a Normas Sociais
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Função de Divertimento MC em uma de suas apresentações na década de 70
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Função Estética
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Função de Reação física
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Função de Reação Simbólica
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Função de Validação das Instituições Sociais e dos Rituais Religiosos - as instituições sociais são validas através de canções que enfatizam o que é conveniente e o que não é conveniente na sociedade, assim dizendo às pessoas o que se deve fazer e como se deve fazer.
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Função de Expressão Emocional -Nas origens, a música não era senão uma atividade muscular (...) adaptadas às condições de luta pela vida” (17) e, - Menuhin (1981) quando afirma que “a música é a nossa necessidade preponderante de nos darmos aos outros”
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Função de Comunicação - Blacking (1980) afirma diante a sua experiência com os Vedas (Tribo), “que a música não pode jamais ser uma coisa em si, e que toda música é popular, no sentido de que a música não pode ser transmitida ou ter significados sem que haja associações entre os indivíduos” - As os que consideram que a música é uma linguagem, embora comunique emoções e não conceitos; e há os que consideram que a música não é linguagem, uma vez que não transmite significados conceituais. - poderia simplesmente afirma, com faz Merriam, dizendo que a música comunica alguma coisa e nesse sentido a função de comunicação poderia ser considerada presente na primeira idade da música.
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Função de Contribuição para a Continuidade e Estabilidade da Cultura - A música em antigos mitos e lendas, transmitidos por tradição oral, segundo Wiora, se relacionaria com a função de contribuição para a continuidade e estabilidade da cultura, mesmo em relação à música utilizada nos rituais de iniciação.
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Função de Contribuição para a Integração da Sociedade - é a satisfação de participar de algo familiar quanto à certeza de se tomar parte de um grupo que compartilha os mesmos valores, os mesmos modos de vida, um grupo que mantém as mesmas formas de arte.
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Função de Impor Conformidades a Normas Sociais -no período Neolítico através de rituais, a música desempenharia papel essencial, parecendo permitir a identificação. Os cantos de louvores, sobre eventos em que a música estaria mesclada -por exemplo, um casamento, um banquete, um lamento fúnebre...era uma conformidade diante as normas sociais.
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Função de Divertimento - é colocado por Schurmann (1981) em aproximação com Merriam, onde distingue divertimento puro (característica particular da sociedade ocidental) e diversão combinada com outras funções, prevalecente nas sociedades ágrafas.
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Função Estética - é precavido deixar em aberto à questão do prazer estético na primeira idade da música, mas não excluí-la, pois o próprio conceito de estética se merece uma questão mais aprofundada.
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Função de Reação física -Merrian cita a música como excitadora e canalizadora do comportamento de uma multidão e que seriam ainda o de encorajamento a reações físicas do guerreiro ou do caçador, ou ainda o estímulo à reação física da dança. - Merrian reconhece esta categoria, principalmente como um componente biológico. Ele considera que tal componente é superado pelo fato que a reação biológica é condicionada culturalmente.
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Função de Reação Simbólica - Schurman (1989) caracteriza o “estado selvagem” e o de “Barbárie” como um processo ligado ao outro. -a fabricação de objetos sonoros, melhor diferenciados, capazes de expressão artística e de imitação de ruídos da natureza, pode ter um caráter mágico. - é no segundo período seguinte, o da Barbárie, que o caráter simbólico irá efetivamente se instalar, não só na música, mas na arte em geral.
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- Para autora, conclui-se que o levantamento das funções sócias da música na Primeira Idade, segundo as classificações de Merriam e Wiora, revela que puderam ser identificadas em alguns exemplos, apesar das limitações ao conhecimento dessa fase, um intenso papel social desempenhado pela música nos primórdios de sua história.
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The End
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