Sistema Nervoso Profª Adriana Amorim Colégio MV -2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Cristiane UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio;
Advertisements

SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso Aula Programada Biologia Tema: Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
DIVISÃO SISTEMA NERVOSO SN CENTRAL SN PERIFÉRICO Encéfalo
SISTEMA NERVOSO.
A comunicação entre Neurônios
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO Células do Tec. Nervoso Morfologia do Neurônio
TIPOS DE CÉLULAS DIVISÕES
Transmissão do impulso nervoso em neurônios mielínicos
FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso CIÊNCIAS 2011
Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO Células do Tecido Nervoso Morfologia do Neurônio
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
Edilene , Carol e Ana Laura
MEDULA ESPINHAL Parte do sistema nervoso central (SNC)
Componentes do Sistema Nervoso Central
Prof. Regis Romero.
SISTEMA NERVOSO – CAP.14 8ª SÉRIE
Centro de comando corporal
Ciências A coordenação nervosa– cap. 07 (8ª série)
SISTEMA NERVOSO.
Fisiologia Humana Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Edilene , Janaina e Ana Laura
Coordenação do organismo Sistema neuro - hormonal
Sistema Neuro-hormonal
Sistema Nervoso Prof. Juliano Dande
Sistema Nervoso e a fisiologia dos órgãos dos sentidos
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso.
Profe. Cristiane Rangel 8º ano Ciências
SISTEMA NERVOSO.
DIVISÃO SISTEMA NERVOSO CENTRAL CENTRAL : ENCÉFALO E MEDULA ESPINHAL
SISTEMA NERVOSO.
Sistema nervoso.
Anatomia Humana Profa Camila
SISTEMA NERVOSO Prof. Víctor Pessoa.
Neurônios e células da glia
Sistema nervoso.
SISTEMA NERVOSO.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 3º bimestre - 8º ano
Sistema Nervoso.
BIOLOGIA I.
NEURÔNIOS NEURÔNIO AMIELÍNICO NEURÔNIO MIELÍNICO.
Revisão Avaliação Mensal de Ciências – 8º Ano 4º bimestre/2011
TECIDO NERVOSO.
Colégio Maria Imaculada
SISTEMA NERVOSO.
S I T E M A N R V O.
SISTEMA NERVOSO.
Tecido Nervoso.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Tecido Nervoso.
O Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso Aula Tema: Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso Profª Ana Gardênia 2. Sistema Nervoso Profª Ana Gardênia 2.
Sistema Nervoso BALA 2011.
SISTEMA NERVOSO.
ESCOLA LUIS DE FRANÇA CIÊNCIAS SISTEMA NERVOSO PROF. NETO.
Transcrição da apresentação:

Sistema Nervoso Profª Adriana Amorim Colégio MV -2010

Organização do Sistema Nervoso Divisão Órgãos Funções gerais Sistema Nervoso Central (SNC) Encéfalo e Medula espinhal Processamento e integração de informações Sistema Nervoso Periférico (SNP) Nervos e gânglios Condução de informações entre órgãos receptores de estímulos, o SNC e órgãos efetores(músculos), por ex.)

Neurônios Principal componente do sistema nervoso. Existem aproximadamente 15 bilhões no corpo. Existem diversos tipos mas com os mesmos componentes básicos.

Estruturas do Neurônio Corpo celular: dá o suporte metabólico a células. Axônio: responsável pela condução do impulso nervoso para o próximo neurônio. Dendritos: responsáveis pela comunicacão entre os neurônios através das sinapses.

Estrutura básica do neurônio dendritos axônio Corpo celular mielina núcleo axônio Bainha de Mielina Nódulos de Ranvier

Sinapse Região de transmissão de impulsos nervosos entre as células. A transmissão se dá através de neurotransmissores.

Encéfalo (SNC) Cérebro Cerebelo Bulbo

O cérebro Centro da inteligência e do aprendizado Parte externa: substância cinzenta Parte interna: substância branca Áreas conhecidas: visão, audição, olfato, paladar, movimentos e emoções hemisfério direito - a criatividade e habilidades artísticas Hemisfério esquerdo - habilidades analíticas e matemáticas Imagem: BEAR, M.F., CONNORS, B.W. & PARADISO, M.A. Neurociências – Desvendando o Sistema Nervoso. Porto  Alegre 2ª ed, Artmed Editora, 2002.  

Cerebelo: responsável pelo equilíbrio corporal e precisão dos movimentos. Bulbo: responsável pelo controle da respiração, mudanças da quantidade de CO2 do sangue, freqüência dos batimentos cardíacos, espirros, tosse e secreção da saliva.

Encéfalo: formado pelo cérebro, cerebelo e bulbo Área motora voluntária Tato e outras áreas sensoriais Lobo parietal LOBO FRONTAL Pensamento, emoções Área de interpretação ÁREA DE BROCA Parte motora da fala Lobo occiptal: visão Lobo temporal audição Cerebelo: equilibrio Ponte e bulbo: respiração e batimentos cardíacos

Proteção do SNC Meninges: são membranas que envolvem o encéfalo e a medula, separando-os das estruturas ósseas (crânio e a coluna). Líquido cefalorraquidiano: preenche os espaços existentes entre os ossos do crânio e da coluna e as meninges, funcionando como um amortecedor que protege o sistema nervoso contra choques.

- A dura–máter, a camada mais externa, é espessa, dura e fibrosa, e protege o tecido nervoso do ponto de vista mecânico. - A aracnóide, a camada intermédia, é mais fina, sendo responsável pela produção do líquido cefalorraquidiano. - A pia-máter, a camada mais interna, é muito fina e é a única membrana vascularizada.

Medula espinhal Começa logo abaixo do bulbo e estende-se pelo canal da coluna vertebral. Substância cinza é interna e a branca é externa. Centro de atos involuntários e condutor de impulsos nervosos. Partem 31 pares de nervos chamados de Raquidianos, que se ramificam ligando a medula ás várias partes do corpo.

http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso4.asp#medula

Sistema nervoso periférico (SNP) É constituído por: Nervos cranianos e raquidianos (motores e sensitivos) Gânglios (são acúmulos de neurônios fora do SNC) Terminações nervosas (localizada nas extremidades de nervos sensoriais e motores). Dividido em: SNP – somático SNP - autônomo

Nervos cranianos: São 12 pares de nervos com funções motores e sensoriais, que fazem conexão com o encéfalo. Os nervos motores são responsáveis pelo movimento da língua, dos olhos e movimentos laterais e posteriores do pescoço. Os nervos sensitivos são responsáveis aos órgãos dos sentidos.

SNP somático autônomo Relaciona o organismo com o meio: de modo geral pelos movimentos que executamos Controla as funções internas e vitais, de forma automática parassimpático Simpático

Sistema nervoso autônomo

Atos voluntários: controlados pelo sistema nervoso somático. Ex: andar, pegar as coisas, etc Atos involuntários (reflexos): ocorrem sem a nossa vontade. Ex: mão em panela quente

O percurso total do impulso: Arco reflexo Encostar braço na panela quente Estímulo das terminações nervosas Impulso nervoso que percorre dendritos, corpo celular e axônio na medula espinhal (sensorial) O impulso segue para o neurônio motor O impulso chega as células musculares que se contraem em resposta ao estímulo Afastar o braço – Ato reflexo O percurso total do impulso: Arco reflexo

Arco Reflexo Substância Branca Substância cinzenta Neurônio sensitivo Corpusculo de Pacini Neurônio motor medula Músculo efetor

Cuidados para evitar danos ao sistema nervoso Choques mecânicos: quedas, traumas, etc Uso de substâncias químicas: drogas em geral. As substâncias psicotrópicas causam alterações no comportamento, no humor, na cognição e dependência.

Drogas Lícitas: produção e consumo são liverados por lei. Ex:cigarro, álcool, solvente, etc. Ilícitas:produção e consumo proibidos por lei. Ex: maconha, cocaína, crack, etc.

Drogas depressoras: provocam um funcionamento lento do SNC, ocasionado sono e reflexos lentos. Ex: álcool, cola de sapateiro, remédios para dormir, depressão, etc. Drogas: estimulantes: aumentam a atividade do SNC. Ex: cocaina, crack, ecstasy, moderadores de apetite. Drogas pertubadoras: causam delirios e alucinações: Ex: maconha, LSD e chá de cogumelo.