TEATRO ROMANO DA ANTIGUIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
Advertisements

Introdução as Artes cênicas Profª Jorge Santoz - cênicas
Teatro Medieval.
Teatro Romano Teatro de Mérida.
Deve-se notar, também, que vários imperadores apresentados como cruéis ordenavam que os os espetáculos se tornassem “realistas”: quando aparecia no.
O TEATRO Página Seguinte – 11º Ano.
Urbanismo, Arte e Romanização
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
Humanismo.
Comédia Dell’Arte.
ARTES CÊNICAS.
Esse termo era usado para caracterizar ornamentos excessivos.
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
Humanismo Período literário.
HISTÓRIA DO TEATRO COLÉGIO ALUB.
O TEATRO ROMANO.
A ORIGEM DO CARNAVAL O CARNAVAL É UMA FESTA QUE SE ORIGINOU NA GRÉCIA EM MEADOS DOS ANOS 600 À 520 a.c.
Literatura Ariano Suassuna
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Revisão para Prova de Arte 6º ano EF 3º trimestre
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
O TEATRO
TEXTO TEATRAL Profª Natália Tiezzi.
Professora: Aíla Rodrigues
Professsora: Aíla Rodrigues
CULTURA ROMANA.
A origem do teatro.
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
O TEXTO DRAMÁTICO.
Avaliação Mensal 6º A.B : 31/10 6º C : 01/11
Introdução aos gêneros literários
O teatro brasileiro no século XIX
Teatro Linha do tempo.
Ritmos Afro-brasileiros
TEATRO.
Origem do Teatro Português
Cap. IV Gênero dramático
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
Teatro Grego O teatro, na Grécia antiga, nasce em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dioniso ou Baco (em Roma). A cada nova safra.
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
Arte Romana.
Módulo 02 Literatura : Gêneros Literários
Teatro.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
Semana de Arte Moderna Nomes: Michael Douglas Bruno
TEATRO GREGO.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Entretenimentos Romanos 300 a.C. – 476 d.C
Breve História do Teatro
ESCOLA E.B 2,3 PROF. AMARO ARANTES A n d r e i a F e r r e i r a n º 2 A s h l e y B a r b o s a n º 5 C a t a r i n a M a r q u e s n º 9 7ºC Prof. Filomena.
Comédia Dell’Arte.
Comédia Dell’Arte.
Gêneros Teatrais.
Teatro Grego O teatro, na Grécia antiga, nasce em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dioniso ou Baco (em Roma). A cada nova safra.
Linguagens Artísticas
O que vocês sabem sobre a Grécia Antiga?
Universidade Federal de Pelotas IAD Departamento de Música e Artes Cênicas Teatro - Licenciatura História do Teatro I PLAUTO Dionata - Luana - Lumilan.
Teatro.
.: INSTALAÇÃO PÓS-MODERNISMO Surgiu na década de 60
DE SENTIMENTOS HUMANOS.
A COMMÉDIA DELL’ARTE PARTE 1.
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
Escola E.B.2,3 Professor Amaro Arantes
Ensino Fundamental, 8º Ano
Profº Nelson Polinário ARTE TEATRO A HISTÓRIA DO TEATRO Da origem ao renascimento.
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
PARNASIANISMO LITERATURA.
SÉCULO ÁUREO ESPANHOL Corral espanhol 4/28/2017 1:07 PM
O TEATRO ROMANO Teatro de Mérida, atual Espanha.
Transcrição da apresentação:

TEATRO ROMANO DA ANTIGUIDADE

PRINCÍPIOS Formas populares X - mimo - atelana - pantomima Formas eruditas - comédia e tragédia baseadas em modelo grego ORIGENS: Segundo Tito Lívio (59 a.C. – 17 d.C.): natureza religiosa; 364a.C. – etruscos.

FORMAS POPULARES MIMO - farsa popular, entremeada por danças e jogos, que tratava de temas do cotidiano.

FORMAS POPULARES ATELANAS ou fabula atellana: - originadas na cidade de Atella, na Campânia; - modificação de uma rude mascarada da região; - atores usavam máscaras e assumiam papéis fixos, com tipos estilizados: . Pappus: velho estúpido e avaro; . Maccus: serviçal ridículo; . Bucco: glutão com máscara de lábios grossos; . Dossenus: corcunda, parasita e confuso. - Temática: acontecimentos diários; - teor farsesco e improvisado; - usada como exodium; - Principais autores: Lucius Pomponius, Novius.

FORMAS POPULARES PANTOMIMA - decorrente do mimo, resulta do desaparecimento da palavra e da permanência do gesto como meio de expressão; - enquanto o ator mima a ação, um outro diz as palavras do texto; - fama para atores e atrizes (Pylades, Bathyllus, Dionisia); - presença do coro musical.

FORMAS ERUDITAS TRAGÉDIA - Sêneca: poemas dramáticos; - Escritos para serem lidos e não encenados; - Literatura elitista e acadêmica. - Obras: Agamêmnon, Hércules Furioso, Tiestes, As Fenícias, Édipo, Hipólito, Medéia, Hércules em Eta, As Troianas.

FORMAS ERUDITAS COMÉDIA - Nascida da Comédia Nova grega; - Particularidades latinas: divisão em atos, palco vazio nas ocasiões em que os personagens o abandonavam, inexistência total do coro, acompanhamento de instrumentos musicais (misto de recitativo, canto e dança) - Estrutura: prologum, soliloquia, diverbia, cantica; - Valeu-se da Contaminação.

FORMAS ERUDITAS Principais Autores – PLAUTO nascido em Sarsina (254-184 a.C.); foi ator de mimo e mercador viajante; Temática: vida e costumes contemporâneos, metáforas e referências da vida militar, comercial, jurídica e popular, modo de ser da humanidade; Personagens cômicas, identidades trocadas, intriga e sentimentalismo burguês alimentam suas comédias; Obras: Anfitrião. O Soldado Fanfarrão, Os Gêmeos, Miles Gloriosus, etc.

FORMAS ERUDITAS Principais Autores – TERÊNCIO Escravo africano (195a.C.); Elementos de crítica benevolente na obra dramática; Imitava o discurso cultivado na nobreza romana; Peças: A Mulher de Andros, A Sogra, O Verdugo de Si Mesmo, O Eunuco, Phormio, Os Irmãos.

EDIFÍCIO TEATRAL Inspirado no modelo grego, mas mais grandioso e maciço; Construído em terreno plano; Arquibancadas e orquestra em semicírculo; Orquestra: recinto seleto para espectadores ilustres; Scaena elaborada com a presença do pulpitum (palco), bem mais baixo que o grego; Arquibancadas (cavea) cobertas por um toldo pintado; A inexistência do párodo tornava o teatro romano um só bloco arquitetônico; Profusa decoração.

CURIOSIDADES Ator romano: companhias estáveis, com diretor e administrador; Espetáculos promovidos por iniciativa particular, financiados pelo conductor ou produtor; mais tarde o estado encampou o teatro que passou a ser gratuito; Concursos dramáticos: 40 dias no ano; Indumentária: como o grego, usava as túnicas, o coturno e as máscaras; Contribuições de Horácio (Arte Poética) e Vitrúvio (Sobre a Arquitetura).

TEATRO DE MÉRIDA

TEATRO DE POMPEU , ROMA (recriação)

TEATRO DE MARCELLUS, Roma (maquete)