Capítulo 5: O Neoclassismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Arte Gótica.
Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
Neoclassicismo.
O Barroco Barroco é um termo há muito utilizado para designar o período que vai de 1600 a 1750, refletindo a religiosidade européia. INTRODUÇÃO No final.
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
ECLÉTICO O termo arquitetura eclética ( no Brasil ) ou arquitetura eclética (em Portugal ) refere-se a um movimento arquitetônico predominante desde meados.
Humanismo Século XV.
O I L U M N S Professora: Marta.
O ILUMINISMO.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
ARTE BIZANTINA E IDADE MÉDIA.
Valorização do Homem (Humanismo) e Natureza
Humanismo e individualismo
Introdução ao Estudo da História
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Valorização do Homem (Humanismo) e Natureza
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
O I L U M N S Professor: Odair.
O renascimento e a formação da mentalidade moderna
ARCADISMO Iluminismo é a denominação dada ao conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no século XVIII, como consequência.
Prof. Everton da Silva Correa
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
Obra : O espírito das leis
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
Neo-Classicismo.
UNIDADE II – A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII
BARÃO DE MONTESQUIEU – A DIVISÃO TRIPARTITE DO PODER ( ) França
RENASCIMENTO CULTURAL
A ESCOLA DE ATENAS Rafael Sanzio ( ). A Escola de Atenas é uma celebração da filosofia. A cena foi tirada de um local do período clássico, como.
Fundamentos de Sociologia e Antropologia
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
Art Nouveau.
Profª. Taís Linassi Ruwer
CLASSICISMO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
MODERNIDADE RENASCIMENTO.
Neoclassicismo.
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
História da Cultura e das Artes
Introdução e contextualização histórica
Introdução e contextualização histórica.  Origem – Pólis  Pensamento sobre a sociedade  O que é política?  Política institucionalizada:  Governo,
Escola E.B. 2, 3 Padre Alberto Neto História
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
Arte Grega Trabalho realizado por: Cristiana Araújo Turma:10º12
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
Neoclassicismo e Romantismo
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
Neoclassicismo. Neoclassicismo, um estilo revolucionário T: final do século XVIII e início do século XIX. E: França. O estilo neoclássico na França recebeu.
E a superação do academicismo
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
História da arte: breves considerações
RENASCIMENTO CULTURAL
Neoclássico em França.
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. 1.Arte do período paleolítico superior; 2.Apresentava pintura nas rochas e cavernas, extremamente realistas representando.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 5: O Neoclassismo PANOFSKY, E. – Idea: A Evolução do Conceito de Belo. Contribuição a História do Conceito da Antiga Teoria da Arte. São Paulo. Martins Fontes. 1994. Aluna: Veridiana Atanasio

Características do movimento Neoclássico: Movimento que se desenvolveu principalmente na arquitetura e nas artes decorativas Originou-se na França e Inglaterra em 1750 e em 1830 teve seu apogeu em toda a Europa Panorama da época: Revolução Francesa e Iluminismo: a arte deveria tornar-se eco dos novos ideais da época: subjetivismo, liberalismo, ateísmo e democracia. O Neoclassicismo relaciona fatos do passado aos acontecimentos da época. Os artistas neoclássicos tentaram substituir a trivialidade do Rococó por um estilo lógico, de tom solene e austero. Quando os movimentos revolucionários estabeleceram repúblicas na França e América do Norte, os novos governos adotaram o neoclassicismo como estilo oficial por relacionarem a democracia com a antiga Grécia e República Romana. Surgiram os primeiros edifícios em forma de templos gregos, as estátuas alegóricas e as pinturas de temas históricos. As encomendas já não vinham do clero e da nobreza, mas da alta burguesia, mecenas da nova estética.

Metade do século XVII: definido como uma arte clássica que tomou consciência de seu ser próprio, a partir de um passado e no seio de um presente que já não são clássicos. Ocupava uma posição muito diferente da teoria renascentista: RENASCIMENTO: Esta tivera de combater uma única forma de decadência artística, a ausência de estudo e de observação da natureza. CARÁTER HUMANISTA NEOCLASSICISMO: Não só tinha de combater um modo “amaneirado” de pintar mas também de enfrentar com rigor uma outra corrente artística que parecia-lhe constituir um excesso perigoso: o naturalismo de Caravagio. CARÁTER POLÍTICO

O equilíbrio encontrava-se nas obras de arte antigas O movimento precisava demonstrar que nem os maneiristas nem os naturalistas tinham razão e que a salvação da arte tinha de ser buscada num justo equilíbrio entre esses dois extremos igualmente condenados. O equilíbrio encontrava-se nas obras de arte antigas Naturalistas: condenados por não formarem neles próprios nenhuma idéia e, “obedecendo apenas ao modelo” recopiarem sem submetê-los à crítica, todos os defeitos que apresentam os objetos da natureza; Maneiristas: condenados por “sem nada conhecer da verdade”, exercem sua arte em razão de uma simples prática e, desprezando o estudo da natureza, procuram trabalhar num estilo “amaneirado” ou a partir de uma simples “idéia de imaginação”. Condenações do movimento neoclássico:                                                    Figura2: A Alegoria do Amor. Bronzino 1540-1550. (http://www.moderna.com.br/moderna/arte/interarte/movimentos/maneirismo) Figura1: A crucificação de São Pedro. Caravagio (http://www.historianet.com.br/main/mostraconteudos.asp?conteudo=560 )

Com relação a teoria das idéias: Este movimento considera que a idéia é uma intuição da natureza “purificada” por nosso espírito. A teoria das idéias na época do neoclassicismo foi inserida dentro de um verdadeiro sistema: O combate aos naturalistas e aos maneiristas fez com que os neoclassicistas fossem em busca de uma “estética idealista”: Isto explica o caráter polêmico e normativo das concepções neoclássicas

Esta obra é uma amostra do retorno da arquitetura clássica que se verificou durante a época napoleônica. São edifícios grandiosos de estética totalmente racionalista: pórticos de colunas colossais com frontispícios triangulares, pilastras despojadas de capitéis e uma decoração apenas insinuada em guirlandas ou rosetas e frisos de meandros. Figura 3: Igreja de Madeleine – Paris http://www.pegue.com/artes/neoclassicismo.htm O neoclassicismo surgiu para dar sustentação à Revolução Francesa e ao Império. Durante este período, as cidades foram invadidas por edificações colossais, como o Arco do Triunfo construído em homenagem às vitórias de Napoleão. Nele evitou-se ao máximo recorrer aos ornamentos romanos, como as colunas clássicas. Figura 4: Arco do Triunfo – Paris http://www.pegue.com/artes/neoclassicismo.htm

Bibliografia complementar: Figuras 3 e 4: Pegue. Site de educação e utilidades. Artes: Neoclassicismo. Disponível em <http://www.pegue.com/artes/neoclassicismo.htm>. Acessado em: xx de abril de 2004. Figura 1: História net: a nossa história. Disponível em: <http://www.historianet.com.br/main/mostraconteudos.asp?conteudo=560>. Acessado em: xx de abril de 2004. Figura 2: Moderna online. Disponível em: <http://www.moderna.com.br/moderna/arte/interarte/movimentos/maneirismo>. Acessado em: xx de abril de 2004. Edulat. Site de educação. Disponível em : <http://www.edulat.com/3eraetapa/educacionartistica/temas_consulta/1_7.htm>. Acessado em: xx de abril de 2004. Artes em geral. Disponível em: <http://www.artesbr.hpg.ig.com.br/Educacao/11/interna_hpg8.html>. Acessado em: xx de abril de 2004. 7 mares: terra a vista. Alojamento gratuito de sites. Disponível em: <http://7mares.terravista.pt/8seculosdearte/mainframe.htm>. Acessado em: xx de abril de 2004