Componentes básicos de um computador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Advertisements

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA INTERNET
Sistemas operacionais
Sistemas operacionais
Sistemas operacionais
Arquitetura e organização de computadores
Sistemas Operacionais - 6
Conhecendo o Disco Rígido ou HD (Hard Disk). O que é HD? O Hd é o dispositivo de armazenamento de dados mais usado nos computadores. Nele, é possível.
Ambientes Operacionais
Sistemas Operacionais II - Sistemas de Arquivos -.
Discos rígidos. Os discos tem uma superfície superior e uma inferior. A informação é, geralmente, armazenada em ambas as superfícies. O tamanho e o número.
Professor Victor Sotero
Configuração de Jumpers
Hard disk – disco rígido – winchester.
Sistemas Operacionais I
PROF. PAULO NAJAR
Proteção de Memória O sistema operacional deve impedir que um processo tenha acesso ou modifique uma página do sistema sem autorização. Proteção para páginas.
Fundamentos da Arquitetura de Computadores
EQUIPE: SIDNEI, MAICKON, GUILHERME, FILIPE
Redundant Array of Independent Drives Raid
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
Montagem e Manutenção de Computador I
Sistemas Operacionais I
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Estrutura e funcionamento de um computador
Informática Aplicada Conceitos de Hardware e Software
Pontes e Switches Como vimos anteriormente, os repetidores são usados para expandir a extensão da rede, mas que replicam todos os quadros que recebem.
O que são  O S.O. é o principal software de um computador, funciona como intermediário entre o utilizador e o hardware, sem ele a máquina não funciona.
SISTEMAS OPERACIONAIS I
G ERENCIANDO V OLUMES. D ISCO R ÍGIDO Armazenar dados (em massa) Memória não-volátil Memória secundária Repositório do Sistema Operacional Tipos: IDE,
Sistemas Operacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS I Gerenciamento de Arquivos
Organização e Arquitetura de Computadores
Disco Óptico CD – Compact Disk
Silberschatz, Galvin and Gagne ©2009 Operating System Concepts – 8 th Edition Capítulo 11: Implementação de Sistemas de Arquivos.
Capítulo 5 Entrada/Saída 5.1 Princípios do hardware de E/S
Introdução à INFORMÁTICA
Escola Básica nº2 Rio Tinto Tecnologias da Informação e Comunicação
Sistemas Operacionais Entrada e Saída – Aula II Prof. Galvez.
ARQUITETURA DE COMPUTADORES II
Discos rígidos Adinan Southier Soares Senai – São Lourenço do Oeste.
Trabalho realizado por: Ricardo Costa 12ºL
Sistemas Operacionais: Sistema de Arquivos
Silberschatz, Galvin and Gagne ©2009 Operating System Concepts – 8 th Edition Capítulo 10: Interface de Sistemas de Arquivos.
Sistemas Operacionais
Memorias.
Componentes de Hardware
INFORMÀTICA E COMUNICAÇÃO Memórias e Dispositivos de Entrada e Saída
(Sistema de Processamento de Dados)
Empresa ISKI.  Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco.
Motherboard Disciplina: SDAC Ricardo Bento 12ºL nº11.
São dispositivos onde os dados e programas são armazenados.
Disciplina: SDAC Nome/ano/turma: Nuno bandola 12ºL
História dos Sistemas Operativos
Escola Secundaria Sebastião da Gama
Aula – Sistemas Operacionais
Versão Professor Emerson Felipe Elementos de informática
Sistemas de Arquivos- Cap4
Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais Profa. Priscila Facciolli
Tecnologias da Informação e Comunicação
BIOS (Aula Extra) Prof. Rafael S. Ribeiro
Sistemas Operativos.
Memórias Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
MEMÓRIA (INFORMÁTICA)
Hd.
IMC Drivers. O que é um Drivers  Pode se dizer que são “manuais de instrução” que detalha como funcionamento a comunicação com um determinado componente;
Sistemas de Arquivos.
Bibliografia Hardware o guia definitivo, Carlos E. Morimoto, Editora Sul Editores,Primeira Edição Informática para concursos, João Antônio 4 edição.
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais FATEC-PB Professor: Gustavo Wagner
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais FATEC-PB Professor: Gustavo Wagner
Transcrição da apresentação:

Componentes básicos de um computador Organização/ Funcionamento do disco Componentes básicos de um computador Disco-Rígido – Fonte - Motherboard - Estrutura disco rígido ou HD (Hard Disk) - Organização/ Funcionamento disco rígido ou HD (Hard Disk) O disco é “dividido” faixas (pistas - trilhas) e cilindros - O disco rígido ou HD (Hard Disk) A diferença entre as faixas (pistas - trilhas) e cilindros - Estrutura - Placa lógica (hard drive logic board) Sector e cluster - Estrutura - Pratos e motor (hard disk drive platter (or disk) Sectors and Clusters Fragmentação - Estrutura - Cabeça e braço (hard drive – Head – Arm) Master Boot Record (MBR) - Atuador (voice coil) Formatação - Gravação e leitura de dados ()hard drive read/write data Formatação – Sistema de ficheiros (file system)

O disco rígido ou HD (Hard Disk), Organização/ Funcionamento do disco O disco rígido ou HD (Hard Disk), Dispositivo de armazenamento de dados mais usado nos computadores. Nele, são guardados não só os ficheiros como também todos os dados do sistema operativo, sem o qual não é possível utilizar o computador.

O disco rígido ou HD (Hard Disk), Organização/ Funcionamento do disco O disco rígido ou HD (Hard Disk),

Organização/ Funcionamento do disco O disco é “dividido” faixas (pistas - trilhas) e cilindros Tracks and Cylinders As trilhas são numeradas de dentro para fora, isto é, a trilha que fica mais próxima ao centro é denominada trilha 0, a trilha que vem em seguida é chamada trilha 1 e assim por diante, até chegar à trilha da borda. Cada trilha é dividida em trechos regulares chamados de setor. Cada setor possui uma determinada capacidade de armazenamento (geralmente, 512 bytes). Tracks faixas (pistas - trilhas)

Organização/ Funcionamento do disco A diferença entre as faixas (pistas - trilhas) e cilindros The Difference Between Tracks and Cylinders Um disco rígido é geralmente feito de pratos múltiplos , cada um dos quais usa duas cabeças para gravar e ler dados , uma para a parte superior do prato e uma para a parte inferior. As cabeças que acedem aos discos estão bloqueadas juntas. Isto significa que todos as cabeças entram e saem juntas, de modo que cada cabeça está sempre fisicamente localizada no mesmo número da faixa. Devido a esta disposição , muitas vezes, a localização da faixa das cabeças não é referido como um número de faixa , mas sim como um número de cilindros. Um cilindro é basicamente o conjunto de todas as faixas em que todas as cabeças estão localizadas num dado momento. se um disco teve quatro discos, têm oito cabeças, seria composta de um conjunto de oito faixas por cilindro, uma por superfície do prato.

Organização/ Funcionamento do disco Sector e cluster Um disco rígido, quando formatado a baixo nível (low-level format) é dividido em trilhas, setores e clusters: • Faixas (Tracks) são círculos concêntricos no disco. • Sector são segmentos de uma faixa (track.) • Clusters são um conjunto de setores. As trilhas começam a ser contadas de fora para dentro, por isso a trilha mais perto da borda é a trilha 0. O tamanho de um cluster irá variar dependendo do tamanho da partição.

Organização/ Funcionamento do disco Sector e cluster Cada track tem o mesmo nº de sectors, o que quer dizer que os setores mais perto do centro estão muito mais juntos. Um cluster (também chamado de agrupamento) é a menor parte reconhecida pelo sistema operativo, e pode ser formado por vários setores. Um ficheiro com um número de bytes maior que o tamanho do cluster, ao ser gravado no disco, é distribuído em vários clusters, porém um cluster não pode pertencer a mais de um ficheiro.

Sectors and Clusters Fragmentação Organização/ Funcionamento do disco Sectors and Clusters Fragmentação Quando um ficheiro é gravado no disco, o Sistema de ficheiros coloca-o num determinado nº de clusters. Por exemplo, se cada cluster tem 512 bytes e o ficheiro tem 800 bytes, serão necessários 2 clusters para guardar o ficheiro, se mais tarde o ficheiro for atualizado, e se ficar com o dobro do tamanho (1600 bytes), irão ser necessários mais 2 clusters (4 clusters no total) Se não existirem clusters contíguos (clusters que estão ao lado uns dos outros), partes desse ficheiro serão guardados noutros clusters do disco, fazendo com que, o ficheiro fique fragmentado A fragmentação coloca problemas de lentidão do disco, uma vez que, para abrir um ficheiro a cabeça do disco tem que procurara informação em clusters distantes uns dos outros. – Aumentar o tamanho do cluster reduz a possibilidade de fragmentação, por outro lado aumenta o desperdício de espaço em cada cluster

Master Boot Record (MBR) Organização/ Funcionamento do disco Master Boot Record (MBR) Um único setor de 512 bytes pode parecer pouco, mas é suficiente para armazenar o registro de arranque (boot). O Master Boot Record, é criado aquando da criação da primeira partição e fica localizado no sector 1, lado 0, track 0. O Master Boot Record contem a “Tabela de partições” e um pequeno executável que examina a tabela de partições e identifica o Sistema de ficheiros (File system). Depois de identificado o Sistema de ficheiros, o Partition Boot Sector é carregado e copiado para a memória.

Organização/ Funcionamento do disco Formatação É necessário preparar os discos para receber dados. Este processo conhecido como formatação. Há dois tipos de formatação: formatação física (low-level format) e formatação lógica. Formatação física (low-level format) é a “divisão” dos discos em trilhas e setores. Este procedimento é feito na fábrica. Formatação lógica, consiste na aplicação de um sistema de ficheiros (file system) apropriado a cada sistema operativo. Por exemplo, o Windows é capaz de trabalhar com sistemas de ficheiros FAT e NTFS. O Linux pode trabalhar com vários sistemas de ficheiros, entre eles, ext3 e ReiserFS.

Formatação – Sistema de ficheiros (file system) Organização/ Funcionamento do disco Formatação – Sistema de ficheiros (file system) Formatação física Estas marcações funcionam como as faixas de uma estrada, permitindo à cabeça de leitura saber em que parte do disco está, e onde ela deve gravar dados. A formatação física é feita apenas uma vez, e não pode ser desfeita ou refeita através de software. Formatação lógica - para que este disco possa ser reconhecido e utilizado pelo sistema operativo, é necessária uma nova formatação, chamada de formatação lógica. Esta formatação não altera a estrutura física do disco rígido, e pode ser desfeita e refeita quantas vezes for preciso, através do comando FORMAT do DOS, por exemplo. Formatar um disco é o processo de preparar o disco para receber dados. A esta organização damos o nome de “sistema de ficheiros” (file system). Um sistema de ficheiros é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas que permitem ao sistema operativo controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operativos usam diferentes sistemas de ficheiros.