História da Psicologia

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Prof. William B. Gomes ©1999, revisto em 2010
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Transcrição da apresentação:

História da Psicologia Prof. William B. Gomes, Ph.D Aula 1 Plano de Estudo Instituto de Psicologia, UFRGS, PSI01221 Atualizada em 09/03/2006

História e formação científico profissional. Como definir Psicologia? Como estudar historia? O que é historiografia? Diferentes abordagens históricas para a psicologia O viés utilizado na disciplina.

Como definir psicologia?

Como estudar psicologia Como estudar psicologia? Critério analítico epistemológico das quatro perguntas sobre um campo de conhecimento: O que é? Ao que se refere? Como é? Como se refere? Por que é? Por que deste e não de outro modo? Para que é? Em que ajuda e em que implica?

Das respostas às perguntas O quê refere-se ao objeto. Como refere-se ao sujeito que conhece o objeto. Por quê refere-se a lógica que justifica tal conhecimento. Para quê refere-se as implicações decorrentes do tal conhecimento.

Cada pergunta se refere a uma divisão da filosofia: O que eu sei? Objeto - onto Como eu sei? Conhecimento - epis Por que eu sei? Justificativa - lógica Para que eu sei? Cuidado - ética

Assim cada pergunta traz uma questão filosófica. Ontologia Epistemologia Filosofia Lógica Ética Estética Axiologia (valores)

Portanto, as quatro perguntas do critério epistemológico para o estudo da teoria psicológica são as seguintes: qual o objeto de estudo? como se estuda tal objeto? por que se estuda tal modo? para que serve, o que eu posso fazer com isso?

Qual o objeto de estudo da psicologia? A vida inteligente A autoconsciência A capacidade de pensar O aparecimento de crenças O ato de desejar A formação de hábitos Desacertos morais - a irracionalidade Nota: É interessante analisar as perguntas pensando nas três vias: cognição, afeto, conação (ativo); e na relação racional – irracional.

Esquema sugestivo da vida mental: Crenças Desejo Vida Inteligente + = Falta Consciência Imaginação + =

Como obter sucesso na vida? As crenças são racionais? Voltando à história do pensamento psicológico, podemos identificar algumas velhas questões de interesse: Como obter sucesso na vida? As crenças são racionais? É possível um conhecimento objetivo? Afinal de onde vem a consciência? Do corpo? De algum outro lugar?

As questões importantes seguem querendo saber: O que é a vida? Por que somos capazes de pensar? Pensar é algo nosso vem de fora? Se vem de fora e é eterno como pode ser? Esse “de fora” é a alma? O que é alma? Qual a relação entre alma e corpo?

Alma está em todo o ser vivente: Nutritiva Paixões Sensitiva Intelectiva Razão CORPO ALMA

O que é a alma? Como entendê-la? Como desenvolvê-la? Para que fim? O objetivo da disciplina é analisar em uma perspectiva histórica a formação de conceitos em psicologia. Exemplo: O conceito de alma remonta às origens das teorias psicológicas . Logo importa saber: O que é a alma? Como entendê-la? Como desenvolvê-la? Para que fim?

Proposta A proposta da disciplina é identificar e descrever pontos e transições que marcaram os movimentos das idéias Psicológicas, analisando os respectivos conceitos

“Vida e Morte Severina” Chegamos ao programa da disciplina: Apresentar o desenvolvimento dos conceitos psicológicos: origens, consolidação, crítica, transição, esquecimento. “Vida e Morte Severina”

Psicologia Pré-Socrática Do animismo para a racionalidade Mitologias e crenças Da racionalidade para a subjetividade Os sábios pré-socráticos Relação entre alma e cérebro A Medicina e fisiologia de Alcmeão e Hipócrates

Psicologia na antiga Grécia Da subjetividade para a ética a virtude em Sócrates Da ética para a conjunção articulada entre racionalidade e ética as idéias psicológicas de Platão e Aristóteles Retorno à supremacia ética os epicuristas, os estóicos, os cépticos, e os cristãos

Psicologia Cristã Medieval Retorno a Platão e Aristóteles Santo Agostinho e São Tomás A dominação aristotélica A escolástica

Psicologia na Filosofia Moderna O renascimento filosófico o racionalismo o empirismo o idealismo o romantismo

Psicologia na Universidade Moderna (Século XIX) Avanços nas ciências da vida Origens das psicologias científicas

Medicina e Psicologia Influências da medicina A loucura Psiquiatria orgânica versus psiquiatria funcional Hipnose Psicanálise e psicoterapia

Raízes dos conceitos básicos da psicologia contemporânea Experimentação científica Teoria da evolução Sentimentos, existência e romantismo Mudanças econômicas e sociais

Quadro geral dos sistemas e teorias contemporâneos Teorias atomistas e mecanicistas Teorias funcionalistas americanas e européias Teorias compreensivas e românticas Teorias sócioculturais americanas e européias Teorias socioromânticas brasileiras

Teorias atomistas e mecanicistas Estruturalismo de Wundt e Titchener

Teorias funcionalistas e biológicas Psicanálise integração de funcionalismo com romantismo Behaviorismo Epistemologia genética Psicologias biológicas Cognitivismo Psicossociologia

Teorias compreensivas, estruturalistas e românticas Teorias gestálticas Teorias humanistas Teorias fenomenológicas Teorias existencialistas Teorias psicanalíticas estruturais Teorias sociais

Tendências Recentes Tendência para integração em psicoterapia Centralidade de valores e espiritualidade Comprometimento social, tolerância e minorias Integração mente e cérebro

Livros Textos Rosenfelt - O pensamento psicológico Figueiredo - Matrizes do pensamento psicológico Antunes - A psicologia no Brasil Schultz & Schultz - História da psicologia moderna Gomes - Textos em história da psicologia

Organização da Disciplina Aulas Modelo tradicional: saber do professor. Modelo utilizado: como aprender a aprender. Freqüências Livre Lista de presença para fins estatísticos Avaliações Presença obrigatória Material de estudo Disponível na internet

Uso de internet Aulas: presença não é importante Leituras: fundamentais Avaliações: fundamentais Dúvidas de leituras: trazer para a aula ou enviar para o e-mail: wbgomes@gmail.com As respostas serão para todos os alunos.

Qual a importância da disciplina? Depende Do perfil cultural do aluno Da sofisticação da educação familiar Do plano científico profissional É uma disciplina “culta”, “sofisticada”, “erudita”. Indispensável para quem quer ter domínio sobre a ciência psicológica Pouco interessante para quem quer ser um técnico ou um ativista em psicologia

Qual a melhor posição desta disciplina no currículo? No início do curso? No meio do curso? No fim do curso?

Uma certeza O campo da psicologia é grande e disperso. Os acessos são arbitrários Psicólogos sabem coisas diferentes uns dos outros O estudo da história ajuda a entender que apesar das diferenças de interesses e de linguagens muitas das raízes são comuns.