7ª: Exibição de Dados Ocultar e reexibir linhas e colunas;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Advertisements

SESAU - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE FUNCAB – 2009
Aula de hoje Ocultar e exibir Linhas ou colunas;
Prof. M.Sc. Fábio Francisco da Costa Fontes Outubro
Informática Aplicada.
15 Introdução à Manipulação de Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas são tabelas usadas para comunicar informações de forma clara, precisa e sucinta.
Aula 01 de Excel Profa Jiani Cardoso.
Aula 02 de Excel.
PUCRS Introdução a gráficos.
Filtro no Excel PUCRS Profa. Jiani Microinformática
Tutorial de utilização do
Tutorial de utilização do
Links Rollover image Tabelas
Folha de Cálculo TIC 10.
BR.OFFICE IMPRESS E MICROSOFT OFFICE POWER POINT 2003
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Informática 2° Bimestre Luiz Antônio.
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Na barra de mensagem, clique em Habilitar Edição,
Microsoft Office Excel
Fundamentos da Informática
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Aula – Introdução ao Excel. Nesta aula serão apresentados os conceitos básicos sobre o Microsoft Excel.
Silvane Gonçalves Analista de Sistemas
Utilizando recursos especiais do Webnode
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Criando Apresentações
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
Prof. Ruy Alexandre Generoso
EXCEL Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico1.
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
Microsoft Word 2010 Dicas e Recursos.
Instruções Detalhadas
Microsoft Office Excel 2010
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
Informática André alencar.
Professor: Michel Fabiano
Na barra de mensagens, clique em Ativar Edição,
APRESENTANDO O TECLADO
MICROSOFT WORD AULA DO DIA 16/10/2009
Microsoft Office Excel Fórmulas complexas  Se  Soma.Se  Contar.Se  Contar.Val  Contar.Vazio.
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
FTAD Formação Técnica em Administração
Planilha Eletrônica - Excel
Professor: Michel Fabiano
CONFIDENCIAL. Distribuição apenas para parceiros sob acordo de confidencialidade. A Microsoft não oferece garantias, expressas ou implícitas. © 2012 Microsoft.
POWERPOINT 2007 O que é o POWER POINT
Construindo tabelas NTE-ESTRELA.
Professor Julian Palavro Escolas e Faculdades QI Rio Grande do Sul
7 - Criação de Páginas Web
MENU ARQUIVO Comando Imprimir Imprimi o documento atual # Impressora
Automação de Escritório II Excel
Automação de Escritório II Excel
Informática Básica Jackson Eduardo da Silva Fórmulas É comum ouvirmos falar nas fórmulas do Excel. São ferramentas poderosas que podem ser usadas para.
Noções Básicas sobre o Word XP O que é o Word
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
Microsoft Excel.
AULA 01 Apresentação do Editor de Texto do Office 2010.
FOLHA DE CÁLCULO Encontros de Sabedoria 2015 António Ferreira.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FOLHA DE CÁLCULO OPERAÇÕES ELEMENTARES NA FOLHA DE CÁLCULO.
Conteúdo Definir o Excel Definir o Excel Apresentar da área de Trabalho Apresentar da área de Trabalho Explorar a Barra de Ferramenta Explorar a Barra.
Folha de cálculo - EXCEL. O que é a folha de cálculo Folha de cálculo integrada: – Funções de base de dados – Possibilidade de criação de gráficos – Ferramentas.
Transcrição da apresentação:

7ª: Exibição de Dados Ocultar e reexibir linhas e colunas; Congelar e descongelar linhas e colunas; Passar de uma planilha para a outra; Adicionar e excluir planilhas em uma pasta de trabalho; A Guia Exibição

8ª: Uso de Referências Criar uma fórmula de referência Referência Relativa Referência Absoluta

Exibição de Dados 07º Aula

Ocultar e Reexibir Quando trabalhamos com o Excel pode ser necessário ocultar algumas colunas ou linhas, isso para facilitar a visualização do conteúdo da planilha. Veja como acessar tal recurso: Guia Início Formatar Visibilidade Ocultar e Reexibir

Congelar e Descongelar Quando trabalhamos com planilhas muito grandes você pode utilizar o recurso de congelar Painéis. Nela há 3 opções: Congelar Painéis Congelar Linha Superior Congelar Primeira Coluna

Congelar e Descongelar

Navegar entre Planilhas e Pastas Para navegar entre as planilhas de uma mesma pasta de trabalho basta clicar nas planilhas. É possível clicar nos botões de navegação para avançar ou retroceder entre as planilhas ou ir para a primeira ou a última planilha.

Navegar entre Pastas de Trabalho Na guia Exibição é possível você navegar entre as pastas de trabalho abertas, importante, é necessário ter mais de uma pasta de trabalho aberta para utilizar tal recurso. No botão alternar janelas você escolhe qual pasta de trabalho deseja trabalhar naquele momento.

Adicionar e Excluir Planilhas Para adicionar uma planilha você aprendeu em aulas anteriores, vamos rever: Shift + F11 Se você pressionar tais teclas uma planilha será adicionada. Este botão é o responsável por adicionar uma nova planilha, basta clicar nele que uma nova planilha será criada.

Adicionar e Excluir Planilhas Agora se o caso é para excluir a planilha, basta ir na Guia Início (Excel 2007) ou Página Inicial (Excel 2010) e no botão Excluir haverá a opção Excluir Planilha.

A Guia Exibição Nesta aula estamos a tratar sobre Exibição de Dados, vamos conhecer alguns detalhes da Guia responsável pela exibição:

Guia Exibição - Normal Aqui temos algumas opções referente a exibição da pasta de trabalho.

Guia Exibição - Layout de Página Exibe como a planilha será impressa, margens, cabeçalho, rodapé e outros.

Visualização da Quebra de Página Você vê somente a parte da planilha que sofrerá uma quebra de página no momento da impressão.

Guia Exibição – Tela Inteira A Planilha ocupa todo o espaço da tela, desaparecendo momentaneamente as guias e botões do Excel. Ao Clicar em Restaurar Janela, ela volta ao normal.

Guia Exibição - Mostrar Por padrão fica habilitado mostrar alguns itens como: Linhas de Grade, Títulos, Barra de Fórmulas e Régua No entanto você pode Ocultar tais itens, basta desmarcar a opção.

Guia Exibição - Zoom Você pode trabalhar com o Zoom na Guia Exibição, nela você tem 3 opções. No entanto vale lembrar que é possível configurar o Zoom no rodapé de página no seguinte botão.

Referência Relativa, Absoluta e Mista 8º Aula

O que é Referência Toda célula tem um endereço, no caso a localização da célula que é formada pela coluna e linha, são exemplos: A2, B3, C5, F10 e assim por diante Quando realizamos cálculos e operações com o Excel nós utilizamos referências, dizer para a célula qual o local que ela irá pegar o valor ou o dado. Exemplo: A1 possui o conteúdo Trabalho Se eu clicar em B1 e digitar =A1, acabei de criar uma referência, veja que o conteúdo de B1 sempre será igual ao conteúdo de A1, se alterar o dado de A1, automaticamente altera o valor de B1.

Referência Relativa Uma referência relativa em uma fórmula, como A1, é baseada na posição relativa da célula que contém a fórmula e da célula à qual a referência se refere. Se a posição da célula que contém a fórmula se alterar, a referência será alterada. Se você copiar a fórmula ao longo de linhas ou colunas, a referência se ajustará automaticamente. Por padrão, novas fórmulas usam referências relativas. Por exemplo, se você copiar uma referência relativa que está na célula B2 para a célula B3, a referência será automaticamente ajustada de =A1 para =A2.

Referência Absoluta Uma referência absoluta de célula em uma fórmula, como $A$1, sempre se refere a uma célula em um local específico. Se a posição da célula que contém a fórmula se alterar, a referência absoluta permanecerá a mesma. Se você copiar a fórmula ao longo de linhas ou colunas, a referência absoluta não se ajustará. Por padrão, novas fórmulas usam referências relativas e você precisa trocá-las para referências absolutas. Por exemplo, se você copiar uma referência absoluta na célula B2 para a célula B3, ela permanecerá a mesma em ambas as células =$A$1.

Referência Mista Uma referência mista tem uma coluna absoluta e linha relativa, ou linha absoluta e coluna relativa. Uma referência de coluna absoluta tem o formato $A1, $B1 e assim por diante. Uma referência de linha absoluta tem o formato A$1, B$1 e assim por diante. Se a posição da célula que contém a fórmula se alterar, a referência relativa será alterada e a referência absoluta não se alterará. Se você copiar a fórmula ao longo de linhas ou colunas, a referência relativa se ajustará automaticamente e a referência absoluta não se ajustará. Por exemplo, se você copiar uma referência mista da célula A2 para B3, ela se ajustará de =A$1 para =B$1

Referências - Resumo Relativa a célula =A2 Fixa a célula =$A$2 Absoluta Mista Relativa a célula =A2 Fixa a célula =$A$2 Fixa a célula =$A2 =A$2

Exemplos Referência Relativa Referência Mista Referência Absoluta

Conclusão Você aprendeu sobre como exibir dados da melhor forma possível com o Excel, utilizando a Guia Exibição e alguns recursos como Congelar e Descongelar Painéis. Além disso, entendeu melhor o uso das referências e suas diferenças como relativa, absoluta e mista. Em caso de dúvida reveja o material e converse com o professor em sala de aula.