Teoria psicossocial do desenvolvimento humano Erick erickson

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

A escola e a prevenção ao uso de drogas
Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
Entendendo o Adolescente Normal
Dinâmica e Gênese dos Grupos
O desenvolvimento emocional e a família Constituição de identidade individual, familiar e social.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Perfil de 10 a 12 anos É a idade quando as decisões das
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
O Início da Comunicação
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
AOS EDUCADORES.
Estudo da pág. 31 a 38. FARAONI,Alexandre.Sociologia no ensino médio:volume único – 1º ed. – São Paulo: Edições SM,2010. – Coleção Ser protagonista.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
Comportamento Organizacional
O que fazer diante dos problemas? “Viemos na vida para aperfeiçoar”
ERIK ERIKSON Dados biográficos: Erik Erikson nasceu na Alemanha, em 1902; morreu em Uniu-se ao grupo de Freud em 1927; Psiquiatra infantil, emigrou.
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Regras e limites na educação de crianças
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
EDUCANDO FILHOS MAIS SEGUROS
Formas de Relacionamento entre Pais e Filhos
O PODER DO PENSAMENTO Jael Klein Coaracy.
FAMÍLIA: avaliar para crescer
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
A EVOLUÇÃO HUMANA O ADULTO.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Prof. Msc. Magali de Macedo
EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Educação Sexual na Adolescência
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Motivação enquanto processo O “o que” o homem faz está diretamente ligado ao “porque” e é esse porque que chamaremos de MOTIVAÇÃO Motivação enquanto processo:
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA.  A base do aprendizado da criança é a sociointeração. Quando ela é exposta em contato com outras crianças,
O Caráter Motivacional da Gestão de Recursos Humanos
E R I K S O N.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Família Espaço de Reflexão e partilha… Semana da família – JI e E.B.1 da Azenha.
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Adolescência e Afectos
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Os anos das grandes oportunidades
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
TEORIA DO ESTABELECIMENTO DA IDENTIDADE DO EGO - Erikson
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS Vínculos iniciais e desenvolvimento infantil: abordagem teórica em situação de nascimento de risco * Dienifer Ghedin,
Psicologia do Desenvolvimento Humano I
anos inserção social independência, criatividade e responsabilidade. capacidade física – força muscular, impulsos, agudez sensorial e rendimento.
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
Autonomia e Independência
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
TEORIA DO ESTABELECIMENTO DA IDENTIDADE DO EGO - Erikson ADOLESCÊNCIA ADOLESCÊNCIA.
Prof.ª Dra. Teresa Cristina Barbo Siqueira
Desenvolvimento Psicossocial Erik Erikson
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
O desenvolvimento do adulto
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
O que as crianças precisam aprender e desenvolver? Psicólogo Erik Erikson.
Quando a criança entra para a escola ou vai mudar de escola tem à sua espera um mundo novo e apaixonante, que terá de descobrir. Esta descoberta passa,
Transcrição da apresentação:

Teoria psicossocial do desenvolvimento humano Erick erickson Psicologia e Saúde

Teoria Eriksoniana do Desenvolvimento Humano O ego é o foco de seu estudo e de sua análise Erikson reconhece a dimensão do período da infância no desenvolvimento humano, mas também valoriza os demais períodos do Ciclo Vital. Tais como adolescência e idade adulta em todas suas fases (jovem adulto, meia idade, terceira idade). Afirma que o Ciclo Vital é composto por oito crises essenciais pelas quais o ego passa. O resultado da crise pode ser: Positivo = ritualização Negativo = ritualismo De um desfecho positivo surge um ego satisfatoriamente organizado e estável, enquanto o desfecho negativo gera um ego fragilizado que tende a instabilidade; Após cada crise do ego se torna capaz de reformular e reestruturar a personalidade, em um contexto sociociocultural.

Estágios Psicossociais: as crises do Ego Confiança básica X Desconfiança básica Autonomia X Vergonha e Dúvida Iniciativa X Culpa Diligência X Inferioridade Identidade X Confusão de Identidade Intimidade X Isolamento Generatividade X Estagnação Integridade X Desespero

Primeira Crise do Ciclo Vital (de 0-18 meses) Confiança básica x Desconfiança básica O primeiro estágio ocorre a partir do nascimento e se estende ao longo do primeiro ano e meio de vida. A criança está completamente ligada à mãe, estabelecendo com ela sentimentos de confiança e/ou de desconfiança. Da mãe a criança espera a satisfação de suas necessidades.

Confiança básica x Desconfiança básica O bebê mantém seu primeiro contato social – com seus cuidadores – que, geralmente é a mãe. O bebê reconhece na mãe um ser onipotente, aquele que fornece tudo o que ele necessita para estar bem. Quando a mãe falta, o bebê experimenta o sentimento de esperança. Ele esperar que sua mãe volte e, quando isso ocorre com freqüência, há uma construção positiva e a Confiança Básica é desenvolvida. Do contrário, se a mãe não retorna ou demora a fazê-lo, o bebê perde a esperança. Uma construção negativa se desenvolve resultando na Desconfiança Básica. É necessário, portanto, que os provedores tratem a criança com atenção, carinho e paciência para que a confiança, a segurança e o otimismo se consolidem. Sem esses sentimentos, a criança crescerá insegura e desconfiada.

Confiança básica x Desconfiança básica Para Erikson, o excesso de carinho e cuidado podem ser maléficos pois, a criança visualiza sua mãe como algo muito superior, muito boa, perfeita, algo que jamais poderá ser e, assim, desenvolve a agressividade e desconfiança que, no futuro, se transformam em níveis baixos de competência, entusiasmo e persistência. A Confiança Básica é importante porque é quando a criança aprende a confiar nos provedores externos e também na sua capacidade interna, em seus órgãos para buscar saciar seus desejos.

Segunda Crise do Ciclo Vital (18 meses – 3 anos Autonomia X Vergonha e Dúvida A criança inicia gradativamente o processo de aquisição das normas sociais/culturais do contexto em que vive; começa a perceber que algumas atitudes suas são aprovadas e outras censuradas. Este estágio é tido como a etapa da autonomia, da dúvida e da vergonha. Aos poucos a criança explora o mundo ao seu redor, conhece outros indivíduos e estabelece as primeiras relações com estes, além dos seus familiares.

Autonomia x Vergonha e Dúvida Com o desenvolvimento da psicomotricidade a criança inicia a atividade exploratória do seu meio. Os pais devem ajudar a ampliar ou limitar essa exploração. Há coisas que a criança não deve fazer. Então os pais se utilizam de meios para ensinar a criança a respeitar certas regras sociais. Esta crise culminará na estruturação da autonomia se tiver conseqüência positiva . Os pais fazem uso do constrangimento e do encorajamento para dar o nível certo de autonomia à criança enquanto aprendem as regras sociais. Entretanto se a criança é exposta a vergonha constante ela pode reagir com o descaramento e a dissimulação e tornar-se um adulto com o sentimento freqüente de vergonha e dúvida sobre suas potencialidades e capacidades.

Autonomia x Vergonha e Dúvida O sentimento que se desenvolve nesta etapa é a vontade. À medida que suas capacidades físicas e intelectuais se desenvolvem ajudando-a na atividade exploratória, a criança tende a ter vontade de conhecer e explorar ainda mais. Porém, como também começa a assimilar as regras sociais, é necessário cuidado para que a vontade não seja substituída pelo controle. O controle sobre as regras, que devem ser cumpridas a qualquer preço, é algo ruim. É quando a criança se sente bem ao ver outras crianças serem punidas pelo descumprimento das normas. Ela pode se sentir bem até em ser, ela própria, punida.

Autonomia x Vergonha e Dúvida Os pais precisam ter o cuidado de dar certa autonomia à criança, a autonomia necessária. Portanto, se a criança for exigida demais, ela verá que não consegue dar conta e sua auto-estima vai baixar. Se a criança for pouco exigida, ela tem a sensação de abandono e de dúvida sobre suas capacidades. Se a criança é amparada ou protegida demais, ela vai se tornar frágil, insegura e envergonhada. Se ela for pouco amparada, ela se sentirá exigida além de suas capacidades. Os pais devem possibilitar à criança a sensação de autonomia e, ao mesmo tempo, estar sempre que possível, por perto, prontos a auxiliá-la nos momentos em que a tarefa estiver além de suas capacidades. Quando a criança começar a perceber de onde vem a sua vergonha - pais, situações, adultos-, ela vai evitar expressar-se diante deles. Cabe então às pessoas que convivem com ela explicar com delicadeza o que ela pode e o que não pode fazer.

Terceira Crise do Ciclo Vital (3 – 6 anos) Iniciativa x Culpa Neste estágio espera-se da criança uma interiorização do que é permitido e/ou negado a ela fazer. A criança tem a possibilidade de desenvolver mais iniciativa e experimentar menos culpa por seus impulsos, sendo esta etapa chamada de estágio da iniciativa/culpa.

Iniciativa x Culpa Neste período a confiança e a autonomia, adquiridas nas etapas anteriores, é somada a iniciativa. Esta se manifesta quando a criança deseja alcançar uma meta e, planejando sua ação, utiliza-se de suas habilidades motoras e intelectuais para tal desempenho. A iniciativa surge para atingir metas que, muitas vezes, tornam- se fixação. Nesta fase, o menino nutre sentimentos de amor/paixão por sua mãe enquanto a menina volta-se para seu pai; entretanto essas metas, de objeto de amor, buscadas se mostram impossíveis. Então toda a energia despendida em busca de algo socialmente inalcançável é revertida para outras atividades. É nesse período que as crianças ampliam seus contatos, fazem mais amigos, aprendem a ler e escrever, este desenvolvimento cabe a energia proveniente da iniciativa.

Iniciativa x Culpa O senso de responsabilidade também pode ser desenvolvido durante esta terceira crise do ego. Nela, a criança sente a necessidade de realizar tarefas e cumprir papéis. Os pais devem dar oportunidade aos filhos para que eles realizem tarefas condizentes com seu nível motor e intelectual. É necessário que a tarefa seja possível de ser cumprida. Outras, mais complexas, devem ser realizadas como apoio de alguém.

Quarta Crise do Ciclo Vital (6 –12 anos) No quarto estágio, que ocorre junto à entrada na escola, a criança percebe que pode, ao interagir com o meio, produzir algo. A criança que se sente mais capaz é aquela que, nos estágios anteriores, experimentou confiança, (em relação à mãe ou cuidadores), autonomia (em seu meio) e iniciativa (no momento de decidir). É também chamado de estágio da indústria (por ser capaz de produzir algo) e da inferioridade. Sentimentos de inferioridade poderão bloquear a criatividade desta criança, bloqueando sua capacidade de produção. Diligência X Inferioridade

Diligência X Inferioridade Quando a criança se torna confiante, autônoma e desenvolve a iniciativa para objetivos imediatos, passa o novo estágio do desenvolvimento psicossocial. Nesta fase a criança aprende mais sobre as normas e sobre o que os adultos valorizam. As tarefas realizadas de maneira satisfatória remetem à idéia de perseverança, recompensa a longo prazo e competência no trabalho. O ego está sensível, uma vez que se falhas ocorrerem ou se o grau de exigência for alto, ele volta a níveis anteriores de desenvolvimento, implantando o sentimento de inferioridade na criança.

Diligência X Inferioridade Surge o interesse pelas profissões e a criança começa a imitar papéis numa perspectiva imatura, mas em constante evolução. Por isso, pais, professores e adultos devem estimular a representação social e o fortalecimento dos laços afetivos da criança a fim de valorizar e enriquecer sua personalidade, além de facilitar suas relações sociais.

Bibliografia ATKISON, Rita L. Introdução à psicologia de Hilgard. 13ª ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. ERIKSON, Erick H. Infância e Sociedade. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar editores,1987. HALL, Calvin S.; LINDZEY, Gardner; CAMPBELL, John. Teorias da Personalidade. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed Editora. 2000.