A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O desenvolvimento do adulto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O desenvolvimento do adulto"— Transcrição da apresentação:

1 O desenvolvimento do adulto
As mudanças no sujeito são contínuas. A realidade psicológica do adulto não pode ser analisada apenas projetando os problemas e as características que o indivíduo apresentou na infância. Erikson enfatizou que o desenvolvimento humano se processa por estágios. Três deles ocorrem na vida adulta. Em cada um ocorre a mudança no ego que resulta da interação entre os valores individuais e forças sociais que geram crise. Alguns teóricos aceitam o estágio de desenvolvimento do adulto. Reconhecem que o processo de socialização ocorre ao longo da vida. Cada sociedade oferece padrões de comportamento para cada idade. A aprendizagem de novas respostas ocorre em três momentos:

2 O desenvolvimento do adulto
O indivíduo observa elementos do grupo e coloca-se a favor ou contra as normas daquela faixa etária. Na faixa etária sofre pressões sociais > experiência > reestrutura seu ponto de vista com relação aos padrões sociais, pessoais e históricos do momento. Já tendo vivenciado, passa a refletir sobre as normas sociais e se apropria de um conjunto de valores que serve como guia para a auto-avaliação > avaliação da conduta dos outros. Marcos: conclusão do 1º, 2º e 3º graus, entrada no mercado profissional, estabilidade, casamento, filhos... Relógio interior > ciclo de vida > eventos em períodos adequados ou não.

3 O desenvolvimento do adulto
Idade adulta jovem Individuação Realização Estabilidade profissional Na mulher ocorre equilíbrio entre carreira profissional e realização pessoal (vida afetiva e maternidade). No homem ocorre harmonia com novos papéis e com o padrão de liberdade. Se não cumprirem as tarefas, ficarão estagnados e não se doarão aos outros.

4 O desenvolvimento do adulto
2. Maturidade ou meia idade Ocorre pouca flexibilidade cognitiva. Indivíduo fica “preso” à condutas e valores do passado. O relacionamento com a juventude é difícil. Ocorre sentimento de perda com o crescimento dos filhos. A mulher entra na menopausa (relacionam com a velhice e se sentem menos atraentes). O homem tem medo de perder o prazer sexual, pode chegar a trair para sentir-se jovem. Há a preocupação com a aposentadoria > sobrevivência e perda do prestígio. É difícil envelhecer em um país jovem.

5 O desenvolvimento do adulto
3. A velhice Ocorre o desafio do ego > vencer a perda do trabalho, amigos, companheiro, posição, autoridade, família e o questionamento físico e mental feito pelos outros diante da execução de tarefas. O mais importante da vida e estar vivo (flexibilidade para aceitar e julgar conduta dos outros).

6 O desenvolvimento do adulto
Teóricos que não aceitam estágios no desenvolvimento do adulto. Eles mencionam que o adulto constrói a dimensão de tempo e espaço. Presente e passado se relacionam com a realidade psicológica organizada a partir de sistemas de valores. O desenvolvimento cognitivo ocorre por toda a vida. Boa saúde > inteligência não se deteriora (só em doenças degenerativas ou em ambientes pobres em estimulação). Quanto mais idade > maior será a capacidade de resolver problemas complexos (nível mais alto de generalização e abstração).

7 O desenvolvimento do adulto
Maior exigência ambiental (contexto cultural) > maior desenvolvimento do pensamento formal (riqueza de conceitos, flexibilidade, complexidade conceitual diante de problemas abstratos com alto grau de generalização).

8 Envelhecimento e morte
Abordagem centrada na pessoa > psicologia humanista, existencial (abordagem fenomenológica). Idade e probabilidade de morrer (estatisticamente falando) é diferente de ter medo da morte. Indivíduo > momento da vida > grau diferente de medo da morte. Idade > infelicidade. Com a idade > uma série de perdas: capacidades físicas, oportunidades sociais, realização de projetos. Tudo isso não infere infelicidade necessariamente. Necessidade de adaptação, mudanças e aprendizado até morrer. É indicado trabalhar com jovens o preparo para a velhice.

9 Envelhecimento e morte
Outro estereótipo > velho sábio que não tem desejos deve estar pronto para morrer aceitando a morte (mito). Teoria > envelhecimento ajustado > desligamento progressivo, desapego... Preparo para a morte (não úm indivíduo apático). Dependência > algo cultural. Há filhos muito dependentes financeiramente dos pais, mas não se sentem dependentes emocionalmente e vice-versa.


Carregar ppt "O desenvolvimento do adulto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google