Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O LIVRO ESPÍRITA.
Advertisements

Federação Espírita Brasileira Módulo XVII: A Perfeição Moral
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade
PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo XII: Lei de Sociedade e Lei do Trabalho
Existência e Sobrevivência do Espírito
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo: contexto histórico; conceito; tríplice aspecto; Módulo II – A Codificação Espírita: Hydesville.
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
FUNDAMENTAL –TOMO 1/2007 TURMA A - MÓDULO IX
Módulo III - DEUS Objetivo Geral
CURSO NOÇÕES BÁSICAS DE DOUTRINA ESPÍRITA
Federação Espírita Brasileira Módulo XV: Lei de Reprodução
Federação Espírita Brasileira Módulo XV: Lei de Reprodução
Federação Espírita Brasileira Módulo XI: Lei do Progresso
Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Mediunidade com Jesus 25/03/2017.
Lei do Trabalho (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
FELICIDADE POSSÍVEL Elaborado por:
SER ESPÍRITA Elaborado por: Carmi Wildner.
Elaborado por: Carmi Wildner Disponível na página
Federação Espírita Brasileira Lei de Destruição e Lei de Conservação
ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS
A QUEM OBEDECES? Toda criatura obedece a alguém ou a alguma coisa.
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Elaboração: A Lei de Trabalho Elaboração:
Meditação e Mediunidade
Ditado pelo espírito André Luiz
HONRAI A VOSSO PAI E A VOSSA MÃE!
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
O SOL Clicar....
Cartilha da Natureza A Água.
Semeadores de Esperança Possivelmente não terás pensado ainda no verbo formoso e grave a que todos somos chamados: criar para o progresso.
Missão do Lar.
Existência e Sobrevivência do Espírito
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Não lembramos das vidas passadas e nisso está a sabedoria de Deus.
CONTA DE SI ¨De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.¨-Paulo. (Romanos,14:12.) É razoável que o homem se consagre à solução de todos.
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo XII: Lei de Sociedade e Lei do Trabalho Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.
Reencarnação e transformação íntima
Sinal Verde COM SOM.
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL II
LEI DE DESTRUIÇÃO DESTRUIÇÃO NATURAL DESTRUIÇÃO ABUSIVA.
Clique com o Mouse. Mulheres, filhas de Deus, São todas irmãs da gente; No entanto, ao fazer-se mãe, A mulher é diferente. Gil Amora / Chico Xavier.
FELICIDADE - Richard Simonetti Ninguém diria em sã consciência que não deseja ser feliz. A felicidade tem uma conotação diferente para cada criatura. Por.
Avisos da criação.
O que semear, colherás.
O pensamento é a nossa capacidade criativa em ação
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Curso de Aprimoramento Prático Mediúnico - 1º ano
SER FELIZ Se você quer ser feliz Fuja a todo assunto vão Que não clareie a cabeça Nem ajude ao coração Em tudo o que suceder Procure a margem do bem,
PREOCUPAÇÕES.
Irmãos! Faze: De cada ensinamento que recebes uma instrução do Plano Superior; De cada tarefa, por mínima que seja, uma realização em que deixes os melhores.
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
4. OCUPAÇÃO DOS ESPÍRITOS JUNTO AOS ENCARNADOS
Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Aula de hoje:
DESENCARNAÇÃO A vida futura
Reencarnação: Lei da Natureza janemaiolo.
VIVENCIANDO KARDEC!.
Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados Objetivo Geral:
Módulo III – Roteiro 4 Atributos de Deus A Providência Divina
TODAS AS LEIS DA NATUREZA SÃO LEIS DIVINAS, POIS DEUS É O AUTOR DE
Tiveste hoje motivo de reclamar. No entanto, perdoa e serve sempre. Medita e perceberás o problema dos outros. Alguém levantou a voz, procurando ferir-te...
JESUS E OS AMIGOS ¨Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a vida pelos seus amigos.¨ Jesus. ( João, 15:13.)
VIVER VALE A PENA Suicídio nunca!
Todos os anos, os cristãos comemoram o Natal no dia 24 para 25 de dezembro. A história nos diz que Jesus, nosso Mestre, em verdade não nasceu nesse dia.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Módulo V Aula do dia 14 de julho de 2014 Comunicabilidade dos Espíritos CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Módulo V Aula do dia.
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Transcrição da apresentação:

Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo XII: Lei de Sociedade e Lei do Trabalho

ROTEIRO 4 Limite do Trabalho e do repouso

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Identificar o limite do trabalho e do repouso. Justificar a necessidade do repouso.

Sendo uma necessidade para todo aquele que trabalha, o repouso não é também uma lei da Natureza? O repouso serve para reparação das forças do corpo e também é necessário para dar um pouco mais de liberdade à inteligência, a fim de que se eleve acima da matéria. KARDEC. Allan. O livro dos espíritos, questão 682. Qual o limite do trabalho? O das forças. Em suma, a esse respeito Deus deixa inteiramente livre o homem. KARDEC. Allan. O livro dos espíritos, questão 683.

Sendo o trabalho uma lei natural, o repouso é a conseqüente conquista a que o homem faz jus para refazer as forças e continuar o ritmo de produtividade. O repouso se lhe impõe como prêmio ao esforço despendido, sendo-lhe facultando o indispensável sustento nos dias da velhice, quando diminuem o poder criativo, as forças e a agilidade na execução das tarefas ligadas à subsistência. FRANCO, Divaldo Pereira. Estudos espíritas. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. 6. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1995. Cap. 11 (Trabalho), p. 94. Assim, o limite do trabalho é o das próprias forças. [...] Em suma, a esse respeito Deus deixa inteiramente livre o homem. KARDEC. Allan. O livro dos espíritos. Questão 683, p. 371.

O limite do trabalho e do repouso é observado, inclusive, no plano espiritual. André Luiz nos faz inúmeras referências a respeito deste assunto em sua obra. Em Nosso Lar, por exemplo, nos informa: Aqui, em verdade, a lei do descanso é rigorosamente observada, para que determinados servidores não fiquem mais sobrecarregados que outros; mas a lei do trabalho é também rigorosamente cumprida. XAVIER, Francisco Cândido. Nosso lar. Pelo Espírito André Luiz. 1. ed. especial, Rio de Janeiro: FEB, 2003. Cap. 11 (Notícias do Plano), p. 67-68.

Em Os Mensageiros, há um relato do benfeitor Aniceto relacionado a uma específica distribuição de tarefas entre os colaboradores: Na oficina – disse-nos, bondoso – encontramos revigoramento imprescindível ao trabalho. Recebemos reforços de energia, alimentando-nos convenientemente para prosseguir no esforço, mas convenhamos que, para muito de nós, a noite representou uma série de atividades longas e exaustivas. Necessitamos de algum descanso. XAVIER, Francisco Cândido. Os mensageiros. Pelo Espírito André Luiz. 1. ed. especial, Rio de Janeiro: FEB, 2003. Cap. 40 (Rumo ao campo), p. 247.

TRABALHA AGORA Pondera o tempo – mar em que navegas, Invisível apoio que te escora. Não te afundes no abismo, senda afora, Não prossigas, em vão, tateando às cegas. Glórias, delitos, lágrimas, refregas, Tudo é feito no tempo, de hora a hora... Este o amor e a paz, semeando agora As riquezas do tempo que carregas! Inda que a dor te oprima e o mal te afronte, Vive, qual novo dia no horizonte, Sem que a névoa do mundo te abastarde... Hoje! Trabalha agora em cada instante; Agora! Trilha aberta ao Sol triunfante!... Muitas vezes, depois é muito tarde!... Auta de Souza. XAVIER, Francisco Cândido & VIEIRA, Waldo. Antologia dos Imortais. Editora FEB.

REFLITA... Qual a relação existente entre a necessidade da vida social, da vida em família, do trabalho, bem como, do limite e repouso do mesmo?