Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Windows.
Advertisements

Sistemas Operacionais
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Diogo Souza.
Noções de Sistemas Operacionais
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
Rede Local - Instalação
ELEMENTOS DA INFORMÁTICA
Disciplina: Serviços de Rede Apresentação da Disciplina Prof. M.Sc. João Paulo de Brito Gonçalves Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática.
Modo Gráfico x Modo Texto
Anatomia de uma máquina virtual
Sistemas Operacionais
Pof. Marcelo.
Introdução à Informática
Sistemas Operacionais
Introdução à organização de computadores e sistemas operacionais
SSC SISTEMAS OPERACIONAIS I Aula 1 – Apresentação da disciplina
Maria Aparecida Castro Livi
Sistemas Operacionais
Login na Rede ********* Nome do Usuário Senha
Sistemas Operacionais: Classificação e Evolução
Sacando Dinheiro Com Software Livre: Caso Banrisul
09/03/10 20:13 Claudio de Oliveira – 1/21.
Sistemas Operacionais de Rede
Sistemas Operacionais I
Sistemas Operacionais
Sejam bem vindos! Arquitetura de Sistemas Operacionais.
XEn Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Sistemas Operativos (S.O.)
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
IB 1 Introdução à Computação Apresentação do curso Fonte: Prof: Joseana Macedo Fachine na01.ppt.
Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Introdução a Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais de Redes de Computadores
Gerencia de Redes Redes de Computadores II
Planejamento e Implantação de rede: Escritório de Publicidade
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
SISTEMAS OPERACIONAIS
SISTEMAS OPERATIVOS UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULDADE DE ENGENHARIA ENGENHARIA INFORMÁTICA – PÓS LABORAL 2012 CADEIRA DE INFORMÁTICA.
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
SISTEMAS OPERACIONAIS I
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
Zeque - Grad. CC1 Sistemas Operacionais Curso de Ciência da Computação da UFPE Prof. José Queiroz - ZEQUE.
Introdução O que se espera de um sistema de computação?
Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE.
Escola Tecnológica e Profissional do Sicó
Sistemas Operacionais 1º Semestre Plano de Ensino Prof
Firewall (Isa Server 2006) Curso: Ciências da Computação Disciplina: Rede de Computadores I Alunos: Anderson Mello, Bruno Macedo, Daniel Coelho, Indaian.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais Aula 2 Danielle Costa
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Introdução aos Sistemas Operacionais
Elementos de Informática
Colégio Agrícola “José Bonifácio” Redes – Componentes de uma rede Prof. Carlos Eduardo Caraski.
Sistemas operacionais Prof. Dr. Francisco Prosdocimi.
Tipos de Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais Funcionamento Básico
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Apresentação da disciplina
Informática - 3º Bimestre Grupo: Ana Carolina, Gabriela, Milena e Pedro Turma: 21EM – Téc. Informática Profª.: Carla Teixeira FABEL Gerenciamento.
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
Introdução ao Gerenciamento de Redes de Computadores Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Capítulo 01 Gerenciamento de Redes.
Capítulo 1 Introdução aos Sistemas Operacionais Curso Técnico de Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Administração de Sistemas Operacionais.
Capítulo 4 Estrutura do Sistema Operacional
Transcrição da apresentação:

Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves

Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia Eu????? Bacharel em Ciência da Computação pela UFJF Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia Atualmente pós-graduando em Administração de Redes Linux pela UFLA Diante desta constatação, Voydock [48] apresenta as seguintes tendências: · O crescente uso de redes de computadores para fornecer acesso remoto às informações torna os ataques às redes de computadores ainda mais atraentes; · O crescente uso de informações sensíveis que necessitam de segurança , como por exemplo, transferências bancárias, comércio eletrônico e informações proprietárias sigilosas, torna as redes de computadores alvos tentadores; · Sistemas de computadores conectados via rede de computadores cooperam de diversas formas para fornecer recursos compartilhados para a comunidade de usuários. Como resultado deste compartilhamento, a segurança da informação de uma dada máquina depende das medidas de segurança empregadas na rede e nas outras máquinas. · O desenvolvimento de novas tecnologias de redes facilita certos tipos de ataques a sistemas de comunicação. Por exemplo, é fácil para um intruso monitorar a transmissão das redes de satélites e de rádios.

Competências Analisar e operar os serviços e funções do sistema operacional de rede; Selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário; Identificar os serviços de administração de sistemas operacionais de rede; Gerenciar e manter um sistema operacional de rede, além de tomar medidas preventivas e corretivas na análise de problemas. Diante desta constatação, Voydock [48] apresenta as seguintes tendências: · O crescente uso de redes de computadores para fornecer acesso remoto às informações torna os ataques às redes de computadores ainda mais atraentes; · O crescente uso de informações sensíveis que necessitam de segurança , como por exemplo, transferências bancárias, comércio eletrônico e informações proprietárias sigilosas, torna as redes de computadores alvos tentadores; · Sistemas de computadores conectados via rede de computadores cooperam de diversas formas para fornecer recursos compartilhados para a comunidade de usuários. Como resultado deste compartilhamento, a segurança da informação de uma dada máquina depende das medidas de segurança empregadas na rede e nas outras máquinas. · O desenvolvimento de novas tecnologias de redes facilita certos tipos de ataques a sistemas de comunicação. Por exemplo, é fácil para um intruso monitorar a transmissão das redes de satélites e de rádios.

Identificar os sistemas operacionais de rede; Habilidades Instalar e configurar os dispositivos de hardware e software de servidores; Identificar os sistemas operacionais de rede; Identificar as necessidades de negócio para o sistema operacional de rede; Identificar serviços e funções dos servidores de arquivo, impressão e internet; Diante desta constatação, Voydock [48] apresenta as seguintes tendências: · O crescente uso de redes de computadores para fornecer acesso remoto às informações torna os ataques às redes de computadores ainda mais atraentes; · O crescente uso de informações sensíveis que necessitam de segurança , como por exemplo, transferências bancárias, comércio eletrônico e informações proprietárias sigilosas, torna as redes de computadores alvos tentadores; · Sistemas de computadores conectados via rede de computadores cooperam de diversas formas para fornecer recursos compartilhados para a comunidade de usuários. Como resultado deste compartilhamento, a segurança da informação de uma dada máquina depende das medidas de segurança empregadas na rede e nas outras máquinas. · O desenvolvimento de novas tecnologias de redes facilita certos tipos de ataques a sistemas de comunicação. Por exemplo, é fácil para um intruso monitorar a transmissão das redes de satélites e de rádios.

Implantar e manter política de segurança; Habilidades Fazer análise diagnóstica para levantar informações sobre a situação do sistema operacional de rede; Implantar e manter política de segurança; Implantar e manter sistemas de recuperação de dados e segurança; Implantar e manter serviços do sistema operacional de rede. Diante desta constatação, Voydock [48] apresenta as seguintes tendências: · O crescente uso de redes de computadores para fornecer acesso remoto às informações torna os ataques às redes de computadores ainda mais atraentes; · O crescente uso de informações sensíveis que necessitam de segurança , como por exemplo, transferências bancárias, comércio eletrônico e informações proprietárias sigilosas, torna as redes de computadores alvos tentadores; · Sistemas de computadores conectados via rede de computadores cooperam de diversas formas para fornecer recursos compartilhados para a comunidade de usuários. Como resultado deste compartilhamento, a segurança da informação de uma dada máquina depende das medidas de segurança empregadas na rede e nas outras máquinas. · O desenvolvimento de novas tecnologias de redes facilita certos tipos de ataques a sistemas de comunicação. Por exemplo, é fácil para um intruso monitorar a transmissão das redes de satélites e de rádios.

Ementa Introdução Instalação, configuração e manutenção de Sistemas Operacionais de Redes; Linux/Windows; Virtualização; Política de segurança; Compartilhamento de Pastas e Impressoras; Administração de Usuário e Grupos; Gerência de Domínios; Diante desta constatação, Voydock [48] apresenta as seguintes tendências: · O crescente uso de redes de computadores para fornecer acesso remoto às informações torna os ataques às redes de computadores ainda mais atraentes; · O crescente uso de informações sensíveis que necessitam de segurança , como por exemplo, transferências bancárias, comércio eletrônico e informações proprietárias sigilosas, torna as redes de computadores alvos tentadores; · Sistemas de computadores conectados via rede de computadores cooperam de diversas formas para fornecer recursos compartilhados para a comunidade de usuários. Como resultado deste compartilhamento, a segurança da informação de uma dada máquina depende das medidas de segurança empregadas na rede e nas outras máquinas. · O desenvolvimento de novas tecnologias de redes facilita certos tipos de ataques a sistemas de comunicação. Por exemplo, é fácil para um intruso monitorar a transmissão das redes de satélites e de rádios.

Aulas práticas sobre Linux e Windows no laboratório. Aulas teóricas e práticas intercaladas. Aulas práticas sobre Linux e Windows no laboratório. Diante desta constatação, Voydock [48] apresenta as seguintes tendências: · O crescente uso de redes de computadores para fornecer acesso remoto às informações torna os ataques às redes de computadores ainda mais atraentes; · O crescente uso de informações sensíveis que necessitam de segurança , como por exemplo, transferências bancárias, comércio eletrônico e informações proprietárias sigilosas, torna as redes de computadores alvos tentadores; · Sistemas de computadores conectados via rede de computadores cooperam de diversas formas para fornecer recursos compartilhados para a comunidade de usuários. Como resultado deste compartilhamento, a segurança da informação de uma dada máquina depende das medidas de segurança empregadas na rede e nas outras máquinas. · O desenvolvimento de novas tecnologias de redes facilita certos tipos de ataques a sistemas de comunicação. Por exemplo, é fácil para um intruso monitorar a transmissão das redes de satélites e de rádios.

Avaliações Trabalhos Diversos no decorrer da disciplina 2 provas Diante desta constatação, Voydock [48] apresenta as seguintes tendências: · O crescente uso de redes de computadores para fornecer acesso remoto às informações torna os ataques às redes de computadores ainda mais atraentes; · O crescente uso de informações sensíveis que necessitam de segurança , como por exemplo, transferências bancárias, comércio eletrônico e informações proprietárias sigilosas, torna as redes de computadores alvos tentadores; · Sistemas de computadores conectados via rede de computadores cooperam de diversas formas para fornecer recursos compartilhados para a comunidade de usuários. Como resultado deste compartilhamento, a segurança da informação de uma dada máquina depende das medidas de segurança empregadas na rede e nas outras máquinas. · O desenvolvimento de novas tecnologias de redes facilita certos tipos de ataques a sistemas de comunicação. Por exemplo, é fácil para um intruso monitorar a transmissão das redes de satélites e de rádios.

MORIMOTO, Carlos E., Servidores Linux – Guia Prático, Sul Editores. Bibliografia MORIMOTO, Carlos E., Servidores Linux – Guia Prático, Sul Editores. SILBERCHATZ, A.; GALVIN, P., Sistemas Operacio-nais Modernos, Pearson Brasil, São Paulo, 2000. MACHADO, F. Arquitetura de Sistemas Operacionais, Rio de Janeiro, Editora LTC, 1997. DANESH, A. Dominando Linux – A Bíblia – São Paulo, Editora Makron, 2000. Diante desta constatação, Voydock [48] apresenta as seguintes tendências: · O crescente uso de redes de computadores para fornecer acesso remoto às informações torna os ataques às redes de computadores ainda mais atraentes; · O crescente uso de informações sensíveis que necessitam de segurança , como por exemplo, transferências bancárias, comércio eletrônico e informações proprietárias sigilosas, torna as redes de computadores alvos tentadores; · Sistemas de computadores conectados via rede de computadores cooperam de diversas formas para fornecer recursos compartilhados para a comunidade de usuários. Como resultado deste compartilhamento, a segurança da informação de uma dada máquina depende das medidas de segurança empregadas na rede e nas outras máquinas. · O desenvolvimento de novas tecnologias de redes facilita certos tipos de ataques a sistemas de comunicação. Por exemplo, é fácil para um intruso monitorar a transmissão das redes de satélites e de rádios.

Sistema Computacional = hardware + software INTRODUÇÃO Sistema Computacional = hardware + software Tipos de Software: Programas do sistema: gerenciam a operação do computador Programas de aplicação: programas de usuário Sistema Operacional: principal programa do sistema, que controla todos os recursos do computador (dispositivos físicos e funções de software).

USUÁRIOS SISTEMA OPERACIONAL HARDWARE

Principais Objetivos Fornecer um ambiente no qual se possa executar programas. Prover uma interface entre o usuário e a máquina permitindo que este interaja com ela. Apresentar ao usuário do computador uma forma amena de utilizar a máquina. Criar uma máquina virtual, de fácil compreensão para o usuário, com características diferentes da máquina física. Realizar o melhor uso possível do hardware disponível, aumentando o desempenho do sistema e diminuindo o custo.

Sistema Operacional dentro da Arquitetura de um Sistema Computacional Compiladores Interpretadores de Comando Editores SISTEMA OPERACIONAL Dispositivos Físicos Micro Arquitetura Linguagem de Máquina Open Office Mozilla Firefox Emule APLICATIVOS PROGRAMAS DO SISTEMA (utilitários) HARDWARE

Tipos de Serviços O sistema operacional fornece um ambiente para a execução de programas através de serviços para os programas e para os usuários desses programas. Alguns serviços não têm como preocupação apenas tornar a máquina mais confortável para o usuário, mas também, para que o próprio sistema seja mais eficiente e seguro. Apesar da forma como esses serviços são oferecidos variar de sistema para sistema, existem algumas classes de serviços que são comuns a todos os sistemas operacionais.

Tipos de Serviços execução de programas. operações de entrada/saída. manipulação de sistema de arquivos. detecção de erros alocação de recursos. Gestão da memória principal proteção.

Interfaceamento com o Usuário Tipos de Serviços Alocação de Recursos Interfaceamento com o Usuário Gestão da Memória SO Gerência de Dispositivos de E/S Controle da Rede Detecção de Erros Execução de Programas

Usuários x Sistema Operacional A visão de cada tipo de usuário é o que a interface com a qual interage lhe disponibiliza Usuário final Programador Aplicativos Utilitários Projetista de SO Sistema Operacional Hardware

Usuários x Sistema Operacional Interfaceamento com o Usuário Controle do modo de entrada de dados e do modo de apresentação das informações na tela do monitor Interface orientada a caractere Interface gráfica (GUI ou WIMP)

Introdução Manipula funções de rede. Sistemas Operacionais para Redes Manipula funções de rede. Eleva o nível de gerência visto em Sistemas Operacionais para a gerência de usuários e recursos na rede. Faz parecer que os recursos acessados são executados nos computadores clientes. Diante desta constatação, Voydock [48] apresenta as seguintes tendências: · O crescente uso de redes de computadores para fornecer acesso remoto às informações torna os ataques às redes de computadores ainda mais atraentes; · O crescente uso de informações sensíveis que necessitam de segurança , como por exemplo, transferências bancárias, comércio eletrônico e informações proprietárias sigilosas, torna as redes de computadores alvos tentadores; · Sistemas de computadores conectados via rede de computadores cooperam de diversas formas para fornecer recursos compartilhados para a comunidade de usuários. Como resultado deste compartilhamento, a segurança da informação de uma dada máquina depende das medidas de segurança empregadas na rede e nas outras máquinas. · O desenvolvimento de novas tecnologias de redes facilita certos tipos de ataques a sistemas de comunicação. Por exemplo, é fácil para um intruso monitorar a transmissão das redes de satélites e de rádios.

Funções de Rede Compartilhar recursos (discos rígidos e impressoras). Segurança de dados. Diagnóstico e solução de problemas (troubleshooting). Controle administrativo.

Exemplos de Sistemas Operacionais de Redes Windows NT Server Windows 2000 Server Windows 2003 Server Windows 2008 Server Novell Netware Unix Linux Solaris