Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Transcrição da apresentação:

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Informática (FACIN-PUCRS) Introdução a Organização de Computadores Parte 1 – Visão Geral de Organização e Arquitetura de Computadores Ney Calazans Última alteração: 08/03/2013 1

Acesso ao Material e Pontos de Contato Org_Comp Material da disciplina disponível nas páginas http://www.inf.pucrs.br/~calazans/undergrad/orgcomp_EC.html http://www.inf.pucrs.br/~calazans/orgcomp_mat.html Contato com o professor mailto:ney.calazans@pucrs.br

Uma Visão das Disciplinas de Arq./Org. Computadores 1. Álgebra Booleana

Uma Visão das Disciplinas de Arq./Org. Computadores 1. Álgebra Booleana 2. Circuitos Digitais F

Uma Visão das Disciplinas de Arq./Org. Computadores 3. Comb / Seqüenciais 1. Álgebra Booleana 2. Circuitos Digitais F

Uma Visão das Disciplinas de Arq./Org. Computadores Modelo de von Neumann ou de Harvard 4. Bloco de Dados 4. Bloco de Controle 3. Comb / Seqüenciais 3. Comb / Seqüenciais 1. Álgebra Booleana 1. Álgebra Booleana 2. Circuitos Digitais 2. Circuitos Digitais F F ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

Modelo de von Neumann ou de Harvard Uma Visão das Disciplinas de Arq./Org. Computadores 5. Arquitetura Modelo de von Neumann ou de Harvard 4. Bloco de Dados 4. Bloco de Controle 3. Comb / Seqüenciais 3. Comb / Seqüenciais 1. Álgebra Booleana 1. Álgebra Booleana 2. Circuitos Digitais 2. Circuitos Digitais F F Arquitetura = visão do programador

Modelo de von Neumann ou de Harvard Uma Visão das Disciplinas de Arq./Org. Computadores 5. Arquitetura Modelo de von Neumann ou de Harvard 4. Bloco de Dados 4. Bloco de Controle 3. Comb / Seqüenciais 3. Comb / Seqüenciais 1. Álgebra Booleana 1. Álgebra Booleana 6. Barramentos 2. Circuitos Digitais 2. Circuitos Digitais F F 6. Barramentos Comentar: importância de memórias cache e back plane

Modelo de von Neumann ou de Harvard Uma Visão das Disciplinas de Arq./Org. Computadores 5. Arquitetura Modelo de von Neumann ou de Harvard 4. Bloco de Dados 4. Bloco de Controle 3. Comb / Seqüenciais 3. Comb / Seqüenciais 1. Álgebra Booleana 1. Álgebra Booleana 6. Barramento 7. MEMÓRIA 2. Circuitos Digitais 2. Circuitos Digitais F F 6. Barramento

Modelo de von Neumann ou de Harvard Uma Visão das Disciplinas de Arq./Org. Computadores 5. Arquitetura Modelo de von Neumann ou de Harvard 4. Bloco de Dados 4. Bloco de Controle 3. Comb / Seqüenciais 3. Comb / Seqüenciais 1. Álgebra Booleana 1. Álgebra Booleana 6. Barramento 7. MEMÓRIA 2. Circuitos Digitais 2. Circuitos Digitais F F 6. Barramento 8. ENTRADA/ SAÍDA

Modelo de von Neumann ou de Harvard Uma Visão das Disciplinas de Arq./Org. Computadores 5. Arquitetura Modelo de von Neumann ou de Harvard 4. Bloco de Dados 4. Bloco de Controle 3. Comb / Seqüenciais 3. Comb / Seqüenciais 1. Álgebra Booleana 1. Álgebra Booleana 6. Barramento 7. MEMÓRIA 2. Circuitos Digitais 2. Circuitos Digitais F F 6. Barramento 8. ENTRADA/ SAÍDA 9. Paralelismo (multi-processamento)

Sumário 1 - Sistemas Digitais Org_Comp 1 - Sistemas Digitais 2 - Projeto de SDs Auxiliado por Computador 3 - Organização x Arquitetura

1 - Sistemas Digitais – Definição Estrutural Sistema Digital – Um Aparato dotado de conjuntos finitos de entradas e saídas e capaz de processar informação representada sob forma numérica. Em francês, systèmes numériques! Sistema Digital Processamento Numérico de Informação Entradas Saídas E(1) Î C(1) E(2) E(K-2) E(K) E(K-1) S(1) C(K+1) S(2) S(3) S(L) S(L-1) C(2) C(K-2) C(K-1) C(K) C(K+2) C(K+3) C(K+L-1) C(K+L)

Sumário 1 - Sistemas Digitais Org_Comp 1 - Sistemas Digitais 2 - Projeto de SDs Auxiliado por Computador 3 - Organização x Arquitetura

2 - Projeto de SDs Auxiliado por Computador Estrutura Geral de CAD Interface Gráfico-textual Arcabouço de Projeto (framework) Descrições de projeto Ferramentas de projeto Bibliotecas

2 - Exemplo de Sistema de Projeto Xilinx ISE Componentes do projeto: arquivos, dispositivos, bibliotecas Ferramentas de projeto, relatórios Janela de mensagens Janela de edição

2 - Exemplo de Sistema de Projeto - cont. Simulador Active-HDL, da ALDEC Janela de Simulação: sinais, formas de onda, medidas, etc Janela de Recursos: módulos, arquivos de teste, bibliotecas, scripts

2 - Exemplo de Sistema de Projeto - cont. Representação Física Pinos do chip Blocos lógicos: portas, flip-flops,etc Fios e outros recursos de comunicação (muxes, switch boxes)

Sumário 1 - Sistemas Digitais Org_Comp 1 - Sistemas Digitais 2 - Projeto de SDs Auxiliado por Computador 3 - Organização x Arquitetura

3 - Organização x Arquitetura Organização de Computadores – A visão abstrata do engenheiro (elétrico, de computação) de um computador Descrição contendo transistores, portas lógicas, registradores, unidades lógico-aritméticas, fios, multiplexadores, etc. Arquitetura de Computadores – A visão abstrata do programador de baixo nível (linguagem de montagem, em inglês, assembly language) Descrição em termos de: instruções que o processador executa, registradores que se usa para armazenar dados, a linguagem de programação de montagem, os modos de endereçamento, os formatos de instruções, etc.

3 - Organização x Arquitetura Afinal, o que é um processador (ou computador)? Uma definição: Máquina com capacidade de acesso a meios de armazenamento onde estão estocadas informações a serem processadas e as informações que dizem como processar as primeiras. Também se chama o processador principal de um computador de CPU ( do inglês, Central Processing Unit) As informações a serem processadas – são os dados As informações de como processar dados – são os programas Programas – sequência de instruções, retiradas de um conjunto fixo de instruções reconhecidas como tal pelo processador Funcionamento de um processador: repetir, infinitamente, a sequência de 3 ações: buscar instrução, identificar instrução buscada, executar instrução buscada A execução de instruções pode incorrer em acesso a dispositivos de entrada e saída

3 - Modelo Geral de um Processador – Detalhes Processador ou CPU ou Core Bloco de Controle Controles Status Comandos Qualificadores Bloco de Dados Dados de Entrada Dados de Saída Comentar: FPU, MMU, Caches, CPU hoje é chamada de core 4

3 - Modelo Geral de um Computador MEMÓRIA DE DADOS CPU Bloco de Controle Bloco de Dados MEMÓRIA DE PROGRAMA INPUT/OUTPUT 4

3 - Organização x Arquitetura Existem modelos gerais que estabelecem as formas de implementação da máquina computador Classificação de organizações de computadores Modelo von Neumann – dados e programas compartilham um meio de armazenamento único Mais simples, menos restritivo, menos eficiente – dados e programas misturados permitem ao programador facilmente intercambiar a semântica de dados e programas ao longo do tempo Modelo Harvard – dados e programas mantidos em meios de armazenamento distintos Mais propenso a fomentar paralelismo, mais caro, mais complexo – dados e programas separados permitem que ambos sejam facilmente tratados em paralelo

3 - Interface CPU-Mem., von Neuman, e Busca Memória address CPU PC 201 200 data 200 ADD r5,r1,r3 ADD r5,r1,r3 IR

3 - Interface CPU - memória no modelo Harvard address CPU Memória de Dados data PC address Memória de Instruções data

3 - von Neumann vs. Harvard Harvard permite duas operações de memória simultâneas (leitura de instrução e leitura ou escrita de dado) A maioria dos processadores DSP (celulares, telecom, câmeras digitais,…) usam organização Harvard Produzem maior largura de banda de memória Seja lá o que for largura de banda?? Tempo de acesso a dados mais previsível Porquê?