CUIDADOS EM SAÚDE BUCAL INTEGRADOS EM VISITA DOMICILIAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA Primeiramente, gostaria de agradecer a presença de todos em especial dos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Referência Descentralizado Dr. Paulo Ivo Cortez de Araujo
Advertisements

Apresentação 4 Oficina 2 - Sul
São realizadas, predominantemente, atividades de educação em saúde seguindo conteúdos de a programática de programas do Ministério da Saúde, não baseadas.
Saúde Bucal na esfera pública
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
Programa de Saúde da Família
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
Como funcionam as unidades de saúde da familia
COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE SAÚDE BUCAL
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
RECURSOS HUMANOS Prof.ª Dr.ª Ana Daniela Silveira.
Médias de CPO-D aos 12 anos no Brasil em 2003 de acordo com macrorregião Perdido 3,5 3,19 Obturado 3,13 3,16 Obt/Cariado 3,0 Cariado 2,78 2,5 2,30.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
PROGRAMA CARIOCA RINDO A TOA
Alexandre de Araújo Pereira
REVISANDO.... REVISANDO... SAÚDE DA FAMÍLIA PSF  Reorganizar a Atenção Básica (Porta de Entrada)  Consolidação do SUS. Ações Individuais e Coletivas.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
ESF Integralidade da assistência
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Disciplina: Informática Aplicada I Atividade 2 – Power Point
MARIA AUXILIADORA ZANIN
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
Atenção à Saúde da Família e Comunidade
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ENVELHECIMENTO E SAÚDE DA PESSOA IDOSA
Saúde Bucal anos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
Políticas Públicas de Saúde: PSF
INTEGRAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PSF DO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA.
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
10ª Reunião Plenária da CNPD
Quem somos? Nossos objetivos Nossas atividades Como ajudar?
Saúde Integrada Modelo de Gestão Vale Novembro 2015.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Coordenadoria de Assistência Médica e Psicossocial – TRE-SP
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Hipertensão Arterial e Saúde Bucal. SAÚDE BUCAL NA ATENÇÃO BÁSICA Com a implantação do SUS na década de 1990, houve a necessidade de reorganizar as ações.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Programa Saúde da Família
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Paloma Gabrielly Amorim Monteiro Antonio Dean Barbosa Marques
Lílian Rodrigues de Oliveira
São realizadas, predominantemente, atividades de saúde seguindo conteúdos de programas do Ministério da Saúde, e não baseadas no conhecimento dos indivíduos.
OSP I Odontologia Social e Preventiva
Apesar do aparente conhecimento teórico do que é Educação em Saúde por parte dos profissionais, há evidências de execução da educação baseada na mistura.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal.
Compilação dos Dados Pólo III Ana Carla Dantas Keila Márcia Luciana Carceroni Paola Batista.
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE
Transcrição da apresentação:

CUIDADOS EM SAÚDE BUCAL INTEGRADOS EM VISITA DOMICILIAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA Primeiramente, gostaria de agradecer a presença de todos em especial dos meus colegas de trabalho. Gostaria de agradecer o pessoal da regional também por dar a nos a chance de mostra o nosso trabalho, um pouquinho do que eh feito em nosso dia-a-dia. O Nosso trabalho fala sobre Saúde Bucal em visita domiciliar, e para ilustrar um pouco essa situação a gente trouxe um relato de experiencia.

Primeiramente, gostaria de agradecer a presença de todos em especial dos meus colegas de trabalho. Gostaria de agradecer o pessoal da regional também por dar a nos a chance de mostra o nosso trabalho, um pouquinho do que eh feito em nosso dia-a-dia. O Nosso trabalho fala sobre Saúde Bucal em visita domiciliar, e para ilustrar um pouco essa situação a gente trouxe um relato de experiencia. 2

1 Universidade (Unisul) 1 Curso THD (Qualificar) www.tubarao.sc.gov.br Tubarão 97.000 habitantes 23 ESF (19 ESB) 1 CEO tipo II 38 CDs na rede 1 Universidade (Unisul) 1 Curso THD (Qualificar) Primeiramente, gostaria de agradecer a presença de todos em especial dos meus colegas de trabalho. Gostaria de agradecer o pessoal da regional também por dar a nos a chance de mostra o nosso trabalho, um pouquinho do que eh feito em nosso dia-a-dia. O Nosso trabalho fala sobre Saúde Bucal em visita domiciliar, e para ilustrar um pouco essa situação a gente trouxe um relato de experiencia. 3

EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO BAIRRO SÃO LUÍS – TUBARÃO/SC Equipe de Saúde Bucal: CD: Dimas João Rodrigues Neto ACD: Sônia de Souza Coordenação de Saúde Bucal Tubarão/SC: CD: Wladimir Vinicius Pimenta Primeiramente, gostaria de agradecer a presença de todos em especial dos meus colegas de trabalho. Gostaria de agradecer o pessoal da regional também por dar a nos a chance de mostra o nosso trabalho, um pouquinho do que eh feito em nosso dia-a-dia. O Nosso trabalho fala sobre Saúde Bucal em visita domiciliar, e para ilustrar um pouco essa situação a gente trouxe um relato de experiência.

INTRODUÇÃO O Programa da Saúde da Família que teve início a partir da década de 90, destaca-se por modificar a atenção em saúde para a família e não somente para o individuo. Antes de começar a falar da nossa experiência em si, vamos fazer uma breve introdução sobre alguns temas que vale a pena estarmos atento,.... Destaca em oposição ao modelo tradicional, que encontrava-se centrado na doença e no hospital. Atualmente, a estratégia prioriza as ações de proteção e promoção de saúde dos indivíduos da família, tanto crianças como adultos, sadios ou doentes, de forma integral e contínua. Os últimos anos têm sido marcados por grandes mudanças nas políticas de saúde no Brasil,

INTRODUÇÃO Implantação da equipe de Saúde Bucal: Portaria nº. 1.444 do MS, publicada no Diário Oficial da União em 29 de Dezembro de 2000. Ampliação do acesso coletivo às ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal e a conseqüente melhoria de indicadores epidemiológicos em toda a nação brasileira. Porem, somente em 29 de Dezembro de 200, atravesda portaria....houve a implementacao.... Que fez com que houvesse uma.....

VISITA DOMICILIAR Visita Domiciliar (VD), conjunto de ações de saúde voltadas para o atendimento, tanto educativo quanto assistencial, além de apresentar-se como uma atividade com o intuito de subsidiar a intervenção no processo saúde-doença de indivíduos ou no planejamento de ações visando a promoção de saúde da coletividade. Ministério da Saúde, 2003. Dentre os serviços preconizados pelo ESF, inclui-se a Visita Domiciliar (VD), ....A VD é caracterizada como....

VISITA DOMICILIAR A maior parte da população beneficiada pelas visitas domiciliares, são os pacientes acamados ou idosos com doenças crônicas que encontram-se impossibilitados ou com dificuldade de deslocamento até os centro de atendimento e a unidade de saúde. Dias NHNS, 2002. Obviamente que não iremos estar nos deslocando da nossa unidade para estar atendendo a populacao que tem que condicoes plenas de estar indo ate a unidade, A VD deve ser dada a prioridade aqueles pacientes que estao impossibilitados de ir até a nóssa Unidade.

VISITA DOMICILIAR Assim, a VD representa uma estratégia de atenção à saúde que engloba muito mais do que o simples fornecimento de um tratamento, ela se apresenta como um método que amplia a dimensão do assistir, não tendo seu enfoque na doença, mas na promoção, manutenção e recuperação da saúde do ser humano na perspectiva de sua família.

VISITA DOMICILIAR Para a manutenção da saúde do acamado é vital que se tenha um acompanhamento rigoroso de sua saúde bucal. Evitando assim, o desencadeamento e/ou agravamento de doenças relacionadas não só ao sistema estomatognático como doenças de caráter sistêmico: doenças do aparelho circulatório; distúrbios neuromusculares; doenças do aparelho digestivo; bem como os aspectos relacionados a saúde psicológica e mental (qualidade de vida, auto-estima); O Que isso vem a nos mostrar, que não ébobagem falar que a saúde começa pela boca, Gente euma h humanamente impossível uma pessoa ser saudável com uma boca num caos, boca lá esquecida, isso é impossível. Isso não sou eu que falo, isso a literatura vem mostrando e ela comprova a associação de doenças de caráter sistêmico relacionadas com uma má condição bucal.

PRESENTE TRABALHO O presente trabalho, traz informações sobre a importância da saúde bucal na visita domiciliar do ESF, e traz o relato de uma experiência de tratamento realizado com paciente acamado, sendo que procedimentos curativos e preventivos foram realizados na própria residência do paciente. Nessa visao.....Onosso trabalho vem a trazer.....

OBJETIVOS Geral: Apresentar experiência de tratamento odontológico em domicílio para paciente acamado como parte dos procedimentos constantes da Visita Domiciliar dentro do ESF, na equipe do bairro São Luís no Município de Tubarão/SC.

OBJETIVOS Específicos:   Destacar a importância da integração da equipe de saúde bucal a ESF; Relatar experiência existente em saúde bucal no tratamento domiciliar de paciente atendido pelo ESF;

VD NA ESF SÃO LUIS Importância do ACS ; Trabalho integrado; (Medicina, Enfermagem e Odontologia) .... Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Psiquiatria, ... As visitas domiciliares naquela unidade, são previamente agendadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde. A medica e a enfermeira na sua visita na consulta constadada a necessidade de ttto odontologico, ela nos nos comunica e nos agendamos para uma proxima visita.... No nosso caso, na consulta realizada pela medica o paciente relatou dor no lado esquerdo da regiao inferior da boca, entao ela me comuncia e entao agendamos um novo encontro....

RELATO DE CASO Paciente: E.P.C Sexo Masculino 65 anos HAS controlada há 5 anos. Seqüela motora secundária a AVC isquêmico prévio.

RELATO DE CASO Exame Clínico: bom estado geral, lúcido orientado e consciente, hidratado, corado, eupnêico e afebril. PA: 120 x 80 mmHg Dor do lado esquerdo da face.

RELATO DE CASO Exame Clínico oral: periodontite generalizada; cárie extensa no elemento 37; Mobilidade no 37; PPR inferior insatisfatória;

RELATO DE CASO Plano de Tratamento: IHO ao paciente e aos responsáveis; Exodontia do 37; TTO periodontal básico nos demais elementos; Conserto de PPR inferior;

RELATO DE CASO Primeira VD: Instrução de Higiente Oral ao paciente e aos responsáveis; Possibilidade do Tratamento ser realizado em domicilio;

RELATO DE CASO Segunda VD: Anestesia, Exodontia e sutura no elemento 37; Cuidados pós –operatórios; Terapia com analgésicos

RELATO DE CASO Terceira VD: Remoção da sutura; Raspagem dos demais elementos; Conserto da PPR;

RESULTADOS VD é uma estratégia que apresenta como vantagens: Presença do profissional de saúde in loco para levar informações de saúde ao grupo familiar, permitindo, com isto, uma visualização de condições peculiares de habitação, higiene e hábitos de vida; Melhor relacionamento do grupo familiar com o profissional de saúde por ser sigiloso e menos formal; Tempo disponível é maior do que quando o atendimento é realizado nas dependências dos serviços de saúde.

RESULTADOS Observa-se um atendimento com enfoque multidisciplinar com médico, cirurgião-dentista, enfermeiro e auxiliares de enfermagem e odontologia, atuando de forma conjunta e integrada, beneficiando assim o paciente assistido. Saude bucal como apendice....

CONSIDERAÇÕES FINAIS Para tal, basta que as práticas diárias envolvam uma cumplicidade de toda a equipe, com objetivos conjuntos, diálogo e parcerias em todas as suas atividades. O resultado satisfatório como o alcançado no tratamento do paciente E.P.C., é o alvo de toda equipe comprometida com o alcance dos objetivos do ESF. Soh eh necessario forca de vontade, engajamento e envolvimento de toda a equipe.... Isso não é solidariedade nem trabalhovoluntario, isso faz parte do nosso trabalhopode e deve ser feito....

Soh eh necessario forca de vontade, engajamento e envolvimento de toda a equipe.... Isso não é solidariedade nem trabalhovoluntario, isso faz parte do nosso trabalhopode e deve ser feito.... 25

CONSIDERAÇÕES FINAIS Para que resultados positivos sejam alcançados é necessário que cada profissional desprenda-se de seus estereótipos, analise criticamente suas concepções, valores e atitudes, buscando a participação dos outros colegas de trabalho e a integração da família assistida. Palestras....