UNIVERSIDADE FEDERAL DOS ESPÍRITO SANTO – UFES CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS - CCHN DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA - DPGEO LABORATÓRIO DE GEOMÁTICA.

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS ESPÍRITO SANTO – UFES CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS - CCHN DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA - DPGEO LABORATÓRIO DE GEOMÁTICA DA UFES - LGU PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV Capítulo 4

CAPTURA DE DADOS PARA SIG SGBD: os procedimentos para aquisição e manipulação do Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados correspondem a aproximadamente 75% dos esforços físicos, financeiros e intelectuais de um projeto envolvendo SIG; QUAIS OS QUATRO TIPOS DE DADOS QUE FAZEM PARTE DE UM SIG??? TEXTUAIS; A, B, C, D.... NUMÉRICOS; 1,2, 3, VETORIAIS;MATRICIAIS OU RASTER;

O DADO NUMÉRICO PODE SER CLASSIFICADO EM: NOMINAL: ORDINAL: INTERCALADO: DIVIDIDO: corresponde ao atributo que, representando um item específico, não necessariamente obedece a uma determinada seqüência, como, por exemplo, tipos de solos ou de árvores de uma determinada região; apresentam-se como listas de classes discretas, com uma certa ordem inerente, como, por exemplo, as classes de rios (primeira, segunda, terceira ordem), a classe dos níveis de educação (primério, secundário, universitário e pós-graduação) ; representa um determinado intervalo natural e que tem um significado particular, ou seja, a diferença entre 10º C e 20ºC é a mesma que entre 90ºC e 100ºC. têm as mesmas características que os dados intercalados, acrescentado-se que, por definição, eles têm um origem inicial, que é o ponto zero, por exemplo, renda per capita e precipitação anual das chuvas;

O SÃO RELAÇÕES TOPOLÓGICAS??? São os detalhes das conexões entre objetos espaciais, como, por exemplo, as informações sobre quais são as áreas limitadas por segmentos e suas posições relativas.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE DADO VETORIAL E DADO RASTER ??? VETORIALRASTER Refere-se à representação gráfica do mundo real por meio de pixel (picture element) ou células, com forma poligonal regular, geralmente quadradas, que são definidos pelas suas posições em relação às colunas e linhas de uma malha. EXEMPLO É a representação gráfica do mundo real por meio de sistemas de coordenadas, dessa forma, a unidade fundamental do dado vetorial é o par de coordenadas x, y.

LINHAS COLUNAS CAMPO (b) (a) (c) Y X REPRESENTAÇÃO DE DADO VETORIAL (1) E RASTER (2)

a) Imagem codificada 2 n 92,55 -12,3 -32,351 53,8-3,4 1,5 b) Imagem contínua c) Imagem binária d) Imagem ternária TIPOS DE ARQUIVOS RASTER

OS PLANOS DE INFORMAÇÃO (PI) POSSUEM TRÊS CARACTERÍSTICAS PRINICIPAIS: RESOLUÇÃO ORIENTAÇÃO CONTIGUIDADE É a mínima dimensão linear da menor unidade do espaço geográfico que foi registrada. Ângulo ente o Norte verdadeiro e a direção definida pelas colunas do modelo raster, no modelo vetorial ao ângulo entre o Norte verdadeiro e qualquer linha contida no PI. Corresponde às localizações adjacente que possuem o mesmo atributo. Ex: Curvas de nível.

O QUE SE ENTENDE POR FORMATO??? Formato é modo como os dados são organizados para permitir a sua manipulação. O formato DXF (Drawing Interchange Files), desenvolvido pela AutoCad da AutoDesk Inc é dividido em quatro blocos principais: CABEÇALHO: TABELAS: BLOCOS: ENTIDADES: (header section), que contém as variáveis de configuração do AutoCad e seus respectivos valores; (tables section), que contém a definição prévia de todos os tipos de linhas, estilos de texto e níveis de informação (layers) a serem referenciados nas seções de blocos e entidades; (blocks section), que contém a construção dos blocos que são entidades gráficas compostas por várias entidades primitivas utilizados no desenho; (entities section), que correspondem às linhas, arcos, textos e inserção de blocos que armazenam as informações, via grupos de códigos; EXEMPLO

GRUPO DE CÓDIGOS DESCRIÇÃOGRUPO DE CÓDIGOS DESCRIÇÃO 0 Identifica o início de uma entidade, tabela de entrada, ou separador de arquivo Outras coordenadas Y 1 O valor do texto primário de uma entidade 30 Coordenada primária Z 2 Um nome; etiqueta de atributo, nome do bloco etc Outras coordenadas Z 3-4 Outros textos 38 Se não for zero a elevação da entidade 5 Entidade expressa como um texto hexadecimal 39 Se não for zero a espessura da entidade 6 Nome do tipo de linha Valores de pontos decimais 7 Nome do estilo de texto 49 Valores repetidos 8 Nome dos níveis de informação (layer) Ângulos 9 Identifica o nome da variável 62 Número da cor 10 Coordenada primária do X (ponto inicial de uma linha) 66 Outras entidades Outras coordenadas X Valores inteiros 20 Coordenada primária Y 210,220,230 Componentes X, Y e Z de direção de extrusão ORGANIZAÇÃO DOS DADOS EM FORMATO DXF. O CÓDIGO DO GRUPO 999 É DESTINADO A COMENTÁRIOS

QUAIS OS PROCESSOS DE CAPTURA DE DADOS ??? DIGITAÇÃODIGITALIZAÇÃO Processo utilizado para captura de dados por meio do mouse e mesa digitalizadora. Processo utilizado para captura de dados que se utilizam do teclado do computador para acionar comandos;

CONSIDERAÇÕES SOBRE A DIGITALIZAÇÃO As dimensões de uma mesa digitalizadora pode variar de 25 x 25 cm até 200 x 150 cm; Para iniciar o processo de captura de dados, o mapa é fixado na mesa digitalizadora e pontos de controle são identificados, tais como interseção de estradas e pontos geodésicos; O número de pontos de controle depende da escala do mapa: quanto maior a escala, menor o número de pontos de controle a ser coletado; PONTOS são capturados acionando-se uma vez o mouse; RETAS, digitalizando-se o primeiro e o último ponto; CURVAS são capturadas deslocando-se lentamente o mouse do início ao fim da curva, e POLÍGONOS, partindo-se de uma origem, transferindo-se todas as retas e curvas até retornar ao ponto inicial.

QUAIS SÃO OS PROBLEMAS ASSOCIADOS À CAPTURA MANUAL DE DADOS ???? O meio analógico é instável, cada vez que o mapa é removido da mesa, a nova sessão deve iniciar pelo reconhecimento dos pontos de controle; Nem sempre os mapas revelam precisão, por exemplo, em vales estreitos, torna-se muito difícil a separação entre riachos, estradas de ferro e rodovias que ocorram simultaneamente no vale; A fadiga do operador deve ser levada em consideração; Nem sempre os mapas originalmente foram desenhados para serem digitalizados. Os mapas, com o passar do tempo, podem sofrer efeitos da dilatação térmica;

ERRO TOTAL Durante o processo de captura de dados, numerosos erros podem ser encontrados, sendo o erro total o somatório de vários erros que pode ser expresso pela seguinte equação: ERRO TOTAL = f(a) + f(m) + f(c) + f(d) + f(e) + f(p) + f(RMS) + f(pe) + f(id) + f(at) + f(hi) + I Em que: f(a) = transformação da superfície esférica da Terra em superfície plana; f(m) = precisão da medida localizada na Terra (projeção cartográfica e datum); f(c) = interpretação cartográfica; f(d) = erro do desenho devido ao tamanho das linhas; f(d) = estabilidade do material (dobras, emendas etc); f(p) = erro no processo de digitalização; f(RMS) = precisão do erro médio quadrático; f(pe) = precisão do equipamento (armazenamento de dados, número de dígitos); f(id) = idade do mapa; f(at) = descrição dos atributos ligados aos dados espaciais; f(hi) = dados históricos do mapa; I = erros adicionais não explicados.

DEFINIÇÃO DE INCERTEZA, PRECISÃO, EXATIDÃO, ACURÁCIA E ERRO Conceito ou a condição de estar em dúvida sobre um valor; Grandeza estática que mede a dispersão, sendo, portanto, uma medida de repetibilidade das observações. É a medida de aproximação entre um modelo matemático e o fenômeno representado. Uma distribuição possui acurácia se, dado algum intervalo de probabilidade, ela contém a resposta verdadeira. INCERTEZA PRECISÃO EXATIDÃO ACURÁCIA ERRO É a diferença entre um valor medido ou calculado e o valor correto. EXEMPLO

REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DA EXATIDÃO, PRECISÃO E ACURÁCIA Exatidão Precisão Valor verdadeiro

COMO GARANTIR A QUALIDADE DOS DADSO EM UM SIG ??? Para garantir a qualidade dos dados em um SIG, é indispensável que sejam realizados testes para garantir a acurácia dos dados, uma vez que é praticamente impossível um SIG trabalhar com dados exatos. Um dos procedimentos mais simples é determinar os ERROS DE COMISSÃO (EC) e de OMISSÃO (EQ), que variam entre 0 e 1 (maior erro). ERRO DE COMISSÃO (EC) ERRO DE OMISSÃO (EO) É aquele decorrente da interpretação de pixels que não existem no terreno. É a não interpretação de pixels existentes no terreno. 1 º EXEMPLO PRÁTICO Imaginemos que um MAPA DE SOLO foi produzido a partir de interpretações de IMAGENS DE SATÉLITE, tendo sido identificados os seguintes tipos de solo: ARENOSO, ARGILOSO,ARENO-ARGILOSO e ARGILO-ARENOSO. O mapa Pedológico produzido apresentou 64 PIXELS que representam os solos (MAPA PEDOLÓGICO INTERPRETADO): ARENOSO = CATEGORIA 1; ARGILOSO = CATEGORIA 2; ARENO-ARGILOSO = CATEGORIA 3; ARGILO-ARENOSO = CATEGORIA 4. Foram realizadas etapas de campo e produzido um MAPA PEDOLÓGICO REAL representando a realidade. Embora o número de pixels seja o mesmo, há diferenças entre os dois. Para analisar quantitativamente a ACURÁCIA, foram calculados o EC e o EO. VEJA OS MAPAS

MAPA PEDOLÓGICO INTERPRETADO (IMAGEM SATÉLITE) Colunas Linhas CATEGORIA 1 (Total: 13 Pixels): L1,C1; L1,C2; L1,C3; L2,C1; L2,C2; L2,C3; L3,C1; L3,C2; L3,C3; L7,C5; L7,C6; L8,C5; L8,C CATEGORIA 2 (Total: 25 Pixels): L1,C4; L1,C5; L2,C4; L2,C5; L3,C4; L3,C5; L4,C1; L4,C2; L4,C4; L4,C5; L4,C8; L5,C1; L5,C2; L5,C3; L5,C4; L5,C5; L5,C7; L5,C8; L6,C7; L6,C8; L7,C7; L7,C8; L8,C7; L8,C CATEGORIA 3 (Total: 18 Pixels): L1,C6; L1,C7; L1,C8; L2,C6; L2,C7; L3,C6; L3,C7; L3,C8; L4,C6; L4,C7; L5,C5; L7,C1; L7,C2; L7,C3; L8,C1; L8,C2; L8,C3; L8,C CATEGORIA 4 (Total: 8 Pixels): L2,C8; L6,C1; L6,C2; L6,C3; L6,C4; L6,C5; L6,C6; L7,C

MAPA PEDOLÓGICO REAL (TRABALHO DE CAMPO) Colunas Linhas CATEGORIA 1 (Total: 15 Pixels): L1,C1; L1,C2; L1,C3; L1,C4; L2,C1; L2,C2; L2,C3; L2,C4; L3,C1; L3,C2; L3,C3; L3,C8; L4,C7; L4,C8; L5,C CATEGORIA 2 (Total: 22 Pixels): L1,C5; L1,C6; L2,C5; L2,C6; L3,C4; L3,C5; L3,C6; L4,C1; L4,C2; L4,C3; L4,C4; L4,C5; L5,C1; L5,C2; L5,C3; L5,C4; L5,C5; L5,C7; L6,C7; L6,C8; L7,C7; L7,C CATEGORIA 3 (Total: 9 Pixels): L1,C7; L1,C8; L2,C7; L2,C8; L3,C7; L4,C6; L5,C6; L7,C1; L7,C CATEGORIA 4 (Total: 18 Pixels): L6,C1; L6,C2; L6,C3; L6,C4; L6,C5; L6,C6; L7,C3; L7,C4; L7,C5; L7,C6; L8,C1; L8,C2; L8,C3; L8,C4; L8,C5; L8,C6; L8,C7; L8,C

A PARTIR DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS LINHAS E COLUNAS DOS MAPAS INTERPRETADO (IMAGEM DE SATÉLITE) E REAL (TRABALHO DE CAMPO), PODEMOS CRIAR UMA TABELA DE VALIDAÇÃO CRUZADA PARA AUXILIAR O CALCULO DO EC E EO. VEJA O RESULTADO FINAL

UTILIZANDO OS DADOS CONTIDOS NOS EXEMPLOS ANTERIORES, TABELA DE VALIDAÇÃO CRUZADA PARA CÁLCULO DE EC E EQ (1 - 44/64) 0,31 - (1 - 7/18) 0,61 (1 - 8/9) 0,11 (1 - 20/23) 0,13 (1 - 9/14) 0,36 Erro de Omissão TOTAL (1 – 7/8) 0, Argilo- arenoso (4) (1 - 8/17) 0, Areno- argiloso (3) (1 - 20/23) 0, Argiloso (2) (1 - 9/13) 0, Arenoso (1) Erro de ComissãoTOTAL Argilo- arenoso (4) Areno- argiloso (3) Argiloso (2) Arenoso (1) Mapa Interpretado Mapa Real EXPLICAÇÃO DA TABELA Percebe-se que o menor ERRO DE OMISSÃO refere-se ao SOLO ARENO-ARGILOSO (0,11), ou seja, somente 1 pixel encontrado no mapa real não correspondeu ao seu equivalente no mapa interpretado. EXPLICAÇÃO DA TABELA Percebe-se que o menor ERRO DE COMISSÃO refere-se ao SOLO ARGILO-ARENOSO (0,13) e SOLO ARGILOSO (0,13). Por exemplo, para o SOLO ARGILO-ARENOSO, em cada um deles, somente 1 pixel encontrado no mapa interpretado não correspondeu ao seu equivalente no mapa real (no campo).

Para avaliações mais elaboradas, recomendamos o cálculo do ÍNDICE DE KAPPA, que mede a acurácia dos dados espaciais, desde que dados colecionados em campo sejam utilizados como referência. O ÍNDICE DE KAPPA (IK) varia de 0 a 1, e os dados serão mais acurados quanto mais o índice se aproximar de 1. 2 o EXEMPLO PRÁTICO Tomemos como exemplo duas matrizes 5 x 4, portanto com grau de liberdade de igual a 19, uma representando um MAPA DE VEGETAÇÃO INTERPRETADO, seja a partir de imagens de satélite, seja produzido a partir de compilação bibliográfica, e outro mapa derivado de um exaustivo TRABALHO DE CAMPO. As categorias são as seguintes: MATA NATIVA = CATEGORIA 1; REFLORESTAMENTO = CATEGORIA 2; CAPOEIRA = CATEGORIA 3; CULTURA AGRÍCOLA = CATEGORIA 4.

TOTAL VERDADE DE CAMPO BANCO DE DADOS TABULAÇÃO CRUZADA RÉPRESENTANDO AS COINCIDÊNCIAS ENTRE O MAPA DE VEGETAÇÃO INTERPRETADO E O MAPA DERIVADO DOS TRABALHOS DE CAMPO. MAPA INTERPRETADO DA VEGETAÇÃO MAPA DE VEGETAÇÃO RESULTANTE DOS TRABALHOS DE CAMPO O ÍNDICE KAPPA é calculado de acordo com a seguinte equação: Em que: D: Soma dos valores encontrados na diagonal; T: Total dos pixels examinados; Q: (2 * 4/ * 7/ * 4/ * 5/20) = 5,4 Neste caso, o ÍNDICE KAPPA será: CONCLUSÃO Portanto os dados em exame não são acurados o suficiente para os procedimentos e simulações em SIG. Espera-se que dados possuindo u IK superior a 0,65 façam parte de banco de dados que são utilizados pelos SIGs.

A quantificação do erro operacional é feita utilizando-se o ERRO MÉDIO QUADRÁTICO (Root Mean Square – RMS) no eixo das ordenadas e abscissas e, por fim, o cálculo do RMS total será representado graficamente como a hipotenusa de um triângulo retângulo. O RMS calculado pode ser calculado segundo três perspectivas diferentes: Escala do mapa; Probabilidade de erro de um objetivo ser alcançado; Produto final esperado. RMS(y) RMS(x) RMS(t) Enquadramento original do mapa Enquadramento feito pela mesa RMS (x): erro médio quadrático, eixo x RMS (y): erro médio quadrático, eixo y RMS (t): erro médio quadrático total

Com relação a escala de um mapa a entidade Padrões de Acurácia em Mapas Nacionais dos Estados Unidos determinou que os mapas não deverão ter mais do que 10% de pontos testados, ou de verificação, com erros em faixas: Maiores que 1/30 polegadas em torno dos pontos verdadeiros, para mapas com escalas 1: ou menores; Maiores que 1/50 polegadas em torno dos pontos verdadeiros, para mapas com escalas maiores ou iguais 1: Probabilidade de distribuição de um ponto. Para um mapa na escala 1:25.000, existem 90% de chance de o ponto se posicionar em um círculo de raio 13 m partindo do ponto real. Probabilidade de distribuição de uma linha. Para um mapa na escala 1:25.000, existem 90% de chance da linha se colocar em uma distância de até 13 m da linha central.

Atualmente, em virtude da formidável mudança nas técnicas de coleta de dados, é aqui sugerido que a faixas correspondam a 1/50 polegadas para mapas com escalas 1: ou menores e 1/60 polegadas para mapas com escalas maiores que 1: A conversão para padrões de acurácia é feita baseada em estatística. O RMS permitido requer que 90% de erros acidentais não devem ser maiores que 1,64% do RMS calculado, isto é, 1,64 desvios padrões, assumindo uma distribuição normal dos erros. EXEMPLO 1 Se tivermos um mapa com escala de 1:15.000, o erro aceitável ou o RMS permitido será o erro aceitável multiplicado pela conversão da escala, multiplicado pela conversão da unidade, dividido por 1,64,ou seja: EXEMPLO 2 Se tivermos um mapa com escala de 1:25.000:

PROCEDIMENTOS BÁSICOS UTILIZADOS NA CAPTURA DE DADOS ANALÓGICO DADO ANALÓGICO ARQUIVO ASCII ARQUIVO RASTER ARQUIVO ASCII SCANNER TECLADO DADO ANALÓGICO SCANNER MESA DIGITALIZADORA DADO RASTER DADO VETORIAL CAD ARQUIVO ASCII CONVERSOR PDI DADO VETORIAL DADO ASCII CAD DADO VETORIAL DADO ASCII OCR

PRINCIPAIS ERROS QUALITATIVOS DERIVADOS DOS PROCESSOS DE VETORIZAÇÃO HESITANTE CURVAS ESTREITAS GIROS EXCESSO OU FALTA NÓS É recomendável que, tendo finalizado todos os processos de vetorização, seja executada uma etapa de EDIÇÃO DOS MAPAS para as correções dos chamados erros qualitativos, antes de migrá-los para um ambiente SIG.

ALGUMAS QUESTÕES RELACIONADAS COM OS DADOS a) Em que época os dados foram coletados? b) Qual a fonte de dados? c) Em qual formato dos dados foram originalmente coletados? d) Qual é a área coberta pelos dados? e) Qual foi a escala do mapa utilizada para digitalização? f) Quais foram os sistemas de coordenadas e projeções e qual foi o datum? g) Qual foi a densidade de observações usada para compilação? h) Qual a acurácia das feições no que se refere às posições e atributos? g) Qual é a consistência e a lógica dos atributos? h) Como os dados foram testados?

DADOS VETORIAIS PONTUAIS: LINEARES: POLIGONAIS: Representadas por um único par de coordenadas; Representadas por dois pares de coordenadas; Correspondem a um conjunto de entidades lineares, cujo pares de coordenadas inicial e final são os mesmos; As entidades vetoriais podem ser : As entidades poligonais podem ser estruturadas em diferentes formatos. Os mais comuns são: MODELO TOTAL, MODELO TOPOLÓGICO, MODELO ESPAGUETE, DUAL INDEPEDENT MAP ENCODING ( D IME), MODELO RELACIONAL E DIGITAL LINE GRAFHS (DGL).

EIXO Y EIXO X FEIÇÕESNÚMEROREPRESENTAÇÃO POLÍGONOS 1X 1 Y 1...X n Y n 2 MODELO TOTAL É a forma mais simples de estruturação. Cada polígono é codificado em coordenadas X e Y, não mantendo as relações matemáticas entre objetos. Não há mecanismos explícitos para referenciar polígonos que sejam adjacentes. EX: Arquivos gerados em programas do tipo C ADD.

MODELO TOPOLÓGICO a 2,a 3 B a 1,a 2 A ARCOSPOLÍGONO a 1,a 3 N2N2 a 1,a 2 N1N1 ARCOSNÓ BCN1N1 N2N2 a3a3 BAN1N1 N2N2 a2a2 ACN2N2 N1N1 a1a1 POL. DIR.POL. ESQ.NÓ FINALNÓ INICIALARCO COORDENADAS ARCOINÍCIO x, yPONTO INTERMEDIÁRIOFINAL x, y a1a1 3,41,3; 4 / 1,3; 7 / 6,3; 76,3; 6,1 a2a2 6,3; 64; 43; 4 a3a3 6,3; 63; 1,13; 4 MODELO TOPOLÓGICO Apresenta uma estrutura compacta. Seus elementos são divididos em arcos e linhas. O início, o término ou o encontro de arcos são denominados nós, as relações matemáticas entre os objetos são mantidas. Constitui-se um dos mais comuns de representação de dados vetoriais. As relações matemáticas entre objetos são registradas em tabelas: uma para ÁREAS, outra para ARCOS e outra para NÓS. Em uma quarta tabela encontram-se registradas as COORDENADAS. Os arcos que definem os limites de cada polígono são codificados, por convenção, no SENTIDO HORÁRIO.

REPRESENTAÇÃO DE DADOS VETORIAIS SEGUNDO O MODELO ESPAGUETE TIPO DE DADO: (x, y) Polígonos (x 1, y 1, x 2, y 2 ;...x n,y n ) (x 1, y 1, x 2, y 2 ;...x n,y n ; w 1, z 1 ; w 2,z 2 ;...w n,z n ) MODELO ESPAGUETE Embora de fácil entendimento e boa adequação para representação de mapas, apresenta dados redundantes, uma vez que as linhas comuns a dois polígonos são armazenadas duas vezes e a relações espaciais não são arquivadas. EX: O SIG I DRISI utiliza este modelo para arquivar e representar os PIs.

EXEMPLO DE MODELO DE ESTRUTURAS DE DADOS D IME CÓDIGO DOS SEGEMENTOSLOCALIZAÇÃO DOS NÓS NOME DO SEGMENTO NÓSPOLÍGONOSNÓSUTM-EUTM-W DEPARADEPARA RUA A12-CAMPO RUA B24-CAMPO RUA C31-CAMPO EDIFICAÇÃO III IV I II RUA C RUA A RUA B MODELO D IME Foi desenvolvido pelo US Bureau of the Census dos Estados Unidos, em 1967, e foi concebido para incorporar informações topológicas de áreas urbanas para uso em análises demográficas. Embora os arquivos tipo DIME geralmente não correspondam à organização interna de um SIG, eles são comumente usados como banco de dados que podem servir a diversos sistemas. A estrutura dos dados apresenta segmentos lineares e nós compartilhados pela unidades adjacentes. Quando são necessária linhas curvas, elas são representadas por uma seqüência de segmentos retos. OBSERVAÇÃO: Cada segmento é armazenado possuindo três componentes essenciais: Um nome para o segmento (ex: o nome da rua) que o identifica; Um nome identificando os nós, codificando o início e final dos segmentos; Um componente indicativo dos polígonos, mostrando se eles estão do lado esquerdo ou direito de um determinando segmento.

MODELO DLG Foi desenvolvido pela US Geological Survey. Os dados existentes na estruturação DLG são subdivididos em diversos níveis temáticos: Informações de limites que incluem os limites políticos e administrativos de uma região; Componentes de rede de drenagem; Rede de transporte; Uso e ocupação das terras. Clique aqui para ver o quadro de comparação entre os modelos vetoriais

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DAS DIVERSAS ESTRUTURAS DE DADOS VETORIAIS TIPOVANTAGENSDESVANTAGENS MODELO TOTAL Estrutura compacta. Não há mecanismos explícitos para referenciar áreas adjacentes. As relações matemáticas entre objetos não são arquivadas. MODELO TOPOLÓGICO Estrutura compacta. As relações matemáticas entre objetos são arquivadas. Rápido processamento de dados. Estrutura complexas. Redundância de dados. MODELO ESPAGUETE Estrutura compacta e de fácil entendimento. Adequado para mapas. Lento processamento de dados. As relações espaciais não são arquivadas. As linhas comuns a dois polígonos são arquivadas duas vezes. D IME As estruturas e os atributos são arquivados separadamente. Redundância de dados. Complexo gerenciamento de arquivos. DLG São topologicamente estruturados. Custo baixo. Estrutura complexas.

DADOS RASTER Os dados raster são estruturados em modelos bem mais simples e de forma mais compacta que os dados vetoriais. As estruturas mais comuns são: CÓDIGO DE CADEIAS RUN-LENGTH ENCODING (RLE) VALUE POINT ENCODING (VPE) MODELOS HIERÁRQUICOS, em que se destacam o QUADTREE e os BLOCOS MÁXIMOS. Para ilustrar as diferenças entre estas estruturas, utilizaremos uma matriz composta por 8 LINHAS e 8 COLUNAS, na qual Estão codificadas três feições do mundo real (tipos de solo 1, 2 e 3), que podem ser armazenadas em um arquivo contendo 64 unidades de bytes.

REPRESENTAÇÃO MATRICIAL DE 3 DIFERENTES TIPOS DE SOLO O CÓDIGO DE CADEIAS usa uma notação particular, os algarismos 0, 1, 2 e 3 servem como bases representando direções ESTE, SUL, OESTE e NORTE, respectivamente. A partir linha 1 e coluna 1, no sentido anti-horário, os dados são organizados segundo determinada categoria. Assim, parte da categoria 1 está codificada como: 1 5, 0 3, 3 5, 2 3. A estruturação em código de cadeias reduziu o tamanho do arquivo em 8 unidades de bytes. CODIFICAÇÃO EM ESTRUTURA CÓDIGO DE CADEIAS, A PARTIR DA MATRIZ ANTERIOR 1 3, 0 0, 3 0, , 0 2, 3 0, , 0 1, 3 1, , 0 3, 3 3, , 0 2, 3 6, , 0 3, 3 5, , 0 1, 3 1, , 0 3, 3 5, CODIFICAÇÃOATRIBUTOCOLUNALINHA OBS: As informações registradas correspondem a 56 unidades de bytes

REPRESENTAÇÃO MATRICIAL DE 3 DIFERENTES TIPOS DE SOLO O principio do RLE (Run-Length Encoding) consiste em que pixels adjacentes tendo o mesmo atributo são combinados juntos, como uma tira, representada por um par de números. Cada nova linha inicia uma nova tira.. EXEMPLO: Para a nossa matriz temos: LINHA 1: (5,1), (3,2); LINHA 2: (5,1), (3,2); LINHA 3: (3,1), (5,2); LINHA 4: (3,1), (5,2); LINHA 5: (3,1), (5,2); LINHA 6: (5,2), (2,3), (1,2); LINHA 7: (5,2), (2,3), (1,2); LINHA 8: (8,2).

REPRESENTAÇÃO MATRICIAL DE 3 DIFERENTES TIPOS DE SOLO O VPE (Value Point Encoding) codifica os dados a partir da linha 1 e coluna 1, continuamente, associando o atributo ao número de pixels. A cada mudança de atributo tem-se um determinado número de pixels. EXEMPLO: Para a nossa matriz temos, coluna 1 e linha 1: 5(1); 2(8); 1(13); 2 (16); 1(21); 2(24); 1(26); 2(32); 1(35); 2(45); 3(47); 2(53); 3(55); 2(64).

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DA CODIFICAÇÃO DE DADO RASTER EM ESTRUTURA QUADTREE O princípio fundamental do QUADTREE é a divisão do dado raster a partir de múltiplos polígonos regulares (quadrados). Assim, o primeiro quadrado, que compreende toda a matriz, contém 3 categorias. Este é dividido em sucessivos quadrados, até a unidade fundamental, que é o pixel. OBS: O modelo de Blocos Máximos é uma variante do quadtree, cujo objetivo é eliminar possíveis redundâncias. A matriz é subdividida em polígonos regulares, não necessariamente quadrados, e cada polígono contém um único atributo.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DAS ESTRUTURAS DE DADOS RASTER MÉTODOS DE COMPRESSÃO VANTAGENSDESVANTAGENS RLE e VPE São voltados para pequenos computadores. Estrutura simples. Menos eficiente quando o limite entre os polígonos aumenta. Aumenta os tamanhos dos arquivos e o tempo de processamento quando o número de polígonos aumenta. CÓDIGO DE CADEIAS Estrutura simples. Dados compactados. Presença de redundância; os limites dos polígonos são armazenados duas vezes. Superposições são difíceis sem que se retorne à grade originais. BLOCOS MÁXIMOS Eficiente para formas simples e grades. Limitado para ser usado em arquivos com muita variedade espacial. QUADTREE Estrutura elegante. Dados compactados. Rápido processamento. Dificuldade para criação e atualização de arquivos.

[BSQ] Arquivo 1: zoneamento A, B, C; Arquivo 2: geologia I, II,III; Arquivo 3: elevação 11, 12, 13; [BIP] Linha 1: A, I, 12 (P1); A, II, 12 (P2); B, I, 12 (P3); Linha 2: A, I, 12 (P1); B, II, 11 (P2); C, III, 13 (P3); Linha 3: A, I, 12 (P1); B, II, 13 (P2); C, III, 14 (P3); [BIL] Linha 1: A, A, B, I, II, III, 12, 12, 12; Linha 2: A, B, C, I, II, III, 12, 11, 13; Linha 3: A, B, C, I, II, III, 12, 13, 14; REPRESENTAÇÃO DE DADOS RASTER EM FORMATO BSQ, BIL E BIP BSQ (Band Sequencial) Conserva cada dado de uma variável como um arranjo em separado. BIP (Band Interleavead by Pixel) Todas as informações sobre um pixel são conservadas juntas. BIL (Band Interleaved by Line) Todas as variáveis de uma variável de uma simples linh são armazenados seguindo os valores das outras linhas. OBSERVAÇÃO 1 Quando operações envolvem um simples tema ou um layer de cada vez, o BSQ é mais eficaz, porque o tema específico pode ser manipulado como uma entidade física independente. Ex: Se tivermos as informações temáticas de elevação e classes de florestas e quisermos derivar a declividade o BSQ deverá ser usado. OBSERVAÇÃO 2 Quando necessita-se operar com mais de um tema ao mesmo tempo, o BIP é mais eficaz. Ex: Se quisermos comparar dois tema, por exemplo, para encontrar as áreas onde as mais altas elevações estejam associadas às classes de florestas, o BIP é recomendado.

QUAIS AS VANTAGENS DOS MODELOS RASTER E VETORIAL ??? MODELO RASTERMODELO VETORIAL Os dados possuem uma estrutura simples; Operações de superposição são facilmente implementadas; Altas variabilidades espaciais são eficientemente representadas; Permite operações matemáticas com precisão; Operações de modelagem e simulação são facilitadas; Possui uma estrutura de dados compacta; Permite uma codificação da topologia de forma eficaz, como resultado das análises de rede são facilmente implementadas; É recomendado para gráficos que devam se aproximar dos desenhos feitos à mão;

QUAIS AS DESVANTAGENS DOS MODELOS RASTER E VETORIAL ??? MODELO RASTERMODELO VETORIAL A estrutura dos dados toma muito espaço de memória; As relações topológicas são difíceis de serem representadas; O produto final pode não ser esteticamente agradável; A estruturação dos dados é complexa; Operações de superposição são difíceis de serem implementadas; A representação de alta variabilidade espacial não é eficaz;

CONVERSÃO DE DADOS EM SIG A) RASTER PARA VETOR: PONTOS: O pixel correspondente no formato raster terá no seu centro as coordenadas geográficas e será codificado com o atributo do ponto. LINHAS: A mais simples estratégia consiste em identificar os pixels que são cortados pelas linhas e codificá-los com o atributo associado a linha. OBS: Efeito ESCADA ou DENTE DE SERRA. POLÍGONOS: Duas estágios: Primeiro idêntico ao anterior (linhas). Segundo, os elementos raster contidos pelos limites do polígono são registrados com um atributo apropriado. B) VETOR PARA VETOR: É mais complexa e não terá nenhuma precisão, uma vez que a natureza da linha foi perdida no processo, não sendo mais possível recuperar o caráter da linha reta sem informações adicionais. Entretanto existem certos algoritmos que podem extrair linhas de dados raster sob condições restritivas e com um custo adicional de computação.