REVISÃO: LÍNGUA PORTUGUESA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEOS CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR
Advertisements

Introdução aos Estudos Linguísticos
Comunicação.
SIGNO: o que é? Dicionário Aurélio século XXI: do lat. Signu. s.m.:
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
LINGUAGEM COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO
Variedades Linguísticas
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: o que é isso?
Os tipos de comportamento no meio social
Ensino de Português como L2
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Moda Estiloja.com.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Variedade Lingüística
Texto verbal, não verbal e sincrético
Uso e normas da língua Linguagem
Intencionalidade Discursiva
Ocorre quando interagimos com outras pessoas utilizando a linguagem.
Frase-Oração-Período
“TCHAU” Conto de Lygia Bojunga Análise de Alfredina Nery
Português Instrumental Prof.ª Marcela Zambolim de Moura.
Linguagem verbal.
Verbo Língua Portuguesa.
Da Roxy _____________ Uma bad girl. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________.
Leitura e interpretação de texto
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
LÍNGUA, LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Linguagem e variação linguística
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
COMUNICAÇÃO Tudo o que nos envolve estabelece connosco um diálogo, transmite-nos uma informação. Recebemos mensagens através dos gestos, das expressões.
O MILAGRE DA VIDA COMEÇA BEM ANTES DE SE PODER VER MUITO ALÉM DOS SINAIS QUE OS OLHOS DESVENDAM DEUS PODE TECER UM NOVO SER BEM ALÉM DA RAZÃO QUE ORIENTA.
Não criei um perfil em redes sociais pra expor minha vida, pra expor o meu eu, pra expor o que tenho, nem o que faço. Não criei um perfil em redes sociais.
Comunicação.
QUIZ PRIMEIRO BIMESTRE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO: BACHARELADO EM ARQUIVOLOGIA PRIMEIRO PERIODO DISCIPLINA : OFICINA.
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
“Nem a distância nem o tempo poderá apagar o que sinto por você!!!”
Como interpretá-los? (OBJ.2). * No ordinário de nossas vidas, o contexto em que encontramos determinado sinal ou símbolo usualmente nos ajudará.
. TWISTER Colacio.j 002 Autor (a) texto: Desconhecido.
De onde vem o som do samba ?
A BASE DA VIDA É O AMOR Texto de Angela Maria, coletado
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Português Instrumental REVISÃO
Comunicação e Redação Empresarial
TOCANDO CORAÇÕES João 3:16.
Conceitos Introdutórios
Professora: Mércia Soares
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
A PAZ DO SENHOR Eu quero para mim e pra você.
CEJA/CECIERJ Módulo 1 – Unidade 1. É o conjunto de conhecimentos de um povo, transmitidos através de gerações. Estes conhecimentos congregam arte, folclore,
AULA SOBRE OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
A Linguagem E seus termos.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
Linguagem, códigos e suas tecnologias Língua Portuguesa Tópico da Aula: Variações Linguísticas Professor: Socorro Arruda.
Comunicação e Expressão PROFA. BRUNA PANZARINI Aula 5.
COLÉGIO SÃO JOSÉ PRODUÇÃO DE TEXTO – 6º ANO
Língua e Linguagem Professora: Marlene Pires Martins.
Transcrição da apresentação:

REVISÃO: LÍNGUA PORTUGUESA

6º ANO - COMUNICAÇÃO - Código e linguagens A comunicação ocorre quando interagimos com outras pessoas utilizando linguagem. Para que haja comunicação, podem ser utilizados gestos, palavras, expressões corporais e faciais (código). Tudo isso também é linguagem. Linguagem é um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si. Código – conjunto de sinais que nos permite estabelecer comunicação com os outros indivíduos.

Linguagem Verbal e Não Verbal Dependendo do tipo de sinal utilizado, a linguagem pode ser: Verbal – é uso da escrita ou da fala como meio de comunicação. Não verbal - é o uso de imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, postura corporal, pintura, música, escultura e gestos como meio de comunicação Mista - é o uso simultâneo da linguagem verbal e da linguagem não-verbal, usando palavras escritas e figuras ao mesmo tempo.

Variedade Linguística Variedades linguísticas são as variações que uma língua apresenta em razão das condições sociais, culturais e regionais nas quais é utilizada. Sabemos que a variedade regional reproduz a fala ou o modo de dizer dos habitantes de uma determinada região.

Samba do Arnesto Adoniran Barbosa O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no Brás Nós fumos não encontremos ninguém Nós voltermos com uma baita de uma reiva Da outra vez nós num vai mais Nós não semos tatu! No outro dia encontremo com o Arnesto Que pediu desculpas mais nós não aceitemos Isso não se faz, Arnesto, nós não se importa Mas você devia ter ponhado um recado na porta Um recado assim ói: "Ói, turma, num deu pra esperá Aduvido que isso, num faz mar, num tem importância, Assinado em cruz porque não sei escrever" Arnesto

Intencionlidade Discursiva Estamos encerrando a discussão sobre as diferentes facetas da comunicação. Nosso último assunto tem sido o discurso, ou seja, o estudo da comunicação no momento em que ela ocorre, procurando observar então a intenção de cada frase, de cada escolha de linguagem (é a tal “intecionalidade discursiva”).

Intencionalidade Discursiva Leia a piada a seguir. O mendigo se aproxima de uma madame cheia de sacolas de compras, no centro da cidade, e diz: — Senhora, estou sem comer faz quatro dias… — Meu Deus! Gostaria de ter sua força de vontade!