INES FACULDADE BILÍNGUE DE PEDAGOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
História da Educação e História do Pensamento Pedagógico brasileiro
Advertisements

Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
CRISTIANISMO: A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada.
REFLEXÕES 3º ANO DE Psicologia Profa. Cidinha Amaral
As Guerras Púnicas As Guerras Púnicas consistiram numa série de três guerras que opuseram a República Romana e a República de Cartago, cidade-estado fenícia,
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
MODOS DE PRODUÇÃO.
Instituto Nacional de Educação de Surdos
GINÁSTICA Profª. Paula Djane.
Historia Geral Periodização da História
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE I OBJETIVOS RELACIONAR.
CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
O legado da Grécia para a civilização ocidental
O legado da Grécia para a civilização ocidental
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
A Revolução Industrial
Introdução ao Estudo da História
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Antiguidade Clássica Idade Moderna Renascimento Idade Média Idade Contemporânea Romantismo Realismo Actualidade.
Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Renascimento Cultural
Escolástica e Renascimento
Aspectos do Renascimento cultural
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Sistema Feudal O fim do Império Romano e as invasões bárbaras, levaram o medo e a insegurança à Europa; Ruralização da sociedade, sob o regime de.
Educação HUMANISTA 18 de março de educação HUMANISTA 18 de março de 2013.
Definições sociológicas importantes:
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
Conceito de Idade Média
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Cidade-Estado: Atenas
Grécia Antiga.
Grécia. Principais Características: *Período Homérico *Período Arcaico
GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9.
Tema da aula Grupo – Capítulo
A ascensão de Roma “Junto com os gregos, os romanos foram o povo antigo que mais influenciou o mundo ocidental contemporâneo.” Schmidt.
Revista Eletrônica Trabalho apresentado ao prof. Arthur e Ailton na disciplina de Historia e Geografia.
A Igreja Medieval: No ano de 391, a religião cristã foi transformada em religião oficial do Império Romano. A partir deste momento, a Igreja Católica começou.
O Renascimento XIV - XVI
História da Educação A origem.
Períodos Clássicos da História Colégio da PM Nome: Nycolas Sesztak Gonçalves Série: 1°AM N°22 Prof° Arthur – História Prof° Ailton – Geografia.
Os Romanos.
Civilizações Classicas
Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
Períodos da História da Grécia Antiga
Arte bizantina O cristianismo não foi a única preocupação para o Império Romano nos primeiros séculos de nossa era.Por volta do século IV, começou a invasão.
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
GRÉCIA ANTIGA.
História da Antiguidade Clássica e Roma
As cidades na Grécia Antiga
História da Educação e História do Pensamento Pedagógico brasileiro
HISTÓRIA Prof. Everton da Silva Correa 1. O Renascimento científico 2.
DISCIPLINA | PROFESSOR
LIÇÕES DE URBANISMO Aula 6 por LUIZ CARLOS TOLEDO UERJ – DISCIPLINA DE URBANISMO.

O Império Romano.
Atividades de História
RENASCIMENTO CULTURAL
Panorama geral (caderno do aluno pág )
GRÉCIA.
Transcrição da apresentação:

INES FACULDADE BILÍNGUE DE PEDAGOGIA Disciplina: Escola como Espaço Político Pedagógico 3º período Prof.ª Helen Ferreira Outubro/2011

Educação Primitiva Educação primitiva – voltada para prática, marcada pelos ritos de iniciação, educação para sobrevivência. “A educação primitiva, solidária e espontânea, vai sendo substituída pelo temor e pelo terror.” (pág. 23)

Esparta – culto ao corpo, ser forte, ter êxito nas batalhas. Educação na Grécia Sua posição geográfica facilitava o comércio entre Oriente e Ocidente, por isso serviu de berço da cultura, da civilização e da educação ocidental. Esparta – culto ao corpo, ser forte, ter êxito nas batalhas. Atenas – luta pela liberdade, ser racional, falar bem, argumentar e defender seus direitos.

Educação Romana Não valorização do trabalho manual, os escravos não tinham nenhuma instrução, era deles a obrigação de produção material para as elites. Haviam mais escravos em Roma que na Grécia. Educação também era utilitária e militarista. O pai tinha total direito sobre o filho, sobre a esposa, o escravo e a propriedade.

Educação Medieval # Começa a decadência do Império Romana, # Limite da Influência da cultura grego-romana, # Crescimento a Igreja Cristã, # Cristo como um bom educador (dupla) linguagem: popular e erudita. Não havia nenhuma preocupação com educ. física, para eles o corpo era pecaminoso. O corpo tinha que sujeitado e dominado.

Educação Renascentista O renascimento surge na Itália, século XIV, retornando a cultura grego-romana, a cultura clássica. Período de transição do feudalismo para o capitalismo. Começa a valorização da humanidade. # Época das grandes navegações, # Arte da guerra pelo uso da pólvora, #Substituição dos processos mecânicos por métodos mais agradáveis.

Pensamento Pedagógico Moderno