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História da Educação A origem.

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Apresentação em tema: "História da Educação A origem."— Transcrição da apresentação:

1 História da Educação A origem

2 A educação na antiguidade
Egito Localização Experiência / técnicas de irrigação Conhecimentos na área de construção Disputa de terras Saber não democratizado (cada setor só tem acesso a um determinado tipo de educação)

3 Grupos... O faraó e os senhores da corte
Os escribas / funções administrativas Os artesãos Os escravos

4 Relação direta entre o tipo de educação e a posição que o indivíduo ocupa na pirâmide social.

5 Objetivo Preparar o educando para uma vida prática. MÉTODO:
Memorização Reprodução Disciplina severa O saber superior realizava-se geralmente nos grandes centros sob a direção da casta sacerdotal Fins técnicos e profissionais, que incluía : Astronomia (elaborar um calendário) Hidráulica (Irrigação) Medicina (mumificação e embalsamamento) Idéias sobre a Química

6 A civilização egípcia, mesmo com todo o avanço que representa, caracteriza-se por uma sociedade dividida em classes e assim também a educação se divide.

7 Roma: A humanitas Cultura geral – bom cidadão
Vida familiar – principal instituição Educação visando formação no amor à pátria e no culto aos deuses Autonomia – educação paterna Educação pela vida e para a vida (o jovem romano – acompanhando o pai e as meninas sob a vigilância da mãe)

8 Surgimento de outros tipos de processo educativo...
ESCOLAS ELEMENTARES FINALIDADE: Complementar a educação familiar por uma formação utilitária e realista; Visava a socialização do educando e sua integração nas tradições patrióticas da cidade. Surgimento de uma educação que transbordava os limites e interesses locais e nacionais – helenização da cultura romana.

9 Formação do caráter do educando...
O principal valor do processo educativo passou a ser a formação do caráter do educando, em sentido universal, cosmopolita, humanista. Protótipo do homem humanista era o orador. Foi esse humanismo que possibilitou a reunião dos diversos povos para a formação do Império.

10 O processo educativo requeria três fatores:
Disposições naturais; Instrução; Prática. O educador devia levar em consideração a individualidade de cada educando, procurando, sobretudo, guiá-lo para o aperfeiçoamento moral, à virtude.

11 O Estado possuía meios de garantir a educação coletiva, pública – visando a formação do cidadão, do homem público, político e humanística. Saber relacionado com o comportamento moral do educando.

12 Os romanos estabeleceram práticas escolares como:
- O ditado de fragmentos de texto; - A necessidade de exercícios ortográficos; A memorização como prática educacional; A análise de frases e palavras; A construção de pensamentos estudados em diferentes formas de expressão ou composição literária.

13 A educação grega A visão que os gregos tinham do mundo os distinguia de todos os demais povos do mundo antigo. Colocaram a razão acima dos seus mitos e a utilizaram como instrumento a serviço do próprio homem. Glorificavam o homem como o ser mais importante do universo.

14 Em Atenas... Os atenienses acreditavam que sua cidade- estado iria tornar-se a mais forte se cada menino desenvolvesse integralmente suas aptidões. O Estado não controlava os alunos e as escolas. Um garoto ateniense entrava na escola aos seis anos e ficava sob os cuidados de um pedagogo.

15 O pedagogo ensinava: Aritmética, Literatura, Música escrita, Educação Física. O aluno decorava muitos poemas e aprendia a fazer parte dos cortejos religiosos. Os gregos antigos não contavam com uma educação técnica para preparar os estudantes para uma profissão ou negócio – bom cidadão.

16 A partir dos gregos, surge outro modelo do processo educativo: do homem que procura a sabedoria sem jamais possuí-la totalmente, do homem que, em vez de transmitir conhecimentos, desperta no outro o ideal de quem procura, prepara o educando para a vida considerada como aventura, e não como quadro estratificado.

17 A Aretê – “a virtude que não vem da riqueza” (Sócrates) “A questão central é saber o que é virtude” (Platão) A educação grega tinha duas finalidades: o desenvolvimento do cidadão fiel ao estado e a formação do homem que adquiriu plena harmonia e domínio de si. A Paidéia – o ideal de educação grega - Buscava a formação do homem em suas várias esferas (social, política, cultural e educativa), atribuindo ao homem, sobretudo, uma identidade cultural e histórica. A educação no período helenístico Início da decadência das cidades-Estados gregas e a cultura helênica se misturou com as civilizações que dominaram a Grécia. A antiga Paidéia tornou-se “educação geral”.

18 Grécia clássica – o berço da Pedagogia
Início da primeira reflexão acerca da ação pedagógica. Cresce o papel do pedagogo, com o desenvolvimento da escrita, leitura e o cálculo. Reflexões influenciaram por séculos a educação e a cultura do ocidente.


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