Jesus, no deserto era guiado pelo Espírito e foi tentado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lucas 4, Quaresma 1 domingo C – 21 fevereiro Autora: M.Asun Gutiérrez. Música: Wind Spirit. Jesus tolera ser tentado para que nEle aprendamos.
Advertisements

Todo aquele que nele crer não ficará confundido
Preparando para a Páscoa do Senhor!
FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU
Caminhada do Povo de Deus
Vida Nova.
Vigília Pascal.
As Tentações de Jesus.
Lectio Divina.
3 º DOMINGO DA QUARESMA.
As tentações continuam...
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
No Deserto.
Igreja-Mãe.
O lema do ano é para nós, Um presente do Senhor através da sua Palavra, que vai nos guiar durante todo ano.
Os próximos dois anos de catequese
No Deserto.
Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes... o teto... os vidros... para tirar o mofo que foi.
1º DOMINGO DA QUARESMA 26 de fevereiro de 2012
O QUE É QUE VOCÊS ANDAM CONVERSANDO PELO CAMINHO?.
1.
A Comunidade.
A Comunidade.
A Trindade
O Profeta.
Queremos ver Jesus.
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR Aprofundando os textos bíblicos:
No Deserto.
Chegou-nos o Reino de Deus!
Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes...
1º DOMINGO DA QUARESMA 28 DE FEVEREIRO
DESEJEI ARDENTEMENTE COMER CONVOSCO ESTA
SOLENIDADE DA NATIVIDADE DO NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA.
DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIA - MÃE DO SENHOR
Vencendo a Tentação Lucas 4:1-13 Pr. Azevedo 17/01/2010.
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
Mestre que eu veja !.
JESUS APROXIMOU-SE, TOMOU O PÃO E DEU-LHES, FAZENDO O MESMO COM OS PEIXES.
NÃO HOUVE QUEM VOLTASSE PARA DAR GLORIA A DEUS,A NÃO SER ESTE ESTRANGEIRO ! 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM 13 DE OUTUBRO DE 2013 APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS.
primeiro, que seja aquele que
Não só de pão vive o homem! 9 de março de º Domingo da quaresma.
JOVEM, EU TE ORDENO ,LEVANTA-TE !
SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA
E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Mateus 4 6. Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado,
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM de fevereiro de 2012
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes...
Marcos 2,1-12 Jesus cura o paralítico.
4º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, de janeiro de de janeiro de 2012 Aprofundando os textos bíblicos:
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE 3 de junho de 2012.
SEU ROSTO MUDOU DE APARÊNCIA.
«Vimos o Senhor»..
A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS
19º DOMINGO DO TEMPO COMUM 12 de agosto de 2012 Aprofundando os textos bíblicos: 1Reis 19,4-8 Salmo 34(33) Efésios 4,30-5,2 João 6,41-51.
21º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 de agosto de 2012
DOMINGO DE PENTECOSTES
As Tentações.
LIÇÃO 4 – A TENTAÇÃO DE JESUS
A paz esteja convosco! 2 º DOMINGO DA PÁSCOA OU DA DIVINA MISERICÓRDIA 7 de abril de 2013.
5º CATECISMO SEREIS O MEU POVO.
Estamos no primeiro domingo da QUARESMA, tempo sagrado para uma renovação interior em preparação à grande festa da Páscoa. A Palavra de Deus nos lembra.
O que é a Quaresma?.
FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU
Estamos no primeiro domingo da QUARESMA, tempo sagrado para uma renovação interior em preparação à grande festa da Páscoa. A Palavra de Deus nos lembra.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Transcrição da apresentação:

Jesus, no deserto era guiado pelo Espírito e foi tentado. 17 de fevereiro de 2013 1º domingo da quaresma

APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS: Deuteronômio 26,4-10 Salmo 91(90) Romanos 10,8-13 Lucas 4,1-13

Jesus, proclamado Filho amado pelo Pai no batismo, prepara-se para a missão. Quarenta dias é tempo simbólico que lembra os anos de Israel no deserto, a permanência de Moisés no Sinai e a caminhada de Elias até o Horeb. Pleno do Espírito Santo, ele enfrenta o embate com as propostas do tentador, contrárias ao plano divino da salvação.

Em Jerusalém, onde completará seu êxodo (9,31), o tentador lança mão da Escritura (Sl 91,11) para desviar Jesus do caminho. Ele supera a provação, afirmando que Deus não deve ser colocado à prova (v.12; cf. Dt 6,16).

Ao longo do ministério, Jesus continuará a se defrontar com os poderes de satanás, derrotando-o com a oração e a confiança no Pai. Na hora da paixão, o poder das trevas atuará (22,3.53), levando Jesus à morte. Mas nesse momento se revelará a vitória definitiva do Messias, o Filho e Servo, como o paradigma da nova humanidade.

Na 1ª leitura, a memória das maravilhas realizadas pelo Senhor em favor do povo, sobretudo a libertação da escravidão no Egito, é uma profissão de fé que motiva as oferendas e a adoração.

O salmo proclama feliz quem confia em Deus, refúgio e proteção.

(2ª leitura). Jesus ressuscitado é a Palavra viva, que está perto, na boca e no coração

Atualizando A oração e a Palavra sustentam o nosso caminho de subida com Jesus a Jerusalém, para celebrarmos a Páscoa com todos os que buscam um mundo novo.

REFLETINDO Quais são os deuses diante dos quais o mundo se prostra? Quais são os deuses que, tantas vezes, impedem que Deus ocupe, na minha vida, o primeiro lugar?

Uma das tentações frequentes na vida do homem moderno é colocar a sua vida, a sua esperança e a sua segurança nas mãos dos falsos deuses: o dinheiro, o poder, o êxito social ou profissional, a ciência ou a técnica, os partidos, os líderes e as ideologias ocupam com frequência nas nossas vidas o lugar de Deus.

Em meio à realidade da fome, Jesus confia no Deus Pai que sustenta a vida com generosidade. Vence a provação com a força da Palavra, recordando a experiência do povo da aliança: Não só de pão vive o homem (v.4; Dt 8,3); Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele prestarás culto (v.8; Dt 6,13).

para levar os outros a admirar-nos e a bater-nos palmas. Podemos, também, ceder à tentação de usar Deus ou os dons de Deus para brilhar, para dar espetáculo, para levar os outros a admirar-nos e a bater-nos palmas. A isto Jesus responde de forma determinada: não utilizarás Deus em proveito da tua vaidade e do teu êxito pessoal.

existe o impulso de dominar, de ter autoridade, Dentro de cada pessoa, existe o impulso de dominar, de ter autoridade, de prevalecer sobre os outros. Por isso – às vezes na Igreja – os pobres, os débeis, os humildes têm de suportar atitudes de prepotência, de autoritarismo, de intolerância, de abuso.

A palavra de Deus na celebração A quaresma se caracteriza como um tempo de preparação para a grande festa anual da Páscoa. São quarenta dias de caminho pedagógico e espiritual, em que a comunidade busca assemelhar-se ao Cristo obediente, solidário e vencedor da morte, em atitude de conversão. Neste primeiro domingo, vamos com Jesus ao deserto. Renovemos a nossa fé no Cristo que venceu a provação e nos fez herdeiros de tal vitória.

Uma abençoada quaresma! Marineves Marina