A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JOVEM, EU TE ORDENO ,LEVANTA-TE !

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JOVEM, EU TE ORDENO ,LEVANTA-TE !"— Transcrição da apresentação:

1 JOVEM, EU TE ORDENO ,LEVANTA-TE !

2 10º DOMINGO DO TEMPO COMUM 9 de junho de 2013

3 Aprofundando os textos bíblicos:
1Reis 17,17-24 Salmo 30(29) Gálatas 1,11-19 Lucas 7,11-17

4 Tema  A dimensão profética percorre a liturgia da Palavra deste domingo, em Elias, o profeta da esperança e da vida, em Paulo, o profeta do Evangelho recebido de Deus, e, particularmente, em Jesus, o grande profeta que visita o seu povo em atitude de total oblação.

5 A  revelação  de  Deus  expressa  na  atitude  de  piedade  e compaixão de Jesus no milagre da ressurreição do filho da viúva. Deus visita o seu povo em Jesus, “um grande profeta”, realizando o reino pela ressurreição, oferecendo a sua vida e dando-lhe pleno sentido.

6 A primeira leitura Apresenta-nos a figura da mulher de Sarepta, que significa a perda da esperança e o sentimento de derrota e de procura de um culpado, e a figura do profeta Elias, que acredita no Deus da vida, que não abandona o homem ao poder da morte, ressuscitando o filho da viúva.

7 O salmista exalta o Senhor porque salvou sua vida à beira da morte, transformando a dor em alegria.

8 . Na segunda leitura, acolhemos a absoluta gratuidade da conversão de Paulo, para quem o Evangelho é uma força vital e criadora, que produz o que anuncia; a sua força é Deus. É uma força vital, uma dinâmica profética que ele recebeu diretamente de Deus.

9 No  Evangelho Jesus, ao chegar à cidade de Naim, acompanhado pelos discípulos e uma grande multidão, encontra a procissão conduzindo um morto,filho único de uma viúva. Tal realidade deixava a viúva, já excluída de direitos, ainda mais desamparada.

10 Por isso, Jesus se enche de compaixão, consola a viúva aflita e se aproxima do morto, deixando de lado as leis de pureza ritual, que proibiam tocar um cadáver (Nm 19,11).

11 O jovem, movido por sua força, sentou-se e começou a falar
O jovem, movido por sua força, sentou-se e começou a falar. Então, Jesus o entregou à sua mãe, como fez Elias, quando entregou o filho à viúva de Sarepta (1Rs 17,23). Jesus, ao fazer reviver o filho da viúva, como fará com a filha de Jairo(8,49-56) e com o amigo Lázaro (Jo 11,1-44), revela-se como o Deus da vida, vencedor da morte.

12 Ressuscitar mortos (7,22) caracteriza a identidade de Jesus como Messias, que vem revelar a plenitude da salvação através de sua vida, morte e ressurreição. Em Jesus, o Deus compassivo visita e liberta o seu povo (Lc 1,68.78).

13 Atualizando Como Elias e em Jesus, Deus continua manifestando sua misericórdia e compaixão pela mediação dos que procuram resgatar a dignidade, a confiança e a força de viver das pessoas marginalizadas e indefesas. Semelhante a Paulo, Deus nos chama a proclamarmos o evangelho que liberta de todas as formas de exclusão.

14  SER PROFETA HOJE É... Estar marcado pelas experiências de solidão, angústia, sofrimento, crise, rejeição, incompreensão…  Ser fiel à missão  de Deus,   mesmo  quando,   com  essa  atitude,   o profeta se sente abandonado, rejeitado, incompreendido. No fundo, trata-se de arriscar avida, na certeza da presença de Deus.

15 A Palavra de Deus na Celebração Ele é luz e salvação, a quem temer?
A celebração é um sinal da consolação de Deus que não fica indiferente diante do choro dos pobres. Ele é luz e salvação, a quem temer? Ele é o Senhor da vida, que nos reergue da morte e nos faz retomar a vida.

16 PROVÍNCIA PORTUGUESA DOS SACERDOTES DIÁCONO SERGIO LITURGIA
TEXTOS EXTRAIDOS DA: REVISTA DE LITURGIA Ir. Veronice Fernandes Ir. Helena Ghiggi PORTAL DEHONIANOS PROVÍNCIA PORTUGUESA DOS SACERDOTES DO CORAÇÃO DE JESUS SITE DIÁCONO SERGIO LITURGIA

17 A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós! Marineves Marina


Carregar ppt "JOVEM, EU TE ORDENO ,LEVANTA-TE !"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google