João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.

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Transcrição da apresentação:

João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo

Projeto de interface 2/32 Agenda Princípios do projeto de interfaces com usuário Colocar o usuário no controle Reduzir a carga de memória do usuário Fazer interfaces consistentes

Projeto de interface Análise de interface Análise de usuário Modelage e análise de tarefa Análise de conteúdo de mostrador Análise de ambiente de trabalho 3/32

Projeto de interface Passos do projeto de interface Aplicação dos passos de projeto de interface Padrões de projeto de interface com o usuário Questões de projeto 4/32

Projeto de interface Coloque o usuário no controle Não force o usuário a fazer ações desnecessarias Proporcione interação flexivel Permitir que a interação seja interrompida ou desfeita 5/32

Projeto de interface 6/32 Simplifique a interação à medida que a competência aumenta Esconda detalhes tecnicos de usuários esporádicos Projete a interação direta com o que esta na tela

Projeto de interface Reduzir a carga de memória Reduzir a demanda de memória curta Definir defaults significativos Definir atalhos intuitivos 7/32

Projeto de interface Definir o visual da interface como uma metafora do mundo real Revelar informações de modo prograssivo 8/32

Projeto de interface Fazer interface consistente Permitir ao usuário situar tarefa atual no contexto mais amplo Manter consistência entre aplicações de mesma família Tentar manter modelos interativo anteriores de sucesso 9/32

Projeto de interface Análise e projeto de interface com o usuário Modelo de análise de projeto de interface com usuário Processos de análise de projeto de interface 10/32

Projeto de interface Modelos de análise e de projeto de interface com usuário Modelo de usuário Modelo de projeto Modelo mental Modelo de implementação 11/32

Projeto de interface Processo de análise de projeto de interface Análise e modelagem de usuário, tarefa e ambiente Projeto de interface Construção de interface Validação de interface 12/32

Projeto de interface 13/32

Projeto de interface Análise de interface Análise de usuário Modelagem e análise de tarefa Análise de conteúdo de mostrador Análise de ambiente de trabalho 14/32

Projeto de interface Análise de usuário Entrevista com usuários Entrada de vendas Entrada de marketing Entrada de suporte 15/32

Projeto de interface Modelagem e análise de uma tarefa responde às questões: Qual trabalho sera realizado em circunstâncias especificas? Quais tarefas e subtarefas são realizadas para comprir o trabalho? Quais objetos serão manipulados para a realização do trabalho? Qual a sequência de tarefas do trabalho? Qual é a hierarquia das tarefas? 16/X32

Projeto de interface Análise da tarefa reflete o caso de uso. Podendo extrair tarefas objeto e o fluxo global da interação. Refinamento de tarefa Refinamento de objetos Representação hierárquica 17/32

Projeto de interface Análise de fluxo de trabalho 18/32

Projeto de interface Análise do conteudo do mostrador se preocupa com questões como: A disposição espacial dos tipos de dados na tela Personalização da localização do conteúdo na tela Identificação de tela associada a todo o conteúdo Divisão de informações grandes 19/32

Projeto de interface Navegabilidade em grandes coleções de informações Uma interface gráfica é escalaval para o tamanho da tela do dispositivo Como serão utilizadas as cores para facilitar o entendimento Apresentação de alertas e mensagens de erro 20/32

Projeto de interface Análise do ambiente de trabalho Atividades sendo realizadas ao redor Caracteristicas físicas do local Equipamento que esta sendo usado Relacionamento de trabalho com outras pessoas 21/32

Projeto de interface Passos do projeto de interface Aplicação dos passos de projeto de interface Padrões de projeto de interface com o usuário Questões de projeto 22/32

Projeto de interface Aplicação dos passos do projeto de interface Usando informações da análise de interface definir objetos e operações Definir ações do usuário que disparam mudancas na interface Representar os estados da interface como serão vistos pelo usuário Indicar como o usuário interpreta cada estado da interface 23/32

Projeto de interface Padrões de projeto de interface com o usuário Navegação em alto nível Pilha de cartão Preencher-os-espaços Tabela ordenavel Migalhas de pão 24/32

Projeto de interface Edite-no-lugar Busca simples Perito Carrinho de compras Indicador de progresso 25/32

Projeto de interface Questões de projeto Tempo de resposta do sistema Facilidade de ajuda a usuário Manipulação de informação de erro Rotulação de comando 26/32

Projeto de interface Avaliação de projeto O tamanho da especificação do sistema e de sua interface indicam a quantidade de aprendizado necessário O número de ações do usuário por tarefa e a média de ações por tarefa indicam tempo de interação e eficiência global 27/32

Projeto de interface O número de ações, tarefas e estados no modelo de projeto indicam a carga de memória Estilo da interface,facilidade de ajuda e protocolo da manipulação de erros indicam complexidade e grau de aceitação 28/32

Projeto de interface Conclusão Para um bom projeto de interface com o usuário é necessario: Entender o usuário final Entender a tarefa que o software o ajudará a fazer 29/32

Projeto de interface Referencia Engenharia de software, Roger S. Pressman sexta edição 30/32

Projeto de interface Perguntas? 31/32

Projeto de interface 32/32 Contato: