PERFORMANCE DE NAVEGAÇÃO REQUERIDA E ATUAL (RNP/ANP)

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PERFORMANCE DE NAVEGAÇÃO REQUERIDA E ATUAL (RNP/ANP) UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS – UCG PERFORMANCE DE NAVEGAÇÃO REQUERIDA E ATUAL (RNP/ANP) Aeronavegabilidade BOEING 737 NEW GENERATION Prof. Gustavo Montoro TAI UCG

Atraso e congestionamento Rotas aéreas (aerovias) balizadas em NDB, VOR e DME; Crescimento desordenado do trafego aéreo mundial: Atraso e congestionamento

Surgimento de sistemas de navegação independentes Surgimento de sistemas de navegação independentes Inertial Reference System (IRS) Combinado com sistemas de navegação global baseado por satélites (Global Navigation Satellite System - GNSS) navegação entre 2 pontos (RNAV)

Area Navigation (RNAV) Future Air Navigation System (FANS) – década de 80 método secundário de navegação ICAO impõem o conceito Required Navigation Performance (RNP) intenção de implementar a RNAV e RNP como método primário de navegação

RNP FANS

Objetivo da RNP

segmento das aeronaves segmentos dos espaços aéreos RNP segmento das aeronaves segmentos dos espaços aéreos Sistemas embarcados; Combinação de erro; Erro de navegação lateral e vertical. Tipo de RNP específica; Largura de rotas; Separação de tráfego.

Aeronaves com alta performance de RNP poderá voar em áreas com valor de RNP menor; Aeronaves com baixa performance de RNP não poderá voar em áreas com valor de RNP maior; Aeronaves que dependem de auxílios rádios a navegação convencionais poderá não ter acuracidade para cumprir um determinado nível valor de RNP. Atual Navigation Performace (ANP)

6 tipos básicos: RNP 1 RNP 2; RNP 4; RNP10; RNP 12.6 e RNP 20 Tipos de RNP 6 tipos básicos: RNP 1 RNP 2; RNP 4; RNP10; RNP 12.6 e RNP 20 RNP 1. mais precisa e eficiente - rotas e principalmente saídas e aproximações (P-RNAV; RNAV-1); RNP 2. áreas continentais – depende de auxílios nos solo como suporte RNP 4. base da rotas ATS – ICAO permite RNP 5 (B-RNAV).

É necessário que a rota seja coberta por RNP 10/12.6/20. Provêem suporte para separação lateral e longitudinal em áreas remotas e oceânicas com limitado número de auxílios a navegação (VOR; NDB; DME). É necessário que a rota seja coberta por sinais de satélite e auxílios convencionais em terra

Conceito de RNAV Método de navegação aérea realizado através de qualquer trajetória ou rota, sem necessariamente a presença de VORs/ DMEs / NDBs. Depende de equipamentos embarcados na aeronave: capacidade de determina a posição da aeronave; auxilia na rota para o próximo ponto.

INS ou IRS: Sistema de navegação/referência inercial: informa ao FMCS sua posição atual em termos de longitude e latitude; VOR/DME: Very High Frequency Omnidirectional Range/Distance Mesuare Equipament: auxílios radio que são recebidos pelas aeronaves. DME/DME: Distance Mesuare Equipament: equipamento que informa a aeronave a distância em relação a estação. GNSS (GPS): Global Position Satélite: constelação de satélites que são usadas para determinar a posição atual da aeronave.

Funções requeridas nos aviônicos embarcados Padrão ICAO • Disponibilizar indicações da posição relativa da aeronave em relação a rota a ser cumprida;

Funções requeridas nos aviônicos embarcados Padrão ICAO • Mostrar a distância e a proa para o ponto mais próximo;

Funções requeridas nos aviônicos embarcados Padrão ICAO • Indicar a velocidade de solo ou tempo para o ponto mais próximo;

Funções requeridas nos aviônicos embarcados Padrão ICAO • Ter a capacidade de armazenar no mínimo os 4 próximos pontos da rota;

Funções requeridas nos aviônicos embarcados Padrão ICAO • Possuir indicadores apropriados de falhas.

Funções recomendadas • Piloto automático ou diretor de voo capaz de acoplar ao sistema. • Indicar a posição atual por latitude ou longitude. • Possuir a função ‘direto para’ “direct to”. • Canal automático para seleção de auxílios rádio. • Banco de dados de navegação. • Capacidade de sequênciar e associar o automatismo em termos de antecipações de manobras.

A base da certificação RNAV para uma determinada aeronave, deve estar especificada em seu manual. prover os tipos de operações, incluindo também operações normais e anormais aplicável ao equipamento embarcado. demonstrar as capacidades de RNP que o sistema suporta.

Assim como os padrões ICAO (ANEXOS) Os sistemas de navegação embarcados na aeronave, devem estar de acordo com as circulares complementares contidas nos documentos do FAA, que são complementos para operações RNAV: AC 90-45 A, AC 20-130A, AC 20-138 AC 20-15 Assim como os padrões ICAO (ANEXOS)