A cafeína é a droga mais consumida em todo o mundo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Fatos sobre o tabaco.
Advertisements

Prof. Adriana Amorim Ciências – Cap. 2 8º ano - Colégio MV
Organização: Associação de Estudantes
TABAGISMO: Questões Importantes Sobre O Tabagismo.
A pele A pele é o maior órgão do corpo humano. Tem cerca de 1,80 metros quadrados no corpo de um adulto médio, sem qualquer ruptura nas várias aberturas.
As Raves e as drogas recreativas
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
HIPERTENSÃO E PRESSÃO ARTERIAL
Curiosidades Alimentares
Para muitos brasileiros, festa é sinônimo de cerveja
O ecstasy é a droga do momento: centenas de jovens, embalados por músicas e luzes, consomem esta substância, em raves e boates.
A Incrível História da Droga Maravilha
DROGAS: TÔ FORA O QUE SÃO DROGAS? ONDE ELAS ESTÃO?
Regulação Nervosa da Circulação
Elas afetam o SNC e podem causar dependência.
A guerra contra a impotência percorre uma estrada sinuosa
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Professor Cristofer A. Masetti
ENVELHECER SEM FICAR DOENTE!
NOSSO CORPO REGIDAS PELA
‘ÁGUA’.
Sistema cardiovascular Professora: Alba Almeida
VAMOS ESTUDAR O SISTEMA CIRCULATÓRIO? Só se for agora!
Os Sentidos Percepção e sensações.
Fonte: Redação Meia Fina
DICA DE SAÚDE – Setembro 2011
A influência da mídia na alimentação
Os 10 Alimentos Mais Saudáveis Do Mundo
Resposta Ventilatória ao Exercício
O Metabolismo Energético
Potenciais de Membrana Sinapse
Componentes do Sistema Nervoso Central
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Cap. 6 – 8º Ano Professora: Alexsandra Ribeiro
Gustavo G. Leonardo de Bem. Leonardo Rocha. Thiago Santos.
ABUSO DE DROGAS Componentes: - Gustavo Pires Gonçalves
Comunicações celulares por meio de sinais químicos
Escola Básica 2º e 3º ciclos Manuel de Figueiredo
ÁGUA. Um copo de água corta a sensação de fome durante a noite para quase 100% das pessoas em dieta. É o que mostra um estudo na Universidade de Washington.
Neste seminário, você vai conhecer benefícios do exercício físico, segundo Ellen White.
Benefícios do Exercício
Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP)
Desmaios os síncopes.
MECANISMO DE AÇÃO DOS ANTIASMÁTICOS
REGULAÇÃO DO DÉBITO CARDÍACO
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
SÉRIE DE SAÚDE.
SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS & HORMÔNIOS.
SISTEMA ENDÓCRINO.
O que acontece quando você bebe uma lata de refrigerante?
CONHEÇA O CIGARRO POR DENTRO
VANTAGENS DO CAFÉ PARA A SAÚDE …aquele líquido suave, que cura o estômago, faz o gênio mais rápido, ajuda a memória, reanima o triste, e anima os espíritos,
SAIS MINERAIS  Cinzas Bromatologia Profª. Mariana Schmidt.
INFORMÁTICA APLICADA I
O CIGARRO COMO DROGA. São identificadas na fumaça do cigarro substâncias São identificadas na fumaça do cigarro substâncias.
A ÁGUA NOS SERES VIVOS.
Drogas Não queres, pois não??.
HISTOLOGIA Prof. Alan Alencar.
Uma Droga Legal Que Prejudica.
Drogas que atuam no SN simpático
Drogas Alucinógenas (LSD)
Profa Caroline Pouillard de Aquino
FISIOLOGIA HUMANA Fisiologia Humana Prof. Dr. Rogaciano Batista
EFEITOS FISIOLÓGICOS DA IMERSÃO
DIABETES CEEJA JEANETE MARTINS Coordenadora: Adriana Vitorino Rossi
Função circulatória.
Goji Berry e seus benefícios. A gojiberry é uma fruta chinesa que tem chamado a atenção como um antienvelhecimento maravilha. Goji bagas (também chamado.
Eliminação de produtos da atividade celular
Saúde e consumo de drogas Trabalho realizado por: Maria e Sebastião.
Transcrição da apresentação:

A cafeína é a droga mais consumida em todo o mundo A cafeína é a droga mais consumida em todo o mundo. Esta droga pode ser encontrada no café, chá, chimarrão, refrigerantes e no chocolate.

A grande maioria dos brasileiros adultos consomem doses diárias de cafeína superiores a 300 mg, e muitos são viciados. Você já se perguntou o que torna a cafeína tão popular? Por que milhões de pessoas usam esta droga?

A cafeína - um pó branco cristalino muito amargo A cafeína - um pó branco cristalino muito amargo. Na medicina, a cafeína é utilizada como um estimulante cardíaco e um diurético. Ela também produz um "boost" de energia, ou um aumento no estado de alerta.

A cafeína é uma droga que causa dependência - física e psicológica A cafeína é uma droga que causa dependência - física e psicológica. Ela opera por mecanismos similares às anfetaminas e à cocaína. Seus efeitos, entretanto, são mais fracos do que estas drogas, mas ela age nos mesmos receptores do sistema nervoso central (SNC).

Se você sente que "não funciona" sem um copo de café, é porque você já está viciado em cafeína...

Doses médias de cafeína café coado: 150 mg /xícara expresso: 350 mg /xícara instantâneo: 100 mg /xícara descafeinado: 4 mg /xícara chá: 70 mg /xícara coca-cola: 45.6 mg /lata diet coca-cola: 45.6 mg /lata pepsi cola: 37.2 mg /lata diet pepsi: 35.4 mg /lata chocolate: (200g): 7 mg

A descoberta do café Os historiadores dizem que o café foi descoberto na Etiópia, em torno de 700 AC, onde a planta crescia naturalmente. Alguns pastores perceberam que suas ovelhas não conseguiam dormir, à noite, após comerem os frutos desta planta.

A ação da cafeína no organismo

A ligação da adenosina, um neurotransmissor natural, aos seus receptores, diminui a atividade neural, dilata os vasos sanguíneos, entre outros. A cafeína se liga aos receptores da adenosina e impede a ação da mesma sobre o SNC.

A cafeína estimula a atividade neural e causa a constricção dos vasos sanguíneos, pois bloqueia a ação da adenosina. Muitos medicamentos contra a dor de cabeça, tal como a Aspirina Forte, contém cafeína - se você estiver sofrende de uma dor de cabeça vascular, a cafeína irá contrair os vasos sanguíneos e aliviar a dor.

Com o aumento da atividade neural, a glândula pituitária libera grandes quantidades de adrenalina, que, causa uma série de efeitos no corpo humano, como a taquicardia, aumento da pressão arterial, abertura dos tubos respiratórios (por isso muitos medicamentos contra a asma contém cafeína), aumento do metabolismo e contração dos músculos, entre outros.

Um outro modo de ação da cafeína é o bloqueio da enzima fosfodiesterase, responsável pela quebra do mensageiro cAMP, então os sinais excitatórios da adrenalina persistem por muito mais tempo

A cafeína também aumenta a concentração de dopamina no sangue (assim como fazem as anfetaminas e a cocaína), por diminuir a recaptação desta no SNC.

A dopamina também é um neurotransmissor (relacionado com o prazer) e suspeita-se que seja justamente este aumento dos níveis de dopamina que leve ao vício da cafeína.

Resumindo, a cafeína, em curto prazo, impede que você durma porque bloqueia a recepção de adenosina; lhe dá mais "energia", pois causa a liberação de adrenalina, e lhe faz sentir melhor, pois manipula a produção de dopamina.

O problema do consumo de cafeína só aparece em longo prazo O problema do consumo de cafeína só aparece em longo prazo. O mais importante é o efeito que a cafeína tem sobre o sono. A recepção de adenosina é muito importante para o sono, principalmente para o sono profundo.

O tempo de meia-vida da cafeína no organismo é de 6 horas O tempo de meia-vida da cafeína no organismo é de 6 horas. Portanto, se você beber um xícara de café por volta das 15:00h, cerca de 100 mg de cafeína ainda estarão em seu corpo lá pelas 21:00h. Você ainda estará apto a dormir, mas provavelmente não irá usufruir os benefícios do sono profundo.

No dia seguinte, você precisará mais cafeína para se sentir melhor, e este círculo vicioso continua, dia após dia. Se você tentar parar de consumir cafeína, você irá se sentir deprimido e, algumas vezes, com uma terrível dor de cabeça - causada pela excessiva dilatação dos vasos sanguíneos no cérebro.

Estes efeitos negativos o forçam a correr de volta para o consumo de cafeína. Esta é a principal razão que leva os fabricantes de refrigerantes a adicionar cafeína aos seus produtos - o consumidor se torna viciado e as vendas aumentam!

Como é feito o café descafeinado?

O fluído supercrítico de dióxido de carbono dissolve substâncias como um líquido, principalmente substâncias orgânicas, como a cafeína. O processo de extração é simples: o CO2 supercrítico, sob alta pressão, "lava" os grãos de café, e dissolve cerca de 99% da cafeína presente.

A cafeína, então, é isolada e vendida para a indústria farmacêutica A cafeína, então, é isolada e vendida para a indústria farmacêutica. E o café descafeinado vai para as prateleiras de supermercados, atendendo a pessoas que apreciam do sabor do café, mas que não querem passar a noite em claro... Fonte: QMCWEB