Curso de Difusão Cultural

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LÓGICA FILOSÓFICA. Teoria Obj: Construir um conceito de lógica
Advertisements

O que é a verdade? O mito da imparcialidade Repórter Brasil
Ver TV Sem Culpa A linguagem da TV (por João Brant, Júlio Bernardes e Rodrigo Ratier) Rodrigo Ratier Curso de Difusão Cultural.
MBA – ECONOMIA EMPRESARIAL
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Dois modos de ler a Bíblia.
Temos nós o direito de decidir quem deve viver e quem deve morrer?
25 de Abril de 1974.
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
MÉTODOS CIENTÍFICOS Conceitos de Método
Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
PRODUÇÃO RESENHA.
Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística
Jorge Muniz Barreto UFSC-INE
Textos jornalísticos informativos
INTRODUÇÃO É de conhecimento geral que Cogita-se, com muita frequência de… Muito se debate, hoje em dia… Todos sabem que, em nosso país, há tempos,
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
A Pintura.
Questões preparação para exame Soluções
Exercícios de lógica -sensibilização
DICAS DE UMA PROFESSORA:
A lógica contra a mentira Repórter Brasil
Aula 3 Práticas em Mídia II.
Professora: Rosana Santos
O que é Pesquisa Científica?
Argumentos, verdade e validade 2
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
LÓGICA FILOSÓFICA. Teoria Obj: Construir um conceito de lógica
SELECIONANDO CLIENTES
Este está circulando pela internet.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Opinião pública, propaganda e marketing eleitoral
Fontes do conhecimento (1) – O Racionalismo
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010
Jornal como Recurso Didático
TÉCNICAS DE ARGUMENTAÇÃO
Há realmente leis da natureza? Como é que chegamos a conhecê-las?
Subentendido.
Aula1: Teoria e Prática da Redação Jurídica
Prof. Drnd. Alan Rodrigo Antunes IFMS-Três Lagoas
Informações implícitas
Interpretação Consecutiva
Cordel da Argumentação João Bosco Bezerra Bonfim
Lógica Matemática Introdução.
CAESP – Filosofia – 1A e B – 08/04/2015
Introdução à Engenharia de Computação
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
As bases da ciência moderna
René Descartes ..
ENSAIO FILOSÓFICO Governo da República Portuguesa
Lógica Aulas 12 ao 15 “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.” Albert Einstein.
Comunicação e Redação Empresarial
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
Racionalismo.
Descartes.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO CRÍTICO, DEDUÇÃO E INDUÇÃO
Professor: Suderlan Tozo Binda
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
A TEORIA ÉTICA DE KANT UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
Terceiro milênio: desafios da humanidade.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando nós passamos a gostar de algo, compreendemos melhor seu funcionamento. Nesse caso, as palavras tornam-se.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Transcrição da apresentação:

Curso de Difusão Cultural ENTENDENDO A MÍDIA HOJE O que é a mídia? Definição de conceitos e instrumentos de lógica para a leitura crítica Por Rodrigo Ratier (rratier@uol.com.br)

Meios jornalísticos (imprensa, rádio, TV, internet) MÍDIA Conjunto dos meios de comunicação Indústria fonográfica, cinema, literatura, teledramaturgia e... Meios jornalísticos (imprensa, rádio, TV, internet)

Jornalismo Notícia Fato VERDADE

A lógica contra a mentira O que é a verdade? Parmênides (filósofo da Grécia Antiga) “A essência do ser é imutável” Só existe uma Verdade, com “V” maiúsculo. Heráclito (filósofo da Grécia Antiga) “Um homem não toma banho duas vezes no mesmo rio” Tudo é movimento e, portanto, instabilidade. O mundo muda, as pessoas mudam, as verdades mudam.

A lógica contra a mentira “Jura dizer toda a verdade, nada mais do que a verdade, somente a verdade?” Não! “Existem três verdades: a minha, a sua e a verdade mesma” (ditado popular) Os fatos não existem independentemente da interpretação que lhes damos, e toda interpretação pode ser questionada.

A lógica contra a mentira O que é o amor? Pergunte a um... cardiologista psicanalista biólogo estatístico sexólogo padre roteirista de telenovela E você terá respostas absolutamente diferentes (e talvez todas verdadeiras!)

A lógica contra a mentira Quer dizer que tudo é relativo? Não! “Quando não está em nosso poder discernir as opiniões mais verdadeiras, devemos seguir as mais prováveis, e considerá-las, na prática, como certas, porque a razão assim o determina” (Descartes) A verdade – e os valores – são precários e estão em constante mudança, mas são indispensáveis. Já que não tenho certeza de nada... Devo investigar com rigor as minhas dúvidas e defender uma a uma, através do argumento, todas as minhas conclusões provisórias.

A lógica contra a mentira Pré-condição essencial: DUVIDE SEMPRE! Dubito, ergo sum, vel quod item est, cogito ergo sum. “Duvido, logo existo, ou, o que é o mesmo, penso, logo existo” (René Descartes)

A lógica contra a mentira A mídia (jornal, revista, telejornal) mente? Sim. A mídia mente o tempo todo? Não. A mídia só divulga as idéias da classe dominante? Não – a manipulação não opera o tempo todo. Como não ser enganado pela mídia? Conhecendo o processo de comunicação. EMISSOR MENSAGEM RECEPTOR

A lógica contra a mentira   Desde a antiguidade, o homem busca técnicas para se livrar das enganações e da mentira. No campo da linguagem e da lógica, há duas ferramentas importantes: Raciocínio indutivo Raciocínio dedutivo

A lógica contra a mentira   Raciocínio indutivo Vai do particular para o geral Método do detetive: analisa as evidências e tira conclusões Exemplo: Investigação sobre a criminalidade. Pobres são maioria entre os presos. Importância: baseia-se em dados da realidade, em fatos Limite: A realidade (a verdade) é múltipla, e nem sempre captamos todas as causas de um fenômeno

A lógica contra a mentira     Conclusão apressada: A criminalidade é causada pelos pobres. Conclusão detalhada: É preciso analisar por que os pobres são presos, quais as razões que os levam a cometer crimes...

A lógica contra a mentira   Raciocínio dedutivo Vai do geral para o particular. Apóia-se nos silogismos (se é lógico)   Todos os corruptos não devem ser eleitos (premissa geral) Ora, Maluf é corrupto (premissa particular) Logo, Maluf não deve ser eleito (conclusão) Todo A = C Ora, B = A Logo, B = C

A lógica contra a mentira   Importância: os silogismos nos livrarão de toda a mentira (Aristóteles) Limite: não livram! A hipótese inicial não pode ser transformada em verdade absoluta (o perigo da generalização) Todos os negros são ladrões Ora, Fulano é negro Logo, Fulano é ladrão Deve-se questionar a validade do silogismo e a verdade das afirmações.

A lógica contra a mentira Uma coisa é verdade... A IMPORTÂNCIA DO ARGUMENTO CONTRÁRIO As coisas convivem com os seus contrários. A opinião oposta pode ser muito valiosa e nunca deve ser desconsiderada – inclusive para reconhecer os próprios erros. “O oposto de uma verdade profunda pode ser uma outra verdade profunda” (Niels Bohr, físico)

A lógica contra a mentira   Lições primordiais: 1- DESCONFIE SEMPRE 2- CRUZE / CONFRONTE VERSÕES DIFERENTES 3- VERDADES E VALORES MUDAM 4- LEMBRE-SE QUE A REALIDADE É MÚLTIPLA 5- DEBATA. NÃO SE LIGUE A UMA HIPÓTESE SÓ PORQUE É A SUA “Só os idiotas têm certeza absoluta.” (Homer Simpson)

A lógica contra a mentira   INDICAÇÕES DE LEITURA BERNARDO, Gustavo. Educação Pelo Argumento, capítulo 1, “A Premissa Maior”, p. 25 a 33, e capítulo 4, “A Preparação do Argumento”. Rio de Janeiro, Rocco, 2000. SAGAN, Carl. O Mundo Assombrado Pelos Demônios, capítulo 12, “A Arte Refinada de Detectar Mentiras”, p. 200 a 217. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.

NOTÍCIAS (relatos de fato) requerem PALAVRAS Jornalismo Notícia Relato de um fato NOTÍCIAS (relatos de fato) requerem PALAVRAS E, às vezes, palavras, frases, períodos, parágrafos, textos e livros são usados para nos enganar!

Principais formas de manipulação (em trechos de textos) A lógica contra a mentira Principais formas de manipulação (em trechos de textos) Alguns princípios de lógica nos ajudam a não sermos enganados na leitura de notícias

Algumas regrinhas que ajudam a não ser enganado A lógica contra a mentira  Algumas regrinhas que ajudam a não ser enganado A - A camisinha não protege contra o vírus HIV. A epidemia de aids cresceu justamente porque se confia nessa proteção. B- O presidente Bush deve ser reeleito porque ele tem um plano secreto para acabar com o terrorismo. Desconfie dos argumentos de autoridade. É preciso provar o que se diz. Exija confirmação independente dos fatos

Algumas regrinhas que ajudam a não ser enganado A lógica contra a mentira  Algumas regrinhas que ajudam a não ser enganado A- O candidato Lula não completou sequer o primeiro grau. Portanto, não precisamos levar a sério suas propostas para a educação. B- Não ouviremos as posições do antropólogo Luiz Mott sobre o casamento gay: ele é homossexual. Não se ataca o argumentador, mas sim o argumento

Algumas regrinhas que ajudam a não ser enganado A lógica contra a mentira  Algumas regrinhas que ajudam a não ser enganado A- “Nesta eleição, vamos escolher entre um Sartre e um encanador” (Ruth Escobar, atriz, às vésperas da eleição presidencial de 1994) B- A dona Marta deveria se preocupar com o seu botox e deixar a política para os políticos de verdade. Não se ridiculariza a posição contrária

Algumas regrinhas que ajudam a não ser enganado A lógica contra a mentira  Algumas regrinhas que ajudam a não ser enganado A- Devemos instituir a pena de morte para desencorajar o crime violento. B- Precisamos criminalizar o MST para conseguir a paz no campo. C- Se os militares estivessem no governo, a bandidagem não estaria tão abusada. Não se deve supor a resposta

Algumas regrinhas que ajudam a não ser enganado A lógica contra a mentira  Algumas regrinhas que ajudam a não ser enganado A- Av. Faria Lima, Águas Espraiadas, Imigrantes, Minhocão, rodovia dos Trabalhadores: alguém aí consegue imaginar São Paulo sem todas essas obras feitas pelo Maluf? B- Inflação controlada, risco-país em baixa, economia crescendo: o Brasil vai muito bem, obrigado. Não se deve contar os acertos e esquecer os fracassos

Algumas regrinhas que ajudam a não ser enganado A lógica contra a mentira  Algumas regrinhas que ajudam a não ser enganado A- Antes de as mulheres votarem, não havia bombas nucleares. B- Antes de o MST existir, não havia tanta violência no campo. Falsa relação de causa e conseqüência (Um fato que acontece depois do outro não necessariamente foi causado pelo primeiro!)

Algumas regrinhas que ajudam a não ser enganado A lógica contra a mentira  Algumas regrinhas que ajudam a não ser enganado Crianças que assistem a programas violentos na televisão tendem a ser mais violentas. OU Crianças que tendem a ser mais violentas assistem a programas violentos? Dilema de Tostines: às vezes, não dá para saber o que é causa e o que é conseqüência

Algumas regrinhas que ajudam a não ser enganado A lógica contra a mentira  Algumas regrinhas que ajudam a não ser enganado A- Brasil, ame-o ou deixe-o. B- Se você não é parte da solução, é parte do problema. C- Na guerra contra o terrorismo, se você não está do lado do bem, está alinhado com o mal. Não se exclui o meio termo

Algumas regrinhas que ajudam a não ser enganado A lógica contra a mentira  Algumas regrinhas que ajudam a não ser enganado A- Não temos dinheiro para financiar programas que alimentem crianças mal nutridas e eduquem garotos em idade pré-escolar, mas precisamos pôr a polícia nas ruas para conter a criminalidade. B- Ou se dá o peixe ou se ensina a pescar. Não se opõe curto e longo prazo. Uma ação não invalida a outra

Algumas regrinhas que ajudam a não ser enganado A lógica contra a mentira  Algumas regrinhas que ajudam a não ser enganado A – A empresa avisou que precisará passar por um redimensionamento do quadro de empregados. B – O governo fará ajustes no orçamento para garantir o superávit de 4,25%. Não se deixe levar pelos eufemismos. Não existem palavras neutras.

Principais formas de manipulação (em um texto completo) A lógica contra a mentira Principais formas de manipulação (em um texto completo) Substituição da informação pela opinião Ocultação do fato Descontextualização

Opinião no lugar da informação A lógica contra a mentira Opinião no lugar da informação Substituição inteira ou parcial da informação pela opinião Nos meios jornalísticos há espaço para – opinião (editorial, artigo, carta ao leitor) – informação (matérias, entrevistas, reportagens, cobertura, noticiário) Na prática, mesmo com boa fé, essa distinção completa é impossível!

A lógica contra a mentira Ocultação de um fato Silencio deliberado sobre determinada realidade Quando as empresas de mídia não querem noticiar um fato, dizem que não se trata de um “fato jornalístico”. Com isso, há chance de que o leitor tome conhecimento de sua existência e, muitas vezes, o fato deixa de existir para a maioria das pessoas EXEMPLO: – Tudo o que não faz parte da “agenda” da grande imprensa: economia solidária, a maioria dos movimentos sociais etc.

A lógica contra a mentira Descontextualização Seleção de aspectos isolados de um fato A informação perde todo seu significado original, criando uma outra realidade artificial. EXEMPLO: – matérias que não ouvem o “outro lado” (ou, quando ouvem, dão peso desigual aos dois lados)

A lógica contra a mentira Indicação de leitura O que é jornalismo Clóvis Rossi Coleção Primeiros Passos Ed. Brasiliense, 1990

A lógica contra a mentira Alguns casos famosos de manipulação Veja – junho de 1998

A lógica contra a mentira Alguns casos famosos de manipulação Veja - maio de 2000

A lógica contra a mentira Alguns casos famosos de manipulação Veja – setembro de 2000

A lógica contra a mentira Alguns casos famosos de manipulação “O agente James Bond, da série 007, tinha licença para matar. Estava autorizado a cometer crimes sem ser punido. O MST, chefiado por João Pedro Stédile (aqui numa montagem sobre foto de James Bond), também se sente autorizados a cometer crimes durantes suas ações” Veja – maio de 2000

A lógica contra a mentira Alguns casos famosos de manipulação Em setembro de 1994, a revista Exame fez um a reportagem de 14 páginas com o título: “Nunca foi tão fácil fazer a opção certa”. Na capa, cravou: “Por que Fernando Henrique é melhor” Exame – setembro de 1994

A lógica contra a mentira Alguns casos famosos de manipulação “Quem é dono de seu próprio negócio tem a impressão que vai ficar muito mais difícil trabalhar se Lula ganhar a eleição. Quem tem uma casa para alugar pergunta o que lhes pode acontecer. Profissionais bem-sucedidos têm medo de perder o emprego.” Veja – novembro de 1989 (3 semanas antes do 2º turno)

A lógica contra a mentira Alguns casos famosos de manipulação Estudo de caso Veja 18.06.2003

A lógica contra a mentira Alguns casos famosos de manipulação Estudo de caso Veja 18.06.2003 O RETORNO DA UDR Associação dos fazendeiros se diz favorável a uma reforma agrária que gere eficiência e acabe com a favelização do campo

A lógica contra a mentira Alguns casos famosos de manipulação Estudo de caso Veja 18.06.2003 A INSEGURANÇA NAS FAZENDAS Fazendeiro armado no Pontal: a tática agora é usar familiares e empregados na defesa das fazendas e não mais contratar pistoleiros para fazer as patrulhas

A lógica contra a mentira Alguns casos famosos de manipulação Estudo de caso Veja 18.06.2003 A REAÇÃO AO MASSACRE Militantes com espingardas em Eldorado dos Carajás, onde os sem-terra foram massacrados em 1996