POLÍTICA ARISTÓTELES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Claudineu de Melo “Diretrizes para a Superação do Capitalismo”
Advertisements

CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA
em Aristóteles e Maquiavel
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
DEMOCRACIA.
DEMOCRACIA E CAPITAL SOCIAL
Dicionário de Política: Bobbio, N
SOCIOLOGIA Profa. Erika Bataglia
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
A Política de Aristóteles
Cap POLÍTICA: A ARTE DE GOVERNAR
EPICURISMO PRAZER E SENSAÇÃO
ÉTICA DAS VIRTUDES.
Tomás de Aquino Escritos Políticos.
N. MAQUIAVEL ( ) Prof. Cleber Pessoa.
A TEORIA DAS FORMAS DE GOVERNO ARISTÓTELES
Política Aristóteles.
A Ética Religiosa.
DISCIPLINA: Ética e relações humanas no trabalho
A Política em Aristóteles
Prof. Everton da Silva Correa
AULA 2 – Teoria política de Platão (Cap 23, pág 287)
A FILOSOFIA POLÍTICA E A SUA INVENÇÃO PELOS GREGOS
Cícero paulino dos santos costa
Ética, Virtude e Felicidade pág.96 – 107
ARISTÓTELES – ( A. C.) 384 Nasce em Estagira – fronteira reino semi-
Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 1712 — 1778) foi um filósofo, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Uma das figuras marcantes.
Teoria política de Aristóteles
Os elementos constitutivos do Estado
Profª: Ms.Socorro Moura
O Estado Qual é a sua função.
Platão: o rei filósofo A cidade ideal.
O homem é um animal político
Capítulo 13.  “Entendemos por política o conjunto dos esforços que se faz em vista de participar do poder ou influenciar a divisão do poder entre os.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Aristóteles, a política e a justiça
FILOSOFIA POLÍTICA Para o filósofo Jean Pierre Vernant a Filosofia é filha da Pólis, pois nasceu nas discussões e debates nas praças onde os cidadãos.
Filosofia Clássica Platwn Kai Aristotele.
Cidadania Cidadania é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.
Ciência Política Faculdade Alfa- Almenara
AULA 1 ANTIGUIDADE CLÁSSICA.
POPULAÇÃO E POVO.1 © Adhemar Bernardes Antunes CONCEITO  CONCEITO E CARACTERIZAÇÃO:  C CC CONCEITO E CARACTERIZAÇÃO:  “ POPULAÇÃO É O CONJUNTO DE HABITANTES.
PROFª DRA. Rita de Cássia S. T. Freitas A FILOSOFIA JURÍDICA DE ARISTÓTELES.
Cidadania aula 2 Julio C M Haddad.
Pensamento político Antiguidade.
IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA: Filosofia, Política e Educação
Maquiavel – aula 2 Maquiavel não admite um fundamento anterior e exterior à política (Deus, natureza, razão).Toda cidade está dividida em dois desejos.
CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA Profa. Dra. Ligia Pavan Baptista.
Afinal, o que é política? Definição geral Pode ser pensada como negociação para compatibilizar interesses; Pode estar relacionado com o que diz.
A Ética Aristotélica.
GRÉCIA ANTIGA CORREÇÕES DE ATIVIDADES CRIPTOGRAMA
CORREÇÃO Dever de Casa - Platão (Respostas no livro, Capítulo V, pag )
ARISTÓTELES.
Fundamentos e Princípios
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História.
História do Brasil republicano
ATENAS.
POLÍTICA. MARGINALIZAÇÃO POLÍTICA
F G P Filosofia Política Sociedade platônica Platão
A origem do conceito Política:
Introdução à política Aristóteles e Platão.
Platão e o Mito da Caverna
ARISTÓTELES * Aluno de Platão por 20 anos, interessou-se justamente pelas mudanças que hoje denominamos de processos naturais; * Enquanto Platão era poeta.
Filosofia – Ética I A Ética Aristotélica
ARISTÓTELES Estagira 384 a.C. Atenas 322 a.C. JUSTIÇA.
Economia e Gestão do Setor Público Fauzi T Jorge Aula 0 Estado, Governo e Sociedade Matias-Pereira, José Finanças Públicas: foco.
Vida virtuosa. “Nosso caráter é o resultado da nossa conduta.”
A Democracia Ateniense
Transcrição da apresentação:

POLÍTICA ARISTÓTELES

LIVRO III AS FORMAS DE GOVERNO

O indivíduo só pode ser feliz em sociedade; POLÍTICA LIVRO III Segundo Aristóteles: O indivíduo só pode ser feliz em sociedade; O homem é mais do que um ser social, é um animal político; É a ética que conduz à política; Governar é permitir ao cidadão viver a vida plena e feliz.

CIDADE (PÓLIS): NA CONCEPÇÃO DE ARISTÓTELES: POLÍTICA LIVRO III NA CONCEPÇÃO DE ARISTÓTELES: CIDADE (PÓLIS): É um composto de partes dessemelhantes (diferentes); Tem por finalidade o bem soberano – é somente nela que o homem pode alcançar a vida perfeita e a felicidade.

CIDADÃO: É aquele que possui o direito de exercer a política; POLÍTICA LIVRO III CIDADÃO: É aquele que possui o direito de exercer a política; Exclui mulheres, escravos, crianças e estrangeiros; Alargou a visão de participação política – acolheu no seu modelo um número mais amplo de gente (homens brancos nativos – exceto raras exceções, como o governo ganho pela força.);

A justiça não deve ser separada da felicidade. POLÍTICA LIVRO III Aristóteles privilegia as virtudes, elas provocam um sentimento de realização pessoal ao que age, e beneficiam a sociedade em que vive. A justiça não deve ser separada da felicidade. A política tem a função de organizar a cidade feliz. O Estado deve se preocupar com a formação da cidadania dos homens.

GOVERNO DE UM GRUPO SELETO DE HOMENS GOVERNO DE TODOS OS HOMENS POLÍTICA LIVRO III As sociedades se organizam em regimes políticos que podem ser classificados conforme o número daqueles que exercem o mando na política. A partir desse pressuposto, Aristóteles define as formas de governo como puras e degeneradas: MONARQUIA ARISTOCRACIA POLITIA TIRANIA OLIGARQUIA DEMOCRACIA GOVERNO DE UM HOMEM SÓ GOVERNO DE UM GRUPO SELETO DE HOMENS GOVERNO DE TODOS OS HOMENS

O BOM GOVERNO É BASEADO NO REGIME MISTO / EQUILIBRADO = TIMOCRACIA POLÍTICA LIVRO III GOVERNO IDEAL Equilíbrio da força dos ricos com o número dos pobres - mediania; Alternância entre governantes e governados; Mantém distante as tensões sociais; O BOM GOVERNO É BASEADO NO REGIME MISTO / EQUILIBRADO = TIMOCRACIA

CONCLUSÃO Observamos que Aristóteles não busca definir sua preferência quanto a uma forma ou outra, mas sim a forma mais propícia à estabilidade e que assegure o bem estar à sociedade.