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PublicouTerezinha Amaro Domingues Alterado mais de 8 anos atrás
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ARISTÓTELES * Aluno de Platão por 20 anos, interessou-se justamente pelas mudanças que hoje denominamos de processos naturais; * Enquanto Platão era poeta e criador de mitos, os escritos aristotélicos são detalhados e sóbrios como os verbetes de uma enciclopédia;
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ARISTÓTELES A importância de Aristóteles para a cultura ocidental está no fato de ele haver criado uma linguagem técnica, utilizada até hoje pelas mais variadas ciências; A importância de Aristóteles para a cultura ocidental está no fato de ele haver criado uma linguagem técnica, utilizada até hoje pelas mais variadas ciências; Resumiu o que os filósofos da natureza haviam falado antes dele; Resumiu o que os filósofos da natureza haviam falado antes dele;
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ARISTÓTELES A “idéia” de algo (Platão) não passava para Aristóteles de um conceito criado pelos homens e para os homens, depois de haverem visto algo por uma certa quantidade de vezes; A “idéia” de algo (Platão) não passava para Aristóteles de um conceito criado pelos homens e para os homens, depois de haverem visto algo por uma certa quantidade de vezes;
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ARISTÓTELES Para ele, a “forma” de alguma coisa consiste nas características desta alguma coisa, isto é, naquilo que denominaríamos de espécie; Para ele, a “forma” de alguma coisa consiste nas características desta alguma coisa, isto é, naquilo que denominaríamos de espécie; A forma do homem se define por ele possuir tanto uma alma vegetal quanto uma alma animal e uma alma racional; A forma do homem se define por ele possuir tanto uma alma vegetal quanto uma alma animal e uma alma racional; Para ele era evidente que o grau máximo da realidade se encontra no fato de percebermos ou sentirmos com os sentidos; Para ele era evidente que o grau máximo da realidade se encontra no fato de percebermos ou sentirmos com os sentidos;
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ARISTÓTELES Ele nos chama a atenção para o fato de que não há nada na consciência que já não tenha sido experienciado antes pelos sentidos; Ele nos chama a atenção para o fato de que não há nada na consciência que já não tenha sido experienciado antes pelos sentidos; Considerava que todas as nossas idéias e pensamentos haviam entrado em nossa consciência mediante o que víamos e ouvíamos; Considerava que todas as nossas idéias e pensamentos haviam entrado em nossa consciência mediante o que víamos e ouvíamos;
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ARISTÓTELES Não negava que o homem possuísse uma razão inata. A razão é justamente a característica mais importante do homem, porém, nossa razão permanece completamente “vazia” enquanto não percebemos nada; Não negava que o homem possuísse uma razão inata. A razão é justamente a característica mais importante do homem, porém, nossa razão permanece completamente “vazia” enquanto não percebemos nada;
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ARISTÓTELES A “substância” é o material com que a coisa se compõe, enquanto que a “forma” são as características peculiares da coisa; A “substância” é o material com que a coisa se compõe, enquanto que a “forma” são as características peculiares da coisa; Toda mudança constatada na natureza é uma transformação ocorrida na substância, de uma possibilidade para uma realidade. E também, que todas as coisas na natureza encerram a possibilidade de concretizar uma determinada forma; Toda mudança constatada na natureza é uma transformação ocorrida na substância, de uma possibilidade para uma realidade. E também, que todas as coisas na natureza encerram a possibilidade de concretizar uma determinada forma;
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ARISTÓTELES Aristóteles tinha uma fantástica visão de causa e efeito na natureza (era exímio observador); por trás de tudo na natureza há um propósito, uma finalidade; Aristóteles tinha uma fantástica visão de causa e efeito na natureza (era exímio observador); por trás de tudo na natureza há um propósito, uma finalidade; Aristóteles inaugurou a ciência da lógica e estabeleceu uma variedade de normas rígidas para que conclusões ou provas pudessem ser consideradas logicamente válidas; Aristóteles inaugurou a ciência da lógica e estabeleceu uma variedade de normas rígidas para que conclusões ou provas pudessem ser consideradas logicamente válidas;
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ARISTÓTELES A natureza se divide em coisas inanimadas e criaturas vivas: As coisas inanimadas (pedra, torrão de terra) não encerram em si uma potencialidade de transformação. As criaturas vivas possuem dentro de si uma potencialidade de transformação; A natureza se divide em coisas inanimadas e criaturas vivas: As coisas inanimadas (pedra, torrão de terra) não encerram em si uma potencialidade de transformação. As criaturas vivas possuem dentro de si uma potencialidade de transformação; Quando Aristóteles divide os fenômenos naturais em diferentes grupos, parte das características das coisas, ou seja, daquilo que elas podem ou daquilo que elas realizam; Quando Aristóteles divide os fenômenos naturais em diferentes grupos, parte das características das coisas, ou seja, daquilo que elas podem ou daquilo que elas realizam;
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ARISTÓTELES Para ele, os movimentos das estrelas e dos planetas comandam os movimentos aqui na Terra, mas deve existir algo que faz os corpos celestes se movimentarem. A tal coisa denomina o primeiro impulsor ou Deus, para os cristãos; Para ele, os movimentos das estrelas e dos planetas comandam os movimentos aqui na Terra, mas deve existir algo que faz os corpos celestes se movimentarem. A tal coisa denomina o primeiro impulsor ou Deus, para os cristãos; O primeiro impulsor não se movimenta, mas é a causa primordial de todos os movimentos, tanto os celestes quanto os da natureza; O primeiro impulsor não se movimenta, mas é a causa primordial de todos os movimentos, tanto os celestes quanto os da natureza;
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ARISTÓTELES Ele acreditava em três formas de felicidade: Uma vida de prazeres e satisfações; uma vida como cidadão livre e a vida como filósofo e pesquisador; Ele acreditava em três formas de felicidade: Uma vida de prazeres e satisfações; uma vida como cidadão livre e a vida como filósofo e pesquisador; A ética platônica e aristotélica lembra a ciência médica grega: só mediante o equilíbrio e a moderação é que podemos nos tornar indivíduos felizes ou harmônicos; A ética platônica e aristotélica lembra a ciência médica grega: só mediante o equilíbrio e a moderação é que podemos nos tornar indivíduos felizes ou harmônicos;
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ARISTÓTELES Aristóteles enumera várias formas de Estado: a monarquia, isto é, aquela em que existe um só chefe de Estado; a monarquia, isto é, aquela em que existe um só chefe de Estado; a aristocracia onde o Estado deve cuidar para não se tornar o governo de uma minoria; a aristocracia onde o Estado deve cuidar para não se tornar o governo de uma minoria; e a democracia que pode, porém, desvirtuar-se do assim denominado domínio do povo. e a democracia que pode, porém, desvirtuar-se do assim denominado domínio do povo.
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ARISTÓTELES: considerações finais Partindo como Platão do mesmo problema acerca do valor objetivo dos conceitos, mas abandonando a solução do mestre, Aristóteles constrói um sistema inteiramente original. Os caracteres desta grande síntese são: Partindo como Platão do mesmo problema acerca do valor objetivo dos conceitos, mas abandonando a solução do mestre, Aristóteles constrói um sistema inteiramente original. Os caracteres desta grande síntese são:
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ARISTÓTELES: considerações finais 1. Observação fiel da natureza Platão, idealista, rejeitara a experiência como fonte de conhecimento certo. Aristóteles, mais positivo, toma sempre o fato como ponto de partida de suas teorias, buscando na realidade um apoio sólido às suas mais elevadas especulações metafísicas.
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ARISTÓTELES: considerações finais 2. Rigor no método Depois de estudar as leis do pensamento, o processo dedutivo e indutivo aplica-os, com rara habilidade, em todas as suas obras, substituindo a linguagem imaginosa e figurada de Platão, em estilo lapidar e conciso e criando uma terminologia filosófica de precisão admirável. Pode considerar-se como o autor da metodologia e tecnologia científicas.
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ARISTÓTELES: considerações finais Geralmente, no estudo de uma questão, Aristóteles procede por partes: a) começa a definir-lhe o objeto; b) passa a enumerar-lhes as soluções históricas; c) propõe depois as dúvidas; d) indica, em seguida, a própria solução; e) refuta, por último, as sentenças contrárias.
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ARISTÓTELES: considerações finais 3. Unidade do conjunto Sua vasta obra filosófica constitui um verdadeiro sistema, uma verdadeira síntese. Todas as partes se compõem, se correspondem, se confirmam.
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