Aula 46 apostila 7 – p. 57.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equilíbrio Químico Professor Valentim Nunes, Departamento de Engenharia Química e do Ambiente Gabinete: J207 – Campus de Tomar Web:
Advertisements

B SC CINÉTICA QUÍMICA.
B S O O C.
TERMOQUÍMICA A QUÍMICA DOS EFEITOS ENERGÉTICOS.
Deslocamento de Equilíbrio QF - 11
Deslocando Equilíbrio
Equilíbrio Químico São poucas as reacções que se dão num único sentido, a maioria é reversível em maior ou menor extensão Ex: N2O4 (g) D 2NO2 (g) O equilíbrio.
Aula teórica: Equilíbrio Químico
EQUILÍBRIO QUÍMICO INTRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS DO EQUILÍBRIO
CINÉTICA QUÍMICA Estudo da velocidade das reações químicas e dos fatores que nela influem.
Profs: Cláudio de Freitas Renato Acconcia
N2 + 3H2  2NH3 Equilíbrio Químico Tempo (min) mol
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Deslocamento de Equilíbrio
EQUILÍBRIO QUÍMICO II Deslocamento de Equilíbrio Cálculo de Kc
Química A – Colégio Maxi Cuiabá
Equilíbrios Químicos Aulas 44 e 45 Página 52.
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
Módulo 24: Cálculo das quantidades no equilíbrio
REACÇÕES QUÍMICAS E BALANÇOS ENERGÉTICOS
CINÉTICA QUÍMICA A velocidade de uma reação depende:
TERMOQUÍMICA .
Aula 9 Lays Omena - Química.
UNIDADE 8 – EQUILÍBRIO QUÍMICO
Cinética Química.
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
Deslocamento Químico Princípio de Le Chatelier: “Quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se reajustar no setndio de diminuir.
Espontaneidade de Reação G, H e S Prof. AMARÍLIO
Equilíbrio Químico no cotidiano
Fatores que alteram a velocidade de uma reação química.
CINÉTICA QUÍMICA 1º Ten Hercules
3. O controlo das reacções químicas U1 - Aula nº 10 Carlos Corrêa Fernando Basto Noémia Almeida Delfim Pereira AULA nº 10 Unidade 1 Capítulo 3.
PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
Professor Fernando Farah
Controlo da produção industrial.
Nomes: Jucimar Thiago Professor: Élcio Barrak
Equilíbrio Químico A + B C + D REVERSIBILIDADE
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
Cinética Química.
Síntese do Amoníaco e Balanço Energético
Equilíbrio Químico Danilo Lucari nº13818 João Victor nº15736 Prof.: Élcio Barrak Capitulo 15 Universidade Federal de Itajubá.
Alunos: André de Souza Almeida Beatriz Amaral Misson 14388
Denis Queiroz dos Reis Felipe Loschi de Quadros Engenharia de Controle e Automação.
CINÉTICA QUÍMICA NANDO.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Professores: Betinha / Marcos
Os valores de Δ H variam quando um mais fatores se alteram, como:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
Deslocamento do Equilíbrio Homogêneo
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
16972-Luis Fernando Villa Rios
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
EQUILÍBRIO QUÍMICO INTRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS DO EQUILÍBRIO
Termoquímica Introdução Por que as reações liberam ou absorvem calor?
Equilíbrio Químico QF - 10
Prof. Dr. Leonardo Fernandes Fraceto
Equilíbrio Químico Capitulo 15 Universidade Federal de Itajubá
Aula de Química -Perito Criminal Junho de 2015
EQUILÍBRIO QUÍMICO
Síntese do Amoníaco e Balanço Energético
CINÉTICA QUÍMICA Parte da química que estuda a rapidez das reações
Condições para reação ocorrer
CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que nela influem. As reações químicas podem acontecer a velocidades muito diferentes.
Deslocando Equilíbrio
EQUILÍBRIOS.
Cinética e Equilíbrio Velocidade média de uma reação: é a relação entre a variação da quantidade ( massa, mols, moléculas, volume, etc..) de reagentes.
Professora Cláudia Bacchi CINÉTICA QUÍMICA Estuda a rapidez com que acontece uma reação química e os fatores que nela influem.
IFRN - Campus Apodi Equilíbrio Químico Parte 2
Transcrição da apresentação:

Aula 46 apostila 7 – p. 57

DESLOCAMENTO DE EQUILÍBRIO – PRINCÍPIO DE CHATELIER Um sistema em equilíbrio pode ser deslocado no sentido: REAGENTES  PRODUTOS PRODUTOS  REAGENTES PRINCÍPIO DE CHATELIER Quando se exerce uma ação sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca no sentido de fugir da força aplicada (Princípio da fuga ante a força)

FATORES QUE DESLOCAM O EQULÍBRIO Temperatura Pressão Concentração

INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DE PRESSÃO Volume Pressão Volume Aumento de pressão, desloca o equilíbrio para o lado de menor volume gasoso

AUMENTO DE PRESSÃO, DESLOCA O EQUILÍBRIO PARA O LADO DE MENOR VOLUME N2(g) + 3H2(g)  2 NH3(g) 2 MOLS 2 VOLUMES 2 x 22,4 L (CNTP) 4 MOLS 4 VOLUMES 4 x 22,4 L (CNTP) DIMINUIÇÃO DA PRESSÃO, DESLOCA O EQUILÍBRIO PARA O LADO DE MAIOR VOLUME

Nas indústrias utiliza-se pressão de 200 atmosferas. N2(g) + 3H2(g)  2 NH3(g) A Amônia é fabricada pela reação acima, porém seu rendimento (Kc) é muito baixo e para aumentar o rendimento desta reação de síntese (formação) por meio do aumento da pressão. Nas indústrias utiliza-se pressão de 200 atmosferas.

CaCO3(s)  CaO(s) + CO2(g) Observações: 1 - A variação de pressão NÃO tem influência sobre sistemas NÃO GASOSOS; DIMINUIÇÃO DA PRESSÃO, DESLOCA O EQUILÍBRIO PARA O LADO DE MAIOR VOLUME CaCO3(s)  CaO(s) + CO2(g) 2 MOLS 1 VOLUME GASOSO 1 MOL 0 VOLUME GASOSO AUMENTO DA PRESSÃO, DESLOCA O EQUILÍBRIO PARA O LADO DE MENOR VOLUME.

C(s) + H2O(g)  CO(g) + H2(g) DIMINUIÇÃO DA PRESSÃO, DESLOCA O EQUILÍBRIO PARA O LADO DE MAIOR VOLUME C(s) + H2O(g)  CO(g) + H2(g) 2 MOLS 2 VOLUMES GASOSOS 2 MOLS 1 VOLUME GASOSO AUMENTO DA PRESSÃO, DESLOCA O EQUILÍBRIO PARA O LADO DE MENOR VOLUME.

2 – A variação de pressão NÃO tem influência sobre sistemas que ocorrem SEM variação de volume. H2(g) + I2(g)  2HI(g) 2 MOLS 2 VOLUMES GASOSOS 2 MOLS 2 VOLUMES GASOSOS Aumento ou diminuição da pressão, NÃO desloca o equilíbrio, pois os volumes gasosos são iguais.

Fe2O3(s) + 3CO(g)  2FeO(s) + 3CO2(g) 4 MOLS 3 VOLUMES GASOSOS 5 MOLS 3 VOLUMES GASOSOS Aumento ou diminuição da pressão, NÃO desloca o equilíbrio, pois os volumes gasosos são iguais.

INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA Um aumento de temperatura, desloca o equilíbrio no sentido da reação ENDOTÉRMICA, e uma diminuição da temperatura, desloca o equilíbrio no sentido da reação EXOTÉRMICA (Lei de Vant’Hoff) Esse princípio se baseia no fato que uma reação em equilíbrio ao ser aquecida, sai do seu equilíbrio e para voltar a alcançar este estágio, a própria reação libera mais calor para repor o calor perdido e vice-versa.

2 H2(g) + O2(g)  2H2O(g) H = - 285 kJ Reação Direta = Exotérmica - libera calor H <0 2 H2(g) + O2(g)  2H2O(g) H = - 285 kJ Reação Inversa = Endotérmica - absorve calor H >0 DIMINUIÇÃO de temperatura desloca o equilíbrio para o lado em que a REAÇÃO LIBERA calor (lado EXOTÉRMICO) AUMENTO de temperatura desloca o equilíbrio para o lado em que a REAÇÃO ABSORVE calor (lado ENDOTÉRMICO)

INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO Um aumento da concentração de uma das substâncias em equilíbrio, desloca o equilíbrio para o lado que consome o a substância adicionada e uma diminuição da concentração, desloca o equilíbrio para o lado que repõe a substância retirada. Esse princípio se baseia no fato que uma reação em equilíbrio, ao ser adicionada ou retirada a quantidade de uma determinada substância, essa deve ser consumida ou reposta para recompor o equilíbrio alterado.

A + B  C + D Desloca o equilíbrio no sentido direto [A] ou [B] Desloca o equilíbrio no sentido direto Para consumir A e/ou B [A] ou [B] Desloca o equilíbrio no sentido inverso Para repor A e/ou B

A + B  C + D Desloca o equilíbrio no sentido inverso [C] ou [D] Desloca o equilíbrio no sentido inverso Para consumir C e/ou D [C] ou [D] Desloca o equilíbrio no sentido direto Para repor C e/ou D

Hemoglobina + O2  oxihemoglobina Em grandes altitudes a concentração de oxigênio é menor. Isto acarreta desconfortos aos atletas que se deslocam de uma região como o Brasil para a Bolívia, pois a falta de oxigênio provoca um deslocamento do equilíbrio na reação acima, para o lado esquerdo, diminuindo a concentração de oxihemoglobina no sangue, que é responsável pelo transporte de oxigênio para as células do nosso organismo. Desloca o equilíbrio no sentido INVERSO Para repor O2 O2

Catalisadores são substâncias que aceleram uma reação, diminuindo o tempo para que o equilíbrio seja alcançado, mas NÃO deslocam o equilíbrio Catalisadores diminuem a energia de ativação nos dois sentidos (direto e inverso), aumentando igualmente a velocidade nos dois sentidos. Ea s/cat. Abaixamenteo da Ea Ea c/cat. H