Matemática e suas Tecnologias - Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Câmara Cascudo Seu nome aqui
Advertisements

Baixe essa apresentação em
Funções Polinomiais do 2º Grau
PARA ADICIONAR UM VÍDEO
Funções Especiais Aula 3 – Prof Marli.
Capítulo 3 - Aplicações das Derivadas
Criando um gráfico no Excel
Prof. M.Sc. Fábio Francisco da Costa Fontes Outubro
Informática Aplicada.
Informática Aplicada.
ALZIRA MARIA LIEDTKE BECKER CRISTIANE STRAIOTO DINIZ
Estatística Básica Utilizando o Excel
Tutorial de exercícios Estatística Básica Utilizando o Excel Delamaro e Marins 2a. Aula - Estatística Descritiva.
FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU OU FUNÇÃO QUADRÁTICA
PUCRS Introdução a gráficos.
Filtro no Excel PUCRS Profa. Jiani Microinformática
Tutorial Isend – Mala Direta
ANÁLISE GRÁFICA DA FUNÇÃO E DE SUA DERIVADA
Questão 1: O gráfico abaixo representa um polinômio P(x) de grau 4
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Concavidade Profª Ana Cristina Corrêa Munaretto
Personalizando Tabelas
FUNÇÃO DE 1º GRAU FORMA GERAL: f(x) = ax + b y = ax + b ou
Tutorial da Plataforma MOODLE
APRENDENDO FUNÇÃO QUADRÁTICA OU FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Análise de modelos matemáticos por meio de simulações computacionais
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Na barra de mensagens, clique no botão Habilitar Edição,
Aula 01- Funções Definição de função, representação de funções, função crescente e decrescente, função linear e polinomial.
FUNÇÃO DE 1º GRAU.
Teste da derivada 1ª, Teste da derivada 2ª e construção de gráficos
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
POWER POWER POINT POINT.
Capítulo 4 – Função do 2º Grau
1. Aprenda o básico sobre o Google
Prof. Roberto Rosa Aula 9.  Agora vamos inserir dados no Banco de Dados. Para isso precisamos de 3 coisas:  Netbeans instalado.
GEOGEBRA NA SALA DE AULA
Prof° MSc. Lourival Gomes
Tecnologias - Matemática
Criando uma formatação
Construindo tabelas NTE-ESTRELA.
Função quadrática: a função geral de 2º grau
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1004 – Linguagem de Programação para.
Tecnologias - Matemática Forma algébrica dos números complexos
Prof. Gabriel Liberalquino
Adobe Photoshop É um software usado para edição de imagens, at é considerado principalmente pelos fotógrafos um dos melhores editores de imagens. O.
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
Tecnologias - Matemática Pontos no plano cartesiano/pares ordenados
O BrOffice.org Impress é um software livre que permite a manipulação total sobre apresentações gráficas. O Impress permite a criação, apresentação e colaboração.
Aula 2. Hoje vamos ver um assunto diferente: Vamos aprender a retirar uma foto de um lugar e colar em outro local. Vamos usar duas fotos diferentes; Neste.
Automação de Escritório II Excel
Microsoft Excel.
REPRESENTAÇÃO FUNÇÃO.
Acesso ao Conteúdo Webcasting
Proposta de projeto para Engenharia de Software Educativo Software para estudo de funções de segundo grau (Parábolas) Equipe: Bruno Jamir (bjs) Gustavo.
1º e 2º ano XII Olimpíadas das Cores Emílio Miotti.
Educação e Mídias na Educação Matemática
Tarefa 1: Usando a ferramenta controle deslizante  Ative a ferramenta CONTROLE DESLIZANTE e clique onde quer que ele apareça.  Aparecerá uma janela como.
FUNÇÃO DE 1º GRAU OBS: o gráfico é uma reta! FORMA GERAL:
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Ensino Médio, 3º Ano
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Ensino Médio, 1º ANO Análise do gráfico da função quadrática.
Ganhe dinheiro de verdade com a Zeekler! Pessoal, vocês já perceberam que PTC é muito trabalhoso, cansativo, desgastante e que quando pagam é uma miséria.
Exercício 9 Calcular algumas funções derivadas … Manual, volume 2, página 75 (85.4; 86; 87), página 76 (88.3; 89; 90), página 77 (92.3; 92.4; 93.1), página.
Aline Oliveira Everton Godoy Gabriel Leoni Lenilton Rocha Nelson Deda.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Folha de cálculo - EXCEL. O que é a folha de cálculo Folha de cálculo integrada: – Funções de base de dados – Possibilidade de criação de gráficos – Ferramentas.
Transcrição da apresentação:

Matemática e suas Tecnologias - Matemática Ensino Médio, 1ª Série Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes 1

Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Esta aula conta com os recursos dinâmicos do Geogebra, atualmente, na versão 3.2.47.0 Para baixar acesse: http://www.geogebra.org 2

Geogebra Características Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Geogebra O GeoGebra é um software de matemática dinâmico, gratuito e é uma multi-plataforma para todos os níveis de ensino, além de fazer uma combina ção de geometria, álgebra, tabelas, gráficos, estatística e cálculo em um único sistema. Ele tem recebido vários prêmios na Europa e EUA. Características Gráficos, álgebra e tabelas estão interconectados e possuem características dinâmicas; interface amigável, com vários recursos sofisticados; ferramenta de produção de aplicativos interativos em páginas WEB; disponível em vários idiomas para milhões de usuários em torno do mundo ; software gratuito e de código aberto (1). 3

Interface do Geogebra Barra de Ferramentas Janela Algébrica Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Interface do Geogebra Barra de Ferramentas Janela Algébrica Área de trabalho Campo de Entrada 4

GRÁFICO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes GRÁFICO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA 5

Clique no botão seletor Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Clique no botão seletor

Clique em qualquer lugar da Área de Trabalho, no Geogebra. Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Clique em qualquer lugar da Área de Trabalho, no Geogebra. Aparecerá a janela abaixo: Configure o seletor, indicando os valores: mínimo e máximo. Esse seletor indicará o valor do coeficiente a da função quadrática.

Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Insira mais dois seletores que indicarão os valores de b e c na função quadrática.

e coloque os seletores juntos. Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Clique no botão MOVER e coloque os seletores juntos.

Digite a expressão no CAMPO DE ENTRADA e aperte ENTER. Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Digite a expressão no CAMPO DE ENTRADA e aperte ENTER.

Gráfico da função quadrática. Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Clique no botão MOVER. Mova as bolinhas de cada seletor para variar os valores de a, b e c e observe o comportamento do gráfico da função quadrática. Gráfico da função quadrática. Veja na Janela Algébrica os valores de a, b e c e a função quadrática.

Concavidade voltada para baixo Concavidade voltada para cima Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes REFLEXÃO I (O objetivo dessa reflexão é identificar a relação entre o coeficiente a da função quadrática e o fato de a parábola ter a concavidade voltada para cima ou para baixo). O gráfico da função quadrática é uma parábola e tem as seguintes disposições, com relação à concavidade, no plano cartesiano: Concavidade voltada para baixo Concavidade voltada para cima

1. O que acontece com a parábola quando o sinal de a é alterado? Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Modifique o valor de a no seletor. Observe a parábola quando a recebe valores positivos e negativos. 1. O que acontece com a parábola quando o sinal de a é alterado? 2. Complete as frases seguintes: a) Se a > 0 (positivo) então, a concavidade da parábola e voltada para (cima ou baixo). b) Se a < 0 (negativo) então, a concavidade da parábola é voltada para (cima ou baixo). É importante chamar a atenção para a=0, pois o gráfico deixa de ser uma parábola e passa a ser uma reta, tornando-se Função Afim, por isso a≠0 na função quadrática.

Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes REFLEXÃO II O objetivo dessa reflexão é reconhecer que a função quadrática admite valor máximo, quando a<0 (parábola com concavidade para baixo), ou valor mínimo, quando a>0 (parábola com concavidade para cima) e a parábola possui lados crescentes e decrescentes. Aperte ESC no teclado para acionar o botão MOVER e, com o mouse, escolha um valor positivo para a, no seletor, e valores quaisquer para b e c.

Clique no botão NOVO PONTO. Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Clique no botão NOVO PONTO. Clique exatamente na linha do gráfico da função quadrática.

Ponto A sobre a parábola Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Coordenadas do Ponto A Ponto A sobre a parábola

Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Após clicar no botão MOVER ou apertar a tecla ESC no teclado, será possível mover o Ponto A sobre a parábola, utilizando o mouse. Para isso, basta clicar e segurar o botão esquerdo do mouse sobre o Ponto A. Em seguida, arrastando o ponteiro, verá que o Ponto A será movido sobre a parábola e, na Janela Algébrica, é possível observar as coordenas do Ponto A. Como o Ponto A foi inserido sobre o gráfico da função quadrática, ele sempre se moverá sobre a parábola.

Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes 1. Mova o Ponto A, lentamente, por toda parte visível da parábola e, observando as coordenadas do Ponto A, na Janela Algébrica, verifique se a parábola é crescente, ou decrescente, ou se tem parte crescente e parte decrescente. 2. Coloque o Ponto A no ponto de maior ou menor valor da função quadrática. Escolha outros valores positivos para a e coloque o Ponto A no ponto de maior ou menor valor da função. 3. Escolha valores negativos para a e verifique se a parábola é sempre crescente, ou decrescente, ou tem parte crescente e decrescente. 4. Escolhendo outros valores negativos para a, coloque o Ponto A no ponto máximo ou mínimo da função quadrática.

5. Quando a>0, a função admite valor máximo ou mínimo? Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes 5. Quando a>0, a função admite valor máximo ou mínimo? 6. Para a<0, a função admite valor máximo ou mínimo?

Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes REFLEXÃO III O objetivo dessa reflexão é perceber a relação entre o coeficiente b e o gráfico da função quadrática. Altere o valor do coeficiente b, no seletor, e observe o comportamento do gráfico da função quadrática. Altere também os valores de a e c para ver se o gráfico continua com o mesmo comportamento quando alteramos o valor de b. 1. Complete as frases a seguir: a) Se b>0, a parábola intercepta o EixoY (eixo das ordenadas) com sua parte . (crescente ou decrescente) b) Se b<0, a parábola intercepta o EixoY (eixo das ordenadas) com sua parte . (crescente ou decrescente) Chame a atenção do aluno que, para b=0, a parábola intercepta o Eixo Y (Eixo das ordenadas) no vértice da parábola (ponto máximo ou mínimo).

Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Clique com o botão direito do mouse sobre o Ponto A e escolha a opção APAGAR.

Clique na seta que está no botão NOVO PONTO: Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Clique na seta que está no botão NOVO PONTO: Abrirá o menu abaixo, escolha a opção INTERSEÇÃO DE DOIS OBJETOS:

Clique no botão esquerdo do mouse sobre o EixoY. Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Clique no botão esquerdo do mouse sobre o EixoY. Em seguida, clique sobre o gráfico da função quadrática. Na Janela Algébrica, é possível observar as coordenadas do Ponto A. O Ponto A é a interseção entre o EixoY e a parábola.

Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes REFLEXÃO IV O objetivo dessa reflexão é perceber a relação entre o coeficiente c e o gráfico da função quadrática. O Ponto A indica o ponto onde a parábola intercepta o Eixo Y. 1. Altere os valores de a, b e c e escreva, na tabela abaixo, a função quadrática formada e as coordenadas do Ponto A para cada função. Função Quadrática COEFICIENTE Coordenada do Ponto A a b c

Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes 2. Considere a função y=x²+2x-3, sem configurar o gráfico da função quadrática no Geogebra, qual a coordenada do Ponto que a parábola intercepta o Eixo Y? 3. Considere a função y=ax²+bx+c, representada pelo gráfico abaixo, qual o valor do coeficiente c?

ZEROS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes ZEROS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA

Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Os zeros da função quadrática são as abscissas (valor de x) dos pontos onde a parábola corte o Eixo das abscissas (EixoX). Zeros da Função Quadrática Zeros da Função Quadrática

O valor desta variável pode ser vista na JANELA ALGÉBRICA. Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Digite, no CAMPO DE ENTRADA, a expressão Delta=b^2-4*a*c e aperte ENTER, no teclado. Desse modo, criamos uma variável para expressão b²-4ac. O valor desta variável pode ser vista na JANELA ALGÉBRICA.

Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Para mudar o nome da variável Delta para letra grega Δ (delta), clique no botão direito do mouse sobre a variável Delta, na Janela Algébrica, e escolha a opção RENOMEAR Abrirá a janela abaixo (figura 1), apague o nome da variável e escolha o símbolo Δ na barra de rolagem (figura 2) e clique em OK. figura 1 figura 2

Observe na JANELA ALGÉBRICA a mudança de nome da variável: Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Observe na JANELA ALGÉBRICA a mudança de nome da variável:

Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Clique no botão direito do mouse sobre o Ponto A e escolha a opção APAGAR.

Vamos colocar pontos de interseção entre a parábola e o Eixo X. Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Vamos colocar pontos de interseção entre a parábola e o Eixo X. Clique na setinha do botão PONTO NOVO e escolha a opção INTERSEÇÃO DE DOIS OBJETOS: Clique sob a parábola e, depois, sob o EixoX.

Os Pontos A e B são os zeros da função quadrática: Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes Os Pontos A e B são os zeros da função quadrática:

Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes REFLEXÃO V O objetivo dessa reflexão é perceber a relação entre Δ e o gráfico da função quadrática. 1. Altere o valor de a, b e c de forma que Δ receba valores positivos (Δ>0) e complete a tabela (os valores de a, b e c na tabela são sugestões, se desejar, pode inserir outros valores). a b c Δ Quantidades de pontos que a parábola intercepta o EixoX. 1 3 -4 4 -2 -1 5

Quantidades de pontos que a parábola intercepta o EixoX. Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes 2. Altere o valor de a, b e c de forma que Δ receba valores negativos (Δ<0) e complete a tabela (os valores de a, b e c na tabela são sugestões, se desejar, pode inserir outros valores). a b c Δ Quantidades de pontos que a parábola intercepta o EixoX. -1 -3 3 -2 1 4 5 -3,5

Quantidades de pontos que a parábola intercepta o EixoX. Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes 3. Altere o valor de a, b e c de forma que Δ receba valor zero (Δ=0) e complete a tabela (os valores de a, b e c na tabela são sugestões, se desejar, pode inserir outros valores). a b c Δ Quantidades de pontos que a parábola intercepta o EixoX. 1 -4 4 2 -1

Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes 4. Complete as frases: a) Para Δ>0 o gráfico da função quadrática intercepta o EixoX em (um ponto, dois pontos ou nenhum ponto). b) Para Δ=0 o gráfico da função quadrática intercepta o EixoX em (um ponto, dois pontos ou nenhum ponto). c) Para Δ<0 o gráfico da função quadrática intercepta o EixoX em (um ponto, dois pontos ou nenhum ponto).

Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes EXERCÍCIO RESOLVIDO I) Considere a função de IR → IR definida por f(x)= ax² + x + a, em que a é um número inteiro maior que 2. Qual parábola poderia ser o gráfico dessa função? a) c) b) d)

Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes ALTERNATIVA D SOLUÇÃO A forma canônica da função quadrática é f(x) = ax² + bx + c, com a, b e c reais e a≠0. A questão apresenta a função real f(x) = ax² + x + a, comparando com a forma canônica da função quadrática, temos: a>2, b=1 e c=a>2. Assim: A parábola tem a concavidade voltada pra cima, pois a>0. A parábola intercepta o Eixo Y na sua parte crescente, pois b>0. A parábola intercepta o Eixo Y na parte positiva, pois c>0. A parábola intercepta o Eixo X em dois pontos, pois Δ>0, para a>2 e c=a>2.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA Matemática, 1º Ano Relação entre o gráfico da função quadrática e os coeficientes REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BARROSO, J. M. et. al. Projeto Araribá: Matemática. 8ª série. 1 ed. São Paulo: Editora Moderna, 2006 IEZZI, G; MURAKAMI, C. Fundamentos da Matemática Elementar. Vol 1. 7 ed. São Paulo: Atual, 1993 NÓBRIGA, J. C. C.; LA, L. C. Aprendendo Matemática com o Geogebra. São Paulo: Editara Exato, 2010

Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso   todas as imagens são extraídas do site www.geogebra.com, cujo uso está previsto pela licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported. http://wiki.geogebra.org/en/ 10/04/2012