Projeto de Filtros Digitais c/ Matlab 2º Semestre 2011 4ª aula
Objetivos Síntese de sinais (senóides e cossenóides) Projeto de filtros digitais Exercício: síntese de sinais, atraso de grupo, projeto de filtros digitais Idéia básica do projeto do semestre
Página pessoal https://pessoal.utfpr.edu.br/baracho
Síntese de sinais abra o arquivo fornecido pelo Professor “Introducão ao PDS de autoria do Prof. Fábio Schneider, e dê uma rápida olhada em seu conteúdo. Observe os arquivos para aquisição e para saída de som na pagina 2 Faça o exercício de síntese de uma senóide da página 20
Filtros digitais Abrir o arquivo “Projeto filtros digitais” e estude o tópico “4. Análise de sinais, especificação de filtros e introdução ao projeto de filtros digitais de autoria do Prof. Fabio Kurt Schneider. Tire as dúvidas com o professor sobre este material.
Exercício Abrir o arquivo Aplicações de Filtros FIR e IIR (Prof. Fábio Schneider) Ler o item 6.6.1 sobre atraso de grupo Resolva no matlab o exercícios 6.6.1.1 sobre a síntese de sinais de teste Resolva o exercício 6.6.1.2 sobre síntese e análise de parâmetros FIR e IIR Resolva o exercício 6.6.1.3 sobre aplicação de filtro e análise de resultados
Apresentações Registre os resultados no seu portfólio digital do semestre. Prepare-se para apresentar e discutir os resultado com o professor.
Avaliação do semestre 50% da nota será dada em função do trabalho em sala de aula, apresentação dos resultados em um portfólio digital, por equipe de 2 alunos. O portfólio será olhado a cada aula. 50% da nota será um projeto a ser especificado pelo professor
Projeto A idéia básica do projeto é adquirir um sinal de audio com o matlab, somar a este sinal um ruído, mais componentes senoidais (60Hz) mais dois tons de testes em frequências de 100Hz, 500Hz,1kHz, 2kHz, 3kHz, 5kHz, 10kHz Filtrar o sinal para eliminar ruído, mais componente de 60Hz Analisar o espectro dos sinais de entrada e saída Obter o sinal na saída e ouvir com alto-falante Usar os filtro para melhorar o sinal no alto-falante Criticar as soluções encontradas.
Distribuição aulas toda aula: avaliação dos portfólios digitais de cada equipe; observação contínua; Meses abril: atividades de projeto de filtros Meses de maio e junho: apresentação projeto.