Metodologia da Pesquisa Cursos Superiores de Tecnologia em

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Orações Subordinadas Substantivas.
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Termos Integrantes da Oração
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
O modelo morfossintático -
O Verbo.
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Revisão – termos da oração
Concordância do Verbo Ser
PREDICATIVO DO SUJEITO DO OBJETO.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Gramática da Sapatilha
Modo Indicativo e Subjuntivo
Como escrever um Artigo científico?
Prof. Francisco Platão Savioli
O modelo morfossintático
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
Sintaxe.
Prof. Betto
PREDICADO * MARTA DUWE.
Objeto de Aprendizagem Língua Solta
Escola Superior Madre Celeste
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
VERBOS.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Professora: Vilma Paixão
Profª Adriana Paula Chaves
Língua Portuguesa Prof. Izabel Período Composto por Subordinação.
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
Usos dos tempos verbais
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Resenha Produção de texto.
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO M ODALIDADE : A D ISTÂNCIA M ÓDULO : I D ISCIPLINA : P ORTUGUÊS C ARGA H ORÁRIA : 45 H I NÍCIO : /
Elaboração de trabalhos em ambientes educacionais Natália Pacheco.
Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
REVISÃO FINAL DE GRAMÁTICA
Tipos de predicado.
Iniciação Científica º Série/EM.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
MORFOLOGIA VERSUS SINTAXE
Título do projeto Nome do aluno e filiação (formação principal e vínculo) Nome do orientador (formação principal e vínculo)
Resumo.
Escola Estadual Maria José
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
RESENHA.
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
Metodologia Científica
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Estudo do Predicado Prof. Jair Nascimento.
Estudo do Predicado Profa. Vivian Gusmão.
Orientações para escrever um Artigo Científico
Resumo Assuntos estudados
Ivani de S. Bott Sidney Stuckenbruck Engenharia de Dutos – 2015 Monografias Como escrever?
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
Materiais e Métodos. Por que : materiais e métodos? Para que o leitor entenda o que foi feito Para que outros possam repetir o seu estudo Para validar.
A transitividade verbal é o processo por meio do qual a ação verbal se transmite a outros termos da oração, que atuam como seus complementos. Os verbos.
Projeto Integrador PASSO A PASSO Roberto Akitoshi Komatsu.
Transcrição da apresentação:

Metodologia da Pesquisa Cursos Superiores de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações Profa. Jamea Cristina Batista Silva março/2013

Concordância Verbal A concordância verbal é a solidariedade entre o verbo e o sujeito, isto é, a variação do verbo para conformar-se ao número e à pessoa do sujeito. Nenhum erro gramatical pode transmitir maior sensação de desqualificação do autor do que o erro de concordância verbal. A maior parte dos erros de concordância verbal ocorre em frases longas, geralmente após a interpolação de uma outra oração que separa o sujeito do verbo: o redator esquece quem é o sujeito e faz a concordância com outro substantivo da frase. Seguem-se alguns exemplos:

Concordância Verbal “Muitos dos distúrbios observados, inclusive o déficit estatural, tem sido atribuído a...” (têm sido atribuídos) “Entretanto, deve ser ressaltado que esta dosagem, como será comentado adiante, exige um ambiente completamente descontaminado e outras condições especificadas cuja a inobservância podem dar margem a erros grosseiros.” (cuja inobservância pode)

Concordância Verbal Há diversas situações em que surgem dúvidas na concordância verbal ou mesmo na concordância nominal, isto é, entre adjetivo e substantivo. Observe os exemplos de formas corretas de concordância a seguir:

Concordância Verbal Quinze pacientes é pouco. O diretor, ao lado dos coordenadores, deu início ao seminário. Médico e enfermeiras dedicados (verbo fica no masculino quando um dos substantivos for masculino).

Concordância Verbal O primeiro e o quinto paciente; ou O primeiro e quinto pacientes; ou O primeiro e o quinto pacientes; ou ainda O primeiro e quinto paciente (quando há um substantivo depois de dois ou mais adjetivos, as quatro formas são aceitas, mas as duas primeiras são mais recomendadas). As universidades americana e brasileira; a universidade americana e a brasileira; ou ainda a universidade americana e brasileira (com um substantivo seguido de dois ou mais adjetivos; as três formas são aceitas, mas a primeira é a mais recomendada e a última deve ser evitada, pois gera ambigüidade).

Concordância Verbal Quando o sujeito é representado por a maioria de, a maior parte de ou grande parte de, vindo em seguida um substantivo no plural, o verbo pode ficar no singular ou no plural:   A maior parte dos alunos apreciou (ou apreciaram) a aula.

Concordância Verbal O verbo no singular destaca o conjunto, enquanto o verbo no plural destaca o indivíduo. Já quando a expressão é seguida de substantivo no singular, o verbo também fica no singular:   Grande parte da literatura médica indica que... A maioria da turma estava...

Concordância Verbal Quando o sujeito é representado por um dos que, o verbo pode ficar no singular ou no plural: O trabalho de Paul Ehrlich foi um dos que mais contribuiu (ou contribuíram) para a elucidação...

Concordância Verbal Quando o sujeito é representado por mais de um, o verbo fica no singular:   Mais de um aluno queixou-se da aula.

Concordância Verbal Quando o sujeito é formado por uma expressão que indica porcentagem seguida de substantivo, o verbo deve concordar com o substantivo.   40% dos alunos preferiram... 40% do alunado preferiu... 1% dos pacientes apresentaram reações alérgicas. 40% da dose deve ser administrada...

Regência Verbal A regência verbal é a ligação do verbo com o seu complemento. Os verbos podem ser transitivos diretos, transitivos indiretos e intransitivos. Transitivo direto (quando o complemento é objeto direto):   O estudante escreveu a tese. Transitivo indireto (quando o complemento é objeto indireto): O estudante obedeceu ao orientador. Intransitivo (quando o verbo expressa uma idéia completa): O doutorando brilhou.

O Tempo do Verbo É comum em trabalhos acadêmicos a não correlação quanto ao tempo dos verbos utilizados, sobretudo na seção de revisão da literatura. Um trabalho científico é o relato de um experimento que já foi realizado. Portanto, todas as seções do resumo e do trabalho em que se descrevem a literatura prévia, o experimento realizado e os seus resultados devem ser escritas com o verbo no pretérito perfeito:   “Silver e cols. demonstraram que”; “o estudo foi realizado”; “foram colhidas amostras”; “foi feita a análise estatística”; “ o número de colônias de células encontrado foi de”...

O Tempo do Verbo Deve-se evitar o pretérito imperfeito, tempo verbal que exprime ação incompleta ou não realizada:   “Silver e cols. demonstravam que”; o estudo era realizado”; “eram colhidas amostras”...

O Tempo do Verbo Entretanto, se um autor demonstrar um fato ou conceito que ainda é aceito, esse fato não deve ser descrito no passado, sob pena de dar ao leitor a impressão de que o achado não é mais considerado verdadeiro:   “Einstein demonstrou que a velocidade da luz é constante”, e não “Einstein demonstrou que a velocidade da luz era constante”.

O Tempo do Verbo Deve-se evitar o uso concomitante de duas formas de pretérito:   “os pacientes eram selecionados com base em suas características clínicas; aquele que preencheram os critérios de inclusão foram submetidos ao teste...”

Gerúndio O gerúndio simples é uma forma nominal do verbo que expressa uma ação em curso. Essa ação pode ser imediatamente anterior ou posterior à ação do verbo da oração principal, ou ainda contemporânea dela. Exemplos:   Examinando a amostra em detalhes, verificamos que não era apropriada. Podendo, escreverei o artigo ainda esta semana.

Gerúndio Deve-se evitar o gerúndio em situações em que a ação já foi concluída:   Evite: jablonski, estudando 42 pcientes, encontrou 27 que preenchiam os critérios de inclusão no estudo. Prefira: Ao estudar 42 pacientes, Jablonski encontrou 27...

Gerúndio Quando o gerúndio combina-se com os auxiliares estar, vir, andar e ir, também é preciso cuidado. O tempo em que ocorre a ação depende do auxiliar empregado:   Novas técnicas vêm sendo desenvolvidas em nosso laboratório... Este simpósio está sendo transmitido para toda a universidade.

Gerúndio Observe também o uso incorreto do gerúndio nas seguintes situações:   Evite: Precisamos de um aluno falando inglês. Procuramos um artigo descrevendo a técnica. Procuramos um livro-texto contendo figuras. Prefira: Precisamos de um aluno que fale inglês. Procuramos um artigo que descrevesse a técnica. Procuramos um livro-texto com figuras.

O Uso da Voz Passiva Alguns consideram a voz passiva uma forma imperfeita de expressar uma ação, porque torna impreciso o sujeito do verbo. Seu uso, porém, tornou-se habitual em textos científicos, já que a alternativa menos elegante seria a referência repetida do experimento. Preferimos dizer:   “amostras de sangue venoso foram coletadas”, “os pacientes foram examinados”... A dizer, repetidamente, “coletamos amostras”, “testamos os pacientes”, “determinamos os níveis de hormônios”, ‘fizemos a análise estatística...”

O Uso da Voz Passiva Entretanto, o uso da voz passiva na Revisão da Literatura deve ser evitado:   Esta forma de resistência foi demonstrada ser mediada por anticorpos... Deve-se usar a voz ativa, destacando os autores do estudo: Wajnberg e Trajman demonstraram que esta forma de resistência é mediada por anticorpos...

REFERÊNCIAS Este texto foi extraído e adaptado de: SPECTOR, Nelson. Manual para redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. 2. ed., – Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2011. 150p.