Blog Programa Saberes Junho/2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO GRADUAÇÃO: BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: ACESSO A FONTES DE INFORMAÇÃO AO MEIO DIGITAL.
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Prof. João Victor Oliveira
Material de Divulgação Online: Pólos do Campus Virtual
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO.
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE-BENEVIDES.
Portal do Professor SEED/MEC
Fundação Roberto Marinho
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital.
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Programa Nas Ondas do Rádio
Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos Blog. Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos O Blog, é um diário na Web, que pode complementar o ensino.
O Trabalho com o gênero textual “Artigo de Opinião”
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
São ferramentas criadas na internet para que a gente acredite que é mais legal se relacionar pelo computador do que pessoalmente.
Letícia Rocha Machado e Patrícia Behling Schäfer
Fundamentação Teórica
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas
Cursos de Informática - UNATI UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade.
Cursos de Informática - UNATI
ESTUDO DOS BLOGS A PARTIR DA NETNOGRAFIA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES
Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Eu partilho… Blogs Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
CRÔNICAS.
Um Mapeamento Histórico do Hipertexto:
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Projeto de Tecnologia Educacional
O Uso Pedagógico do Blog
De 26 a 28/01/2012 Itabuna e Santa Luzia / Bahia Programa O MP e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos – idealizado por Clodoaldo.
Construir e dinamizar um blog "Projectos TIC na Educação: âmbito, compromissos e parcerias " Workshop Margarida Lucas,
Museu Memórias de Alfabetização
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
Criação colaborativa de páginas web com o WetPaint Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo (2º ano) Disciplina de ITICE
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Luciano Meira – UFPE  Conceito e Motivação  Implementação Atual  Relevância  Requisitos.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
Mikhail Bakhtin.
Blogue, em português europeu, mais conhecido por blog (português brasileiro), é uma contracção do termo web log(diário da web); Tem uma estrutura que permite.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
WordPress Universidade Federal Rural de Pernambuco Bacharelado em Economia Introdução à Microinformática Professor: Marcos Cardoso
Título do Artigo Científico
Espaços da Web 2.0. Softwares Sociais São softwares ou redes on- line que permitem aos utilizadores interagir e partilhar conhecimento numa dimensão social,
Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima.
A definição, a sua história e os seus impactos na sociedade da comunicação.
É um site cuja estrutura permite a actualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou “posts”. Estes são, em geral, organizados de forma.
E.M.E.F. Presidente Vargas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Blogando Blog como ferramenta de inclusão digital Porto Real – Junho/2009.
Pesquisar e elaborar Informática e Tecnologias em Comunicação Ciências da Comunicação Universidade do Algarve.
U.C.: Tecnologias da Comunicação Docente: Vânia Janela Discente: Vanda Bregieiro nº Curso: PAP 1º ano O QUE SÃO BLOGUES?
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
O que é um blog? BLOG = WEB LOG = DIÁRIO DA REDE Trata-se de um site (página na internet) cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos.
Paulo Moraes By Paulo Moraes WORKSHOP Blog Conceito e prática.
Transcrição da apresentação:

Blog Programa Saberes Junho/2009

Conceito e função Para Recuero (2003), blogs poderiam ser categorizados como: a) diários, tratam basicamente da vida pessoal do autor; b) publicações, comentários sobre diversas informações; c) literários, os posts trazem contos, crônicas ou poesias; d) agregam links ou recortes de outras publicações; e) mistos, misturam posts pessoais e informativos, comentados pelo autor. Categorização por temáticas: blogs jornalísticos, políticos, educacionais... Programa Saberes Junho/2009

Em um blog, portanto, é possível ao internauta concordar ou discordar dos posts, expor seu posicionamento e criar novos nós para a rede hipertextual, seja através de um comentário, seja através de um link para seu próprio blog (PRIMO; RECUERO, 2003, p. 4) Programa Saberes Junho/2009

Potencial pedagógico do blog Aumenta a sua responsabilidade sobre as publicações. Troca de experiências com outras IES. Comunidade de aprendizagem em torno de um tema. Programa Saberes Junho/2009

Interação e comunicação Através da interface de comentários, colegas e professores podem contribuir com questões, cujo impacto pode ser tanto no aperfeiçoamento do trabalho quanto no processo de tomada de consciência do grupo( PRIMO, 2008, p.9). Programa Saberes Junho/2009

Comunidade de aprendizagem em torno de um tema Programa Saberes Junho/2009

Autoria Programa Saberes Junho/2009

Exemplo de blog produzidos pelos professores http://hecq.blogspot.com/ http://antiguidadeocidental.blogspot.com/ http://www.botanicafarmacia.blogspot.com/ http://pedagogiaunifra.blogspot.com http://estagio3mtm.blogspot.com/ Programa Saberes Junho/2009

Diferentes sites para construir um blog. Criação de um blog Diferentes sites para construir um blog. Programa Saberes Junho/2009

http://www.blog24horas.com/2008/06/crie-um-quebra-cabea-personalizado.html Programa Saberes Junho/2009

Customização de imagens http://www.slide.com/ http://jigsawplanet.com/ http://www.dumpr.net/ http://www.montafoto.com/ http://www.loonapix.com/pt/ Programa Saberes Junho/2009

Referências Bibliográficas PRIMO, Alex Fernando Teixeira; RECUERO, Raquel da Cunha. Hipertexto Cooperativo: Uma Análise da Escrita Coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia. Revista da FAMECOS, n. 23, p. 54-63, Dez. 2003. ____. Blogs e seus gêneros: Avaliação estatística dos 50 blogs mais populares em língua portuguesa. In:XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2008, Natal. Anais, 2008. RECUERO, Raquel da Cunha. Weblogs, Webrings e Comunidades Virtuais. v. 1, n. 31, 2003. Programa Saberes Junho/2009