A estrutura: Quatro Blocos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Características da Obra
Advertisements

Para abrir as ciências sociais:
Análise Literária DOM CASMURRO DOM.
Realismo - Naturalismo
Machado de Assis: o autor
FILOSOFIA.
Memórias de um Sargento de Milícias
Vertentes Realistas.
SENHORA José de Alencar
DIREITO CONSTITUCIONAL
CONTO analisando a estrutura
construção da felicidade
Prof. Júnior Oliveira.
LITERATURA 2º ANO 2013 PROF. ALESSANDRO LÉLIS.
A análise do capitalismo por Karl Marx
Ser Homem.
Vimos uma Estrela.
Uma beleza indiscutível e incomparável
Segundo Émile Durkheim
A AMIZADE.
ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO.
Aula 1- Discurso Profª. Ana Paula.
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
É justo que o Pai e o Filho e o Espírito Santo coroem a Virgem como Rainha e Senhora de toda a criação. Aproveita-te desse poder! e, com atrevimento.
“TCHAU” Conto de Lygia Bojunga Análise de Alfredina Nery
A Flor da Honestidade.
Elementos da narrativa
Lucas 15: Anderson dos Reis Aurora
Na Roma Antiga era assim:
“Deus não sente amor, Deus não tem amor, Ele é amor, essa é a sua natureza, a sua essência”
A sociologia de Florestan Fernandes
PRINCIPAIS ESCRITORES DE PROSA ROMÂNTICA NO BRASIL
GÊNEROS LITERÁRIOS.
O CONTO e seus elementos
Machado de Assis e o Realismo
Compreender a Lei do Amor. Independência Versus Dependência: aceitar a Graça e a Justiça de Cristo.
Pequeno conto chinês.
Cinco Minutos.
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
Realismo no Brasil Saudade, de Almeida Júnior, 1899.
Desenvolvimento 1. Em que momento marido e mulher começam a conhecer o caráter mutuamente? LA, 105 mutuamente? LA, 105 Ao enfrentar o recém-casado par.
A liturgia do 27º Domingo do Tempo Comum utiliza a imagem da “vinha de Deus” para falar desse Povo que aceita o desafio do amor de Deus e que se coloca.
DEZ TOQUES PARA A SABEDORIA
Revisão – professora Margarete
As duas fases de Macedo 1ª Fase: “o cronista de costumes” 2ª Fase: “o crítico irônico”
Caracteres do Homem de Bem

POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
REALISMO Revolução Industrial
Personagem As pessoas envolvidas na narrativa, os seres que realizam ou sofrem as ações narradas são chamados de personagens. Na historia de Chapeuzinho.
HUMANIZAÇÃO E ALIENAÇÃO
MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
→ elementos paratextuais
Branca de Neve: versões e visões de uma história
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS
Palavra de Vida Setembro 2011 “Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver, estava perdido e foi encontrado"
Uma Estrela.
A Prosa Romântica Brasileira
Obrigado por estar aqui Hoje! Deus te abençoe grandemente!!!
Jubileu da Misericórdia
Filosofia central de Nietzsche
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Recriar a família à luz da misericórdia
Prof.:Pecê.  Surgimento:  1844 – Publicação de “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.  Término:  1881 – Publicação de “Memórias póstumas de Brás.
A estrutura: Quatro Blocos
Transcrição da apresentação:

A estrutura: Quatro Blocos Preço Quitação Posse Resgate Negócios Interesses Transações Mercantilização do Amor Significado: Colocação da sociedade sob uma perspectiva crítica

Preço Aurélia Camargo Perfil Os efeitos se antecipam às causas Entram em cena as personagens Beleza Brilho Orgulho Excentricidade Desprezo ao dinheiro e aos artifícios sociais Aurélia Camargo Perfil

“ Na sala, cercada de adoradores, no meio das esplêndidas reverberações de sua beleza, Aurélia bem longe de inebriar-se da adoração produzida por sua formosura, e do culto que lhe rendiam, ao contrário, parecia unicamente possuída de indignação por essa turba vil e abjeta. Não era um triunfo que ela julgasse digno de si, a torpe humilhação dessa gente ante sua riqueza. Era um desafio que lançava ao mundo: orgulhosa de esmagá-la sob a planta, como um réptil venenoso”.

Fernando Seixas Perfil Fusão do falso e do verdadeiro Vida de aparências Apego ao luxo Caráter honesto mas frágil Envolve-se pela sociedade Caça-dotes Fernando Seixas Perfil

“Um observador reconheceria nesse disparate a prova material de completa divergência entre a vida exterior e a vida doméstica da pessoa que ocupava esta parte da casa. Se o edifício e os móveis estacionários e de uso particular denotavam escassez de meios, senão extrema pobreza, a roupa e objetos de representação anunciavam um trato de sociedade, como só tinham cavalheiros dos mais ricos e francos da corte”.

O maniqueísmo ≠ BEM MAL Casamento dotal Vida social fútil Artificialismo Luxo Venalidade Importação cultural União por amor Culto do indivíduo Espontaneidade Raízes culturais Autenticidade ≠ BEM MAL

Proposta do dote Aceitação Humilhação de Seixas Casamento Fatos Medulares Proposta do dote Aceitação Humilhação de Seixas Casamento

Quitação Flash-back justificador Expõe as causas do comportamento de Áurélia Alteram-se as circunstâncias: Aurélia Pobre / Rica Aurélia Amada / Abandonada por Seixas Não se altera, porém, seu caráter

“A riqueza, que lhe sobreveio inesperada, erguendo-a subitamente da indigência ao fastígio, operou em Aurélia rápida transformação; não foi, porém, no caráter, nem nos sentimentos que se deu a revolução; estes eram inalteráveis, tinham a fina têmpera de seu coração. A mudança operou-se apenas na atitude, se assim nos podemos exprimir dessa alma perante a sociedade”.

Desfile do Segundo Time D. Emília - Mãe de Aurélia Emílio – O frágil irmão Pedro Camargo – O Pai Lemos – Tio (e mais tarde tutor) Lourenço Camargo – O avô do rico testamento Eduardo Abreu – Um pretendente Adelaide Amaral – A rival

Posse De personagens a atores O título constitui uma ironia: na verdade não houve posse Retoma-se a linha temporal, quebrada pelo flash-back Aurélia e Seixas vão viver uma vida de aparências Atritos, farpas mútuas, ironias O desgaste atinge a ambos para purificá-los e humanizá-los

Resgate Aurélia não muda muito: ora ferina e mordaz, ora ciumenta, ora doce e apaixonada Seixas mudou: modesto, trabalhador, digno no caráter Separam-nos ainda o orgulho e o amor próprio

SEIXAS DESCONSTRUÇÃO CONSTRUÇÃO CASAMENTO

Seixas devolve o dote e propõe a separação Aurélia, surpreendentemente, ajoelha-se e lhe pede perdão pelo duro castigo Consagra-se uma metáfora: o divórcio do casamento dotal, e um novo casamento ungido pelo amor Aurélia transfere a fortuna para o marido:a família retoma os trilhos do patriarcalismo

O Narrador Onisciente, porém não isento Reveste-se do papel de pedagogo e dirige a obra. Impõe suas convicções sobre o amor e a ética social Transforma a heroína no porta-voz do seu discurso

DISCURSO ÉTICO-MORALISTA DE ALENCAR PAPEL DE AURÉLIA: CONDUZIR A NARRATIVA NESSA DIREÇÃO AMOR CASAMENTO FAMÍLIA SOCIEDADE

Personagens Principais AURÉLIA CAMARGO: Personagem construída nos parâmetros românticos. Sublima-se ao ponto de suplantar as forças sociais, o seu próprio destino, tornando-se capaz de resgatar valores e impor o amor como força redentora. Mesmo analisada sob um prisma psicológico, constitui-se uma personagem fixa, uma vez que mudam suas condições de vida, mas não altera a essência de seu caráter.

FERNANDO SEIXAS: Personagem híbrida. Não é bom nem mal. É fraco: deixa-se envolver pelos hábitos sociais, mas será resgatado pelo amor de Aurélia. Adquire, no decorrer do romance, maior mobilidade do que Aurélia. Passa por um processo de desconstrução moral, porém se reconstrói e se torna digno do amor da heroína.

Tempo / Espaço O tempo interno do romance se divide em duas dimensões: o presente e o passado. O presente se relaciona com o lado cosmopolita, europeizado e refinado do romance, cujo espaço é a sociedade aristocrática fluminense, colocada sob a ótica crítica do narrador que denuncia a submissão aos costumes estrangeiros. O passado, que é narrado em flash-back, associa-se à cor local brasileira, pela pobreza, o provincianismo e o acanhamento.

Estilo de Época Dominância Romântica a) Na concepção da heroína sublimada e sem defeito, capaz de impor suas virtudes e seus valores à sociedade. b) No dirigismo do enredo: o narrador programa o final do romance, fazendo triunfar o bem sobre o mal. c) Na narrativa rápida na qual os fatos são muito pouco desdobrados nos seus reflexos psicológicos.

Sinais do Realismo a) Tendência para a análise psicológica, mesmo restrita a Aurélia e Seixas. b) Sintomas de degradação social manifestados em Lemos. c) Presença do anti-herói: Seixas se submete aos determinismos sociais. d) A sociedade burguesa é colocada sob uma perspectiva crítica.

Estilo Individual Sobressai em Alencar, do ponto de vista do significado, a metáfora sublimada, que às vezes se torna “açucarada”, mas não perde sua beleza. “Duas opulências, que se realçam como a flor em vaso de albastro; dois esplendores que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante.” “Quem não se recorda de Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da corte como brilhante meteoro (...)”

No tocante à sintaxe, torna-se admirável sua frase desembaraçada, marcada por pontuação freqüente, frases curtas e preferência pelo sistema coordenativo dos períodos. “Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela. Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos salões. Tornou-se a deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade. Era rica e formosa.”

Personagem Metonímico Uma Síntese da Proposta Tensão Crítica Aurélia A Sociedade Protagonista Antagonista Casamento de Conveniência O Amor Antivalores Casamento Dotal A Autencidade Valores O Dinheiro A Independência A Venalidade A Generosidade O Luxo As Aparências Personagem Metonímico O Artificialismo Possibilismo Seixas Determinismo Superação