Eclesiologia - Reflete sobre a Igreja, sobre a práxis eclesial. O importante não é a eclesiologia, mas a Igreja, Mistério e obra de Deus no mundo. A Eclesiologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 EVANGELHO – Mt 24,37-44 Ambiente:
Advertisements

PREPARAÇÃO PARA A CONFIRMAÇÃO OU SACRAMENTO DO CRISMA
A visão do vale de ossos secos. Ezequiel 37: 1-4.
As Comunidades Eclesiais de Base na Igreja do Brasil
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
A VOCAÇÃO.
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
PROJETO ARQUIDIOCESANO DE EVANGELIZAÇÃO
A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA O Sínodo propõe avaliar os frutos da Dei Verbum (40 anos) Os resultados da renovação bíblica A difusão.
TEOLOGIA E IDENTIDADE AFRO NA PERSPECTIVA DE APARECIDA.
Teologia Vocacional e Princípios da Pastoral Vocacional – CNBB
07: Introdução ao Credo Apostólico
IPAV Serrano Adriano Viana
Objetivos das URGÊNCIAS
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Caminho Verdade Vida.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Departamento Arquidiocesano da Catequese
Romanos 7 Sou salvo! Livre da lei!
O CATEQUISTA É....
ENCONTRO DE RESPONSÁVEIS MCC DA DIOCESE DE ARAÇATUBA
SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ
DOCUMENTO 94 -CNBB DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2011 – 2015.
Rainha das Virgens.
Compreender que a principal fonte de conhecimento de Jesus provém da leitura da Sua História nos Evangelhos. Identificar os valores que.
O Anjo e Maria.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATOLICIDADE
Igreja: comunidade de comunidades
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATEQUESE
Espiritualidade do Catequista
Jörg Garbers, Ms. de Teologia
1.
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
Maria: Modelo original dos homens
CONCEITOS TEOLÓGICOS E ECLESIOLÓGICOS Para uma conversão pastoral da paróquia.
A Teologia da Comunicação
Natureza O termo mistério aplicado à Igreja: indicando que a sua realidade transcende a instituição visível e excede as capacidades humanas de compreender.
Curou muitas pessoas de diversas doenças. 8 de fevereiro de º Domingo do Tempo comum!.
O que mais se fala da Juventude hoje é: - Erotismo - Violência - Mercado em expansão PONDERAÇÃOSPONDERAÇÃOS.
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
O PASTORADO E O PODER TENTAÇÕES. MARCOS DE NOSSA ÉPOCA Os valores presentes na pós-modernidade tem afetado a vivência e aspirações da Igreja e do Ministério.
Fala com Autoridade.
IPAV Serrano Adriano Viana
O Caminho, a Verdade e a Vida
O Profeta.
2 ° domingo do advento 9 de dezembro.
Pe. Audinei Carreira da Silva
A visita do Anjo à Virgem Maria, como disse o santo padre Bento XVI, marca o início de um novo tempo para o povo de Deus, pois é o cumprimento do Velho.
O ministério da caridade e a koinonia eclesial
ECCLESIA DE EUCHARISTIA- JOÃO PAULO II
. E aos leigos e leigas, pela sua vocação laical, cabem essa atuação firme e preponderante no tecido humano da sociedade.
Sacramentos.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
A liturgia do 15º Domingo do Tempo Comum Recorda-nos que Deus atua no mundo através dos homens e mulheres que Ele chama e envia como testemunhas do.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
Maria a Mãe da Igreja ...e nossa Mãe
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
CONCÍLIO VATICANO II. O Concílio do Vaticano II, visto hoje como uma intervenção do Espirito Santo na Igreja para sua renovação, desenvolve 2 temas de.
Rede de Formação Bíblico-ministerial iV encontro
O Movimento Estudantil Alfa e Ômega é um ministério internacional e interdenominacional, formado por estudantes universitários cristãos evangélicos comprometidos.
do Sagrado Coração de Jesus para a santificação do mundo.
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
LIÇÃO 10 - A ASCENSÃO ECONÔMICA Prof. Lucas Neto.
O papel da exposição Bíblica na Revitalização da igreja. O Pastor Líder.
Quebra-se a hegemonia da Igreja Católica
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
Lição da Escola Sabatina 07 de maio à 13 de maio.
Todos os que tem fé são povo de Deus A Igreja é em toda a parte povo de Deus, toda a comunidade dos crentes. Só a partir do século III notou-se a separação.
Transcrição da apresentação:

Eclesiologia - Reflete sobre a Igreja, sobre a práxis eclesial. O importante não é a eclesiologia, mas a Igreja, Mistério e obra de Deus no mundo. A Eclesiologia é uma simples reflexão. - O fim da eclesiologia é ajudar a Igreja a ser fiel tanto às suas origens como à sua missão histórica. - A eclesiologia deve, por um lado, voltar às fontes bíblicas e patrísticas, e, por outro, responder aos sinais dos tempos. A eclesiologia se orienta para a Igreja. Daí toda eclesiologia autêntica seja histórica, profética, crítica e pastoral e a partir dos pobres 1

como lhes anuncia o Reino, como é a Boa Nova Para eles? A partir dos pobres Qual é a preocupação da Igreja pelos pobres, como lhes anuncia o Reino, como é a Boa Nova Para eles? 2

Regras para fazer eclesiologia A Igreja é uma realidade complexa: visível e invisível, humana e divina, organismo social e corpo místico, Instituição e Mistério. Corpo bipartido. Objeto de fé Mistério Ig. Sacramento Objeto e observação empírica Instituição 3

'Creio na Igreja' 1. Toda Teologia e começa e acaba na fé. O Credo mostra que a Igreja pertence à ordem e ao Plano da Salvação. É isso que a faz objeto de fé. 2. A Igreja é toda relativa a Deus, a seu Plano e a seu Reino. Não é um “Mistério” absoluto (como Deus), mas um mistério relacional com o grande Mistério da salvação, do qual é serva. 3.Além de objeto de fé, a Igreja é sujeito de fé. Não é fonte da fé (E.S.) nem regra (S.E.), mas mediadora e serva da fé. 4

Por que a Igreja é objeto de fé? Porque é Esposa de Jesus e seu Corpo Porque é a Mãe-Igreja, portadora do Evangelho, dos Sacramentos Por seus profetas, virgens, mártires e outros santos (de ontem e de hoje) Condições para uma crítica legítima à Igreja A partir de dentro: em comunhão profunda com ela auto-implicativa: envolvendo a pessoa e comprometendo-a em base no Evangelho, em sua exigências ideais Evitar: defesa a todo custo, crítica sistemática. 5

Eclesiologia e Metodologia Perspectiva sócio-analítica analisa a igreja como instituição social e histórica. Isso dá realismo. 2. Perspectiva de fé é ver a Igreja à luz da palavra e de sua Tradição. É contemplar a Igreja como Mistério. 3. Perspectiva prática é tirar as implicações concretas da Eclesiologia no nível da pastoral, política, ética e espiritualidade. 6

Visões erradas de Igreja 7 Visões erradas de Igreja Misticismo Na Igreja tudo é santo e divino. Falta uma visão humana.Isso leva a impedir toda crítica e reforma da Igreja. 2. Sociologismo É só ver o aspecto externo e social da Igreja. Falta a visão Bíblica, de fé. Leva a se interessar pela Igreja só como valor cultural e político. 3. Dualismo eclesiológico Há duas Igrejas: uma visível e outra espiritual. 7