1 © 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public 5 - Fundamentos de Endereçamento e Roteamento IP 1.Visão Geral das Funções da Camada de Rede:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Paralelos e Distribuídos
Advertisements

3. Mapeamento de Endereço Físico em endereço de rede
2.10) Os elementos básicos de uma Rede
Administração e Projeto de Redes
Redes de Computadores Aula Prática 4
CONTROLE DE ACESSO A MEIOS (MAC)
Camada de Transporte.

Arquitectura TCP/IP Camada de rede.
Visão Geral de Protocolos
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Modelos de Referência.
Subnet; Roteamento básico; ICMP..
Visão Geral de Equipamentos de Rede
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
Utilitários de Redes Prof. Andréa Chicri Torga Adaptações
Aula 6- Camada 2 (modelo TCP/IP)
Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação
Módulo III.
Endereço IP Willamys Araújo.
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
Kraemer CCNA 1 – Roteamento e Sub-redes. Kraemer Roteamento e Sub-redes Introdução Protocolo roteado Visão geral de roteamento Endereçamento de sub-redes.
Roteamento Disciplina de Redes de Computadores II
CCNA Exploration Camada de Rede OSI.
Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia.
Redes de Computadores Redes TCP/IP.
Endereçamento de Rede IPv4
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Endereçamento IP.
Módulo III.
Departamento Engª Electrotécnica ISEC
Fundamentos à Redes de Computadores
Protocolos e Conceitos de Roteamento – Capítulo 6
Modelos de Referência OSITCP/IP29/06/06.  Camadas de Protocolos  Modelo de Referência OSI Funcionamento Camadas e Funcionalidades  Modelo de Referência.
Endereçamento IP.
Visão Geral de Equipamentos de Rede
A arquitetura TCP/IP 1. INTRODUÇÃO 2. ENDEREÇOS E DATAGRAMAS 3. A CAMADA TRANSPORTE 4. SUBREDES IP 5. CAMADA ENLACE/FÍSICA : LAN 6. CAMADA IP : GATEWAY.
UNEMAT-FACIEX MODELOS DE REFERÊNCIA Dr. José Raúl Vento 2005.
Introdução aos Protocolos de Roteamento Dinâmico
Equipamentos de Redes Aula 4
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
© 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public 1 Endereçamento de Rede – IPv4 Fundamentos de Rede – Capítulo 6.
Protocolos e Conceitos de Roteamento – Capítulo 2
© 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public ITE PC v4.0 Chapter 1 1 RIP versão 1 Protocolos e Conceitos de Roteamento – Capítulo 5.
CAMADA DE REDE OU INTERNET – TCP/IP
E NDEREÇOS DE R EDE E E NDEREÇOS L ÓGICOS Tecnologia em Redes de Computadores Tecnologia em Design Gráfico Sistemas de Informação Professor: Jorge Musa.
ACL Nomes: ANDERSON HIGA RGM: Matéria: Estratégias e Topologias de Segurança Lógica Professor Luciano Gonçalves de Carvalho.
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Falso, essa é a função fowarding, o roteamento determina a rota tomada pelos pacotes. 1) No roteador, a função roteamento é encaminhar pacotes que chegam.
T.A.R Prof. Lincoln F. Dantas Aula 2 – Endereçamento IP e Roteamento.
© 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public ITE PC v4.0 Chapter 1 1 Introdução ao Roteamento e ao Encaminhamento de Pacotes Protocolos.
Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática Endereçamento IP
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
Modelo em Camadas Arquitetura TCP/IP/Ethernet
TCP/IP.
Arquitetura TCP/IP Aplicação Transporte Física Enlace Rede.
Redes de Computadores e Internet Protocolos Professor: Waldemiro Arruda.
Trabalho elaborado por: -Daniel Nº26 -André Nº3. * A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. As.
MODELO OSI/TCP-IP.
Vivendo em um mundo centrado na rede
Introdução as Redes TCP/IP Roteamento com CIDR
Capitulo 04 Camada de Enlace Prof. Ricardo de Macedo.
Fonte: Fonte:
Faixa de Numeros IP O endereço IP, na versão 4 do IP (IPv4), é um número de 32 bits oficialmente escrito com quatro octetos (Bytes) representados no formato.
Redes de computadores I
Rede de Computadores (REC) Prof. Jackson Mallmann
Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Arquitetura TCP/IP Interface entre o Nível Lógico e Físico Protocolo IP Etienne César R. de Oliveira.
Redes de Computadores Endereçamento IP Básico Prof. Sales Filho.
Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Arquitetura TCP/IP Interface entre o Nível Lógico e Físico Protocolo IP Etienne César R. de Oliveira.
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 7: Endereçamento IP.
Transcrição da apresentação:

1 © 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public 5 - Fundamentos de Endereçamento e Roteamento IP 1.Visão Geral das Funções da Camada de Rede: Explica os conceitos de roteamento, endereçamento lógico e protocolos de roteamento. 2.Endereçamento IP: São explicados os fundamentos dos endereços IP de 32 bits, com ênfase em como a organização ajuda no protocolo de roteamento. 3.Roteamento IP: Explica como hosts e roteadores decidem como encaminhar um pacote. 4.Protocolos de Roteamento IP: Explica os fundamentos de como os protocolos de roteamento preenchem as tabelas de roteamento de cada roteador. 5.Utilitário da Camada de Rede: Esta seção introduz diversas outras funções úteis para o processo geral de entrega de pacotes.

2 © 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public 1.Visão Geral das Funções da Camada de Rede:  Camada de Rede ou Camada 3 – responsável pelo protocolo que define o roteamento e enderaçemento lógico. Procolos:  (CLNS) - Serviços de Rede Sem Conexão / Connectionless-mode Network Service  IP – Protocolo de Internet – OBJETIVO: rotear os dados do host de origem até o destino. O objetivo do IP é fazer entregas com o mínimo de trabalho possível com cada pacote, por isso ele funciona sem recuperação de erros. Exemplo prático: IPCONFIG

3 © 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public Roteamento e Interação da Camada de Rede com a Camada de Enlace Encapsulamento da Camada de Rede e da camada data link.

4 © 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public Pacotes IP e o Cabeçalho IP  Endereçamento da Camada de Rede  Protocolos de Roteamento

5 © 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public Enderaçamento IP  Host IP – Quando o dispositivo possui um endereço IP e o software e hardware apropriados, ele é capaz de enviar e receber pacotes IP.  Endereços IP consistem de um número de 32 bits, geralmente escritos em notação decimal pontuada. A parte “decimal” dessa expressão se deve ao fato de que cada byte (8 bytes) do endereço IP de 32 bits é mostrado como o seu equivalente decimal. Os quatro números restantes são escritos em sequência com números decimais separando.  (decimal pontuado)  (binário real)  Cada decimal pontuado é chamado de octeto. –No exemplo o primeiro o octeto é 168, o segundo é 1...  A faixa de números decimais em cada octeto vai de 0 a 255.

6 © 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public Enderaçamento IP  Classe de Redes  Os reais Números de Rede de Classe A, B e C.  Sub-Redes IP

7 © 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public Roteamento IP  Decisões de Encaminhamento do Roteador e a Tabela de Roteamento IP

8 © 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public Utilitário da Camada de Rede  Protocolo de Resolução de Endereços e o Sistema de Nomes de Domínios  Resolução de Nomes DNS  O Processo ARP  Atribuição de Endereços e DHCP  ICMP Echo e o Comando ping

9 © 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public Definições de Termos-Chave  ARP, gateway padrão/roteador padrão, DNS, parte do host, endereço IP, endereço lógico, endereço de broadcast da rede, número de rede/ endereço de rede, parte de rede, tabela de roteamento, endereço de broadcast da sub-rede, número de sub-rede/ endereço de sub-rede, parte de sub-rede