Terra: o planeta azul Cap.3- Pg. 55 a pg. 59 – 6º ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os fenômenos atmosféricos
Advertisements

A ATMOSFERA.
Climas do Continente Americano
ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM O CLIMA
Variações de albedo Albedo é o índice de absorção da energia solar pelos diferentes tipos de superfícies, vai de 1(total reflexão/nenhuma absorção) à 0.
Vamos conhecer O clima.
Atmosfera e climatologia
PROF: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
O CLIMA DA TERRA.
ATMOSFERA Capítulo 7 – da página 114 a página130
Terra: o planeta azul Cap.3 – 6º ano
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
CLIMA NO BRASIL.
CLIMA DAS AMÉRICAS.
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
TEMPO E CLIMA.
CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão.
Prof. Jeferson C. de Souza
Prof. Jeferson C. de Souza
METEOROLOGIA.
CLIMATOLOGIA.
TEMPO E CLIMA.
CORRENTES OCEÂNICAS E MASSAS DE ÁGUA
PROFESSORA: Marise Rabelo
Climas!!! Fatores do Clima Tipos de chuva Tipos de clima G. 10
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
Climas!!! Fatores do Clima Tipos de chuva Tipos de clima G. 10
FATORES E PRINCIPAIS ELEMENTOS DO CLIMA
Elementos e fatores climáticos
GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE
Módulo 18 – Brasil: Climas e Domínios Vegetais

Clima e suas características
CLIMA NO BRASIL TEMPO CLIMA É A SUCESSÃO HABITUAL DO TEMPO
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
Clima.
Elementos do Clima.
BOM DIA.
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
PREVISÃO DO TEMPO A meteorologia é a ciência que estuda as condições atmosféricas e, com isso, auxilia na previsão do tempo.
Dinâmica Climática Capítulo 7.
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
A DINÂMICA CLIMÁTICA.
Climatologia.
Revisão Prova Mensal 6º Ano AB – 2º Bimestre PRESSÃO ATMOSFERICA
climatologia Fatores climáticos: o que interfere no clima de um lugar
Prof. Jefferson O Clima.
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
5ª SÉRIE REVISÃO PARA A P2 DO SEGUNDO TRIMESTRE! BONS ESTUDOS!!!!
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
CLIMATOLOGIA II.
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
Atmosfera, clima e tempo.
Dinâmica climática Radiação solar: É a principal fonte de energia e a base da vida vegetal e animal na Terra. Quanto maior é a temperatura, mais emitem.
FATORES CLIMÁTICOS.
Dinâmica Climática.
A dinâmica da atmosfera (Tempo x Clima)
Classificação Climática
DINÂMICA CLIMÁTICA.
OFICINA DE CLIMATOLOGIA
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
Geografia Revisão.
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
Atmosfera.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
DINÂMICA CLIMÁTICA CIC – REVISIONAL ENEM/2016 JANDERSON.
Tipos de chuva.
Transcrição da apresentação:

Terra: o planeta azul Cap.3- Pg. 55 a pg. 59 – 6º ano

Tipos de chuva Chuvas de convecção Acontecem com a ascensão vertical do ar quente e posterior resfriamento, condensando-se e precipitando-se em forma de chuva. Esta chuva ocorre geralmente à tarde e em forma de pancadas de chuva, principalmente na Amazônia e na região sudeste.

Chuvas frontais Acontecem através do encontro de uma massa de ar quente e úmido com uma massa de ar frio e seco. O ar frio, mais denso, faz com que o ar quente suba, resfriando-se e precipitando-se em forma de chuva.

Chuvas de relevo Acontecem na ocasião em que os ventos úmidos têm de se elevar para ultrapassar montanhas, por exemplo, resfriando-se.

Os ventos locais A diferença de insolação entre as várias zonas do planeta e sua repercussão na pressão atmosférica explicam a existência dos ventos globais, que viajam por milhares de quilômetros. Entretanto, muitos desses deslocamentos são produzidos por fatores locais e atingem áreas bem menores. É o caso, por exemplo, das brisas marinhas e terrestres. As brisas ocorrem em regiões costeiras. Os oceanos, demoram mais para se aquecer e se resfriam mais devagar em relação aos continentes.

Na atmosfera existem correntes de convecção Na atmosfera existem correntes de convecção. A Terra é aquecida durante o dia e adquire uma temperatura superior à do mar. Na Terra, o ar aquece, sobe e o seu lugar é ocupado pelo ar mais fresco procedente do mar. por isso existe em geral, durante o dia, uma brisa que sopra do mar para a Terra ( brisa marítima). À noite, a Terra esfria com maior rapidez que o mar, produzindo-se então uma corrente de convecção em sentido inverso. O ar que permanece sobre a água aquece, sobe, e o seu lugar é ocupado pelo ar mais frio procedente da Terra ( brisa Terrestre).

O tempo e o clima Tempo atmosférico O tempo meteorológico é o tempo atual ou tempo a ser previsto pelos meteorologistas que se estende no máximo a 15 dias.

Clima: O clima é o conjunto de estados do tempo meteorológico que caracterizam o meio ambiente atmosférico de uma determinada região ao longo do ano. O clima, para ser definido, considera um subconjunto dos possíveis estados atmosféricos e, para tal, requer a análise de uma longa série de dados meteorológicos e ambientais.

Clima no mundo

Tipos de Clima no Brasil

Climogramas Os dados climáticos podem ser representados em gráficos para a melhor visualização de sua variação ao longo do tempo. Os climogramas são representações que associam as variações de temperatura, indicadas por uma linha, com os índices pluviométricos (quantidade de chuva) em uma unidade de tempo (mensal, diário), indicados por barras. Veja os exemplos:

Exemplo de climograma Um climograma representa: Quantidades de temperaturas (em graus) e de precipitações/chuvas (em mm), para os meses do ano. Temperaturas (dados quantitativos, contínuos e absolutos) e precipitações (dados quantitativos e absolutos), por meses (ordenados).