Relações Alimentares Cadeias alimentares Teias alimentares

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Circulação de matéria e fluxo de energia nos ecossistemas
Advertisements

SERES VIVOS, AMBIENTE E ENERGIA
Fundamentos da Ecologia
Ecologia Conceitos básicos, cadeias e teias alimentares, fluxo de matéria e energia no ecossistema.
Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
Cadeias e teias alimentares
Ecologia.
Prof. Adriana Amorim Ciências – Cap. 1 7º ano - Colégio MV 2012
Cadeias e teias alimentares
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA
“Matéria e Energia nos Ecossistemas”
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Ecossistemas.
Campina Grande-PB Prof a Márcia Maria Rios Ribeiro Estagiário-docente (Programa de Pós-Graduação em Eng. Civil e Ambiental) Danniel Cláudio de Araújo UFCG.
Cadeia e Teia Alimentar
Cadeia e Teia Alimentar
Cadeia e Teia Alimentar
Cadeia e Teia Alimentar
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Ecologia Profª. Andréa R. Franz.
Conceitos Básicos de Ecologia
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
Não percebo nada disto!.
Prof.ª Caroline Pcte: Fabiana Rissi 6° ano:
A Biosfera e seus Ecossistemas
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
ECOLOGIA "Ecologia é a ciência que estuda, fundamentalmente, os níveis acima do nível de organismo, preocupando-se com as relações dos seres vivos entre.
Ecossistemas Naturais
Ecologia: definição OIKOS – Casa LOGOS –Estudo
Profª. Roberta Fontoura
Uma cadeia alimentar!! Constrói.
Curso de Pedagogia 2º Período Prof. M. Sc
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
TRANSFERÊNCIA DE MATÉRIA E ENERGIA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA
Seres vivos, Ambiente e Energia
Meio Ambiente e Edificações
OIKOS (CASA) + LOGOS (ESTUDO)
Fluxos de Energia e ciclos da matéria nos ecossistemas
ECOLOGIA.
FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA
Seres vivos, ambiente e energia
ORGANIZAÇÃO GERAL DOS AMBIENTES
Cadeias e teias alimentares.
Ciências A Teia Alimentar– cap. 2 (6ª série)
Atividade dos seres vivos
Aula 01 e 02 – Introdução à Ecologia
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia BI02 – Fundamentos de Ecologia A Unidade I – Energia no.
O que é Ecologia? É o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.
Classificação dos Animais quanto a sua alimentação.
Ecologia geral.
FUXO DE ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS
Fatores Bióticos do Meio
Fluxo de energia e ciclos de matéria - Fotossíntese
Estudo das relações entre os seres vivos e seu ambiente.
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
Cadeia e Teia Alimentar
Ecossistemas.
Professora: Carla Bertechini Faria
Profº Ms. Hélcio Marques Junior.  Sol é o principal responsável pela existência de vida na Terra. 2
ECOLOGIA Colégio Ari de Sá Biologia 2 Prof. Felipe Ribeiro
Parte I = Introdução à ecologia
Cadeias e Teias Alimentares
Curso Biologia 2 Professora: Gabriela Souza
COLÉGIO SÃO JOSÉ 3º ANO- ENSINO MÉDIO BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
COLÉGIO SÃO JOSÉ 6º ANO CIÊNCIAS PROFESSORA VANESCA 2016.
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Aula 02 Biologia 1B Estrutura do Ecossistema Biologia para o TERCEIRÃO Prof. Pablo Paim.
Ecologia Profª. Andréa R. Franz.
Transcrição da apresentação:

Relações Alimentares Cadeias alimentares Teias alimentares Fluxo de energia Pirâmides alimentares Desequilíbrio ecológico

Pra começo de conversa!!

CADEIA ALIMENTAR O que é Cadeia Alimentar ? Uma cadeia alimentar é uma seqüência de seres vivos, uns servindo de alimento a outros, sucessivamente. Resumindo um seqüência de transferências de matéria e energia de um organismo para outro sob a forma de alimento. Componentes de uma Cadeia Alimentar 1-PRODUTORES: Plantas e as algas 2-CONSUMIDORES: Animais (herbivoros, carnivoros e onivoros)  Primários, secundários, terciários, quaternários etc... 3- DECOMPOSITORES: fungos e bactérias

A CADEIA SE DIVIDE EM NÍVEIS TRÓFICOS Níveis Tróficos O conjunto de indivíduos que se nutre no mesmo patamar alimentar, ou seja, alimentam se basicamente dos mesmos nutrientes estão colocados em um mesmo nível trófico. Os produtores estão colocados no 1º nível trófico Os consumidores primários, aqueles que se alimentam dos produtores, são herbívoros e constituem o 2º nível trófico. Os consumidores secundários compõem o 3º nível trófico, sendo os carnívoros Após esses existe o 4º nível trófico e assim por diante. PLANTAS (1º NIVEL TRÓFICO)  CARAMUJO (2º NIVEL TRÓFICO)  LAMBARIS (3º NIVEL TRÓFICO) PEIXES MAIORES (4º NIVEL TRÓFICO)  AVE (5ºN.T.) DECOMPOSITORES PRODUTORES CONSUMIDORES PRIMÁRIO CONSUMIDORES SECUNDÁRIO CONSUMIDORES TERCIÁRIO C.Q

1 - Ecossistema aquático: *FLORA : PRODUTORES Composto pelas plantas da margem e do fundo da lagoa e por algas microscópicas, as quais são as maiores responsáveis pela oxigenação do ambiente aquático e terrestre; à esta categoria formada pelas algas microscópicas chamamos fitoplâncton. * FAUNA: CONSUMIDORES PRIMÁRIOS Composto por pequenos animais flutuantes (chamados Zooplâncton), caramujos e peixes herbívoros, todos se alimentado diretamente dos vegetais. CONSUMIDORES SECUNDÁRIOS São aqueles que alimentam-se do nível anterior, ou seja, peixes carnívoros, insetos, cágados, etc.,  CONSUMIDORES TERCIÁRIOS As aves aquáticas são o principal componente desta categoria, alimentando-se dos consumidores secundários. DECOMPOSITORES Esta categoria não pertence nem a fauna e nem a flora, alimentando-se no entanto dos restos destes, e sendo composta por fungos e bactérias. 2 - Ecossistema terrestre:   *FLORA: Formado por todos os componentes fotossintetizantes, os quais produzem seu próprio alimento (autótrofos) tais como gramíneas, ervas rasteiras, liquens, arbustos, trepadeiras e árvores; *FAUNA: São todos os herbívoros, que no caso dos ecossistemas terrestres tratam-se de insetos, roedores, aves e ruminantes; Alimentam-se diretamente dos consumidores primários (herbívoros). São formados principalmente por carnívoros de pequeno porte; Tratam-se de consumidores de porte maior que alimentam-se dos consumidores secundários; Aqui também como no caso dos ecossistemas aquáticos, esta categoria não pertence nem a fauna e nem a flora e sendo composta por fungos e bactérias. Para um ambiente aquático, podemos exemplificar com a seguinte cadeia.   algas   caramujos  peixes  carnívoros  aves aquáticas  decompositores   Por outro lado, se considerarmos um ecossistema terrestre, poderíamos exemplificar com a seguinte cadeia em um ambiente de floresta: Folhas de uma árvore  gafanhoto  ave  jaguatirica  decompositores

TEIA ALIMENTAR Vimos como os animais e plantas podem fazer parte de uma cadeia alimentar. Porém, tais seres vivos não participam necessariamente de apenas uma cadeia, podendo pertencer, simultaneamente, a mais de uma. Aliás, essa é a situação mais verificada. Mais ainda, esses animais pertencem a cadeias alimentares diversas, e se posicionam em diferentes níveis tróficos. Teia alimentar é o fluxo de matéria e energia que passa, num ecossistema, dos produtores aos consumidores por numerosos caminhos opcionais que se cruzam (ou seja, várias cadeias que se interligam)

FLUXO DE ENERGIA CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO FLUXO DE ENERGIA NO ECOSSISTEMA  Sol é a principal fonte de energia.  Em cada passagem de nível trófico há uma perda de energia, sob a forma de calor.  Produtores acumulam mais energia.  Nos níveis tróficos superiores a quantidade de energia disponível é sempre menor.  A energia nunca é reaproveitada.  O fluxo de energia é unidirecional.

PIRÂMIDE ALIMENTAR A medida que a pirâmide sobe, os retângulos diminui, pois a quantidade de energia transferida de ser ao outro é cada vez menor.

DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO

APRENDA MAIS: http://www.redescola.com.br/software/wwbm3036/wwbm3036.swf

Fim