Província Marista do Rio Grande do Sul 2006

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cooperação entre Irmãs e leigos(as). Oportunidades e desafios.
Advertisements

Princípios critérios e linhas teóricas-práticas
Comissão de Assistência Social – COAS
As raízes de uma renovada compreensão da nossa parceria na Missão e, portanto, das suas expressões concretas na nossa ação, encontram-se na.
Província Marista Brasil Centro-Norte
Patrimônio Espiritual Marista
Madre Teresa de Calcutá:
CDI Campinas Localizada na AV. Nestor Castanheira – N* 80 – Vila Industrial – Campinas – SP A equipe atualmente é composta por: Diretoria: André, Lara,
Grupo de trabalho: P. Irani, P. Martinho, P. Léo, P. Luciano, P. Roberto, P. Edemar, Fratel Buddy, Priscila, Prof Tekilazaya.
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
PAINEL DAS PRÁTICAS NAS BIBLIOTECAS
Visão Missão Influir Fazer Mobilização Programas
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
O Software Livre na Educação:
MINAS GERAIS Colégio Maria Imaculada - SP Feira das Nações 2012
A vocação dos leigos maristas de Champagnat
Marcelino Champagnat, um jovem padre da França, sentiu-se chamado a evangelizar crianças e jovens, fazendo com que se sintam amados por Deus. Fundou o.
Congregação Irmãs Oblatas da Assunção Religiosas Missionárias
Convidamos vocês a dedicar um tempo à oração introdutória para a assimilação progressiva de nosso Projeto Apostólico Comum, como Províncias Jesuíticas.
Ação Social Colégio Santa Marcelina
Cursos da área da saúde - consonância com diretrizes curriculares, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e capacitados a atuar pautados.
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2013 JESUS MARIA JOSÉ
Convidamos vocês a dedicar um tempo à oração introdutória para a assimilação progressiva de nosso Projeto Apostólico Comum, como Províncias Jesuíticas.
Irmã Dulce.
VOCAÇÃO RELIGIOSA.
Você sabia que… …a educação é uma prática social e portanto ela sempre existiu…
Uma instancia de participação popular que delega à população a eleição das obras e ações prioritárias a serem executadas pela Prefeitura Municipal. A.
AÇÃO EM REDE NO COMBATE DA EVASÃO ESCOLAR
Diocese de Amargosa.
10/02/ Casa “Mãe de Deus” Santa Maria do Oeste (PR)
Rio Mulher.
A eucaristia Começar.
PROJETO COMERCIAL 2013.
BRASÍLIA Colégio Maria Imaculada - SP Feira das Nações 2012
PROJETO DE AÇÃO MISSIONÁRIA ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO – SP
Consolidação: Uma Responsabilidade da Igreja Local – Parte 2
Mariana Nunes n29 Mariana Fonseca n30 Marcel n Nathália n Hairton n13.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Vivemos um momento especial como FMA. Por isso, sentimo-nos unidos às Irmãs Salesianas que oficialmente iniciaram o Capítulo Geral XXIII no passado dia.
Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop Sistema OCB/Sescoop Jorge Augusto Trindade.
Dia Global do Voluntariado Jovem 27, 28 e 29 Abril 2007.
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
INFÂNCIAINFÂNCIA Micro-estudo REDES INFORMAIS. Não responderam Responderam reciprocamente Responderam sem reciprocidade Fluxo Informal.
Há dois séculos surge um sonho
Maria, a Mãe da Evangelização
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
AS REGIÕES NATURAIS DO IBGE
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Sinalizaremos a sugestão de transição de slides de acordo com o roteiro enviado previamente. Este slide de abertura pode ser utilizado no início da celebração.
IRMÃS FRANCISCANAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
MEMÓRIA DOS 80 ANOS.
16/02/ Comunidade Santo Inácio Paes Landin (PI) Trabalhos relevantes desenvolvidos até o presente momento: zona rural e urbana com a catequese, liturgia,
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 TEMA: FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA LEMA: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)
Ofertas do Décimo Terceiro Sábado Deus trabalha no Sul da Ásia
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
Em agosto de 2008, a Equipe da EAJE (Equipe de Ação Junto aos Excluídos) se reuniu com o Conselho Provincial,das RSCM avaliou o trabalho, fazendo uma.
CIDADE TRANSPARENTE. Cidade Transparente -Avanços e desafios desde a aprovação da Lei de Acesso à Informação (LAI); -Desafios a serem superados no que.
PRESENÇA MARISTA.
SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
São Marcelino Champagnat
A CONGREGAÇÃO DOS OBLATOS DE SÃO JOSÉ NO MUNDO “Marello, ensina a ser jovem, Marello me dá a sua benção!”
LIGUE O SOM Projeção Automática Vinebre – Tarragona – vê nascer Henrique de Ossó y Cervelló a 16 de Outubro de 1840 Seus pais: Jaime e Micaela, lavradores.
MISSIONÁRIOS FILHOS DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA – CLARETIANOS. 120 anos sendo “testemunhas-mensageiros da alegria do Evangelho” no Brasil.
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
“Desde a infância conheces as sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – 2008.
P.O. S. I. ROMA Obra da Santa Infância Portugal. “CRIANÇAS AJUDAM CRIANÇAS” China 1843.
Transcrição da apresentação:

Província Marista do Rio Grande do Sul 2006

Sumário Instituto dos Irmãos Maristas Maristas no Brasil Como tudo começou Trajetória de dois séculos Onde estão e o que fazem os Irmãos Maristas Maristas no Brasil Um pouco de história Áreas de atuação e onde estão Maristas no Rio Grande do Sul A Província Marista do Rio Grande do Sul e sua estrutura Números da Província Rede Marista de Educação Rede Marista de Solidariedade Animação Vocacional Ação missionária

Como tudo começou 2 de janeiro de 1817. La Valla. França. Foi inspirado no Evangelho e tudo confiando a Jesus e a Maria, a Boa Mãe, que este grande líder, São Marcelino Champagnat, deu início a uma história que marca a vida de milhares de pessoas, em todo o mundo.

Trajetória de dois séculos São 189 anos de existência do Instituto dos Irmãos Maristas no mundo. A missão que se atualiza e renova de acordo com o desafio do tempo, permanece fiel ao legado do fundador: seguir Jesus do jeito de Maria, vivendo em comunidade e se dedicando especialmente à educação das crianças e dos jovens, com atenção especial aos mais carentes.

Onde estão e o que fazem hoje 77 países 497.300 crianças e jovens atendidos 51.500 Irmãos e leigos

Maristas no Brasil A chegada ao Brasil se deu em 15 de outubro de 1897, no Rio de Janeiro. Dos seis irmãos encarregados da obra no Brasil, três vinham da Província Marista de Lacabane: Andrônico, Aloísio e Basílio, e três da Província de Varennes: Luís Anastácio, Afonso Estevão e João Alexandre.

Áreas de atuação e onde estão Em mais de cem anos de atuação no Brasil, os Irmãos estão divididos em três unidades administrativas: Província Marista Brasil-Norte, Província Marista Brasil Centro-Sul e Província Marista do Rio Grande do Sul. 80 colégios 3 universidades 100 obras sociais 142.226 alunos Números

Divisão das províncias

Maristas no Rio Grande do Sul A Província Marista do Rio Grande do Sul foi criada em 21 de julho de 2002. A ela estão ligadas as três mantenedoras de colégios e centros sociais: Sociedade Meridional de Educação (SOME) União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA) União Sul Brasileira de Educação e Ensino (USBEE)

Números da Província

Provincial Ir. Lauro Hochscheidt Gestão da Província Provincial Ir. Lauro Hochscheidt Conselho Provincial (Ir. Evilázio Teixeira, Ir. Pedro Ost, Ir. Dionísio Rodrigues, Ir. Solimar Amaro, Ir. Lauro Hochscheidt, Ir. Roque Ari Salet e Ir. Lédio Matias

Rede Marista de Educação Das 21 escolas, três delas possuem atendimento gratuito. Conjuntamente as escolas reúnem aproximadamente 18 mil alunos. Na PUCRS são aproximadamente 30 mil alunos.

Rede Marista de Solidariedade Para atender as demandas sociais, a Rede Marista de Solidariedade reúne 35 obras localizadas em diversas cidades gaúchas. São 30 mil pessoas atendidas gratuitamente, a cada ano, nas áreas sócio-educativas, educação e assistência à saúde.

Animação Vocacional A congregação marista está organizada em 33 comunidades religiosas na área de abrangência das unidades educacionais e sociais. São 158 irmãos maristas.

Ação Missionária A ação missionária dos Irmãos Maristas transcende os territórios do Rio Grande do Sul: no norte do país a atuação ocorre na Amazônia, com oito comunidades, e no continente africano, em Angola. Além dos Irmãos, a Juventude Marista (Jumar) envia voluntários para atuar em países como Angola e Moçambique.