1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO 17 -27/06/2011 O CRISTÃO E AS RELAÇÕES SOCIAIS TEXTO ÁUREO Tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
Advertisements

A GRAÇA DA ADORAÇÃO 3 A GRAÇA DA ADORAÇÃO 3. PERCEBEMOS QUANDO... Admiramos… Contemplamos… Observamos… Estamos sob a ação da obra ADORAÇÃO Nos relacionamos.
“Vivenciando os aspectos práticos da Santificação”
Tiago/Pedro/João/Judas ”Se dissermos que temos comunhão com ele, e
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/2011 SEDE SANTOS EM VOSSA MANEIRA DE VIVER TEXTO ÁUREO Segui a paz com todos e a santificação,
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA: AS DOZE PEDRAS DE VITÓRIA DO JORDÃO
TEXTO BASE: Tito 2.1 “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”.
TEXTO DE REFERÊNCIA  Tt
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Servos a serviço do reino Servos que transformam o caos I Pedro 2
LIÇÃO 3 O COMPORTAMENTO DOS SALVOS EM CRISTO
Jesus Cristo, Rei do Universo
ORAÇÃO DO ANGELUS Pelo Papa Bento XVI DIA DO SENHOR.
Maria – A Serva do Senhor
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
TEXTO DE REFERÊNCIA  Rm
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA “AS CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA DE JESUS”
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
INTEGRIDADE “Quando se perde as riquezas, nada se perdeu; quando se perde a saúde, houve alguma perda; porém, quando se perde o caráter, tudo está.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
Consagração da Vida Ministerial
13 Questões práticas da vida cristã. 13 Questões práticas da vida cristã.
Compreender a Lei do Amor. Independência Versus Dependência: aceitar a Graça e a Justiça de Cristo.
Ministério da Devoção Pessoal. Ministério da Devoção Pessoal.
Caríssimos, Este Tempo Comum da Igreja é verdadeiramente rico de celebrações, festas, solenidades. Aqui encontra-se ou é alcançada a “Verdadeira Vida”
Antes, hoje e a Missão.
UMA VIDA TRANSFORMADA PELA GRAÇA
TEMAS BÍBLICOS.
Pr. Deroci Texto Base: II Pedro 1.10
Hebreus 13 Permaneça constante na sua vida cristã
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2014 e o tema da revista é Liderança Cristã, tendo o Pastor Abner Ferreira, Presidente da Assembleia de Deus.
Reconhecer a origem do problema Abraçar a Solução.
Outros pps você encontrará em: Visite-nos em:
“NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS!”
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
ÍNDICE - LOUVORES – MARÇO 2015
FAMÍLIA DA ALIANÇA ALIANÇA ACORDO PACTO CONCORDÂNCIA EM DETERMINAÇÕES
Reunião de Ministros 08/10/2011.
UMA MENSAGEM À IGREJA LOCAL E À LIDERANÇA
LIÇÃO 2 O PADRÃO DA LEI MORAL
Pr Josenildo Oliveira Silva
LIÇÃO 3 ORAÇÃO E RECOMENDAÇÃO ÁS MULHERES CRISTÃS
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
Uma mulher cheia de Graça!
MATURIDADE SUSTENTÁVEL AULA – 11 Classe Rumo ao Céu
O Mundo Inteiro Precisa Ouvir ?
SEGUINDO E SENDO EXEMPLO
LIÇÃO 10 - A ASCENSÃO ECONÔMICA Prof. Lucas Neto.
06 marcas fundamentais da vida de um cristão
LIÇÃO 6 - A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS
Um reservatório que se esvai. O inexorável tempo corrente.
A ORGANIZAÇÃO DE UMA IGREJA LOCAL
A NECESSIDADE ESPIRITUAL DOS JUDEUS
LIÇÃO 3 ESPERANDO A VOLTA DE JESUS
LIÇÃO 13 RELACIONAMENTO COM DEUS Prof. Lucas Neto.
LIÇÃO 1 - A NECESSIDADE DOS GENTIOS
CURSO LIDERANÇA CRISTÃ
Lição 11 para 12 de março de Por sua luta pessoal no Grande Conflito, Pedro foi capacitado para escrever-nos sobre a maneira que devemos enfrentar.
A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS
LIÇÃO 10 O JOVEM E A CONSAGRAÇÃO
23 DE ABRIL DE 2016 A autoridade do Filho do Homem E todos ficavam deslumbrados com o seu ensino, pois que sua palavra era ministrada com autoridade. (Lc.
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27)
Efésios 5:18-19 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de.
O MINISTÉRIO DIACONAL Pr. Josias Rodrigues.
LIÇÃO 6 A LEI, A CARNE E O ESPÍRITO Prof. Lucas Neto.
Transcrição da apresentação:

1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/2011 O CRISTÃO E AS RELAÇÕES SOCIAIS TEXTO ÁUREO Tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem. (1Pe 2.12). Tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem. (1Pe 2.12). VERDADE APLICADA Nossas obrigações como cidadãos e servos de Deus devem mostrar, acima de tudo a glória de Deus. Nossas obrigações como cidadãos e servos de Deus devem mostrar, acima de tudo a glória de Deus. OBJETIVOS DA LIÇÃO Mostrar a integridade como fator essencial do cristão. Mostrar a integridade como fator essencial do cristão. Definir o que é liberdade cristã. Definir o que é liberdade cristã. Mostrar como o cristão deve se comportar na sociedade. Mostrar como o cristão deve se comportar na sociedade. TEXTO DE REFERÊNCIA 1 Pe Pe

2 INTRODUÇÃO PEDRO REVELA CUIDADOS DE DEUS PARA COM SEUS ELEITOS. PEDRO REVELA CUIDADOS DE DEUS PARA COM SEUS ELEITOS. INSPIRA-NOS A VIVER DE FORMA COMPROMISSADA. INSPIRA-NOS A VIVER DE FORMA COMPROMISSADA. NÃO MACULANDO NOSSA IMAGEM PERANTE NOSSO DEUS E A SOCIEDADE. NÃO MACULANDO NOSSA IMAGEM PERANTE NOSSO DEUS E A SOCIEDADE. VIVENDO RESPONSAVELMENTE. VIVENDO RESPONSAVELMENTE. TESTEMUNHANDO PARA NÓS, PARA OS FIÉIS E PARA A SOCIEDADE. TESTEMUNHANDO PARA NÓS, PARA OS FIÉIS E PARA A SOCIEDADE. NOSSO ALICERCE: EXEMPLO DE JESUS. NOSSO ALICERCE: EXEMPLO DE JESUS. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/2011 O CRISTÃO E AS RELAÇÕES SOCIAIS

3 1. O CRISTÃO VIVENDO EM SOCIEDADE a. BOAS OBRAS GLORIFICAM A DEUS (1Pe 2.11 ) Somos exortados a fazer o bem até para os maus. Somos exortados a fazer o bem até para os maus. Devemos honrar a todos e sermos irrepreensíveis. Devemos honrar a todos e sermos irrepreensíveis. Não-cristãos serão visitados por Deus. Não-cristãos serão visitados por Deus. Terão oportunidade de glorificá-lO. Terão oportunidade de glorificá-lO. Pelo testemunho do poder do Senhor. Pelo testemunho do poder do Senhor. Fazer o bem é viver pela Palavra. Fazer o bem é viver pela Palavra. Vida espiritual deve ser expressão concreta de serviço, no plano horizontal - vivência na sociedade. Vida espiritual deve ser expressão concreta de serviço, no plano horizontal - vivência na sociedade. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/2011 O CRISTÃO E AS RELAÇÕES SOCIAIS

4 1. O CRISTÃO VIVENDO EM SOCIEDADE b. TENDO UMA PURA CONSCIÊNCIA (1Pe 2.15 ) Para os ímpios a terra é um parque de diversão. Para os ímpios a terra é um parque de diversão. Para os cristão a terra é um campo de batalhas. Para os cristão a terra é um campo de batalhas. Combate diariamente as concupiscências. Combate diariamente as concupiscências. O ímpio reconhece nossa negligência. O ímpio reconhece nossa negligência. O cristão sempre faz a diferença. O cristão sempre faz a diferença. Nossa fé está sendo demonstrada para o mundo. Nossa fé está sendo demonstrada para o mundo. Devemos nos abster das paixões carnais. Devemos nos abster das paixões carnais. Chamar a atenção e provar a veracidade da fé. Chamar a atenção e provar a veracidade da fé. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/2011 O CRISTÃO E AS RELAÇÕES SOCIAIS

5 1. O CRISTÃO VIVENDO EM SOCIEDADE c. O CRISTÃO E A INTEGRIDADE (Mt 22.37, 1Jo 2.15 ) Integridade => fazer a coisa certa. Integridade => fazer a coisa certa. Inteireza física e moral e retidão. Inteireza física e moral e retidão. Está para o caráter como a saúde para o corpo. Está para o caráter como a saúde para o corpo. Vida sem fingimento, duplicidade ou hipocrisia. Vida sem fingimento, duplicidade ou hipocrisia. Não ter o que esconder. Não ter o que esconder. Ter a vida como livro aberto. Ter a vida como livro aberto. Segundo Jesus envolve: Segundo Jesus envolve: coração, mente e espírito. coração, mente e espírito. Ter o coração no céu onde está o teu tesouro. Ter o coração no céu onde está o teu tesouro. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/2011 O CRISTÃO E AS RELAÇÕES SOCIAIS

6 2. O CRISTÃO E A VIDA PÚBLICA a. SUJEITAI-VOS A TODA INSTITUIÇÃO HUMANA (Mt ) Nero se considerava deus, anunciar outro Deus era ameaça para o seu trono. Nero se considerava deus, anunciar outro Deus era ameaça para o seu trono. Por isso os cristãos do primeiro século eram perseguidos. Por isso os cristãos do primeiro século eram perseguidos. A perseguição era a causa para a dispersão. A perseguição era a causa para a dispersão. Os cristãos eram jogados aos leões no coliseu. Os cristãos eram jogados aos leões no coliseu. Untados em óleo eram usados para iluminar a cidade. Untados em óleo eram usados para iluminar a cidade. Pedro encoraja a submissão aos poderes atuantes. Pedro encoraja a submissão aos poderes atuantes. Deus não promove a anarquia.(a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus). Deus não promove a anarquia.(a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus). IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/2011 O CRISTÃO E AS RELAÇÕES SOCIAIS

7 2. O CRISTÃO E A VIDA PÚBLICA b. POR CAUSA DO SENHOR (Is 43.1 ) Obediência às instituições humanas: Obediência às instituições humanas: Conseqüência do conhecimento do Senhor. Conseqüência do conhecimento do Senhor. É o Senhor quem dirige toda a história. É o Senhor quem dirige toda a história. Pelas leis injustas e anticristãs: Pelas leis injustas e anticristãs: O cristão não deve murmurar ou reclamar contra as autoridades. O cristão não deve murmurar ou reclamar contra as autoridades. Deve descansar em Deus e saber que Ele tem um propósito em tudo ao nosso redor. Deve descansar em Deus e saber que Ele tem um propósito em tudo ao nosso redor. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/2011 O CRISTÃO E AS RELAÇÕES SOCIAIS

8 2. O CRISTÃO E A VIDA PÚBLICA c. O BEM CALA A IGNORÂNCIA (Mt ) A qualidade do trabalho valoriza o profissional e declara sua experiência. A qualidade do trabalho valoriza o profissional e declara sua experiência. Cuidado com declarações falsas. Cuidado com declarações falsas. Máscaras caem com o tempo. Máscaras caem com o tempo. A qualidade de nossa vida dirá o quanto Deus a preencheu. A qualidade de nossa vida dirá o quanto Deus a preencheu. O mundo espera nossa manifestação. O mundo espera nossa manifestação. Imitar a Deus é andar em, e no Seu amor. Imitar a Deus é andar em, e no Seu amor. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/2011 O CRISTÃO E AS RELAÇÕES SOCIAIS

9 3. O CRISTÃO E O EXERCÍCIO DA LIBERDADE a. OS LIMITES DA LIBERDADE (Jo 8.32, 1Pe 2.16 ) Compreender o significado da submissão é viver de acordo com este significado. Compreender o significado da submissão é viver de acordo com este significado. Nossas escolhas nos aproximarão ou nos afastarão de Deus. Nossas escolhas nos aproximarão ou nos afastarão de Deus. Não usar a liberdade por cobertura da malícia. Não usar a liberdade por cobertura da malícia. Não abuse da graça como manto para o pecado Não abuse da graça como manto para o pecado A liberdade mal usada torna-se em libertinagem. A liberdade mal usada torna-se em libertinagem. O viver honrado e submisso é decisão voluntária. O viver honrado e submisso é decisão voluntária. Na liberdade está o próprio limite da submissão. Na liberdade está o próprio limite da submissão. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/2011 O CRISTÃO E AS RELAÇÕES SOCIAIS

10 3. O CRISTÃO E O EXERCÍCIO DA LIBERDADE b. SER LIVRE POR SER SERVO (Gl 5.1,13 ) Como ser livre e servo ao mesmo tempo? Como ser livre e servo ao mesmo tempo? Pedro: a liberdade tem a ver com ser servo. Pedro: a liberdade tem a ver com ser servo. Somente em Deus temos a perfeita liberdade. Somente em Deus temos a perfeita liberdade. Liberdade é saber o que fazer, pois é Deus que revela o oculto e orienta para o bem. Liberdade é saber o que fazer, pois é Deus que revela o oculto e orienta para o bem. Nem sempre o incrédulo tem consciência do que é certo pois está preso às paixões carnais. Nem sempre o incrédulo tem consciência do que é certo pois está preso às paixões carnais. O cristão tem opções sempre na vontade Deus. O cristão tem opções sempre na vontade Deus. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/2011 O CRISTÃO E AS RELAÇÕES SOCIAIS

11 3. O CRISTÃO E O EXERCÍCIO DA LIBERDADE c. LIBERDADE PARA O BEM (Mt ) “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. Desfrutar da liberdade e saber como usá-la. Desfrutar da liberdade e saber como usá-la. Tender para o mal deixa de ser liberdade. Tender para o mal deixa de ser liberdade. A malícia é fruto das paixões interiores. A malícia é fruto das paixões interiores. É comum observar má conduta na vida do ímpio. É comum observar má conduta na vida do ímpio. Tornam-se escravos do pecado, não são livres. Tornam-se escravos do pecado, não são livres. O Senhor Jesus é nosso mestre e nos ensina. O Senhor Jesus é nosso mestre e nos ensina. Nunca falou mal de Judas, lavou seus pés. Nunca falou mal de Judas, lavou seus pés. Qualidade que ultrapassa humildade e bondade. Qualidade que ultrapassa humildade e bondade. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/2011 O CRISTÃO E AS RELAÇÕES SOCIAIS

12 4. O CRISTÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO a.SUBMISSÃO AOS EMPREGADORES (Ef ) Relacionamento empregados e patrões. Relacionamento empregados e patrões. Pedro escreve a escravos, livres pelo evangelho. Pedro escreve a escravos, livres pelo evangelho. Eram tratados como coisas, propriedades. Eram tratados como coisas, propriedades. Hoje o relacionamento é diferente. Hoje o relacionamento é diferente. O pensamento é o mesmo: servir como ao Senhor. O pensamento é o mesmo: servir como ao Senhor. Servir de coração, não de aparência.(1Pe 2.18) Servir de coração, não de aparência.(1Pe 2.18) Sobressair em meio ao caos da corrupção. Sobressair em meio ao caos da corrupção. Agradar a Deus sendo cumpridor dos deveres. Agradar a Deus sendo cumpridor dos deveres. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/2011 O CRISTÃO E AS RELAÇÕES SOCIAIS

13 4. O CRISTÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO b.CONSCIÊNCIA PARA COM DEUS (Mt ) Vivemos numa sociedade capitalista, dominada pela mentira e hipocrisia. Vivemos numa sociedade capitalista, dominada pela mentira e hipocrisia. Desonestidade passou a ser virtude. Desonestidade passou a ser virtude. Cuidado com: fulano faz, por que não posso fazer? Cuidado com: fulano faz, por que não posso fazer? O erro de um servo de Deus justifica nosso erro? O erro de um servo de Deus justifica nosso erro? Fraudes estão no meio da sociedade: Fraudes estão no meio da sociedade: Desvio de verbas do governo. Desvio de verbas do governo. Contas no exterior, notas frias. Contas no exterior, notas frias. Falsificação de assinaturas, pirataria. Falsificação de assinaturas, pirataria. A igreja deve encorajar a integridade e uma vida sem mácula: glorificando a Deus. A igreja deve encorajar a integridade e uma vida sem mácula: glorificando a Deus. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/2011 O CRISTÃO E AS RELAÇÕES SOCIAIS

14 4. O CRISTÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO c.CRISTO O SUPREMO MODELO PARA TODOS (1Pe ) Alguém foi mais injustiçado do que Jesus? Alguém foi mais injustiçado do que Jesus? Foi o homem mais perfeito que já existiu! Foi o homem mais perfeito que já existiu! Motivo da sua morte: falar a verdade e ser justo. Motivo da sua morte: falar a verdade e ser justo. Cristo padeceu por nós, deixou-nos o exemplo. Cristo padeceu por nós, deixou-nos o exemplo. Seu relacionamento era puro e verdadeiro. Seu relacionamento era puro e verdadeiro. Amou até o fim os seus que estavam no mundo. Amou até o fim os seus que estavam no mundo. Conheça a verdade e ela vos libertará. Conheça a verdade e ela vos libertará. Assim como foi submisso ao Pai. Assim como foi submisso ao Pai. Espera que nós o sejamos também...em amor. Espera que nós o sejamos também...em amor. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/2011 O CRISTÃO E AS RELAÇÕES SOCIAIS

15 CONCLUSÃO I FOMOS CHAMADO PARA RESPLANDECER. FOMOS CHAMADO PARA RESPLANDECER. COMO LUZEIROS EM MEIO ÀS TREVAS DA SOCIEDADE. COMO LUZEIROS EM MEIO ÀS TREVAS DA SOCIEDADE. O SENHOR NOS DEIXOU ESTA TAREFA: (1Pe 2.9) O SENHOR NOS DEIXOU ESTA TAREFA: (1Pe 2.9) CONFIOU A CADA UMA DE NÓS ESSA EXECUÇÃO: CONFIOU A CADA UMA DE NÓS ESSA EXECUÇÃO: SOMOS A GERAÇÃO ELEITA. SOMOS A GERAÇÃO ELEITA. SACERDÓCIO REAL. SACERDÓCIO REAL. NAÇÃO SANTA, POVO ADQUIRIDO. NAÇÃO SANTA, POVO ADQUIRIDO. PARA ANUNCIAR AS VIRTUDES. PARA ANUNCIAR AS VIRTUDES. DE QUEM CHAMOU DAS TREVA. DE QUEM CHAMOU DAS TREVA. PARA A MARAVILHOSA LUZ...AMÉM E AMÉM! PARA A MARAVILHOSA LUZ...AMÉM E AMÉM! IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/2011 O CRISTÃO E AS RELAÇÕES SOCIAIS

16 CONCLUSÃO II IGREJA/CRISTÃO, MAIS QUE NUNCA => IGREJA/CRISTÃO, MAIS QUE NUNCA => É ATALAIA NUM MUNDO QUE SE PERDE. É ATALAIA NUM MUNDO QUE SE PERDE. EXORTA QUANDO O MAL SE APRESENTA. EXORTA QUANDO O MAL SE APRESENTA. BUSCA SER RESERVA DE: BUSCA SER RESERVA DE: HONESTIDADE, PUREZA. HONESTIDADE, PUREZA. TESTEMUNHO FIEL, ATÉ A MORTE. TESTEMUNHO FIEL, ATÉ A MORTE. DEVOÇÃO E ADORAÇÃO. DEVOÇÃO E ADORAÇÃO. ORAÇÃO E JEJUM. ORAÇÃO E JEJUM. FIDELIDADE NAS VERDADES BÍBLICAS. FIDELIDADE NAS VERDADES BÍBLICAS. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/2011 O CRISTÃO E AS RELAÇÕES SOCIAIS