“Assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta”. Tg 2:26.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprender: A entender a diferença entre os elementos de um verdadeiro reavivamento e de um falso reavivamento, percebendo que o verdadeiro reavivamento.
Advertisements

Pr. Jolivê Chaves MIPES USB.
TERCEIRA IGREJA BATISTA DO PLANO PILOTO
Pr. João Maria Cancélla Pastor do distrito de Caxias do Sul/RS,
“Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação”. 1Ts 5:8.
“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine”. 1 Co 13:1.
Pr. Luiz Damasceno Departamental de Escola Sabatina na Associação Norte Catarinense.
Quem é aceito por Deus? Qual é a função da Lei de Moisés ?
LIÇÃO 7 A FÉ SE MANIFESTA EM OBRAS
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
Cristianismo Prático Tiago 2:14:26.
Este é um texto teste para este slide.
“O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é Senhor também do sábado” (Mc 2:27,
“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, aprovação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o senhor prometeu.
“Eu sou a ressurreição e a vida “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá”. (Jo 11:25)
“Vós sois Meus amigos, se fazeis o que Eu vos mando”. Jo 15:14.
“Onde está o teu tesouro, ai estará também o teu coração” (Mt 6:21).
“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”. Tiago 1:22.
SÓ A FÉ AGRADANDO A DEUS.
"Pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.” (Mt 12:37)
A PRIMEIRA VINDA DE JESUS
Feliz com Maria A mãe de Jesus é proclamada mãe de Deus. A base da fé cristã se dá em Jesus, por Ele não ser apenas um homem e sim também Deus. O filho.
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
CRUCIFICADO E RESSURRETO
AS MULHERES NO MINISTÉRIO DE JESUS
O CHAMADO PARA O DISCIPULADO
QUEM É JESUS CRISTO? 03 “Mas vós, perguntou Ele, quem dizeis que Eu sou? Então, falou Pedro e disse: És o Cristo de Deus” (Lc 9:20).
JESUS EM JERUSALÉM 12 “Quando [Jesus] ia chegando, vendo a cidade, chorou”. Luc 19:41.
SEGUINDO JESUS NA VIDA DIÁRIA
A MISSÃO DE JESUS 08. A MISSÃO DE JESUS 08 “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”. Lc. 19:10.
CRISTO COMO SENHOR DO SÁBADO 05 “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o filho do homem é senhor.
O REINO DE DEUS 11. O REINO DE DEUS 11 “Muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugares à mesa no reino de Deus”. (Lc 13:29)
JESUS, O ESPÍRITO SANTO E A ORAÇÃO
JESUS, O MESTRE POR EXCELÊNCIA
A missionária inesperada
COMO LIDAR COM AS CONTENDAS
AS BÊNÇÃOS DOS JUSTOS 05. AS BÊNÇÃOS DOS JUSTOS 05.
FÉ E OBRAS Tiago 2:14-26.
“O juiz é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo”. Tiago 2:13.
Jesus: o Mestre das missões
Filipe como missionário
Paulo: missão e mensagem
Pedro e os gentios 09. Pedro e os gentios 09 “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão.
O mundo inteiro precisa ouvir?”
“De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno Eu te amei; por isso, com benignidade te atraí”. Jr. 31:3.
“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”
VIVENDO PELA FÉ 11. VIVENDO PELA FÉ 11 “Quem teme ao homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro”. Prov. 29:25.
A crise (interna e externa)
OS ÚLTIMOS CINCO REIS DE ISRAEL”
A destruição de Jerusalém
A crise continua 07. A crise continua 07 “O que se gloriar, glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo.
De volta ao Egito 12. De volta ao Egito 12 “Que o Senhor seja uma testemunha verdadeira e fiel contra nós, caso não façamos tudo o que o Senhor, o.
A HUMILDADE DOS SÁBIOS 12. A HUMILDADE DOS SÁBIOS 12.
Lições de Jeremias 13. Lições de Jeremias 13 “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá.
A aliança 11. A aliança 11 “Eis aí vem dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá" (Jr 31:31).
Mais tristezas para o profeta
Crise no Éden 02 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe feriras o calcanhar.”
Conflito e crise: os juízes 04 “Orou Ana e disse: O meu coração se regozija no Senhor, a minha força está exaltada no Senhor; a minha boca se ri dos.
O Conflito continua 05 “E lhes declarei como a boa mão do meu Deus estivera comigo e também as palavras que o rei me falara. Então, disseram: Disponhamo-nos.
VITÓRIA NO DESERTO 06. VITÓRIA NO DESERTO 06 “ O Filho do homem veio buscar e salvar o perdido” Lucas 19:10.
O grande conflito e a igreja primitiva 09 “Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram.
O Evangelho de Mateus. O Sermão do Monte 03 “Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da Sua doutrina; porque.
O Evangelho de Mateus. Filho de Davi 01 “Ele salvará o Seu povo do pecado deles”. Mateus 1:21.
O Evangelho de Mateus. Senhor de judeus e gentios 07.
Descanso em Cristo 06. Descanso em Cristo 06 “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” (Mt 11:28).
O Evangelho de Mateus. FÉ E CURA 04 “Qual é mais fácil? Dizer: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer ‘levanta-te e anda?”. Mt 9:5.
O Evangelho de Mateus. Companheiros de armas 08 “Disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando Ele, pelo caminho, nos falava, quando.
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
A restauração de todas as coisas 01 TEXTO CHAVE “Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn. 1:27).
Transcrição da apresentação:

“Assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta”. Tg 2:26

O conhecimento é importante, mas a aplicação é fundamental O conhecimento é importante, mas a aplicação é fundamental. Os dois andam de mãos dadas, assim ocorre com a fé e as obras.

Podemos perceber que a obediência no livro de Tiago é relacional Podemos perceber que a obediência no livro de Tiago é relacional. Então como nos relacionamos na igreja como uma pessoa que está necessidade? Palavras não são suficientes. É preciso tomar atitude (obras) que nos impulsione (fé) a lançar mão dos meios que temos para ajudar esta pessoa. A fé sem obras é uma fé morta. Tiago dá uma vivida ilustração desse tipo de fé falsa (Tg 2:15,16) As necessidades podem ser infinitas, e não podemos atender a todas. Mas há um princípio chamado “o poder de um”. Somos os pés e as mãos de Jesus, e podemos ajudar os outros, uma pessoa de cada vez. Jesus poderia apenas ter dito para a mulher que tinha o fluxo sanguíneo para ir em paz, mas Ele sabia que ela precisava mais do que isso, ela precisa de cura.

Como um cristão pode mostrar a sua fé por meio das obras Como um cristão pode mostrar a sua fé por meio das obras? Será possível fazer a dicotomia entre fé e obras? Tanto Tiago em Tg 2:18 quanto Paulo em Efésios.2:10 abordam sobre a fé genuína e ela é caracterizada por boas obras. Opositores no campo da religião tentam argumentar que se o crente tiver fé ou obras está bem. Mas a Bíblia enfatiza a necessidade das duas porque são importantes no processo da salvação. Paulo por sua vez não era contra as boas obras. Ele era contra as obras como meio de salvação. Tiago visualizava a fé no contexto do relacionamento horizontal (com pessoas), enquanto Paulo apresentava seu ponto de vista desde a perspectiva Vertical, do homem para com Deus.

É possível crer em tudo o que é certo e ainda assim não ser transformado pelo conhecimento recebido? Por que isso acontece? O conhecimento intelectual da verdade tem seu lugar mas por si só, não é suficiente para provar que uma pessoa tem fé salvadora (2Cor 4:2; 1 Tim. 2:4). O conhecimento intelectual da verdade mais a fé neste fundamento teórico deverá produzir a obediência a Deus e aos seus mandamentos. A declaração mais fundamental e básica da fé do Antigo Testamento é Deuteronômio 6:4 que resume a crença num único Deus verdadeiro. Somente dizer que Deus existe também não é o suficiente para provar que tenho fé verdadeira a menos que esta declaração redunde em atos de obediência. Até os demônios tremem na presença de Jeová mas não obedecem. Essa maneira de agir, para o crente, é inútil.

Nos dias de Paulo muitos de seus compatriotas ostentavam a circuncisão como sinal de justiça. Ela servia como “prova” de que a pessoa cria em Deus e fazia parte da comunidade da aliança de Israel. Em contrapartida pense no comportamento que nos distingue como ASD. Da guarda do sábado ao que vestimos ou comemos damos um testemunho vivo da nossa fé. Mas estas práticas, boas como sejam podem se tornar apenas “símbolos de justiça”. Como podemos evitar a armadilha de torná-las um meio de salvação? Os judeus acreditavam que para serem salvos precisavam ser circuncidados. Lamentavelmente passaram a crer no simples ato externo como sinal de salvação sem se preocuparem com a circuncisão do coração. Em Col.2:11,12 Paulo apresenta a necessidade de transformação genuína do coração. Precisamos cuidar como ASD para não incorrermos no mesmo erro. As boas obras devem ser resultantes de uma fé salvadora que nos impulsione a adotar estilo de vida saudável e práticas religiosas corretas.   A verdadeira fé é a “fé que atua pelo amor” (Gl 5:6). Boas obras não são apenas o sinal externo, mas a atuação da fé

Uma prostitua salva pela fé Uma prostitua salva pela fé? Como podemos entender esse exemplo no contexto da salvação pela fé? Os habitantes de Jericó eram desobedientes e conheciam muito bem as notáveis histórias de Israel sobre os medianitas e os amorreus. Não eram ignorantes quanto a ação de Deus por meio de Seu povo. Raabe não foi salva por causa de sua mentira mas porque ela creu no Deus verdadeiro e agiu com base nesta fé. Protegeu os espias, obedeceu as instruções dos espias quanto a pendurar um cordão vermelho na sua janela e na destruição foi salva ela e sua família. Embora Longe da perfeição, a vida de Raabe é um modelo da fé que mostra a realidade do perdão e graça de Deus para todos que estão dispostos a avançar pela fé e confiar em Deus quanto aos resultados.

As boas obras focalizam os outros e provém da fé As boas obras focalizam os outros e provém da fé. Elas não devem ser apenas um sinal externo da fé.  Boas obras não são simplesmente um sinal externo da fé; Elas são a consequência da fé. Guardamos a lei de Deus não para sermos salvos, mas como um ato de gratidão que o Espírito Santo gera no coração do crente. A vida espiritual é um milagre do poder criador de Deus, pelo qual Deus nos dá fé e obediência guiada pelo Espírito Santo para fazer Sua vontade

COORDENAÇÃO: Escola Sabatina USB/2014 www. usb. org. br www. amissao COORDENAÇÃO: Escola Sabatina USB/2014 www.usb.org.br www.amissao.com TEXTO: Pr. Aquino G. Bastos Filho DepartametMIPES/ES Associação Central Paranaense PROJETO GRÁFICO: Marcos Castro Designer gráfico marcosgularte@gmail.com

O Conteúdo de alguns slides foi resumido para otimizar a apresentação O Conteúdo de alguns slides foi resumido para otimizar a apresentação. O texto completo em Word encontra-se disponível para download neste site