À espera do bebê Grupo de Adolescentes Gestantes Curitiba, 22 de março de 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
Advertisements

Experiência bem sucedida no PSF de Suape
BH - REDE ASSISTENCIAL habitantes 9 Distritos Sanitários
Estado de Santa Catarina
FÓRUM PERMANENTE DE SAÚDE PEDREIRA POR UMA VIDA SAUDÁVEL PROMOÇÃO DA SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL SETEMBRO/2007.
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
Humanizando o Atendimento Pré-Natal e Parto
Mortalidade - Exercícios
Algumas ações do prestador hospitalar que podem impactar no coeficiente de mortalidade e morbidade infantil de uma população.
Política Estadual de Promoção e Desenvolvimento da
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANTÔNIO CARLOS
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Mortalidade materna em adolescentes: epidemiologia e prevenção
Votuporanga.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Drª. Elisete Navas Sanches Próspero
Objetivo Geral Promover a qualidade de vida, bem-estar e autonomia da gestante através de ações multidisciplinares. Troca de experiências e informações.
COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL
Projeto “Jovem Legal”.
Atenção Básica em Saúde
SAÚDE MATERNO INFANTIL
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
ROTARY CLUBE CAMPO LIMPO PAULISTA E CASA DA AMIZADE
ÁREA TÉCNICA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ATENÇÃO BÁSICA
Projeto Aleitamento Materno na Escola Educando para a Vida
O PRÉ-NATAL É TÃO IMPORTANTE QUANTO O SEU FILHO!
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE (Sec. Valéria Severo) SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL (Sec. Judith Vargas) SECRETARIA DE MUNICIPIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA.
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
PLANO DE ERRADICAÇÃO DO SARAMPO CONTROLE DA RUBÉOLA / SRC
COMITÊ COMUNITÁRIO: INTERAÇÃO INSTITUTO DA CRIANÇA – SOCIEDADE
1.
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
PROGRAMA FILHOS DE TRÊS BARRAS DO PARANÁ
Projeto Criança Exposta ao Vírus HIV em São José
Núcleo de Saúde da Mulher Gerência de Ações Programáticas
Saúde da Mulher Ações de 2010 e planejamento para 2011
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Organização de brinquedoteca hospitalar e o papel do brinquedista
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
Orientam os gestores no aperfeiçoamento da Gestão do SUS, oferecendo subsídios para: a)analisar a necessidade da oferta de serviços assistenciais à população;
OFICINA DE PLANEJAMENTO
Programa Produtividade Unimed Porto Alegre
MAIO 2010.
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
Brasil Carinhoso Brasília, agosto de 2015.
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
Maria Lenin Ortega Alvarez MAIS MÉDICOS 2015
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
 A MAGIA DO TOQUE: SHANTALA PARA BEBÊS NA ESF NASF1 Diretoria de Atenção Básica Dayane Cristina Vieira - Fisioterapeuta Especialista em Dermato-Funcional.
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
CRIAÇÃO DO NASF.
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) Secretaria da Saúde do Estado do Ceará Fortaleza – Ceará Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) Secretaria da Saúde.
PROGRAMA ANTI- TABAGISMO Secretaria de Saúde de Herval d’ Oeste Coordenadora: Mariangela Casanova.
NASF de Bela Vista do Toldo
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
A DIMENSÃO CLÍNICA E PEDAGÓGICA DO APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO BÁSICA: Considerações sobre a experiência no NASF Massaranduba.
Outubro de 2015 SITUAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA – PBF NA BAHIA: Condicionalidades de Saúde
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS. Gerência de Coordenação.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
GASMU – Grupo de Atenção à Saúde da Mulher Madura Cap. BM Zaquine – Ginecologista Ten BM Gleicy – Assistente Social Ten BM Flávia Toledo – Assistente Social.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

À espera do bebê Grupo de Adolescentes Gestantes Curitiba, 22 de março de 2010

LOCALIZAÇÃO: Extremo Oeste do Paraná REGIONAL : 20ª REGIONAL DE SAÚDE – TOLEDO/PR Nº DE HABITANTES: habitantes (IBGE Censo 2007) NATALIDADE EM 2009: 519 crianças MORTALIDADE MATERNA: Não MORTALIDADE INFANTIL: 05 Óbitos ADESÃO AO PROGRAMA NASCER NO PARANÁ: Dia 16 de Outubro de 2009 INPLANTAÇÃO DO COMITÊ: Dia 08 de Dezembro de 2009.

À Espera do Bebê - Grupo de Adolescentes Gestantes PROJETO: À Espera do Bebê - Grupo de Adolescentes Gestantes SECRETARIA DA SAÚDE E SESC MARECHAL CÂNDIDO RONDON PÚBLICO ALVO: Adolescentes Gestantes (12 a 18 anos) AUTORES PROJETO:JOSEI MEINERZ ( Psicóloga) ROSANE HERPICH (Assistente Social) SCHEILA DA SILVA (Assistente Social) SCHEILA BONISSONI (Assistente Social) EQUIPE EXECUTORA: ( psicóloga,nutricionista,enfermeira, médico,odontologista,fonoaudióloga,fisioterapeuta, artesã e assistente social).

JUSTIFICATIVA: MENORES DE 14 ANOS DE IDADE8 ENTRE 15 A 19 ANOS130 TOTAL DE GESTANTES519 Observa-se que a porcentagem gestantes no período que compreende a faixa etária menores de 14 anos e de 15 a 19 anos, no ano de 2009, foi de 26,4%, desta forma entende-se relevante oferecer apoio a este público vulnerável, a fim de promover uma gestação saudável e viabilizar um futuro planejamento familiar.

OBJETIVO GERAL: Oferecer apoio biopsicossocial às adolescentes gestantes do Município de Marechal Cândido Rondon. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Oferecer espaço sócio educativo visando resgate da auto- estima; - Propiciar espaço de troca de experiência e reflexão; - Viabilizar uma gestação positiva e saudável.

METODOLOGIA: 1. Convite realizado através dos ACS; 2. Divulgação do projeto nos meios de comunicação, escola, creches, consultórios médicos, hospitais (...); 3.Reuniões quinzenais (teoria e prática); 4.Visita a parturiente no Hospital; 5.A puérpera será acompanhada por equipe interdisciplinar pelo período de 06 meses, podendo ser ampliando em caso de necessidade.

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS: 1.Acompanhamento das gestantes durante 1 ano, para observar a prática das orientações repassadas no período de gestação; 2.Redução do índice de casarias; 3.Aumento do índice de adesão da amamentação materna; 4.Redução do índice de prematuridade nos partos.

MUITO OBRIGADA Apresentação : ROSANE LINDNER OST DIRETORA E ENFERMEIRA SECRETARIA DA SAÚDE PRESIDENTE DO COMITÊ MUNICIPAL DE MORTALIDADE MATERNA E INFANTIL TELEFONE: (45) (45)