XI Congresso Mundial de Saúde VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva Rio de Janeiro, Brasil, de 21 a 25 de agosto de 2006 PAINEL Referências teóricas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS CONSIDERAÇÕES INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVO METODOLOGIA
Advertisements

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E PRODUÇÃO DE VACINAS NO BRASIL
PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Painel V Forum Educação Ambiental
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Metodologia de Pesquisa
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Caráter Específico da Produção do Conhecimento e Produtos das Ciências sociais e Humanas no campo da Saúde XI CONGRESSO MUNDIAL DE SAÚDE PÚBLICA VIII CONGRESSO.
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11o Congresso Mundial de Saúde Pública
Economia e Globalização
DEB – ITINERANTE Currículo em Ação.
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
Sobre cultura e território
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
Educação, Saúde e Cidadania “Tecendo saberes no cotidiano”
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
Refletindo a Educação Ambiental através de Expressões Culturais
Antonio R. Navarro Campos do Jordão, 2008
Laboratório de Responsabilidade Social, Desenvolvimento Local e Políticas Públicas Em Busca de Indicadores de Desenvolvimento Humano, Comunitário e Social.
Teresinha Cid Constantinidis - UFES Suzana Rodrigues Reno – UFES
UNIVERSIDAD DEL SALVADOR
Alunos bolsistas: Fernanda Penna Lima - 6o semestre
UNIVERSIDADE ZAMBEZE FACULDADE DE CIÊ NCIAS DE SAÚ DE
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
Breve, informativo, interessante
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Profª. Cejana M. Borges Fonte: Profª. Dra Adriana Leonidas
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
OBJETIVO: ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### #####
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Cristina Silva Rodrigues Projeto Político Pedagógico:uma perspectiva de mudança nas Unidades Integradas de Raposa São Luis 2006.
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Faculdade São Paulo - FSP Apresentação: Dr. Maykon Fabiano de Almeida, Biomédico graduado pela Faculdade São Lucas, e especialista pela Sociedade.
Ética e Responsabilidade Social
Metodologia da Pesquisa Científica
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
TÍTULO DO ARTIGO AUTOR 1 AUTOR 2 AUTOR 3 AUTOR 4 AUTOR 5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS VIII SEMINÁRIO.
- O projeto é a promessa, a planta da pesquisa
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
Autores: Lília Paula de Souza Santos Fábio Silva de Carvalho
Apresentação de TCC Educanda: Isis Ferraz de Moura Grupo : Pororoca
Doenças Crônicas e Regulação Estatal de Produtos de Uso Humano no Contexto das Desigualdades Internacionais em Saúde: Programa de Pesquisa e Comunicação.
Concepções em Educação Matemática
Introdução à Saúde Coletiva Conceito de saúde
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 VI SENPEX Ciência e Tecnologia para promoção da Educação e da Vida.
Surgimento do pensamento filosófico
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo EERP/USP Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento.
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
O que é filosofia?.
PROJETO DE PESQUISA PASSO A PASSO Profº. Vitor Nery.
Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social ENSP/FIOCRUZ Comunicação, Informação, Território e Redes Regina Maria Marteleto Laces/Icict/Fiocruz.
Trabalho de Conclusão de Curso
O Futuro do Profissional das Análises Clínicas no Brasil
O Campo da Saúde Coletiva
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
TÍTULO TAMANHO 50, NEGRITO AMORA DA SILVA MARIA LOPES Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
MÚSICA NA ESCOLA: POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? Texto de Celso Favaretto Estudo por Ana Carolina Bonagamba de Paula ( )
Transcrição da apresentação:

XI Congresso Mundial de Saúde VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva Rio de Janeiro, Brasil, de 21 a 25 de agosto de 2006 PAINEL Referências teóricas e metodológicas para a pesquisa em Saúde Bucal Coletiva. Ciência e tecnologia para a paz num mundo globalizado 24 de agosto de 2006

Referências teóricas e metodológicas para a pesquisa em Saúde Bucal Coletiva. Ciência e tecnologia para a paz num mundo globalizado A introdução do conceito de bucalidade para a pesquisa em saúde bucal coletiva na perspectiva das ciências sociais e humanas Carlos Botazzo Instituto de Saúde de São Paulo

SOBRE A BUCALIDADE PRESSUPOSTOS Referências teóricas e metodológicas para a pesquisa em Saúde Bucal Coletiva. Ciência e tecnologia para a paz num mundo globalizado SOBRE A BUCALIDADE PRESSUPOSTOS Saúde Coletiva e Saúde Pública: algumas diferenças fundamentais O desenho de objetos em Saúde Coletiva Clínica Odontológica: objeto de investigação A politicidade do objeto

SOBRE A BUCALIDADE BUCALIDADE Corpo Bio-políticas Sujeito coletivo Sujeito concreto “pessoalidade”

SOBRE A BUCALIDADE Boca Bucalidade A formação social da boca humana Expressão de relações sociais, pois é corpo Suporte para ações sociais, pois é corpo

SOBRE A BUCALIDADE ESTAMOS VIVOS ... TRABALHAMOS ... FALAMOS ...

SOBRE A BUCALIDADE OS TRABALHOS BUCAIS Manducação Amor Verbalização consumo, sensualismo, (razão), psique Amor Verbalização produção, (consumo), sensualismo, (razão), psique

SOBRE A BUCALIDADE FUNÇÃO CONFLITO SIGNIFICADO NORMA REGRA SISTEMA

SOBRE A BUCALIDADE BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA Botazzo C. Da arte dentária. São Paulo: Hucitec-Fapesp; 2000. Foucault M. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1991.