Situação Atual da Pecuária Bovina de Corte Brasileira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Advertisements

Oportunidades e Desafios de MS
Reforma Tributária Vagner Freitas 50/04/2011 Rio Grande do Norte.
Os Perfis das Classes de Renda Rural no Brasil (Classes A/B, C e D/E)
SANIDADE V CONGRESSO BRASILEIRO de AGRIBUSINESS - ABAG Bases para o Futuro Sebastião Costa Guedes Presidente do Conselho Nacional da Pecuária de Corte.
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
A Nova Política Industrial do RS
cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
OS IMPACTOS ECONÔMICOS DA GRIPE AVIÁRIA
Audiência Pública: Crise do Setor Leiteiro Nacional
Proposta dos Produtores de Cana-de-Açúcar
Audiência Pública para discutir os desdobramentos do processo de concentração de mercado decorrente da proposta de fusão dos frigoríficos Marfrig e Seara.
Defesa Sanitária Animal e Vegetal
PANORAMA E POLÍTICAS PARA O LEITE
AUMENTOS NOS PREÇOS DOS SUPLEMENTOS MINERAIS
SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA
Os impactos da Carga Tributária sobre Medicamentos
A Reforma Tributária e a Federação: O IVA e a proposta para a transição Fernando Rezende Belém, Abril 2007.
II seminário internacional do agronegócio
SEMINÁRIO BM&F – MAPA – ABAG PERSPECTIVA PARA O AGRIBUSINESS
CÂMARA TÉCNICA DE GRÃOS
DESTAQUES GESTÃO JAN 2005-SET 2010
CADEIA DA BOVINOCULTURA DE CORTE
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
Antenor de Amorim Nogueira
O GOVERNO LULA ( hoje).
AGRONEGÓCIO Fórum de Tendências Aliança do Brasil Amaryllis Romano
Goiânia, 16 de dezembro de 2009.
Capítulo6 A expansão do agronegócio no Brasil
A CRISE E O ENDIVIDAMENTO NO CONTEXTO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS Brasília, 26 de fevereiro de 2009.
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Economia Européia.
Justiça Tributária: Iniqüidades e Desafios IPEA Brasília, maio de 2008.
NOVOS VALORES DO PISO FIXO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Portaria 1
Teste título Teste corpo do texto Mais testes Só pra ter certeza que ficou legal Oportunidades e Incentivos Setor Sucroalcooleiro EUDORO PEDROZA Secretário.
BOVINOS DE CORTE CURSO DE ZOOTECNIA Prof. Dr. Paulo Lopes
Panorama Mundial da Eficiência Energética
10º FÓRUM DE DEBATES BRASILIANAS.ORG Inovação em Micro e Pequenas Empresas Uma política para as MPEs MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO.
Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Preço do óleo diesel e seus impactos na agropecuária e no setor.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento SITUAÇÃO CONJUNTURAL DA CASTANHA-DE-CAJU Novembro/2003 Luís Gonzaga Araújo e Costa Gerente Operacional.
Potencial de investimentos na
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
1 Simpósio Latino Americano da Associação Internacional para a Proteção de Alimentos -IAFP - VII Simpósio Associação Brasileira de Proteção dos Alimentos.
“Potiguares é o povo senhor!”. Rio Grande do Norte Fórum Regional de Vigilância Sanitária Região Nordeste COSEMS.
Regime Tributário do GLP no Brasil Antonio Carlos Moreira Turqueto
PROPOSTAS PARA O SETOR TRITÍCOLA BRASILEIRO ELABORAÇÃO: OCB CNA OCEPAR FAEP SEAB/PR FECOAGRO FARSUL FETAG Março de 2007.
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
Câmara dos Deputados Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: Audiência Pública sobre as causas da recente queda nos preços.
Política Sanitária como Estratégia de Desenvolvimento da Suinocultura
6.9 – TRATAMENTO TRIBUTÁRIO NA IMPORTAÇÃO
Mudança do padrão de acumulação
XXII CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGADOS PAINEL 33 - ORÇAMENTO, FINANÇAS E TRANSPARÊNCIA “CARTA DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO” 20 A 23 DE OUTUBRO DE 2014 RIO.
República Federativa do República Federativa do BRASIL BRASIL ‘ FÓRUM DE COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA DE CARNES MDIC/SDP/DEORN.
CONJUNTURA DA PECUÁRIA BOVINA DE CORTE
Produto Interno Bruto de Goiás – 2011
UT2 – PAÍSES DO NORTE DESENVOLVIDOS.
NOVA CONTRIBUIÇÃO Contribuição para o PIS/Pasep e Cofins Não cumulatividade plena Outubro/2015.
A CONTRIBUIÇÃO DO AGRONEGÓCIO NA BALANÇA COMERCIAL
A Comunidade Promovendo a Sanidade. 2 Histórico dos GDS (França) FASE I – 1954 – 1975 –Representação dos produtores –Luta contra as doenças regulamentares.
Crise no setor leiteiro Paulo Roberto Bernardes Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios – CBCL Presidente Audiência Pública – Câmara dos.
BARREIRAS PARA O LIVRE COMERCIO
Desoneração da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios.
Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis 1º semestre de 2008 Superintendência de Abastecimento Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2008.
Situação Atual do Serviço de Inspeção e Saúde Animal Antonio de Oliveira Marques Junior Chefe do SISA/DDA/SFA-RO.
Tema: Sanidade da bovinocultura de Corte no Estado de Mato Grosso e os aspectos sanitários da Fronteira com a Bolívia LUIZ CARLOS MEISTER Pecuarista no.
A Estrutura Econômica do Estado de Mato Grosso do Sul Daniel Massen Frainer Superintende de Desenvolvimento Econômico Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento.
ABIMO 338 associados divididos em 6 setores % 80% De todas as empresas do setor médico são associadas à ABIMO Do faturamento do setor médico vem.
Objetivos e Instrumentos
Transcrição da apresentação:

Situação Atual da Pecuária Bovina de Corte Brasileira Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte Situação Atual da Pecuária Bovina de Corte Brasileira Antenor Nogueira Brasília-DF, 26 de Outubro de 2005

Exportações de Carne Bovina – Eq. Carcaça – Jan a Set/2005

Exportações de Carne Bovina – Eq. Carcaça – Out/04 a Set/05

Variações % do Custo de Produção da Pecuária de Corte – Jan a Dez/2004 Fonte: CNA e CEPEA/ESALQ/USP COE: Custo Operacional Efetivo COT: Custo Operacional Total Custo Total Preço da arroba

Variações % do Custo de Produção da Pecuária de Corte – Janeiro a Agosto/2005 Fonte: CNA e CEPEA/ESALQ/USP COE: Custo Operacional Efetivo COT: Custo Operacional Total Custo Total Preço da arroba

Principais problemas da cadeia produtiva da carne bovina brasileira Perda de renda da pecuária de corte nos últimos 2 anos, em decorrência dos aumentos dos custos de produção e quedas nos preços pagos aos produtores Falta de recursos para financiamento da produção Concentração no setor de insumos e de indústrias frigoríficas Redução na aplicação de recursos públicos em defesa sanitária animal Ocorrências de focos de febre aftosa em Mato Grosso do Sul

Principais problemas da cadeia produtiva da carne bovina brasileira Estagnação do consumo per capita doméstico e baixo nível de consumo nas classes de baixa renda Falta de um sistema de classificação de carcaças e de parâmetros para incentivar a produção de carne de qualidade e a agregação de valor (Ex. Novilho Precoce) Deficiências no sistema de inspeção sanitária Distorções do sistema tributário brasileiro Diferenças de pautas e alíquotas do ICMS entre os estados Elevada carga tributária de PIS, COFINS e Contribuição Para a Seguridade Social (antigo Funrural) Dificuldade de articulação entre os agentes do agronegócio da carne bovina

Desafios para os próximos anos Erradicação da febre aftosa no território brasileiro até 2007; erradicação da F.A. na América do Sul Para isso, é necessária participação mais efetiva do governo nos programas de saúde animal, visando: Estruturar os serviços de defesa e vigilância sanitária (Governos Federal, Estaduais e Iniciativa Privada) Implantar programa de erradicação da F.A. nos estados do Norte e Nordeste Apoiar programas sanitários dos países vizinhos Abertura de novos mercados (Estados Unidos, Japão, Coréia e outros)

Muito Obrigado!