Enfermagem em Saúde Coletiva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Advertisements

VELHICE E SAÚDE Desafios da longevidade
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PARASITOLOGIA
EPIDEMIOLOGIA Aula 2 – Conceitos de Saúde (OMS e Perkins) – Processo Saúde-Doença, Causalidade, História Natural da Doença e Prevenção Claudia Barleta.
EPIDEMIOLOGIA SAUDE E DOENÇA PROF. PAULINA A.M. PEREIRA AULA 3
DOENÇAS NÃO INFECCIOSAS
PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE
Cláudia Medina Coeli IESC/UFRJ * Adaptado do material didático do IESC/UFRJ O olhar epidemiológico do objeto de pesquisa.
SAÚDE E DOENÇA: EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE PÚBLICA
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA
Princípios básicos em Epidemiologia
Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Psicologia
Saúde Individual e Comunitária Ciências Naturais
Dr. Sérgio Braga de Mello
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS E NÍVEIS DE PREVENÇÃO
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Reabilitação nos Acidentes Vasculares Encefálicos
VISÃO EPIDEMIOLÓGICA DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO NO BRASIL
Níveis de prevenção em saúde. 2ª parte
HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª MSc RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
Saúde e Doença Professor Benigno Rocha Epidemiologia
Reabilitacao Geriatrica
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
NÍVEIS DE PREVENÇÃO A. Níveis de Prevenção:
Níveis de prevenção em saúde.
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFMA
Diagnóstico Precoce da Paralisia Cerebral
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Prevenção de doenças – Caso clínico
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Conceitos de Política Pública
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Saúde e Doença ).
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
I – Introdução ao estudo de Higiene Social Relação saúde-doença Conceitos de saúde-doença História natural da doença Tipos e níveis de prevenção.
Prevenção Faculdade de Tecnologia e Ciências Colegiado de Enfermagem
Medidas de Saúde Coletiva
QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS EPIDEMIOLOGIA
PREVENÇÃO NA SAÚDE DA MULHER
ATIVIDADE FÍSICA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE
Classificação da Medidas Preventivas
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
SAÚDE X DOENÇA.
HISTÓRIA NATURAL E PREVENÇÃO DAS DOENÇAS 2015
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO – UCB CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
PROCESSO SAÚDE - DOENÇA
NÍVEIS DE PREVENÇÃO Profa. Priscilla Pinto Taques
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS
Saúde & sociedade.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Processo Saúde-Doença.
Introdução à Fisioterapia Preventiva
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Qual a doutrina do SUS.
Psicologia e Saúde Pública Profa. Lédice L. Oliveira
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal.
Delsio Natal Eunice A B Galati
História Natural da Doença Medidas de Prevenção
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
INTRODUÇÃO À PARASITOLOGIA
INTRODUÇÃO A SAÚDE OCUPACIONAL
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS / PROMOÇÃO DA SAÚDE
CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos.
 Dengue  Hipertensão  5 diferenças Traumatismos (acidentes/violências) Doenças genéticas Doenças relacionadas à assistência da gestação e parto Deficiências/carências.
HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Odontologia Disciplina de Epidemiologia Geral.
Transcrição da apresentação:

Enfermagem em Saúde Coletiva Prevenção Enfª Darlane A. Ferreira Wobeto

CONCEITOS DE SAÚDE Saúde – pode ser definida como “ausência de doença”. Doença conceituada como falta ou perturbação da saúde. “Saúde é um completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não meramente ausência de doença.” (OMS, 1948).

FASES DA HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA Fase Inicial (ou de suscetibilidade); Fase Patológica pré-clínica; Fase Clínica; Fase de incapacidade residual.

Fases da história natural da doença Fase Inicial (ou de suscetibilidade) – Nesta fase ainda não há doença propriamente dita, mas existe o risco de adoecer. Fase Patológica pré-clínica – a doença ainda está no estágio de ausência de sintomas, mas o organismo apresenta alterações patológicas.

Fase Clínica – a doença já se encontra em estágio adiantado, com diferentes graus de acometimento. Fase de incapacidade residual – a doença pode progredir para a morte, ou as alterações se estabilizam.

FATORES DETERMINANTES DA DOENÇA Endógenos Exógenos.

O que é Prevenção ?

Conceitos Prevenir é prever antes que algo aconteça e cuidar para que não aconteça. Saúde Coletiva Prevenção é a ação antecipada tendo como objetivo de interceptar ou anular a evolução de uma doença.

Prevenção Ações comuns em Saúde Pública destinadas a evitar o início biológico de uma dada doença. Cloração da água de abastecimento público; Pasteurização do leite; Controle de vetores; Imunização do suscetíveis; Fluoretação da água Educação em saúde da população Chega com queixa difusas, o exames sao negativos, e a reacao do medico eh…

Prevenção Prevenção Prevenção Prevenção em sentido mais amplo Prevenção não apenas para evitar o aparecimento de doença mais também para interromper o processo da doença que já se instalou no organismo. Período Pré-patológico Período Patológico Desenlace Prevenção Prevenção Prevenção

Prevenção Prevenção Primária Prevenção Secundária Prevenção Terciária Classificação das medidas preventivas Prevenção Primária Promoção à Saúde Proteção Específica Prevenção Secundária Diagnóstico precoce Tratamento precoce Limitação da Invalidez Prevenção Terciária Prevenção de incapacidade Desenvolvimento da capacidade residual

Diagnóstico e Tratamento precoce Limitação de incapacidade Prevenção Período Pré-patológico Período Patológico Desenlace Sinais e Sintomas Morte Limiar clínico Período de Suscetibilidade Cronicidade Alterações Bioquímicas Invalidez Interação Estímulo Hospedeiro Cura Prevenção Primária Prevenção Secundária Prev. Terciária Diagnóstico e Tratamento precoce Promoção da Saúde Proteção específica Limitação de incapacidade Reabilitação

PREVENÇÃO PRIMÁRIA: Promoção da Saúde: destinadas para manter o bem-estar, sem visar nenhuma doença. Proteção específicas: inclui medidas para impedir o aparecimento de uma determinada doença.

Prevenção Prevenção Primária Promoção à Saúde Proteção Específica Moradia adequada; Educação; Áreas de laser; Alimentação adequada; Emprego; Renda adequada, etc. Imunização; Fluoretação da água; Saúde ocupacional; Higiene pessoal e do lar; Aconselhamento genético; Controle de vetores, etc.

Prevenção Prevenção Secundária Diagnóstico precoce Tratamento precoce Inquéritos para descoberta de casos na comunidade; Exames individuais, para detecção de casos (auto exames). Tratamento precoce Uso de antibióticos em cirurgias e infecções; Uso de AAS em pacientes infartados. Limitação da Invalidez Medidas para evitar sequelas; Posicionamento de pacientes infartados.

Prevenção Prevenção Terciária Reabilitação; Fisioterapia; TO; Fonoaudiologia; Adaptações de órteses e próteses para o desenvolvimento de funções atingidas.

Prevenção Cinco níveis de prevenção 1º Nível- Promoção a saúde 2º Nível- Proteção específica 3º Nível- Diagnóstico e tratamento precoce 4º Nível- limitação do Dano 5º Nível- Reabilitação (Pereira, 2002)

Diagnóstico e tratamento precoce Prevenção 1º Nível 2º Nível 3º Nível 4º Nível 5º Nível Diagnóstico e tratamento precoce Promoção a saúde Proteção Específica Limitação do Dano Reabilitação Prev. Terciária Prevenção Primária Prevenção Secundária Prevenção Cura Reab. Promoção Proteção Recuperação