Ferramentas para Orientação a Objetos

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Transcrição da apresentação:

Ferramentas para Orientação a Objetos Aula 1 Prof. Ms. Wolley

Conteúdo da Disciplina Revisão dos principais conceitos da Orientação a Objetos e da linguagem Java Herança Polimorfismo Tratamento de exceções Coleções Relacionamento entre classes (1-1, 1-n) Enumerações Aplicações com acesso a banco de dados (JDBC) Introdução ao desenvolvimento web (Servlets e JSP)

Bibliografia

Ferramentas para Desenvolvimento http://netbeans.org/ http://www.eclipse.org/

Datas Importantes P1 – 24/09/2012 P2 – 26/11/2012 Exame – 17/12/2012

Agenda Revisão: Programação Orientada a Objetos Classe e Objetos Encapsulamento Construtores Exercícios

O que é Orientação a Objetos?

O que é Orientação a Objetos? É um Paradigma de Análise, Projeto e Programação de Sistemas de Software

O que é Orientação a Objetos? Análise e Projeto: Identifica-se um conjunto de objetos adequado que descreva um sistema de software. Programação: implementa-se um conjunto de classes que definem os objetos presentes no sistema de software.

Programação Estruturado X Orientado a Objetos

Conceitos da Orientada a Objetos. Classe Encapsulamento Herança Polimorfismo Abstração

Abstração Abstrair é O processo de retirar do domínio do problema detalhes relevantes e representá-los na linguagem da solução. A criação de modelos que serão utilizados para a resolução do problema.

Abstração

O que são Objetos?

Coisas tangíveis

Eventos

Transações

Objetos reúnem características (dados) e comportamento (procedimentos) Marca Modelo Cor Itens de série Ano de fabricação Procedimentos Acender farol Acelerar Frear Controle de Temperatura

Objeto Carro Acender farol Acelerar Frear Controle de Temperatura Marca Modelo Cor Itens de série Ano de fabricação Acelerar Frear Controle de Temperatura

Objetos interagem e comunicam se através de mensagens

O que são Classes?

A abstração das características e comportamentos de um grupo de objetos

Qual a classe destes Animais??? Características Vertebrados Endotérmicos Cérebro Audição Visão Comportamento Comer Dormir Locomover

Mamífero Felino Aquático

Um “molde” a partir do qual objetos são construídos.

Classe Carro Marca Modelo Cor

Encapsulamento

Exemplo: Classe Conta Implemente a classes a seguir:

Encapsulamento Esconder a estrutura interna (implementação) de um objeto. Permitindo que as classes possam ser mais coesas e desacopladas.

Encapsulamento Objeto Cliente Objeto Conta setNome setSaldo numero nomeCliente Saldo numero setSaldo getSaldo setNome getNome Objeto Cliente Objeto Conta

Métodos Construtores

Método Construtor Mesmo nome da Classe e não possui tipo de retorno (void é um tipo de retorno); Executado sempre que uma instancia (new); Permite definir o estado dos objetos no momento de sua criação;

Exemplo: Construtor