Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação a Distância Profª. Drnd. Ivane Almeida Duvoisin Universidade Federal do Rio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Informática na Educação
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
RELAÇÕES ENTRE AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS UNIVERSIDADES ACADÊMICAS
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Pontifícia Universidade Católica
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
Universidade de Aveiro
Instrumentos de Avaliação - MEC
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Desafios e oportunidades do EAD
Contexto de Educação a Distância
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Nome: Cristiane Perpétua de Oliveira Módulo: Introdutório Unidade/Etapa: 3.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
O AVA precisa ser uma obra aberta, onde a imersão, a navegação, a exploração e a conversação possam fluir na lógica da completação Um AVA é uma organização.
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
A EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA Apresentação: Profas. Selma Dias Leite e
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA & EXTENSÃO I CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UFPB, João Pessoa, 11/11/2002.
Conceitos e Gerações de EAD
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
Educação a Distância no Brasil
Educação Presencial e Educação a Distância  Um dos setores de importância para o desenvolvimento de qualquer país é a educação;  Desenvolvimento significativo.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Programa UNIVESP Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Ensino Superior Agrega as universidades estaduais, Fundação Padre.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Leila Lopes de Medeiros Mídias na Educação: uma proposta de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
Formação de Tutores a Distância
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Linha do Tempo União Educacional Minas Gerais
Linha do Tempo da EaD no Brasil
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
/ / Década de SAIR.
Educação na sociedade da informação
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  espaço estratégico nas políticas públicas para o ensino superior;  destaque para a.
EAD Profa Erci Ribeiro Moura Tecnologia Educacional.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:

GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
1° Encontro.
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Instituições privadas oferecem cursos pagos por correspondência.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Importância para o século XXI.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
Transcrição da apresentação:

Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação a Distância Profª. Drnd. Ivane Almeida Duvoisin Universidade Federal do Rio Grande - FURG Secretaria de Educação a Distância

O que é a EaD? Para Moore (2007), a EaD se caracteriza pelo fato dos estudantes e professores estarem em locais Diferentes durante todo ou grande parte do Tempo do processo ensino-aprendizagem e dependem de algum tipo de tecnologia para interagirem.

Por que EaD? Maior socialização do conhecimento; Ampliação de acesso às pessoas de locais distantes; Respeito ao ritmo e as necessidades diferenciadas dos estudantes; Demanda elevada por ensino superior e falta de capacidade do sistema presencial em atende-la.

O desenvolvimento da EaD está diretamente associado ao avanço das tecnologias João Mattar e Carlos Valente subdividem a EaD em dois momentos, em função do uso das TIC: EaD Clássica: correio tradicional, rádio, Tv, Satélite, fita Cassete, CD e DVD. EaD on-line: e-learning; on-line learning, virtual learning, network learning, web based learning. Geração WEB 1.0, Geração WEB2.0 e Geração WEB 3.0

Contexto Histórico 1ª Geração: Correspondência Serviços postais Mídia: texto 1892 :1º programa formal no mundo University Chicago William Harper No Brasil 1939: a Marinha utiliza ensino por correspondência 1941:Instituto Universal Brasileiro 2ª Geração: Rádio e TV Mídias: som e imagem 1921: 1ª autorização para emissora educativa radiofônica sem avanços. 1934: TV educativa 1952: TV a cabo telecursos No Brasil 1922 e1925: Roquete Pinto e Radio Sociedade do Rio de Janeiro. Anos 70: Projeto Minerva telecurso ª Geração:Satélites Mídias: Microondas, fibraótica Universidades Abertas Final da década 60 início anos 70. AIM primeiras Open Universitys No Brasil 1991: Salto para o Futuro e TV Escola

Contexto Histórico 4ª Geração: Teleconferência Mídias: áudio, vídeo e computador, transmissão por satélite 1975: Comunicação bidirecional No Brasil Protocolo de Cooperação n° 3/93, assinado entre o MEC e o MCT-Brasilead 5ª Geração:Internet e Web 1991 surge a www, em 1993 o primeiro browser – o mosaic A EaD nunca mais será a mesma. O MIT anunciou que a partir de 2001 disponibilizará seus cursos gratuitamente Em 1996 foi criada, na estrutura do MEC, a Secretaria de Educação a Distância; Lei /12/1996 Unirede: A UniRede foi um consórcio interuniversitário criado em dezembro de 1999 com o nome de Universidade Virtual Pública do Brasil UAB

Resistências e Avanços O avanço da EaD ocorreu na era industrial com modelos e abordagens tecnicistas em suas propostas metodológicas. As pesquisas educacionais vinham comprovando a necessidade de abordagens mais interativas e dialógicas. Preconceito contra o aprendizado fora do campus e da sala de aula.

Abordagens Pedagógicas Nos últimos dez anos ocorreu transformação impulsionada pelo avanço das tecnologias. A EaD tem se tornado aceita nos contextos acadêmicos. As universidades tradicionais começam a experienciar a EaD.

Abordagens Pedagógicas A evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação propiciou a incorporação de modelos interativos, dialógicos e construtivistas, A geração da Web 2.0 com provedores de serviços de Internet com grande capacidade de armazenamento de dados possibilitou upload e download de arquivos. O potencial dos wikis e blogs amplia a construção coletiva na rede e abre espaço para a interatividadade na EaD. E agora para onde caminhará a EaD?

Geração WEB 2.0: groups, blogs, wikis e Plataformas

Geração WEB 2.0: groups, blogs, wikis e LMS ou CMS

Geração WEB 2.0: Objetos Virtuais de AprendizagemObjetos Virtuais de Aprendizagem

Geração WEB 3.0 – Ambientes Virtuais TriDimensionais

Em 2007 o Second Life passou a ser usado como um meio de ensino de línguas estrangeiras. Educadores tanto em Second Life quanto na vida real começaram a usar o mundo virtual para ensinar. A língua espanhola e o Instituto Cervantes possuem uma ilha em Second Life. Uma lista de projetos educacionais podem ser encontrados em Second Life. Realizada em Março de 2009, a Conferência Internacional Virtual Worlds Best Practices in Education teve a participação de avatares debatendo intensamente os diferentes usos do Second Life em educação, inclusive com um painel com as experiências de destaque em língua portuguesa no mundo virtual.Virtual Worlds Best Practices in Education

Mudanças para Ead Visão Copernicana: o estudante no centro do processo ensino- aprendizagem; Método informacionista/transmisivo para interacionista/cooperativo; Papel dos Professores; Papel dos estudantes; Estrutura e organização das instituições de ensino.

2008 Contexto Histórico:EaD na FURG 1993 Brasilead

Graduação: Administração – Bacharelado; Pedagogia – Licenciatura. Pós-Graduação: Educação Ambiental - Lato Sensu; Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação; Aplicações para WEB; Novos Cursos de Pós-Graduação: Rio Grande do Sul: sociedade, política e cultura Especialização para Professores de Matemática Cursos Vinculado ao Sistema Universidade do Brasil

Pós-Graduação Programa Nacional de Formação de Administradores Públicos Gestão Pública Aperfeiçoamento Rede de Educação para Diversidade Gênero e Diversidade Sexual Formação de Professores Mediadores de Leitura Educação Ambiental – Ecologia Política para a Sustentabilidade Educação em Direitos Humanos Propostas de Novos Cursos à UAB

Equipe da SEaD

Secretaria de Educação a Distância Universidade Aberta do Brasil Av. Itália, km 8 - s/n° Campus Carreiros (53) Secretaria de Educação a Distância Universidade Aberta do Brasil Av. Itália, km 8 - s/n° Campus Carreiros (53)